terça-feira, 19 de julho de 2011

Detonando! The Legend of Zelda: Link's Awakening - Parte 16: Mas porque a Turtle Rock está aqui?!

Bom galera, depois de sairmos da Eagle's Tower, aqui vai um aviso muito importante: o próximo calabouço é, literalmente, um dos calabouços mais difíceis, se não o mais difícil, do jogo... Espero que você esteja preparado... O caminho para ele é curto, mas cheio de armadilhas. Prepare-se, vai ser mais uma nova jornada. Vamos lá... Comece descendo as escadas e, assim, se afastando dessa torre maldita. Depois dessa, pule pela abertura no sul, está vendo? Mas siga pela mais para a DIREITA (-->). Você cairá em frente a uma caverna. Ignore-a e siga para a direita, entrando na primeira caverna que aparecer. Vá andando pelo caminho exageradamente óbvio e você acabará por sair da caverna. Siga para a esquerda e entre na próxima caverna. Siga por essa com cuidado e você acabará por sair dela. Daqui, siga para a esquerda (<--) sem parar até você chegar naquela área inundada (onde você nada). Suba as escadas daqui e vá andando para a esquerda... Você chegará naquela tela com uma casa. Siga para ela e você verá que o Galo Azul que nos ajudou a entrar na Eagle's Tower está aqui com um cara. Eles parecem ser bons amigos agora!


Depois do momento amizade do nosso detonado, saia da casa e siga para a esquerda... Você verá uma ponte quebrada, com uma pedra colocada convenientemente em cada lado. Use o Hookshot na pedra do lado de lá e continue seu caminho. Para nossa surpresa, Marin vai estar presa, bem ali à sua frente!!


Ela vai notar você e dirá que alguns monstros a colocaram ali. Ela também revela que tem medo de altura (que original...). Use o Hookshot para acertar a pedra lááá do outro lado e você salvará Marin no processo.

Um pequeno diálogo surge logo depois... Vamos ditá-lo aqui:

"Yow! Mas que surpresa! Link, obrigada!"


"... ... ... ...
... ... ... ...
Me diga... Link..."


"Uhh... Eu não sei como dizer isso... mas..."


Antes que ela possa falar o já clichê "I Love You", Tarin interrompe com um grito colossal: "MAAAAAAARINNNN!!"... Com essa quebra de clima (e que quebra, hã?), Marin vai embora, um tanto envergonhada, mas ela não deixa de olhar para trás!! Um dia, Link, um dia...
Depois dessa cena MUITO estranha (e um pouco romântica), a nossa querida amiga coruja aparece, para dar mais um aviso.

"Hoot! Aquela garota cantou a música dela na frente do Ovo! A 'Ballad of the Wind Fish' é uma música de despertar! Será que ela queria mesmo acordar o Wind Fish?! O próximo Instrumento das Sereias está no oeste. Toque suas melodias para que as pedras sem vida possam ouvir! Mostre sua coragem! O Wind Fish espera por você! Hoot!"


Isso me faz lembrar que estamos já no fim de nossa jornada. Bom, como a coruja disse, o próximo (e último) instrumento está no oeste. Sabe o que isso significa? Que vamos para o oeste! Bom, siga seu caminho para a esquerda e desça pelas escadas que existem aqui. Na caverna, siga caminho e desça as escadas novamente. Você vai acabar encontrando um abismo com duas pedras em cada lado. Use o Hookshot para acertar a pedra do outro lado, permitindo a sua passagem. Siga pela esquerda e vá seguindo até você chegar no lado de fora.

Você chegará em uma área bem óbvia. Siga pelo único caminho e, ao final, no topo da pequena montanha, abra o baú se precisar de dinheiro. Continue seu caminho pela esquerda e você se verá bloqueado por uma pedra. Siga pela abertura pulando e entre na caverna daqui. Vá seguindo pelo caminho com cautela e você encontrará o que parece ser um atirador de fogo...


Assim como indica a imagem, equipe seu escudo (que já deve ser o Mirror Shield), prepare-o e enfrente o atirador, no caso, só com o escudo pra frente e você se mexendo enquanto, corajosamente, vai passando pelas chamas. Depois do grande efeito, se mova para a esquerda e suba aquelas escadinhas ali.
Você estará de volta à montanha. Siga para a esquerda (quantas vezes eu já disse isso?) e vá seguindo, sem mudar seu caminho. Você acabará chegando em uma área com o que parece ser uma tartaruga de pedra (sem comentários).


Essa parte pode enganar... Mas eis o que fazer: puxe sua ocarina e toque a música que o sapo lhe ensinou algumas partes atrás. Uma coisa um tanto inusitada vai acontecer...

MINI-CHEFE: TURTLE ROCK

E eu achando que Resident Evil dava medo...
Itens necessários: Espada
Dificuldade: Fácil
Turtle Rock não é bem um mini-chefe, mas a surpresa fala mais alto... Tudo o que você precisa fazer é ficar acertando a pobre coitada na cabeça com sua espada diversas vezes até que ela seja derrotada. Ela tem algum ataque? Talvez, mas eu nunca deixei ela viver para executar algum, embora creio que ela possa dar uma cabeçada (ela quase deu, mas minha espada falou mais alto).

Quando você derrotar o... hã... calabouço (estranho dizer isso), prepare-se para entrar. Como eu disse no começo dessa parte, esse calabouço é bem chato e vai requerer muitas bombas e flechas... Minha recomendação é que, se você não tiver, volte AGORA e compre o que precisar...
Caso você já esteja preparado... Vamos lá...
Bom, pelo fato de o caminho para cá ter sido bem facilzim, o calabouço também será tratado nessa parte. Aqui, enfrentaremos o último Nightmare guardião e pegaremos o último instrumento.

Bem-vindo à Turtle Rock, o pior calabouço de Link's Awakening... Aqui, nesse quase-inferno, enfrentaremos todo tipo de monstro, portanto, preparem-se. Além disso, diferente da Turtle's Rock de A Link to the Past, essa aqui sim é algo a se temer... Ela é ENORME, só tem um andar, mas ainda sim... Cuidado é importante.

Não há muito o que fazer nessa primeira sala, então, siga para frente.


A primeira coisa que você vai encontrar é um Vire, um tipo de diabo. Use seu bumerangue para derrotá-lo com um só golpe. Assim que ele morrer, vai se dividir em dois morcegos e sair voando da tela. Com isso, as portas daqui devem se abrir. Agora, siga para a esquerda (<--). Nessa sala, você vai se deparar com algumas cobras. Derrote-as para que a porta de cima possa abrir. Siga por ela.

MINI-CHEFE: HINOX 3

Na boa, Hinox, você simplesmente não é tão feminino assim...
Itens necessários: Espada e/ou bumerangue
Dificuldade: Relativamente fácil
E aqui estamos nós, no TERCEIRO encontro com Hinox. Você pode derrotá-lo do mesmo jeito de antes, ou, simplesmente, usar seu bumerangue para derrotá-lo mais facilmente. Fique à distância e jogue seu bumerangue nele. Com quatro golpes, Hinox vai direto para o... Oh, espere, já estamos em Turtle Rock (piadinha embutida)!

Pegue a fada que Hinox vai soltar se você precisar e siga para a esquerda. Aqui, você encontrará uma das características dessa Turtle Rock: o chão móvel (eu ia dizer movível, juro!).


Esse chão móvel pode ser um pouco chato, mas você acaba pegando o jeito. Use os direcionais para mover o item. Complete o buraco com chão (vá para a esquerda e, assim que a entrada para o norte surgir, siga por ela, então para a esquerda e, daí, para baixo) e um baú com dinheiro aparecerá. Pegue-o se quiser.
Ignore a passagem de cima e siga por baixo.
Derrote os dois Spark's com seu bumerangue e pegue as fadas se você precisar. Abra o baú para adquirir 50 rupees. Com isso, siga pela esquerda...

MINI-CHEFE: ROLLING BONES 2

Rolling Bones, você também?!
 Itens necessários: Roc's Feather, Bumerangue
Dificuldade: Relativamente fácil
E nos deparamos novamente com Rolling Bones, depois de um bom tempo, ouso dizer... A tática continua a mesma: pule do pilar que ele joga em você e corra na direção dele para enchê-lo de pancada. Mas, como você não é otário, use o Bumerangue para derrotá-lo com um só golpe!! *Deus abençoe o bumerangue!!*

Quando ele for derrotado, pegue a fada se precisar e siga para cima. Aqui, derrote o Vire com seu bumerangue (e o Spark também, porque ele é chato).


Uma chave vai cair do teto. Pegue-a e siga para baixo duas vezes. Você chegará em uma sala com um daqueles portais que lhe teleportam de volta para o início do calabouço. Evite-o e procure abrir o baú para adquirir a bússola.


Com isso, se deixe levar pelo portal agora. Queremos retornar à entrada. Siga para cima, derrote o Vire e, além de seguir para a esquerda, siga para cima. Vá seguindo pelo caminho e você encontrará outro chão móvel. Empurre-o para adquirir algo como na figura abaixo:


Siga por esse caminho recém-aberto e você chegará em uma sala com um baú. Empurre os bloco mais em cima e o mais embaixo para a esquerda e deixe o do meio para ser empurrado para cima.


No baú está o mapa, como você deve ter deduzido. Aqui, ainda há uma coisinha a ser feita: você deve ter notado uma parede rachada no norte da sala. Coloque uma bomba lá e siga pela passagem, descendo pelas escadas que aparecerem.

Equipe a Roc's Feather e vá pulando pelas plataformas enquanto toma cuidado com as bolas de fogo. Vá seguindo cautelosamente até o final da sala.
Quando você sair, abra o baú daqui (depois de surrar as cobras) para adquirir o Stone Beak.


Com isso, siga pela abertura ao norte...

MINI-CHEFE: SMASHER 2

Mas o que é isso?! Convenção dos vilões derrotados??!!
Armas necessárias: Power Bracelet
Dificuldade: Médio
Nosso segundo encontro com Smasher... Ele está do mesmo jeito de antes: pegue a bola e jogue nele... Só cuidado para ele não acertar você... Quatro ou cinco golpes e ele já era.

Quando Smasher for derrotado novamente, siga para a esquerda (<--). Nesta nova sala, você deverá usar o Chão Móvel para cobrir o abismo inteiro. Minha recomendação é que você comece empurrando-o para a esquerda e vá seguindo o caminho para cima, depois, movendo-se para baixo e, quando você encontrar espaço de dois pisos, vá para cima, para baixo três vezes. Quando você conseguir fazer isso, uma chave cairá. Antes de prosseguir, coloque uma bomba no meio da parede de cima e uma passagem se abrirá... Passe por ela e acerte a esfera azul. Deixe-a aqui e volte.
Daqui, é melhor voltar para aquela sala cheia de lava, próxima a onde pegamos o mapa. Isso, lá mesmo! Da sala onde havia um abismo, siga para a esquerda duas vezes e você voltará ao começo do calabouço. Daqui, siga para cima, e, então, para a direita. Chegaremos lá assim.
Uma vez lá, empurre o chão móvel de forma que fique do jeito que está na figura:


Quando você o fizer, vá até lá e empurre o bloco da sua esquerda para a... esquerda. Siga pelo caminho que vai se abrir então. Siga pelo corredor dessa sala e destranque o bloco. Daqui, siga para a direita duas vezes (sim, isso inclui abrir a porta trancada). Com todo o cuidado, tente seguir para as escadas.
Você chegará em uma nova sala 2D. Aqui, use o Hookshot na cabeça de dragão que está na esquerda. Siga pelo caminho daqui e desça as escadas. Você voltará ao calabouço propriamente dito. Vá seguindo para baixo e você vai se deparar com vários itens voadores. Pegue-os para restaurar sua munição e corações. Volte até a sala cheia de potes onde você subiu escadas, lembra? Chegando lá, siga pelo norte. Aqui, derrote os inimigos e uma abertura aparecerá no norte. Derrote as múmias (com o bumerangue) e uma chave cairá do teto. Evite ficar parado por aqui... Quando tiver a chave, siga para a esquerda. Ignore as Dodongo Snakes e siga para a esquerda novamente. Suba as escadas que você vai encontrar e, na sala de cima, use o Hookshot para conseguir um pouco de Magic Medicine, um item que vai lhe ressuscitar quando você perder todos os corações. Bom... Pule para a lava e você retornará para o ponto de onde você veio. Siga para a esquerda, abra a porta com sua última chave e siga para a esquerda até você encontrar uma abertura com escadas.

Suba as escadas dessa área para encontrar um pedaço de coração.


Siga para a direita enquanto ainda está aqui e você encontrará o último portal! Ative-o entrando nele, mas depois retorne. Com ele, você poderá sair para poder comprar coisas sem ter que se preocupar muito com seu progresso no calabouço!
Depois de comemoração, siga para a direita (-->) e entre na abertura...

MINI-CHEFE: DODONGO SNAKES 3

Me diz que isso não está acontecendo...
Itens necessários: Bombas
Dificuldade: Médio
Essa é uma das batalhas mais chatas do jogo, justamente porque você tem de acertar os inimigos ali de cima. A boa notícia é que, caso você acerte um dos chefes com a bomba, ele vai engoli-la imediatamente. Com três ou quatro bombas, elas morrem. Boa sorte.

Quando isso acabar, um baú vai aparecer próximo a você. Abra-o para conseguir uma chave. Suba as escadas daqui, siga para a esquerda e entre na próxima passagem. Aqui, derrote todos os inimigos e siga pela esquerda. Suba as escadas e siga pelo caminho. Use o Hookshot para chegar até o baú com 50 rupees. Daqui, siga para baixo.

Essa nova sala vai ser um tanto... esquisita. Equipe tanto o arco como as bombas...


Pressione os botões do arco e das bombas ao mesmo tempo e você fará uma Bomb Arrow. Faça onde Link está na figura e atire na parede da direita. Antes de ir lá, no entanto, atire uma flecha no olho da estátua dessa sala. Com isso, uma chave vai aparecer. Pegue-a. Siga, agora, pela sala da esquerda (<--). Empurre os blocos (o da direita para cima e o da esquerda para a direita) e pegue a chave no baú. Retorne para a sala anterior e siga pela parede que nós bombardeamos.
Siga pela sala escura e destranque o bloco do outro lado. Siga pelo caminho e use o Hookshot para chegar do outro lado. Destranque esse bloco e siga pelas escadas. Você irá se deparar com mais uma passagem 2D. Pule na plataforma voadora e siga até o outro lado. Uma vez fora da tela 2D, siga para baixo.

MINI-CHEFE: BLAINO

Aaaii PÁAAaaaaaraaaa!! 
Itens necessários: Espada
Dificuldade: Difícil
Blaino é o mini-chefe mais difícil do jogo. Como você deve ter notado: ele é um lutador de boxe. Derrotá-lo não vai ser moleza (nunca é...). Ele possui três ataques, além do dano por contato: um soco, que já é auto-explicativo, um grupo de socos, quando ele dá mais de um soco, sendo a quantidade variada e o super-soco, golpe tão poderoso que vai te chutar socar pro começo do calabouço. No entanto, se você tiver paciência, você vai derrotá-lo tranquilamente. Primeiro, com sua espada, prepare o ataque giratório. E fique andando de cima para baixo (com Blaino seguindo você). Quando Blaino começar a dar socos, ele vai ficar parado em um lugar só, nessa hora procure ir direto para as costas ou lado dele e solte seu golpe ali. O justo de Blaino é que ele sempre dá um aviso antes de fazer o super soco: ele vai mexer a luva dele em forma circunscrita. Quando ele fizer isso, saia do caminho! Com cuidado, paciência e um pouco de atenção, você poderá derrotar esse chefe!

Quando Blaino for derrotado, uma das portas se abrirá e você terá acesso a um portal para o início. Siga para cima. Se você estiver vendo blocos vermelhos bloqueando sua passagem, significa que você deve ter deixado de atacar a esfera azul, em cima de uma sala com um buraco gigantesco. Caso tenha sido isso, procure ver como chegar lá, está ainda nessa parte. Caso não, abra o baú para adquirir:

O poder de fogo é essencial em sua jornada...
...o Magic Rod! Este item poderoso é tudo o que precisamos para que possamos completar nossa jornada aqui, sem falar que é o último item obrigatório de inventário! Além disso, ele é capaz de queimar coisas. Como o próprio jogo diz: "BURN, BABY, BURN!!"... Bom... Retorne para a sala cheia de lava, você já deve saber qual é a essa altura. Chegando lá, use o chão móvel da seguinte forma:


Siga pela escadaria e suba as escadas seguintes... Você vai se deparar com algo bem anormal: uma tela 2D com o que parecem ser blocos de gelo!! Mas não tema! Use o Magic Rod para tirá-los do caminho. Isso na primeira parte. Na segunda parte, você não deve destruir todos os blocos de gelo! Apenas os de cima... Entendeu, certo? Veja a imagem para entender melhor:


Sacou? Os de cima... Bom, quando eles forem destruídos, você poderá passar. Desça as escadas e, ao voltar para o calabouço propriamente dito, desça e siga pela porta trancada. Você ainda deve ter uma chave...

MINI-CHEFE: CUEBALL 2

Desisto... Não aguento mais esses mini-chefes...
Itens necessários: Espada, Roc's Feather
Dificuldade: Surpreendentemente fácil
Cueball está de volta, mas a batalha não ocorrerá do mesmo jeito de antes... No caso atual, a coisa a se fazer é esperar que ela se aproxime. Quando isso acontecer, pule por cima dela, usando a Roc's Feather e ataque-a por trás com sua espada, em um golpe rápido e certeiro! Faça isso algumas vezes até ela ser derrotada.

Quando você vencer, siga pela entrada de cima. Nos encontraremos com um último chão móvel. Esse será um pouco difícil: você terá de cobrir todo o abismo para que um baú apareça. Abra-o para conseguir a Nightmare's Key.


Essa é a última Nightmare's Key que precisaremos pegar. Acredite nisso. Daqui, retorne para a sala cheia de lava (use a segunda música de sua ocarina para voltar). Chegando lá, use o chão móvel para fazer isso na lava:


Siga por esse caminho e suba as escadas que aparecerem (as cinzas, claro). Você aparecerá em uma nova sala 2D. Siga pelas escadas de cima, e destrua todos os blocos de gelo que estiverem em seu caminho. Procure seguir em frente daqui (é difícil explicar, mas é bem mais fácil do que parece, apenas faça, só tome cuidado para não queimar os errados, ou você terá problemas para passar. Na parte seguinte, você pode se complicar. Eis o que fazer: está vendo os dois blocos de gelo que proíbem sua passagem, por cima? Simples! Fique do lado deles, olhe para cima e use o Magic Rod! Siga pelo caminho aberto.

Quando você finalmente sair dessa fria, você estará em frente à sala do chefe... Respire fundo e se prepare...

"CRACKLE-FWOOOSH! Você está acabado! Eu nunca vou deixar você tocar os Instrumentos das Sereias!!"


CHEFE: HOT HEAD

FIRE IN THE HOLE!!
Itens necessários: Magic Rod, Roc's Feather
Dificuldade: Médio
Hot Head é o último Nightmare guardião! Para derrotá-lo, você deverá usar o Magic Rod. Ele possui apenas um ataque, que seria sair pulando de uma área para outra da lava. Mas esse pulo resulta em um splash, e se ele pegar você... Use a Roc's Feather para desviar sempre que necessário. Quando ele pular, use o Magic Rod para acertá-lo e ele vai ficar parado no ar por alguns momentos. Sem dó, continue a atacar. Eventualmente, ele vai começar a se jogar nas paredes, para, então, voltar à lava. Depois de golpes suficientes, ele vai sair do que parecia ser uma casca. Mais dois golpes e ele já era.

"C-C-CRACKLE! Por que você veio aqui? Se não fosse por você, nada precisaria mudar! Você não pode acordar o Wind Fish! Lembre-se, você... também... está no... sonho dele..."


Com isso, Hot Head vai explodir e um coração vai cair do teto. Pegue-o e siga para a abertura ao norte.

ACHO que sei tocar esse... Num sei...
À nossa frente está o último instrumento das Sereias: o Tambor Trovão! Pegue-o e saboreie sua vitória! Estamos prestes a terminar o jogo, quase lá!

"... OVO ...
O Ovo na montanha chama!"


<-- A super-alta Eagle's Tower

Nenhum comentário:

Postar um comentário