domingo, 19 de junho de 2011

Detonando The Legend of Zelda: Link's Awakening - Parte 9: Preciso de uma toalha em Angler's Tunnel!

Bem-vindos ao irritante, mas interessante, Angler's Tunnel. Esse calabouço vai ser bem complicado, mas conseguiremos fazê-lo se tivermos cuidado... Que comece.



Logo de cara, encontraremos inimigos! Equipe seu escudo e derrote as tartarugas, sem se esquecer de punir o Zol, também. Ignore a passagem que se abriu e suba as escadas, para seguir para a passagem na direita (-->). Siga para a direita duas vezes, desça as escadas e abra o baú para conseguir o Bico de Pedra (esse foi rápido).

Volte uma tela para a esquerda e vá seguindo para cima até não dar mais, daí siga para a direita e, depois para cima, e você chegará a um baú. Encontraremos o Mapa:



Na sala logo abaixo à qual você pegou o baú (é onde você tem que estar agora), você deve ter notado o buraco em forma de + no meio da sala, certo? Bom, desça as escadas e fique próximo do buraco. Use as Pegasus Boots com a Roc's Feather para pular e chegar ao outro lado. Quando você conseguir, siga pelo caminho óbvio para a próxima sala.

Nesta nova sala, coloque uma bomba no bloco rachado para que ele exploda. Daí, empurre o bloco da frente e abra o baú para conseguir sua primeira chave. Siga para a sala de cima. [NOTA: o inimigo brilhante dessa sala se torna em uma fada sempre que você utiliza o Magic Powder nele]

Ignore os inimigos dessa sala e siga para a sala de cima. Aqui, derrote os inimigos se quiser e coloque uma bomba próxima do bloco rachado, o que vai liberar espaço para que você abra o baú com uma segunda chave.

Daqui, retorne para a sala na qual você subiu as escadas pela primeira vez (primeira imagem dessa parte). Derrote os inimigos e siga pela entrada que vai se abrir na direita. Derrote os inimigos daqui e abra o baú para adquirir a Bússola.



Como não podemos seguir pela porta da direita ainda, siga pela porta debaixo. Aqui, equipe a Roc's Feather e derrote os inimigos daqui (Tektites). Com a Roc's Feather, siga para o canto inferior esquerdo e pule a água mais escura, chegando em uma parte mais rasa. Use sua espada para destruir os cristais, permitindo acesso ao baú. Abra-o para conseguir uma nova chave! Retorne à sala anterior e siga pela porta da direita dessa vez.

Aqui, enquanto desvia dos inimigos, procure chegar até a porta trancada no topo da sala, usando sua Roc's Feather para pular nas áreas mais rasas da água. Abra a porta e siga para cima. Ignore o baú dessa sala e siga para a de cima.
Estaremos de volta à sala com um buraco +, só que em uma área diferente. Pule o buraco e continue seu caminho do mesmo jeito que você fez da última vez.

Você ainda deve ter uma chave sobrando... É o que precisamos para passar do bloco que deve estar bem à sua frente. Destranque-o, empurre o bloco na frente e siga pelo caminho da esquerda. Chegaremos a uma área interessante. Derrote os dois Gel's e você verá uma chave cair, só que em um dos buracos! Poderemos pegá-la depois, até porque não temos como chegar até ela agora... Siga seu caminho para a área de baixo.

Ignore os inimigos daqui e siga para baixo novamente. Você deverá chegar em uma área como a indicada abaixo:



Essa parte pode pregar truques em sua mente, justamente por causa do inimigo voador que fica bem em cima de uma área que você pode acessar! Admito que até eu fiquei confuso por um instante. Espere o inimigo em forma de flor sair do caminho, ou começar a se mover, e pule para a área que ele vai deixar liberada. Pule para a parte rasa do canto inferior esquerdo e siga em frente.
Siga para a esquerda até não poder mais e, então, siga para cima. Você estará em uma área com dois Stalfos encapuzados e um Gel. Derrote-os se quiser, mas NÃO abra o baú, pois este contém um outro Gel dentro... Ignore a passagem da esquerda e siga para cima.

Essa nova sala será muito importante dentro de alguns instantes, mas a ignore por hora e siga para a direita. Abra o baú para conseguir uma chave. Daqui, retorne todo o caminho para a sala onde vimos a chave cair no buraco. Você lembra onde é, certo?

Use sua chave para abrir a porta ao norte...

MINI-CHEFE: CUEBALL



Dificuldade: Relativamente fácil
Itens necessários: Espada, Pegasus Boots
Esse é um mini-chefe bem interessante. Seu ataque básico é ficar correndo, ou deslizando, pelos quatro cantos da sala, literalmente... Equipe as Pegasus Boots e fique correndo para não ser pego por ele. Fique próximo das paredes ao centro da sala e procure emboscar o mini-chefe atacando-o por trás com sua espada, aproveite a velocidade das Pegasus Boots para cumprir este objetivo. Você também pode esperar em um dos corredores para que o mini-chefe se aproxime para, então, atacá-lo nas costas. Seis golpes deverão ser o suficiente para derrotá-lo...

Quando ele for derrotado, siga pelo caminho de cima que será liberado e você chegará a essa sala:



Essa talvez seja uma das salas mais desafiantes do jogo, pois vai requisitar toda a sua velocidade e astúcia. Assim que entrar nessa sala, afaste-se dos blocos que estão se mexendo e siga para a alavanca que está no canto superior direito da sala. Use o Power Bracelet para puxar a alavanca e deixar os blocos em sua posição original. No entanto, assim que você soltar a alavanca, eles voltarão a se mexer. Sendo rápido, siga para a entrada da esquerda.

Você chegará em uma sala com um baú. Derrote os Gel's para que as bolas de fogo deixem de ser atiradas e abra o baú para conseguir os Flippers!

Um aventureiro que não sabe nadar é um aventureiro que não sabe se aventurar
Demorou, mas finalmente podemos nadar pelas partes mais fundas das águas, seguir caminho por rios, lagoas e por aí vai! Depois que você terminar de babar (e limpar a baba) por seu novo brinquedinho, siga para baixo.

Esses inimigos novos (que possuem uma máscara) são extremamente chatos de se matar com seu equipamento atual... O que fazer? Ataque-os pelas costas. Derrote todos os inimigos da sala para que possamos trabalhar direito aqui. Está vendo o brilho no chão e as partes do chão que estão destacadas? Pise nesse brilho e fique seguindo para que você encontre a relação abaixo:
4                 3
           1
2                 5

Memorize bem essa ordem, pois você vai precisar dela mais pra frente. De qualquer forma, siga para a tela de baixo.
Aqui, siga para a direita e você chegará à mesma sala onde você enfrentou os dois Gel's e viu a chave cair no buraco. Daqui, siga para a direita e você notará escadas que seguem para o andar de baixo. Siga por elas!

Tela side-scrolling. Fique na plataforma móvel e a espere chegar no outro lado. Ao chegar lá, siga caminho e você verá a chave caindo (ainda?) em uma poça d'água.

Por alguma razão, Link não sabe nadar sem os Flippers
Pule na água e reclame seu prêmio (pegue a chave). Daqui, retorne para a sala dos dois Gel's, onde você viu essa chave caindo (desculpe, único modo de falar qual é a sala). Estando lá, siga para a esquerda...Empurre o bloco à esquerda e siga por aquela entrada. Você chegará em um local com partes no chão MUITO parecidas com as que vimos momentos atrás... Pise nelas de acordo com a sequência abaixo:


4                 3
           1
2                 5

Se você fizer tudo direito, escadas vão surgir no canto superior direito da sala. Siga por elas. 
Você entrará em uma nova tela em side-scrolling. Aqui, você irá se deparar com um daqueles inimigos que caem do teto quando você se aproxima. Aproxime-se com cautela e deixe ele cair. Quando ele cair e começar a subir, siga seu caminho. Na segunda parte da sala, você irá encontrar algo um pouco mais complicado. Aproxime-se do inimigo, deixe ele cair, espere ele levantar e siga em frente, MAS você perceberá que não há como prosseguir, senão seguindo por cima! Então, eis o que fazer: aproxime-se do inimigo pela esquerda e, quando ele começar a descer, suba as escadas que estão próximas de você e pule para cima da cabeça do inimigo. Feito isso, você chegará em uma área isolada do calabouço.
Siga para baixo e você encontrará um baú, com este contendo:


Finalmente! Temos todos os itens necessários para chegar até o chefe! Suba uma tela e pule pela abertura. Daqui, siga para a direita. Nade até a plataforma com um botão e pressione-o, isso vai destrancar a porta. Siga por ela. 
Pegue o coração voador se precisar e use a chave que você tem (se você seguiu essa parte do detonado direitinho) para retirar o bloco do caminho. Então, desça as escadas. Você encontrará dois peixes nessa tela side-scrolling. Use sua espada para derrotá-los e siga caminho até você achar outras escadas. 
Você vai parar em uma parte isolada do mapa. Siga para a esquerda. 

Empurre o bloco que está logo à sua frente e derrote os inimigos e levante os potes se precisar de alguma coisa. Quando estiver pronto, abra a porta com o símbolo da Nightmare's Key. Você verá algumas escadas e a porta logo à frente vai se trancar. Não temos escolha, para baixo nós vamos!
Tela em side-scrolling, de novo. Desça as escadas e pule na parte com água e vá nadando até o fundo.

CHEFE: ANGLER FISH

Muito bem! Hora de virar isca de peixe!
Armas necessárias: Espada, Flippers
Dificuldade: Fácil
Talvez esse seja o chefe mais fácil do jogo inteiro, simplesmente porque Angler Fish pode ser derrotado em questão de segundos! Ele possui o ataque de invocar peixes menores para lhe agredir e pode fazer uma bela cabeçada em você. Pedras podem começar a cair vez ou outra... Agora, se você for rápido o suficiente, você nem verá nada disso aparecer! Eis o que fazer: simplesmente use sua espada para atacar a luz pendurada na cabeça dele, enquanto procura nadar junto com ele, isto é. Se ele for para baixo, siga para baixo, e por aí vai. Procure manter a luta sob controle e você terá derrotado esse chefe. 

Quando Angler Fish bater as botas, pegue o Heart Container e suba de volta as escadas! Quando o fizer, você verá que a porta de cima abriu. Siga por ela. 

Mais um instrumento para nossa coleção!
Aqui, encontramos a... Harpa surfante? Bom, mais um instrumento! Pegue-o, ouça o som que sai dele e aqui termina mais uma parte do detonado de Link's Awakening...

"...Baía...
Seu caminho vai pela baía..."

3 comentários:

  1. acho que esse foi um dos calabouços que eu mais demorei quando eu joguei no meu saudoso GB pokcet!!!nem tanto pelos inimigos nem nada,mas eu me perdi pra encontrar os flippers...¬¬'...sério!!naquela época eu nem tinha internet,e nenhum amigo meu gostava de Zelda nem nada!!tem um subchefe no jabu jabus belly do ocarina que parec essa cueball ai!!e o chefe do templo da agua do majora me lembrou muito esse peixe...

    ResponderExcluir
  2. @nivaldo, é isso mesmo, tive a mesmam impressão do cueball e do chefe. Será que eles reusaram as idéias nos outros jogos? E outra, eu me perdi do mesmo jeito nesse calabouço na primeira vez. Na verdade, ainda me perco nele! =D

    ResponderExcluir
  3. Tem também algumas coisas do Mario Bros como pular em cima dos monstros usando a pena, a planta carnívora e os peixes antes de enfrentar o chefão peixe.

    ResponderExcluir