segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Detonando os chefes! Oracle of Seasons



Em sua jornada para salvar o Oráculo das Estações, o Herói precisa enfrentar uma série de grandes bestas enviadas pelo General das Trevas. Cada combate ocorre bem no final de um templo, com cada monstro protegendo, até o último suspiro uma das Essências das Estações.
Neste guia, você vai descobrir o que precisa ser feito para derrotar cada um deles.




CHEFE: AQUAMENTUS













A única coisa que faz Aquamentus mais desafiador do que os monstros que você enfrentou é que ele não pode ser atacado em qualquer lugar; para ter sucesso no combate, você deverá atacar o chifre que está na cabeça dele.

Obviamente, você precisará estar esperando um pouco de resistência vindo dele, e ela ocorre de duas formas: primeiro, o chefe não vai hesitar em atirar três bolas de fogo na sua direção (você pode usar seu escudo para se defender delas e continuar atacando); segundo, Aquamentus vai andar perpetuamente para a esquerda, se aproveitando do dano por toque que ele vai causar em você. Por conta desse segundo ponto, você deve se preparar para acertar o chifre de Aquamentus o máximo que puder antes que ele chegue até a parede e te machuque mais do que deveria; no caso de chegar à parede, ele vai voar para trás e reiniciar o processo. Como se isso não bastasse, caso você deixe ele sozinho por muito tempo, Aquamentus fará um ataque de investida inacreditavelmente legal (mas quase que sem efeito se você tomar cuidado), por isso, não dê tempo para ele sonhar com essa possibilidade!!
Com golpes suficientes (que pena do botão da espada...), o chifre de Aquamentus vai quebrar e ele será derrotado.


CHEFE: DODONGO















Diferente do que nós esperávamos, o chefe daqui NÃO É UMA COBRA!! Na verdade, é um Dodongo, uma criatura bem familiar para os veteranos de Zelda.
Eu sei que ele pode parecer intimidador, mas, este é um chefe bem fácil, mais até do que o Aquamentus! Tenha suas bombas e seu bracelete prontos para esta batalha.
Quando a luta começar, fique atento ao que o chefe vai fazer: ele tem até dois ataques: ele vai cuspir fogo ou ele vai dar uma investida, e ambos os ataques são fáceis de perceber. Ele parou tudo e abriu a boca? Vai atirar fogo. Ele parou no lugar, mas continua se mexendo? Ele vai dar a investida.
O que você quer fazer é esperar ele se preparar para atirar fogo; quando ele for fazer isso, a boca dele vai abrir, certo? Quando ela abrir, atire uma bomba dentro dela para paralisar o chefe completamente. Quando ele ficar parado (ele vai inchar e ficar com cara de surpreso), siga até ele, pegue-o com seu bracelete e atire-o nos espinhos que estão bem no meio da arena. Acredito que você deverá fazer isso quatro vezes.


CHEFE: MOTHULA













Esse é, possivelmente, o chefe mais fácil do jogo inteiro, assumindo que você seja cuidadoso, é claro.
Logo que aparecer, Mothula vai voar pela sala, tentando acertar você com projéteis, mariposas menores e o próprio corpo. O objetivo dela não se limita a acabar com seus corações; ela também está apta a derrubar você em um dos buracos que está no meio da sala.
Para uma luta mais fácil, pule para uma das plataformas no meio da sala e fique atacando com sua espada SEM PARAR, mesmo quando a chefe não está perto. Se golpear o tempo todo, e olhando para os lugares certos, você vai impedir que qualquer mariposa pequena consiga se aproximar de você. Ao mesmo tempo, quando a chefe se aproximar, você vai garantir vários golpes, já que Mothula é completamente vulnerável a sua lâmina. Para melhorar ainda mais a situação, a chefe vai parar em um canto, dando a você muito tempo para se aproximar e golpeá-la sem dó nem piedade!
A única coisa que você vai precisar tomar cuidado é o projétil ocasional que Mothula vai atirar em você (o que inclui um tiro carregado, que vai espalhar em oito direções), mas, um pulo rápido ou um desvio bem pensado vão proteger você dela.
Se você acabar caindo, não se preocupe muito. Basta pular no trampolim que estará no lado de baixo (sem mexer nele) para voltar à arena. Agora, quando a batalha recomeçar, a chefe estará completamente reenergizada e pronta para lutar. Então, cuidado!


CHEFE: GOHMA
















Existem, basicamente, duas maneiras de derrotar esse chefe. Uma é um tanto lenta, mas, relativamente segura, e a outra é um pouco mais lenta, mas incrivelmente perigosa...

Para entender a diferença entre elas, é preciso explicar que esta encarnação de Gohma tem uma garra absurdamente grande, que ela vai usar, sem medo, para lhe agarrar e arrancar um coração e meio de você. Pode não parecer muita coisa, mas, essa quantidade de dano é devastadora se você deixar acumular.
O método mais seguro de que falei antes envolve remover essa garra da equação, o que obrigará Gohma a ficar de olho fechado, se mexer um pouco mais rápido, e, ocasionalmente, atirando alguns bebês Gohma pra cima de você (que podem ser derrotados para se adquirir corações ou sementes).
Para fazer isso, você deve usar sua espada e atacar a garra maior de Gohma (minha recomendação pessoal sendo o Ataque Giratório, por ele causar bem mais dano). O problema é que, durante esse processo, Gohma será tão mortal como sempre, e você precisará ser muito cuidadoso ao se aproximar; por vezes, inclusive, você terá de escolher entre acertar o alvo e desviar de um golpe (para isso, use a Roc's Feather e pule em alguma outra direção). Não preciso dizer que você deve valorizar a defesa, certo?
Depois de apenas alguns golpes (quatro a seis), a garra vai cair e Gohma ficará bem mais fácil de lidar, só se mexendo muito e parando aqui e ali para atirar os bebês de que falei antes (e todos eles morrem com apenas um golpe de sua espada).
Em ambos os métodos, a única forma de atacar Gohma diretamente é atirando uma semente em seu único olho. Ela está bem protegida, no entanto, e vai conseguir defender-se de quase tudo o que você atirar, salvo em dados momentos.
Se ela ainda tem a garra, você precisa esperar até o momento em que ela levanta a garra para fazer o ataque arrasador de que falei. Nesse caso, ataque e já pule para desviar, porque o intervalo aqui é minúsculo. Seu posicionamento também conta, visto que a semente pode acabar acertando a garrinha menor de Gohma, e não surtindo efeito algum.
Sem a garra, a melhor oportunidade para derrota-la é esperando que ela comece a atirar os bebês; ela estará completamente vulnerável aqui e não vai se defender das sementes que você atirar.
Vale ressaltar que, para esta luta, sua melhor opção são as Ember Seeds, visto que elas causam bem mais dano do que as Scent Seeds (que é o que eu recomendaria em outra ocasião).

A chave desse chefe é a mais pura observação, então, fique atento, veja o que está em seu caminho e, quando perceber uma chance, aproveite-a, mas, não sem perder a cabeça.

CHEFE: DIGDOGGER














Digdogger pode ser o chefe mais fácil do jogo, mas, ao mesmo tempo, ele também pode ser a mãe das dores de cabeça, e não exatamente pelo que ele faz, mas pelo que você tem que fazer.

A única forma de danificar esse seboso é usando uma bola de ferro que está localizada aqui na sala, e fazendo com que ela colida com ele. Para controlar essa bola, você precisará usar as Luvas: para atrai-la, pólo Norte, para repeli-la, pólo Sul. Parece simples, e seria, se não fosse o fato de que encostar na bola vai machucar você também. Como se isso não bastasse, Digdogger fica pulando de um lado para o outro o tempo todo, obrigando você a ficar trazendo e empurrando a bola por diferentes ângulos, e a diferentes distâncias, o que pode ser um tanto complicado de fazer. A boa notícia, no entanto, é que, se você conseguir acertar Digdogger do jeito certo, ele fica parado por um instante, permitindo que você afaste um pouco a bola dele, e puxe de novo para ele imediatamente, causando um bom estrago em sucessão.
Quando ele se machucar muito, Digdogger vai se dividir em cinco versões menores de si mesmo, que são vulneráveis a ataques de espada, mas, que também podem morrer com apenas um golpe da bola de ferro (assumindo que você consiga esmagar os nojentos a tempo).
Passados alguns instantes depois dessa transformação, Digdogger vai se recompor e assumir sua forma gigante novamente. Apesar de você precisar danificá-lo mais um pouco para que ele se divida novamente, ele apenas vai se dividir naqueles que sobreviveram ao seu ataque inicial (se você matou dois, mas sobraram três, apenas esses três vão voltar, por exemplo).
No final das contas, é apenas um teste de paciência e resistência. Evite ficar muito longe da bola e do chefe, e você vai conseguir.



CHEFE: MANHANDLA



Manhandla é um chefe bem chato, em especial por conta da arena, que fará com que você se mova para tudo o que é lugar, fazendo com que desviar dele seja uma tarefa herculeana.
Para danificar o chefe, você precisa acertar as bocas dele com o seu Bumerangue enquanto elas estão abertas. É possível fazer uma pancada de dano acertando várias bocas ao mesmo tempo, devido à natureza do bumerangue mágico, mas, ao mesmo tempo, você pode acabar se expondo muito, e acabar levando dano gratuito. Como é de praxe com Manhandla, a cada cabeça derrotada, ele vai ganhar mais e mais velocidade.
Mantenha-se focado, já que essa parte é possível com atenção e paciência.
A segunda fase da luta vai começar quando todas as cabeças estiverem destruídas e apenas o corpo principal do chefe sobrar. Aqui, você precisa continuar atacando com o bumerangue, mas, sempre tomando cuidado com sua posição e a velocidade do chefe. O que você quer fazer é acertá-lo três vezes consecutivas com o bumerangue (o que é bem possível, já que ele fica paralisado por um instante quando é acertado nessa forma) para que o "coração" dele seja revelado. Quando isso acontecer, não hesite em usar a sua espada para parti-lo e terminar com esse chefe.



CHEFE: GLEEOK




Espero que você esteja pronto para um senhor combate. Gleeok é um dos chefes mais difíceis até agora, justamente por obrigar você a trazer a sua melhor forma. E, sim, isso é muito bom.
Para derrotá-lo, você terá de passar por duas fases. A primeira dessas fases é a mais difícil, justamente por seu alvo ser tão pequeno. O que você precisa fazer é atacar as cabeças de Gleeok até que elas sejam derrotadas. O problema é que elas não só ficarão atirando bolas de fogo o tempo todo, e em padrões diferentes também, como você também precisa derrotar uma depois da outra bem rápido (caso contrário, a cabeça derrotada vai se reunir ao corpo principal e "voltar à vida"). São necessários vários golpes de espada para derrotar uma única cabeça, então, você precisará manter a Roc's Cape preparada para que possa desviar dos projéteis que o chefe vai atirar com bastante frequência. Vale dizer que as cabeças só atiram fogo uma por vez, o que significa que você estará a salvo dependendo do seu posicionamento; dito isso, fique sabendo que a cabeça hostil geralmente será a mais próxima a você.
Minha recomendação é que você se aproxime para atacar rapidamente uma das cabeças e, imediatamente, se afaste com a Roc's Cape, antes que elas comecem a atirar fogo. Se feito dessa maneira, você poderá causar uma boa quantidade de dano antes de se machucar muito.
Derrotadas as duas cabeças, Gleeok vai entrar na segunda fase, na qual o seu corpo, agora em forma esquelética, irá atacar você com diversas investidas e tremores. Apesar de ser uma parte mais simples do que a última, o combate com o que restou do chefe ainda pode ser bem intenso, especialmente se você não tomar cuidado e pular antes que ele cause um estrondo no chão (o que vai paralisar você e deixá-lo completamente exposto e vulnerável). Por sorte, o alvo que você tem para acertar é bem maior.
Para essa segunda parte, você precisa ficar atento ao posicionamento de Gleeok: ele vai começar pulando, o que causará um tremor que vai paralisar você (se você não pular na hora); em seguida, a aposta do chefe será realizar uma investida em sua direção (que você pode, e deve desviar, ficando sempre em movimento, de novo, com o auxílio da Roc's Cape). Como o chefe vai ficar paralisado por alguns instantes quando ele acertar uma parede, você terá aqui a oportunidade de atacar; só não fique muito tempo de bobeira, senão você será pego pela próxima onda ofensiva!


CHEFE: MEDELOCK




Olha só! Um chefe original!
...
Olha só! Um chefe completamente sem noção!

Medelock é uma oponente bem rápida, e conta com alguns ataques que, apesar de fáceis de desviar para olhos atentos, podem dificultar, e muito, o seu jogo.
Diferente dos chefes que vieram antes, no entanto, Medelock é sempre vulnerável à sua espada, embora você possa atirar Pegasus Seeds nela para deixá-la paralisada, facilitando a sua vida (use a chance para atacar com um Ataque Giratório, causando mais dano). Porque Pegasus Seeds? Eu não faço a menor ideia.
O que eu sei, no entanto, é que a Roc's Cape será a sua melhor amiga para desviar dos ataques da chefe. Quais ataques? Vamos por partes.
Medeloch tem três ataques. O primeiro deles é simples: ela atira três projéteis em diferentes direções.
Para o segundo golpe, ela fica bem no centro da sala, e atira uma onda de projéteis azuis que não irão machucar você, mas, deixarão você paralisado e vulnerável.
Já o terceiro ataque é ainda mais simples: ela vai se materializar no topo da sala, e vai atirar raios enquanto se move para a direita ou esquerda.
Em todos os casos, pular com a Roc's Cape é sua melhor opção de desvio. Para ajudar, Medeloch também tem diferentes expressões faciais que sempre indicam que um ataque está vindo.

Mantenha-se atento aos movimentos dela, ataque quando puder e, no final das contas, você será vitorioso!!


CHEFE: GENERAL DAS TREVAS, ONOX




Vamos começar dizendo que a única forma de machucar o Onox de maneira efetiva é usando o Ataque Giratório.
Saber disso já é metade da luta. A outra metade consiste em desviar dos dois ataques que o tanque humano ali vai atirar em você.
O primeiro desses ataques, e o mais simples, de longe, é um ataque com a maça gigante que ele tem. Onox vai balançá-la por alguns instantes, atirando-a logo em seguida em sua direção. Isso arranca um coração inteiro, então, seja cuidadoso e preste atenção para evitar contato (a Roc's Cape ajuda bastante nesse ponto). Ainda há mais um detalhe: quando a maça acertar o chão, ela vai levantar algumas pedras no processo, que também podem machucar você (removendo apenas meio coração, no entanto).
No segundo ataque, Onox vai pular e causar a queda de várias pedras pela arena. A boa notícia é que o impacto que ele causa não paralisa você, então, é possível ficar carregando o seu ataque e aproveitar a chance para golpeá-lo antes que ele comece a balançar a maça de novo.

Falando sério, os ataques são fáceis de prever, se você se mantiver atento ao que o chefe faz. Fique em movimento, para evitar a maça e as pedras, e se aproxime somente para atacar! Assim como os outros chefes, tocar Onox também pode machucar você!

Depois de sete golpes giratórios (assumindo que você está com a Noble Sword em mãos), Onox vai mudar um pouco de estratégia, e vai começar a atirar a Din cristalizada em sua direção. Se você acertá-la com sua espada, você vai levar dano... Para afastá-la, no entanto, você vai precisar usar o Bastão das Estações como uma arma. Isso tem um bom efeito, mas, fique esperto, pois não vai demorar para que Din retorne à arena...
Nessa nova parte, Onox também vai começar a realizar um terceiro ataque, que envolve criar pequenos tornados. Ele ficará parado quando fizer isso, e vai soltar uma série de três tornados, que irão direto para você. Nessa hora, é mais recomendável que você mantenha sua distância, justamente para ter espaço de desviar dos tornados que estão vindo! Depois do terceiro, Onox voltará à luta.

Mais sete golpes serão o suficiente para que Onox seja derrotado!

Quando você for vitorioso, tente se aproximar de Din, e todo o castelo vai entrar em colapso (e Din vai desaparecer).
O chão vai começar a ceder logo em seguida. Simplesmente se deixe cair nos buracos que vão se formar, e Onox vai aparecer mais uma vez, agora revelando a sua verdadeira forma, e preparado para um segundo round!


CHEFE FINAL: DRAGÃO SOMBRIO, ONOX




Esse aqui é um chefe bem difícil.
Diferente dos outros combates até agora, a batalha final contra Onox vai acontecer em uma tela 2D, e você precisará de atenção e bons reflexos para lidar com ele.

Conforme você já deve ter esperado, a joia na testa do dragão é o seu ponto fraco. Chegar até ela é que pode ser o problema.

Então, existem quatro ataques que você precisa desviar. Todos eles são fáceis de ver chegando, se você for atento, mas, alguns deles podem ser bem difíceis de desviar.
O primeiro desses ataques é o mais importante: ele vai tentar esmagar você com uma de suas mãos. Você precisa desviar desse ataque e, enquanto a mão dele ainda está no chão, pular sobre ela e usá-la como plataforma; feito isso, pule e acerte a cabeça de Onox (vale dizer que você precisa levar em conta o movimento do chefe para ter um ataque garantido - se você estiver na direita e o chefe estiver indo para a direita, você não terá a distância certa e acabará errando o ataque; espere o chefe ficar parado, ou ir na direção oposta, para atacá-lo).
Se você atacar enquanto está planando com a Roc's Cape, é bem possível que você vá direto para a outra mão de Onox, podendo atacar mais uma vez! Use essa técnica se você estiver se sentido confiante.

Os outros ataques de Onox são um pouco mais chatos de evitar.

Seu ataque de bolas de fogo azuis, por exemplo, pode deixar você encurralado se não tomar cuidado - por sorte, as bolas de fogo são baixas o suficiente para que você pule sobre elas com a Roc's Cape (que, acho que não preciso dizer, mas, serão suas melhores amigas nesta luta).

O ataque com bolas vermelhas, no entanto, pode ser mais difícil - ele vai ficar bem no centro da tela e vai disparar diversos tiros de uma vez. Esses tiros têm um padrão que lentamente se repete, mas, que pode ser difícil de desviar, justamente por conta da velocidade dos tiros...

No último ataque, Onox irá para um dos lados da tela (esquerda, ou direita) e vai realizar uma investida com sua mão para o lado oposto. Nesse caso, corra para o lado oposto logo quando notar o movimento dele, já que a investida não irá até o final do caminho.

É, eu sei que é muita coisa a se considerar, e tudo, e, vendo que você precisa acertá-lo doze vezes para vencer, pode parecer impossível, mas, não é! Mantenha-se focado, mova-se rápido, e não fique encurralado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário