quinta-feira, 7 de julho de 2011

Discussões do universo de Hyrule: Porque Skyward Sword não será Twilight Princess

Já vimos isso antes... O ano era 2004 e estávamos todos impressionados com o trailer na E3 que mostrava um título ainda sem nome de The Legend of Zelda.




O trailer era de um Zelda com gráficos realistas que mais tarde seria chamado de Twilight Princess. O jogo acabou por se tornar em um dos títulos mais esperados da história dos videogames. Todos possuíam especulações a respeito dele. Acreditavam que Twilight Princess seria o título que finalmente derrubaria Ocarina of Time do trono de melhor Zelda de todos os tempos (e melhor jogo de todos os tempos). Quando o jogo finalmente havia sido lançado, para Wii e NGC, uma estranha decepção tornou muitos dos fãs que tanto esperaram por aquele jogo. Isso foi uma mera consequência da enorme ansiedade e das, até exageradas, expectativas criadas em torno do jogo.

Creio que posso me referir a Twilight Princess como uma criança que foi tão amada que acabou sendo odiada. Vasculhando a internet, não faltam "trolls" para falar mal do jogo. Aqueles de vocês que leram minha análise do jogo viram que eu não possuo nada contra Twilight Princess. O único ponto que eu acho que poderia ter sido melhorado é a dificuldade dos chefes, nada mais, nada menos. Fora isso, temos um jogo excelente, cheio de enigmas e side-quests, muitas delas divertidas e incansáveis (pelo menos por minha parte). Neste começo de artigo, admito que tenho de colocar minha opinião de lado e observar a opinião tanto dos odiadores quanto daqueles que, simplesmente, não viram todas as suas expectativas cumpridas...

Para não me desviar muito do verdadeiro propósito desse artigo, vou me reter a falar somente da ironia por trás do gráfico de Twilight Princess. Todos devem lembrar daquela tech demo feita na época do GameCube, quando um Zelda "realista" foi mostrado. Tempos depois, The Wind Waker havia sido anunciado, junto de seus gráficos cel-shading. Desde então, uma demanda pelos tais gráficos realistas foi feita por uma enorme parte da comunidade de fãs de Zelda. O anseio foi atendido por Twilight Princess e, esses mesmos que pediram pelos gráficos realistas, estavam criticando o "terrível" gráfico do último Zelda do GC.

E é nesse ponto, que eu faço a comparação com o próximo título para Wii: Skyward Sword. Assim como Twilight Princess, Skyward Sword está atingindo um nível de ansiedade por parte dos fãs que, pessoalmente, começo a achar que seja perigoso... No entanto, o caso é diferente daquele de sete anos atrás.
Ao ser demonstrado, Twilight Princess, automaticamente ganhou uma ansiedade (leia-se hype) alta. Já Skyward Sword começou sendo odiado por muitos. Uma contradição é nota.
Na verdade, muitos dos pontos acontecidos no período pré-Twilight Princess estão sendo diferente no período pré-Skyward Sword.
Visitando os sites, percebo que as especulações feitas pelos fãs estão mais controladas e pacientes, quando se diz em "aguardar a palavra oficial".
Outro ponto: o número de fãs que estão aceitando Skyward Sword está crescendo, mas, também, com um ponto mais cuidadoso.
É fácil perceber que todos estão evitando ficar ansiosos demais, para que (em alguns casos) não corram o risco de se decepcionar.

Agora, não é só na comunidade de fãs que posso perceber mudanças de comportamento. Até a própria Nintendo está dando passos mais cuidadosos.
Percebo isso observando o lado visual do título.

Sempre vejo os gráficos realistas de Twilight Princess como uma demanda atingida dos fãs. Os gráficos de Skyward Sword não são escolha dos fãs, mas, sim, uma escolha da própria empresa. Foi-se explicado o porquê em entrevistas passadas e, querendo ou não, é um bom motivo.

Olhando os gráficos, percebo que Skyward Sword é um dos títulos mais bonitos graficamente da série. Não digo por causa do avanço da tecnologia, mas sim por causa do estilo artístico. Percebo uma atmosfera leve, suave e que parece que vai me engolir a qualquer momento; o mesmo vai para o que o jogo representa: um título para o Nintendo Wii.
Isso não se notava em Twilight Princess, embora seus gráficos tenham feito a mesma coisa, os contextos são diferentes.

Um novo ponto que foi um acelerador da "decepção" de Twilight Princess foi o fato de a Nintendo ter liberado demais em seu tempo, tendo até falado sobre Ganondorf e seu papel no jogo (o que era para ser mantido como segredo para que os jogadores descobrissem por conta própria e tivessem a surpresa!). Olhando o vídeo do pessoal da Gamespot jogando Skyward Sword e falando com um representante da Nintendo na E3 2011, ouve um momento em que o cara da Gamespot falou:


"Essa garota estranha que acabou de falar comigo quando abri o baú... Quem é ela?"

Admito que esperei que o representante fosse falar, mas, ao invés disso, ele disse:


"Creio que seja melhor você descobrir por conta própria. Tudo o que posso dizer é que ela é muito importante, mas acho melhor ficar em silêncio a respeito disso..."

Fiquei agradecido com essa resposta... Tudo o que ele falou foi o que nós já sabíamos! Qual a melhor parte disso? Comprar o título, colocar no seu Wii e jogar para descobrir por conta própria.

O mesmo ocorreu quando perguntaram sobre a dita lira que Zelda carrega consigo no começo. A Nintendo não se pronunciou ainda, então não fazemos ideia sobre essa lira (embora ela lembre muito a lira utilizada por Sheik).
O único ponto que eles fizeram questão de liberar foi, além de uma sinopse e alguns detalhes que nós VIMOS, que os eventos de Skyward Sword levam aos de Ocarina of Time.

Para fechar, venho com outro ponto curioso e que também foi motivo de decepção generalizada: a trilha sonora. Twilight Princess teve, em seus três primeiros trailers (destaque para o da E3 2006), músicas orquestradas. A música da E3 2006 aparece em um vídeo de demonstração no próprio jogo (esperem a tela título acabar e vocês verão), mas ela é a única no título inteiro feita em orquestra verdadeira.
Não estou dizendo que a música de Twilight Princess é ruim, muito pelo contrário! Tenho muitas de minhas favoritas lá, especialmente a trilha do Hyrule Field.
Qual a diferença de Skyward Sword? Todos os trailers mostrados até agora tem músicas orquestradas e, confirmado pela própria Nintendo, as músicas dentro do jogo serão orquestradas.

Por mais que digam que a história se repita, afirmo, sem medo e com toda a certeza do mundo: a história hoje é outra, o contexto é outro e as idéias são outras. Não estamos falando mais de fim de GameCube, começo de Wii, nem de Twilight Princess, estamos falando de Wii Motion Plus e Skyward Sword. Verdadeiro para quem diz que olhar para o passado é necessário para entender o presente e consertar o futuro, pois, pelo menos, esse está sendo o caso de Skyward Sword. Como foi dito em dias há muito passados: Skyward Sword está sendo feito tendo em mente os erros de Twilight Princess, para que estes não sejam cometidos novamente. Não só isso, mas Skyward Sword será o trunfo dos 25 anos da série.
Com isso, respondo à pergunta Skyward Sword será Twilight Princess? A resposta é: "não".

Um comentário: