sexta-feira, 16 de março de 2018

Detonando! The Legend of Zelda: Oracle of Seasons - Enfrentando o General das Trevas

Vou começar dizendo: estamos no final do jogo! Pra deixar a coisa ainda mais empolgante, estamos já na cara do chefe final, e, ao final dessa parte, você poderá dizer que terminou Oracle of Seasons sem nenhuma dificuldade! ... Ou ao menos que terminou Oracle of Seasons...
Para garantir seu sucesso nessa parte, eu recomendo fortemente que você tenha consigo uma Poção Mágica (eu sei que o preço delas é absurdo, mas, vale a pena) e a Noble Sword, que é a segunda espada do jogo, e o prêmio da nossa Sequência de Trocas. Exploramos como conseguir as duas coisas nesta parte do guia

Bom, nós já podemos, sim, ir direto para o chefe final (ao menos depois de passar na Maku Tree, rapidinho), mas, para esta parte, vamos nos sentar e falar dos possíveis pedaços de coração que poderão estar faltando para você. Por mais estranho que isso possa parecer, o número de pedaços que está faltando depende muito do que você fez em sua jornada, mas, mais detalhes para isso depois!

Vamos começar indo falar com a Maku Tree.

A GRANDE SEMENTE MAKU



Siga direto para Horon Village (usando as Gale Seeds, de preferência), e vá falar com a Maku Tree. Lembra que ele disse que teria algo para nos dar, agora que temos as oito Essências? Pois é!

Chegando lá, você vai dar de cara com um Maku Tree consideravelmente maior do que o que tínhamos visto no começo da aventura. Parece que as Essências realmente tiveram um bom efeito nele!
Pois bem. Ele vai passar um tempinho conversando com você, chamando você de "Verdadeiro Herói", a última esperança de todas as coisas vivas e coisa e tal... Sério, o nível de melodrama é quase insuportável.

Depois disso tudo, ele dará a você a Huge Maku Seed, o último essencial deste jogo. Com ela, poderemos nos infiltrar na base de operações de Onox! Você meio que podia ir antes, mas, uma "barreira de trevas" impediria o seu progresso.



Então, com isso, uma breve cena vai rolar, com Onox provocando você e dando a sua risada maléfica do mais puro mal!! HAHAHAHA...ha... Enfim...

E, honestamente, é isso! Podemos agora ir direto para o lugar do chefe final. No entanto, conforme eu havia prometido antes, há poucos pedaços de coração restando. Na verdade, pelos meus cálculos, é altamente provável que você esteja precisando de apenas mais três (ou, de mais um, caso você tenha adquirido os pedaços dados por Maple ou pelas sementes Gasha, que, conforme vimos antes, são bem aleatórios).



Um pequeno desvio para pegar um Pedaço de Coração

Conforme eu mencionei antes, se você seguiu este guia com todo o cuidado do mundo, é altamente provável que você já tenha um total de 13 corações, e deve estar faltando, no máximo, três pedaços.

Bem, visto que já adquirimos basicamente todos os pedaços até este ponto, é provável que apenas um deles ainda esteja solto e eludindo você e, por sorte, chegar até ele é bem simples (e é algo que deveríamos ter feito antes).
Os outros dois pedaços devem estar presos com Maple e dentro de uma Noz Gasha; o problema dessas duas é que você terá de tentar passar por elas várias vezes se quiser conseguir os pedaços, justamente por ser uma questão de sorte. Se você já tiver conseguido, por outro lado, bom, PARABÉNS! Deve estar faltando apenas um pedaço a essa altura.

Chega de papo, e vamos logo atrás dele!

O lugar onde você quer ir é Eyeglass Lake, o mesmo que nos deu acesso ao poder do Outono* e ao quinto calabouço.
*: Favor se referir a esta parte para saber onde estamos indo, em maiores detalhes.

Siga para o tronco que fica em Eyeglass Lake (o único da região, na verdade) e traga o Verão. Feito isso, siga as seguintes instruções: siga para a direita, e, então, para o sul duas vezes: você chegará em uma tela com algumas escadas. Desça essas escadas e siga para o norte. Você encontrará uma pedra no meio do lago seco. Tire-a do caminho e desça as escadas que vão aparecer para você.
Quando descer as escadas, você precisará passar por uma série de pequenas cavernas, todas bem simples de se cruzar, com mais escadas lhe levando para baixo; tudo com o que você precisa se preocupar, honestamente, são Keeses e Zols. No terceiro, e último, andar, você encontrará um baú próximo a paredes que atiram flechas. Aproxime-se dele devagar para conseguir o Pedaço de coração que queríamos!

E, agora que temos esse pedaço, poderemos seguir em frente!
Eu vou só pedir que, caso você, leitor maravilhoso, que veio seguindo esse guia até aqui, tenha notado alguma inconsistência no que foi comentado neste guia, por favor, me deixe sabendo, para que eu possa fazer a atualização necessária!

