domingo, 26 de junho de 2011

Detonando! The Legend of Zelda: Link's Awakening - Parte 13: Um pesadelo em Face Shrine

Aqui estamos nós, em mais um calabouço de Link's Awakening. A boa notícia é que faltam apenas mais dois calabouços fora esse. A má notícia é que eles vão ficando mais e mais difíceis. Antes de você começar a chorar e desistir do jogo, vamos prosseguir. A primeira coisa se fazer: siga pela esquerda (<--).


Aqui, nos encontraremos com alguns Wizzrobes. Ignore-os e siga pelo caminho de cima. Vá seguindo pelo caminho óbvio e você encontrará, novamente, um inimigo de máscara que segue todos os seus movimentos, só que ao contrário. Fique de costas e segure o botão com a espada, para que Link não olhe para os outros lados. Aproxime-se dele de costas e finalize-o com o Spin Attack. Siga por qualquer uma das passagens de cima.
Nessa outra sala, levante o pote superior esquerdo para encontrar um botão.




Pressione esse botão para que a porta da esquerda abra. Antes de seguir por ela, retorne para a sala de onde você veio. Uma vez aqui, coloque uma bomba próxima da esfera azul (vou chamá-la assim de agora em diante, faz mais sentido do que "alavanca") e, antes da bomba explodir, fique acima ou em cima do bloco superior esquerdo. Siga para a sala seguinte. Aqui, siga agora pela porta que estava trancada (até porque, não temos muita opção...). Ignore os Wizzrobes dessa sala e vá seguindo pelo caminho, ignorando quaisquer coisas até encontrar um baú. Abra-o para conseguir o Stone Beak.


Com o Stone Beak (ou não),  retorne para a sala anterior. Pegue um dos potes dessa sala e jogue-o na porta trancada (à lá Sala do arrombamento). Ignore essa sala seguinte e siga pela direita. Mate o inimigo se precisar e abra o baú para conseguir a Bússola.


Suba as escadas e ataque a esfera azul. Então, vá seguindo pelo caminho óbvio até você encontrar uma área cheia de blocos no chão (essa área era inacessível antes). Use seu arco para derrotar os Wizzrobes (use o Hookshot para paralisá-los, o que vai facilitar o seu trabalho). Pegue a chave que cair e retorne todo o caminho até onde você conseguiu a bússola. Retorne uma sala e siga para baixo duas vezes. Você chegará novamente em uma sala com uma esfera. Coloque uma bomba nela e se aproxime da porta da direita (de preferência, siga para o canto inferior direito). Só faça isso para que a sala fique do modo indicado abaixo:


Quando isso acontecer, se aproxime da alavanca e jogue uma bomba nela. Antes da bomba explodir, siga para o local onde Link está na figura. Quando a bomba explodir, siga pela direita.
Estaremos nessa sala novamente. Você deve ter notado que existe uma parte do chão diferenciada, certo? Ela está indo para uma parede. Coloque uma bomba nessa parede (a da direita, entre as duas tochas) e uma passagem secreta vai surgir. Antes de seguir por essa passagem, siga para baixo e coloque uma bomba na esfera daqui. Siga para acima do bloco superior DIREITO antes da bomba explodir. Agora, siga pela entrada. Você entrará em uma sala escura. Derrote os inimigos dessa sala e escadas vão surgir no canto superior direito.
Entraremos em uma sala side-scrolling. Evite a bola gigante (ela é indestrutível) e vá seguindo todo o caminho até sair dessa área (esmague os goombas se precisar de corações).
Quando você sair de lá, você chegará em uma nova sala, com uma daquelas minhocas e dois Wizzrobes. Derrote-os e a porta superior vai abrir. Siga por ela. Você encontrará uma sala com duas estátuas de elefante (você já deve tê-las visto ao redor do calabouço), um baú e um pote. Abra o baú e você conseguirá...

Mais força é necessária para se passar de mais perigos...
O Powerful Bracelet! Este item funciona do mesmo jeito do Power Bracelet, mas ele lhe permite levantar coisas ainda mais pesadas. Quer testar? Levante uma das estátuas de elefante! Se precisar de fadas, levante o pote dessa sala e uma delas estará lá. De qualquer forma, abra caminho para seguir pela porta de cima.

Estaremos de volta à sala com o cara de máscara. Derrote-o como fez antes, levante a estátua e jogue-a contra a porta trancada da direita. NNNNNOOOOOOOOOOOSSSSSSSSSSSSSSSSAAAAAAAAAA! Eu sou o único que adora esse som da estátua se quebrando? Bom, siga pela porta recém-aberta. Aqui, abra o baú para conseguir 100 rupees e use a estátua para abrir a porta inferior. Nessa outra sala, retire a estátua do caminho e abra o baú para conseguir 50 rupees. Siga pela porta de baixo e então para a direita. Você chegará à entrada.

