sábado, 21 de maio de 2011

Segredos de Hyrule parte 3 - Entendendo a linha do tempo (1): Religião hyruleana

Existem dezenas, senão, centenas de teorias sobre a Linha do Tempo de The Legend of Zelda. Praticamente todo site de Zelda possui sua teoria e, obviamente, eu também tenho minhas especulações... Nesta terceira edição de Segredos de Hyrule está começando uma pequena série que debaterá o seguinte tema: a linha do tempo. Antes de mais nada: eu não tenho a intenção de dar a vocês uma teoria, e sim dar a você meios de fazer sua própria teoria, certo? Então vamos começar...


Nessa primeira parte, vamos discutir a religião da série, suas possíveis mudanças ao longo dos jogos e, é claro, o que elas podem representar e como elas ajudam no entendimento da Linha do Tempo (eu curso História na universidade, por isso eu faço essas coisas).

Os dois primeiros jogos a serem lançados, ambos para o NES, não faziam qualquer comentário à religião, embora estivesse claro que o cristianismo fosse a religião de Hyrule (note a cruz nos escudos que Link usa nos dois jogos do NES <--). A religião fictícia, a mesma responsável pela Triforce, por exemplo, só foi aparecer em A Link to the Past, sendo explicada na introdução do mesmo (no caso, na história da "Batalha pela Terra Dourada") . Agora, o jogo não explicava absolutamente nada sobre como esse triângulo sagrado (a Triforce) apareceu, o que só aconteceu em Ocarina of Time, este dizendo que a Triforce foi deixada por três deusas: Din, Nayru e Farore.

Depois das referências citadas, houve alguma nova parte adicionada aqui ou ali, mas nunca nada de tão impactante, portanto vamos nos focar nos pontos já comentados por enquanto. Começando pela Triforce. Esse triângulo sagrado, responsável por muitos dos enredos da série, apesar de ser considerado como um triângulo só, é, na verdade, uma junção de três triângulos, composta por três triângulos, cada um representando: Poder, Sabedoria e Coragem. Qualquer fã da série é capaz de reconhecer o símbolo da Triforce:
Isso porque o símbolo é visto em, praticamente, todos os jogos da série. E o que isso indica? Que Hyrule é um reino extremamente religioso; o símbolo da Triforce está presente nas mais diversas áreas, como em Hyrule Castle, Ganon's Tower, Temple of Time e alguns outros calabouços de relevância maior.

Todos aqueles que jogaram alguns dos títulos em três dimensões sabem que a Triforce se dividia em três partes, estas indo para Os Três Importantes, que são Link (Coragem), Zelda (Sabedoria) e Ganondorf (Poder). Sabendo desse fato, passa-se do pressuposto que Link é protegido por Farore (a deusa com uma aura verde), Zelda por Nayru (a deusa com uma aura azul) e Ganondorf por Din (a deusa com uma aura vermelha).