O GENERAL DAS TREVAS


Quem está pronto para salvar o mundo?! Eu estou! Então, vamos lá!

Vamos começar achando o lugar onde Onox está escondido, né? Por sorte, já estivemos na porta do lugar antes, e foi há pouco tempo!

Para quem está curioso, o lugar para onde estamos é ao lado do caminho para as Ruínas do Templo das Estações. Não lembra onde é? Checa aqui:


A principal diferença, no entanto, é que, quando chegar ao soldado de maça, você deverá ir pelo caminho da esquerda.

Feito isso, você encontrará uma muralha cheia de estátuas estranhamente parecidas com Octoroks e uma passagem bem no meio. Passe por ela, e veja, em descrença, Link puxar a Maku Seed e, com a ajuda de todas as Essências, eliminar a barreira das sombras, dando a você liberdade para prosseguir.

Mas, calma que tem mais! Do nada, vai reaparecer aquela figura encapuzada que encontramos algumas partes atrás, e ela vai revelar sua verdadeira forma...!!!!


Ela, na verdade, eram duas bruxas velhinhas disfarçadas!! OH NÃO!!

Depois de voar um pouco e atirar um monte de exposição crítica (que só vai fazer sentido se você jogar Oracle of Ages depois desse jogo aqui), elas irão embora, e o Maku Tree vai falar mais um pouco, expressando o quão aterrorizado ele está e tudo mais.
De novo, se você não for jogar Oracle of Ages, nada disso tem muita importância. Então, não vamos nos ater muito nisso, até porque você quer entrar nesse lugar e chutar a bunda do Onox, não ficar falando sobre mitologia de Zelda, certo? ... C-certo?

CERTO!

Continue indo em frente, passando pelos dois Lynels que estão de guarda na próxima tela, e, finalmente, entre no castelo de Onox.

O CASTELO DAS TREVAS

Bem-vindo ao Castelo de Onox! Um dos lugares finais mais lineares de toda a franquia, e, honestamente, eu só faço agradecer! Facilita na hora de explicar.

A parte "complicada" da coisa começa logo na sala ao norte. Para prosseguir pelo castelo, você precisará passar por cada sala em uma linha reta, derrotando todos os inimigos que estarão em seu caminho. Somente quando eles forem derrotados, você poderá prosseguir.
Os inimigos que você precisará enfrentar são os listados a seguir:

  • Primeira sala: cinco Wizzrobes (dois azuis - que se movem -, dois vermelhos - que se teleportam -, um verde);
  • Segunda sala: quatro Darknuts (dois de arco e flecha e dois com espada) e três Floormasters;
  • Terceira sala: mini-chefe Façade (caso você não lembre como derrotá-lo, basta checar o guia aqui).
Depois da terceira vitória (que irá lhe dar uma muito necessária Fada, para você se recuperar de todo o dano que pode ter levado), a próxima sala estará vazia, e tudo o que você precisará fazer é ir para a sala seguinte. Equipe sua espada e o Bastão das Estações, pois, na próxima sala, encontraremos Din e o último obstáculo.



A BATALHA CONTRA O GENERAL DAS TREVAS

CHEFE: GENERAL DAS TREVAS, ONOX


Vamos começar dizendo que a única forma de machucar o Onox de maneira efetiva é usando o Ataque Giratório.
Saber disso já é metade da luta. A outra metade consiste em desviar dos dois ataques que o tanque humano ali vai atirar em você.
O primeiro desses ataques, e o mais simples, de longe, é um ataque com a maça gigante que ele tem. Onox vai balançá-la por alguns instantes, atirando-a logo em seguida em sua direção. Isso arranca um coração inteiro, então, seja cuidadoso e preste atenção para evitar contato (a Roc's Cape ajuda bastante nesse ponto). Ainda há mais um detalhe: quando a maça acertar o chão, ela vai levantar algumas pedras no processo, que também podem machucar você (removendo apenas meio coração, no entanto).
No segundo ataque, Onox vai pular e causar a queda de várias pedras pela arena. A boa notícia é que o impacto que ele causa não paralisa você, então, é possível ficar carregando o seu ataque e aproveitar a chance para golpeá-lo antes que ele comece a balançar a maça de novo.

Falando sério, os ataques são fáceis de prever, se você se mantiver atento ao que o chefe faz. Fique em movimento, para evitar a maça e as pedras, e se aproxime somente para atacar! Assim como os outros chefes, tocar Onox também pode machucar você!