Aqui, na entrada, siga para a direita dessa vez. Você chegará em uma sala com um chão que se move. Retire as estátuas se precisar e evite contato com as armadilhas. Siga pela direita.


Chegaremos em uma das salas com os famosos pisos assassinos. Lembra-se deles? Use seu escudo e espada para evitar se machucar (o escudo sozinho é mais do que suficiente). Quando eles acabarem, siga pela porta de cima.
Nessa nova sala, levante uma das estátuas e jogue-a na porta trancada da direita. Ignore a porta de cima por ora. Na próxima sala, você vai se deparar com quatro Wizzrobes. Como eles são muitos, eis minha recomendação: use a mistura do arco com as bombas para derrotá-los! Para fazer isso, coloque ambos os itens em seus dois botões e pressione-os ao mesmo tempo para atirar Bomb Arrows! Só um golpe desse será o suficiente para derrotar cada Wizzrobe! Bom, quando terminar, siga pela porta de baixo.
Essa nova sala pode enganar quem não presta atenção. Derrote o inimigo daqui e suba as escadas da esquerda. De lá, pule para a direita e você cairá bem em cima do bloco, ande cuidadosamente dele para o bloco de cima e, com a Roc's Feather, pule para o bloco que está à direita. Dele, siga para as escadas que estão logo abaixo!


Bom, suba as escadas e tome cuidado com a armadilha. Siga pelo caminho óbvio e você encontrará um baú Abra-o para adquirir uma Magic Medicine. Este item vai ajudar você da seguinte forma: quando você perder todos os seus corações, você será trazido de volta automaticamente. Use-a com cuidado. Pule daqui e siga agora pela porta de cima. Nessa sala, vá seguindo pelo caminho óbvio (que tem um corredor de água) e você acabará por achar um baú com uma chave. Se estiver tudo certo, estamos com duas chaves em mãos.  Retorne para a sala com uma porta com fechadura e duas estátuas de elefantes. Abra a porta e siga em frente.
Existe algo de suspeito nessa sala. Derrote os inimigos e destrua os potes se quiser. Coloque uma bomba no meio da parede superior e uma passagem secreta se abrirá! Siga por ela.

MINI-CHEFE: SMASHER

Aquilo é uma pokébola?!
Armas necessárias: Power Bracelet
Dificuldade: Médio
Smasher não se trata de um inimigo difícil. Na verdade, tudo depende de você. Você deve ter notado a esfera que ele carrega consigo e joga em você. Sim, é com aquilo que vamos derrotá-lo. Toda vez que ele jogar a bola, desvie e pegue-a usando o Power Bracelet. Smasher vai começar a correr. Jogue a bola nele e isso será o que vai derrotá-lo. Se você for rápido, você conseguirá pegar a bola sem parar, impedindo até mesmo que Smasher ataque! Quatro ou cinco golpes serão o suficiente.

Quando Smasher for derrotado, siga para a abertura de cima. Nessa sala, levante a estátua que está à sua esquerda para revelar uma escadaria. Ignore por completo a passagem de cima (ela fará um loop para a sala antes da do mini-chefe).
Entraremos em mais uma sala side-scrolling.


Essa sala vai lhe colocar pra pular plataformas, à lá Mario! Aqui, cronometre bem seus pulos e siga pelas duas plataformas enquanto desvia dos inimigos. Na segunda parte da sala, vá pulando de escada em escada até chegar ao outro lado (minha dica: suba até o topo de cada escada, solte-a e siga para a próxima e assim por diante).
Quando sair de lá, você vai dar de cara com MAIS pisos assassinos! Evite todos eles com seu escudo e/ou espada e, quando terminar, pegue a chave que vai cair. Destranque o bloco dessa sala e prossiga. Nessa nova sala, pegue a estátua e jogue-a na porta. Siga.

Ah, essa sala...

Essa sala vai testar sua sorte. Você deve estar vendo duas cabeças de cavalo no chão, certo? Use o Power Bracelet para levantá-las e jogá-las. Torça para que elas caiam de forma que a cabeça fique para cima. (se você souber uma forma mais fácil, nos avise!). Quando ambas as cabeças estiverem... de pé... siga pela porta da esquerda. Desça as escadas que você vai encontrar.
Mais uma sala side-scrolling. Equipe as Pegasus Boots e saia correndo nessa sala, a fim de evitar que os inimigos caiam em você. Quando você passar, suba as escadas.
Chegaremos em uma sala com Pols Voice (cabeça de coelho). Derrote-os com auxílio dos potes e bombas. Siga para a porta de baixo...

MINI-CHEFE: DODONGO SNAKES 2

Vocês de novo?!

Armas necessárias: Bombas
Dificuldade: Médio
Mais uma vez nos deparamos com Dodongo Snakes. Para quem não lembra: coloque uma bomba no caminho delas para que elas engulam. Então, repita isso três vezes em cada para que elas sejam derrotadas. O problema dessa batalha são os buracos...