Agora, uma parte que ficou por baixo dos panos é o tamanho do poder da Triforce dos indivíduos, isto é, o poder transmitido para Link, Zelda e Ganondorf. Fica óbvio que cada parta da Triforce transmite esse poder de acordo com seus elementos (Poder, Sabedoria e Coragem). Isso pode ser observado quando colocadas em pauta as habilidades dos personagens: a coragem de Link se mostra quando ele entra sozinho nos calabouços e quando, ainda sozinho, enfrenta diversos monstros para salvar Hyrule; a sabedoria de Zelda aparece em muitos momentos, em especial nas batalhas finais, não só em palavras, mas também com seus poderes mágicos ou habilidades (que princesa sabe usar um arco?!); já o poder de Ganondorf está em seu gigantesco repertório de magias negras (esferas de luz, a capacidade de possuir, a transformação em Ganon, etc.), sua capacidade de se adaptar e usufruir de diversos ambientes (vide Twilight Princess), flutuação, persistência e por aí vai.
Vamos nos aprofundar um pouco nesse tópico:
1. Link é o herói, vezes escolhido, vezes não... Por ser um herói de uma história como essa, supõe-se que Link não seja ambicioso (e, jogando, percebe-se que ele não é), não deseje poder e tenha coragem. Ênfase nessa última parte - Coragem é uma virtude que deve pertencer a todo herói; essa coragem não se reflete somente em entrar em lugares estranhos e/ou perigosos (como dito acima), mas também em utilizar diversas armas, mesmo sem saber usá-las. Coragem para tentar, em última análise.
2. Zelda é a típica princesa do bem de histórias medievais, que faz de tudo para proteger seu povo. Qualquer um pode deduzir: é preciso sabedoria para governar. Não só isso, como a princesa mede suas palavras e sabe chegar ao ponto (ser direta) rapidamente com bons argumentos. Sabedoria é uma virtude dessa garota.
3. Não é preciso dizer porque Ganon tem a parte de "poder", certo? As habilidades que ele já possuía, junto de sua gula por poder, ajudaram pesadamente nessa "escolha". Sem dúvida, a transformação de Ganon aconteceu por causa da Triforce, como visto em Ocarina of Time (talvez um extravasamento daquele poder?).

Podemos pensar, também, que só existem três deusas na mitologia hyruleana. No entanto, em Majora's Mask, somo apresentados à deusa do tempo, esta citada por Zelda e Tatl. Por ter sido citada por Zelda (mesmo que na lembrança de Link), podemos ter certeza de que essa deusa faz parte da mitologia de Hyrule. Agora entra um novo mistério: quem é essa deusa? Ela é tida como a protetora de Link. Pode-se supor que a dita deusa seja a mesma da Triforce da coragem (Farore). O problema de tais suposições é que elas são exatamente isso: suposições; logo, não existe uma idéia muito concreta em relação a isso, e duvido que a Nintendo libere alguma coisa a respeito...

Voltemos ao tema... Uma coisa interessante e digna de ser debatida é a seguinte: o mito da criação de Hyrule, quando citado, é dito sempre da mesma forma. Nenhum dos personagens (NCP's, chame como quiser) contesta esses dogmas. Alguém seguiu o raciocínio? Com essa, podemos perceber ou, no mínimo, supor que a tal religião é predominante.

Muito bem, já temos uma idéia de toda essa parte de religião citada através dos jogos. Eu vou agora tentar aplicar esses conhecimentos na Linha do Tempo da franquia. Agora, eu vou apenas destacar os fatos (ou, pelo menos, tentar), deixando as conclusões por sua conta, caro leitor. Vamos lá...

A religião de Hyrule é predominante. Nenhum dos personagens e figurantes a contestam. Isso é presente em todos os jogos, com a excessão dos Zelda's do NES, pois a religião destes é o cristianismo (perceba a cruz).

Spirit Tracks não tem como cenário a mesma Hyrule que aparece nos demais títulos, lembrando sua conexão com The Wind Waker e Phantom Hourglass. O símbolo sagrado de Spirit Tracks é diferente da Triforce, embora tenha um triângulo nesse símbolo. Alguém pegou? Spirit Tracks pode ser tido como o último episódio da franquia até agora.


Ocarina of Time destaca uma melhor explicação da dita religião; conta com a transformação de Ganondorf em Ganon pela primeira vez; explicita a explicação sobre as três partes da Triforce; e, finalmente, mostra que os Três Importantes são os ditos "escolhidos" das partes da Triforce. Portanto, Ocarina of Time pode ser tido como um dos primeiros títulos da franquia.

