sábado, 28 de maio de 2011

Detonando! The Legend of Zelda: Link's Awakening - Parte 7: Nossa! Como a Key Cavern é chata!

Chegou, até que enfim, a sétima parte de nosso detonado de Link's Awakening! Aqui, explicarei como passar da Key Cavern, o terceiro calabouço do jogo. Comecemos... Logo de cara, teremos uma porta que vai, literalmente, se fechar em nossa frente. Não chore nem fique triste! Lembra da Sala do Arrombamento, que vimos no castelo?


Puxe um dos potes aqui presentes usando seu Power Bracelet e, com toda a raiva que você tiver (ok, nem tanto), jogue-o contra a porta, o que vai abrí-la. Sutil, como sempre...
Siga pela porta recém-aberta.

Você chegará em uma sala com quatro inimigos, um Stalfos, dois Bob-ombs e um Zol. Extermine-os, tomando cuidado especial com os Bob-ombs, para que um baú apareça na sala. Abra-o para adquirir uma chave. Muito bem... Siga para o norte, pela entrada da direita(-->). As portas se trancarão e quatro Gel's verdes vão dar as caras. Elimine-os. Evite abrir o baú, pois lá está um Gel verde.
Siga pela abertura de cima.

Ignore os inimigos desta sala e siga pela parte de cima. Você vai se deparar com uma escadaria. Desça por ela. Você chegará no local indicado abaixo:


Essa talvez seja uma das partes mais interessantes do calabouço, senão do jogo inteiro. Cada uma dessas salas possui uma chave a ser conseguida, mas é melhor seguir pelas preferências, para facilitar as coisas aqui.

No caso, siga pela porta de baixo. Você chegará em uma sala repleta de um chão que se move, com alguns inimigos aqui: Stalfos, Zol's verdes e aquele tipo de tucano gigante. Derrote todos eles e, para derrotar o "tucano" (que não para de se teleportar), jogue um dos potes nele. Quando você tiver sucesso, pegue a chave que vai cair. Retorne para a sala anterior.

De volta à sala da imagem anterior, siga pela sala de cima. Ahh, essa sala é importante.


Derrote os inimigos que você encontrar aqui para que uma chave caia do teto. Pegue-a. Antes de sair, acerte a esfera azul (a qual chamo de alavanca, e a qual vocês já são familiares. Assim que o fizer, saia dessa sala.
De volta à sala com quatro portas, não siga para sala nenhuma, SUBA AS ESCADAS. Isso mesmo, suba as escadas.
Quando de volta ao andar anterior, se você acertou a alavanca como requisitado, você será capaz de abrir o baú que está aqui nessa sala. Abra-o para pôr suas mãos no Stone Beak. Bom, depois dessa, desça novamente as escadas.
Mais uma vez nessa sala, siga pela porta da direita (-->). Siga pelos corredores daqui (que se movem!) andando até as escadas.

Essa sala seguinte pode pregar uma peça naqueles que não prestam atenção:


Você deve ter notado o chão com coloração diferente, certo? Aqui, desça as escadas e dê uma volta pela sala. No percurso, vá derrotando todos os inimigos que estiverem à sua frente. Quando todos eles forem derrotados, uma chave cairá. Pegue-a e siga pela abertura ao norte.

Mais uma sala feita para pregar peças. Derrote os inimigos daqui e siga para a esquerda. Ignore os segredos dessa sala por enquanto...

Na sala seguinte, você encontrará um inimigo bem interessante. Derrote-o (basta usar sua espada) e siga pela esquerda agora.

Ignore os inimigos dessa sala e siga pela porta de cima. Derrote os inimigos dessa nova sala e você notará que um baú aparecerá, embora fora de alcance no momento. Bom, ignore-o e siga pela porta de cima. Aqui, você encontrará mais inimigos: dois Bob-ombs e um Stalfos. Derrote-os para que eles não atrapalhem e pegue as bombas voadoras daqui com sua Roc's Feather.
Bom, subas as escadas que existem nessa sala e siga para baixo. Iremos nos deparar com o baú que liberamos na sala passada. Abra-o para adquirir 50 rupees. Siga para baixo e, depois, para a direita. Retire o bloco do caminho e derrote os inimigos daqui (se eles retornaram). Respire fundo, olhe para a área onde Link está olhando abaixo:


Passe por aquela abertura.

MINI-CHEFE: DODONGO SNAKES
Mais um pra lista de monstros estranhos
Itens necessários: Bombas
Dificuldade: Médio
Estratégia:
OK, essa batalha depende muito de você. Vai depender de você saber fazer movimentos rápidos, assim como vai depender de você colocar bombas na hora certa ou não. Essa luta se assemelha, e muito, às batalhas travadas com Dodongos no Zelda original. Essencialmente, as Dodongo Snakes não tem nenhum ataque, mas machucam por contato. Prepare suas bombas e coloque-as no caminho de um de seus inimigos, para que eles as engulam e explodam por dentro. Serão necessárias três bombas por Cobra, então, boa sorte em colocá-las.

Quando essa irritante batalha for terminada, siga pela entrada da direita (-->). Aqui, você verá alguns blocos impedindo passagem para um baú. Empurre-os de forma que fiquem como na imagem abaixo:


Sejamos honestos, não é tão difícil assim... Faça mágica abrindo o baú (sentido figurado). Você terá em suas mãos as Pegasus Boots! Esse item nos será extremamente útil! Use-o nessa sala ao quebrar as pedras verdes no canto da sala. Empurre o bloco que vai ficar no caminho, e siga pela parte de baixo. Estaremos de volta à sala com os Stalfos. Derrote-os novamente e vá para a parede que tem duas tochas. Está vendo? Coloque uma bomba bem no meio dela (onde estão as tochas), se você ainda não tem bombas, procure comprá-las na loja de Mabe Village. Bom, usando a bomba, você terá acesso a uma passagem secreta. Siga por ela. Chegaremos em uma área com um buraco gigantesco. Equipe as Pegasus Boots e a Roc's Feather.
Quando você começar a correr, use a Roc's Feather para pular e você chegará no outro lado.

I believe I can fly!
Bom, chegando do outro lado, suba as escadas que existem aqui, sim? Repita o processo para pular do buraco daqui e abra o baú para conseguir a Nightmare's Key!


Puxa, foi rápido, não é mesmo? Bom, pule para a área que está ao seu lado, onde os dois esqueletos estão. Derrote-os e siga para a área de cima, onde você será introduzido a um novo tipo de inimigo. É um Bob-omb novo. Pode até se tornar complicado, mas vamos tentar...
Diferente dos outros que você enfrentou, esse Bob-omb vai se aproximar de você quando você o acertar. Acerte-o uma vez e fique afastando-o o tempo todo até que este exploda. Quando eles forem derrotados (junto de algum inimigo que possa aparecer, leia-se Zol), siga pela porta da esquerda. Derrote os inimigos dessa sala e abra o baú para adquirir a bússola. Certo. Siga para a parede à sua esquerda. Coloque uma bomba bem no centro dela para que uma nova passagem secreta se faça. Passe por ela.
Derrote os inimigos daqui (o que vai ser difícil fazer nesse espaço apertado) para que uma chave caia do teto. Pegue-a

Volte até a sala na qual você explodiu a parede, a vista abaixo, no caso:


Daqui, siga para a esquerda (<--), derrote o inimigo daqui, e siga pela porta à esquerda. Agora que você tem as Pegasus Boots, é possível derrotar os inimigos "tucano" do calabouço. Equipe as Pegasus Boots com a Espada e se jogue em cima deles! Uma chave cairá do teto. Excelente, agora, retorne para a sala indicada abaixo:


Aqui, finalmente chegou a hora de abrir a porta da esquerda! Abra-a e elimine os inimigos daqui.

Atropele-os para ter vitória!!
Derrotando-os, pegue rapidamente a chave antes que ela caia, volte para a sala anterior e suba as escadas. Estando aqui novamente, retorne para a primeira sala do calabouço, isso mesmo, a primeira sala.
Estando na sala inicial, mova-se para a entrada da direita (-->). Equipe as Pegasus Boots com a Espada e corra feito louco em direção ao buraco negro que tem aqui, acerte-o e abra o baú para conseguir uma chave. Retorne para a sala indicada abaixo:


Estando aqui, siga pela direção que Link está vendo na imagem. Use suas Pegasus Boots para destruir os objetos verdes e, no corredor seguinte, derrote o Zol vermelho. Retorne para a sala da imagem acima e siga pelo outro caminho. Siga tudo até a mesma área onde você enfrentou o Zol vermelho, só que você estará do outro lado. Derrote quaisquer inimigos que estejam aqui (se você já não tiver os feito) e abra o baú que aparecer. Você adquirá 200 rupees.
Retorne uma sala e siga pelo caminho da direita. Se você não tiver mexido naquela alavanca que acertamos lááá no começo dessa parte, então essa área será acessível. Derrote os inimigos daqui e abra o baú para conseguir o mapa (só agora?!). Muito bem, no momento temos quatro chaves... Siga para a área onde você enfrentou as Dodongo Snakes (use o portal na primeira sala), e desça uma sala. Você deve estar vendo algo como na figura abaixo:


Como você tem chaves o suficiente, será possível passar por aquele bloco. Passe por ele e siga o corredor estreito. Faça o mesmo com o outro bloco e vá fazendo com os outros que aparecerem. Desça as escadas.
Chegaremos em uma nova tela em side-scrolling. Fique na plataforma, onde você deve estar vendo uma pedra com uma cara malvada. Isso pode acabar com o dia de qualquer um, mas é fácil: equipe as Pegasus Boots e a Espada e se jogue nele. Ele vai ficar azul, cheio de rachaduras e vai cair. Aproveite para passar por ele usando sua Roc's Feather. Na sala seguinte, use a Roc's Feather, junto das Pegasus Boots para pular pelo chão de espinhos e chegar às escadas. Elimine a planta carnívora e desça as escadas que ela bloqueava.
Retornaremos ao jogo normal. Essa sala é cheia de pedras verdes e monstros "tucano". Use as Pegasus Boots e a Espada para passar por isso. Quando os inimigos forem derrotados, a porta se abrirá. Pegue os corações dessa sala se você precisar e siga pela porta recém-aberta.
Uma sala com chão que se move... Enfrente os inimigos que aparecerem enquanto você tenta chegar à porta com o símbolo da Nightmare's Key. Chegue nela, com cuidado, e abra-a. É hora de enfrentar o chefe daqui.

CHEFE: SLIME EYES

É oficial: preciso de férias!!

Itens necessários: Espada, Pegasus Boots, Roc's Feather
Dificuldade: Médio
Estratégia:
Essa batalha pode ser bem simples se você souber o que fazer. Não haverá monstro algum na sala quando você entra. Use as Pegasus Boots para se jogar em uma parede, fazendo o chefe aparecer. Puxe sua espada e fique acertando o chefe o tempo todo. Haverá um momento em que você verá que o chefe começa a se dividir, com duas pupilas juntas apenas por um pequeno "fio". Use as Pegasus Boots para cortar esse fio e o chefe se dividirá em dois. Aí a batalha começa! Ataque cada um dos olhos com sua espada. Cada vez que você acerta um deles, este vai para o teto e desce com força total, com o intuito de lhe esmagar. Fique de olho nas sombras e use a Roc's Feather para não ser atingido pelo impacto e ficar paralisado. Quatro golpes em cada olho será o suficiente para derrotá-lo.

Slime Eyes, derrotado. Pegue o Heart Container e siga pela porta à sua frente.

AH! Isso eu sei tocar! Ééé!
Chegamos, finalmente, ao prêmio do calabouço: o Sino do Mar de Lírio! Com isso fechamos uma nova parte do nosso detonado. Até a próxima com o caminho para o próximo calabouço!

"... CACHOEIRA... 
Está escondido na cachoeira..."


<-- Parte 6: Tirando fotos e caçando Folhas de ouro (só em Zelda mesmo...)

3 comentários:

  1. PARABÉNS Pelo Detonado, Davi!Isto realmente ajuda muito.

    ResponderExcluir
  2. Caramba você printou todas as telas do jogo tem que ter coragem :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora, não foi difícil. Só requer um pouco de paciência, mas resulta em um trabalho bacana e mais ilustrativo, que ajuda todo mundo, e é bem satisfatório. :D

      Excluir