Quando acabar a luta, siga pela esquerda. Chegaremos em uma outra seção do corredor de água. Use o Hookshot para acertar um bloco do outro lado e lhe permitir passagem. Você deve ter uma chave sobrando. Use-a no bloco e vá seguindo caminho normalmente até você achar uma sala cheia de potes. Você deve estar vendo um baú na sala, certo? Te faço um desafio: abra o baú..................
Você deve ter tentado o máximo que pôde, mas não conseguiu abri-lo. É algo bem simples (e engraçado se me perguntar). Pegue um pote e jogue-o no baú! Isso mesmo, jogue um pote no baú! Este vai abrir, contendo:


A Nightmare's Key! Finalmente! Bom, sejamos rápidos. Saia dessa área e retorne para a sala onde você enfrentou os Pols Voice (cabeça de coelho) e, sim você terá de andar aquilo tudo de novo! Não é tão difícil assim, se concentre que você chega lá!
Quando finalmente retornar à sala, siga pela porta de cima dessa vez. Você chegará em um corredor estreito com vários potes no caminho. Vá tirando cada um deles da frente enquanto segue para a porta superior, se precisar de corações, use o bumerangue nos inimigos daqui para que eles se tornem em fadas. Passando por ela, você chegará na sala abaixo:


Nessa sala, coloque uma bomba na esfera e se afaste correndo. Quando a bomba explodir, o caminho para o baú estará aberto! Abra-o para conseguir 200 rupees.
Agora, você deve se lembrar dessa sala:


Foi onde encontramos os segundos pisos assassinos, lembra? Siga para essa sala e se mova para o sul. Você chegará em uma sala com um portal isolado. Existem quatro Gel's aqui. Faça eles aparecerem e derrote-os (seja com a espada, ou esperando pelo portal). Quando todos os quatro forem derrotados, siga pela direita.
Você chegará na sala abaixo:


No meio da sala vai aparecer um Wizzrobe. Derrote-o para que as portas sejam destrancadas. Só tome cuidado com o atirador de laser no canto. Quando o Wizzrobe for derrotado, empurre o bloco superior esquerdo para cima e siga pela porta. A sala seguinte se trata de uma sala de recuperação. Use seu bumerangue nos inimigos para que eles se tornem em fadas. Espero que você tenha MUITAS bombas, vamos precisar delas... Respire fundo, destranque a porta e prossiga...

CHEFE: FACADE

Mais um pra lista dos esquisitos
Armas necessárias: Bombas
Dificuldade: Relativamente fácil
Facade não é um chefe tão horrível como ele parece. Para essa luta você vai precisar de bombas, então eu espero que você tenha conseguido um número considerável. A luta se divide em duas partes. Na primeira, Facade não fará praticamente nada, no entanto, pisos assassinos vão surgir dos quatro cantos da sala (literalmente) para lhe atacar. Aproveite que Facade ainda está visível e coloque uma bomba no rosto dele. Isso o machucará. Enquanto desvia dos pisos, e, mais tarde, potes, procure colocar uma bomba no rosto de Facade sempre que ele aparecer. Caso o chefe persista até depois dos pisos e potes acabarem, ele vai começar a fazer buracos no chão, de forma completamente aleatória. Procure desviar deles, e, assim que Facade aparecer, bomba nele! Cinco bombas serão necessárias para derrotá-lo.

"Okay, me escute! Se o Wind Fish acordar, tudo nessa ilha vai desaparecer para sempre! E eu quero dizer... TUDO!"
Com isso, Facade desaparece. Começo a me perguntar porque os inimigos ficam nos indicando esses perigos... De qualquer forma, pegue o Heart Container e siga para cima.

Esse eu também sei tocar! Olha que legal!
Aqui está nosso prêmio: o Triângulo Coral. Pegue-o, escute o som e relaxe... Só nos restam dois instrumentos!

"... MONTANHA... 
Alguma coisa chama... das montanhas..."

<-- O verdadeiro mistério de Koholint

4 comentários:

  1. Cara,finalmente baixei esse jogo no Virtual Console!!Perfeito!!!Minha unica curiosidade é se colocaram a color dungeon na versão do VC.O meu emulador de DS é baseado no SuperGameBoy,então...não tem...='(
    Posso sugerir o proximo detonado??Que tal Ocarina of Time 3D??O jogo é muito bonito!!Vale cada centavo e toda a espera pra debutar!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu descobri um jeito mais fácil de fazer as cabeças de cavalo cairem em pé, jogando contra a parede de cima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, existe uma ligação entre a parede e essas cabeças que facilita as coisas. Obrigado pelo aviso!

      Excluir
  3. Tocando a ocarina com a música do peixe (a segunda) é possível voltar para o início da masmorra para quem se perdeu.

    ResponderExcluir