Por enquanto, é só para essa terceira edição. Nossa mini-série continua na próxima edição, com novos argumentos a serem tratados!
E você? Acha que o que eu coloquei aqui faz sentido? Ou não? Você conseguiu criar uma conclusão própria? Diga-nos nos comentários! Até a próxima!
Escrito por Davi Mendes Freitas (Tiranofarl)

6 comentários:

  1. Ok!eu sempre achei Spirit Tracks uma historia que se passa BEM depois das demais!principalmente depois de jogar o Wind Waker,onde Link e Tetra devem partir pra outras terras e criar uma nova Hyrule.Logo,eu imaginei que ST se passava depois,já que a Zelda pede forças pra Tetra,se referindo a ela como sua ancestral.A 1ª vez que eu joguei Zelda,no NES,eu achei que o Link carregava uma biblia!!O jogo pode ter se baseado nas crusadas,logo,ele carrega uma cruz(há!)!!Coisas que,pra mim,ainda ficam sub-entendidas são:o Link do PH é o mesmo do WW,mas,e o Link do ST?Morreu?Se for assim,não foi de velhice,já que o Nico que criou o Link do ST,e ele já tá mó tiuzinho!!Assim como aconteceu ao Ganondorf,que se peverteu em porco,deve ter alguma consequencia ser o portador da triforce,ela deve ter algum efeito colateral.

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    1. concordo em tudo que vc, eu sempre quis saber como era possivel o link ão ter envelhecido e o Niko ser um vovo

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  2. Desde quando joguei meu segundo Zelda (Majora's Mask) eu penso sobre a linha do tempo. Eu vou falar minha teoria sobre os principais Zeldas (OoT, MM, WW, TP, PH, e ST): A série começa com o Ocarina of Time (Ou A Link to the Past, pela semelhança), onde Link nem faz idéia do que aguarda. Em seguida, Majora's Mask, o porquê? Porque, no final de Ocarina, Navi sai de perto de Link e voa para longe. Na minha opnião, no começo de Majora's (onde Link está cavalgando na Kokiri's Forest ou Lost Woods) Link está procurando Navi. Em seguida Twilight Princess, ai eu já não sei se aquele é o Link de OoT OU um de seus decendentes [No final de OoT Ganondorf diz que quando sair do selo criado pelos sábios (O que aconteceu) mataria os decendentes de Link]. Então vem Wind Waker, onde Ganondorf deve ter ressucitado novamente (Como diz a história) quando Link já estava falecido, e assim eles tiveram que cobrir Hyrule com o oceano (O que houve). Esse não é nem uma teoria: Phantom Hourglass depois de Wind Waker. Oras, como Link poderia estar navegando com Tetra sem os acontecimentos de Wind Waker? Em? Agora, obviamente vem Spirit Tracks, onde Zelda é parente de Tetra (Desculpe pelo Spoiler) e Link é parente de... aff... Link (Os pais dessa família tem uma criatividade...). Sendo que Spirit Tracks é onde existe a maior relação amorosa entre Link e Zelda. Bom, essa é minha teoria. The Legend of Zelda e Zelda II, na minha opnião, foram histórias alternativas, das quais não possuiam tanta história!

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  3. Oot é claramente o primeiro episodio da serie (sem contar skyward sword que n conheço ainda), tanto que em Twilight Princess, os "Espíritos dos lagos", se referem a Link como o ancestral do escolhido (Link de Oot), e dão á ele a "Heroes Tunic" que nada mais é que uma Kokiri Tunic, provavelmente a mesma usada por Link em Oot.
    Assim da para concluirmos que Ocarina of Time e Twilight Princess se completam de um ponto de vista historico.
    Majora's Mask aconteçe antes de Twilight Princess, logo em seguida do Final de Oot, onde Link volta no tempo com auxilio da Master Sword e vai para Lost Woods, provavelmente a procura de Navi que "Some" após a derrota de Ganondorf/Ganon. Apesar de ser um bom jogo, Majora's Mask não merece muita atenção na linha do tempo da série.
    Quanto aos outros jogos, não vejo conexão com esta linha do tempo que eu montei, pelo menos até agora.

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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