Depois de sete golpes giratórios (assumindo que você está com a Noble Sword em mãos), Onox vai mudar um pouco de estratégia, e vai começar a atirar a Din cristalizada em sua direção. Se você acertá-la com sua espada, você vai levar dano... Para afastá-la, no entanto, você vai precisar usar o Bastão das Estações como uma arma. Isso tem um bom efeito, mas, fique esperto, pois não vai demorar para que Din retorne à arena...
Nessa nova parte, Onox também vai começar a realizar um terceiro ataque, que envolve criar pequenos tornados. Ele ficará parado quando fizer isso, e vai soltar uma série de três tornados, que irão direto para você. Nessa hora, é mais recomendável que você mantenha sua distância, justamente para ter espaço de desviar dos tornados que estão vindo! Depois do terceiro, Onox voltará à luta.

Mais sete golpes serão o suficiente para que Onox seja derrotado!

Quando você for vitorioso, tente se aproximar de Din, e todo o castelo vai entrar em colapso (e Din vai desaparecer).
O chão vai começar a ceder logo em seguida. Simplesmente se deixe cair nos buracos que vão se formar, e Onox vai aparecer mais uma vez, agora revelando a sua verdadeira forma, e preparado para um segundo round!

CHEFE FINAL: DRAGÃO SOMBRIO, ONOX


Vamos só deixar claro que esse aqui é um chefe bem difícil.
Diferente dos outros combates até agora, a batalha final contra Onox vai acontecer em uma tela 2D, e você precisará de atenção e bons reflexos para lidar com ele.

Conforme você já deve ter esperado, a joia na testa do dragão é o seu ponto fraco. Chegar até ela é que pode ser o problema.

Então, existem quatro ataques que você precisa desviar. Todos eles são fáceis de ver chegando, se você for atento, mas, alguns deles podem ser bem difíceis de desviar.
O primeiro desses ataques é o mais importante: ele vai tentar esmagar você com uma de suas mãos. Você precisa desviar desse ataque e, enquanto a mão dele ainda está no chão, pular sobre ela e usá-la como plataforma; feito isso, pule e acerte a cabeça de Onox (vale dizer que você precisa levar em conta o movimento do chefe para ter um ataque garantido - se você estiver na direita e o chefe estiver indo para a direita, você não terá a distância certa e acabará errando o ataque; espere o chefe ficar parado, ou ir na direção oposta, para atacá-lo).
Se você atacar enquanto está planando com a Roc's Cape, é bem possível que você vá direto para a outra mão de Onox, podendo atacar mais uma vez! Use essa técnica se você estiver se sentido confiante.

Os outros ataques de Onox são um pouco mais chatos de evitar.

Seu ataque de bolas de fogo azuis, por exemplo, pode deixar você encurralado se não tomar cuidado - por sorte, as bolas de fogo são baixas o suficiente para que você pule sobre elas com a Roc's Cape (que, acho que não preciso dizer, mas, serão suas melhores amigas nesta luta).

O ataque com bolas vermelhas, no entanto, pode ser mais difícil - ele vai ficar bem no centro da tela e vai disparar diversos tiros de uma vez. Esses tiros têm um padrão que lentamente se repete, mas, que pode ser difícil de desviar, justamente por conta da velocidade dos tiros...

No último ataque, Onox irá para um dos lados da tela (esquerda, ou direita) e vai realizar uma investida com sua mão para o lado oposto. Nesse caso, corra para o lado oposto logo quando notar o movimento dele, já que a investida não irá até o final do caminho.

É, eu sei que é muita coisa a se considerar, e tudo, e, vendo que você precisa acertá-lo doze vezes para vencer, pode parecer impossível, mas, não é! Mantenha-se focado, mova-se rápido, e não fique encurralado! Se você trouxe a Poção Mágica, melhor ainda!
Tenha paciência, e você vencerá desse chefe!

Com o golpe final, Onox vai se dissolver nas sombras e Din será resgatada. Aproxime-se dela para tirá-la do cristal, e veja as Estações finalmente voltarem ao final em Holodrum!

Din mencionará que uma nova aventura o chamará em breve, mas, que as Oráculos sempre estarão observando você; então, Link e Din retornam para Holodrum.


Antes dos créditos, no entanto, teremos mais uma cena com as bruxas Twinrova, que vão revelar que, com a derrota do Onox, algo chamado a Chama da Destruição começou a queimar, e que agora seu plano estava a mais um passo de se realizar.
E, com essa mensagem SUPER POSITIVA, créditos!

Sabe o que isso significa? Que você conseguiu terminar Oracle of Seasons! Yaay! Vá comemorar indo para a praça mais próxima e balançando um graveto, dizendo que você vai mudar as estações do ano. ... Não, não faça isso.

Ao invés disso, fique atento ao que vai rolar depois dos créditos! O jogo vai lhe passar um código que você pode usar em Oracle of Ages para que sua aventura naquele jogo tenha conexão com essa!

Enfim, este é o fim do jogo. Espero que esse guia tenha sido útil a vocês! Muito obrigado, e até a próxima!




Agradecimentos especiais a essas duas páginas do Zelda Dungeon por terem me dado um norte quanto ao nome do Onox e ao pedaço de coração restante!

Página 1
Página 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário