sexta-feira, 9 de março de 2018

Detonando! The Legend of Zelda: Oracle of Seasons - O Labirinto da Espada e Escudo

Este é o último calabouço de Oracle of Seasons e, como tal, este será o ápice dos desafios do jogo: as salas estão cheias de inimigos chatos, alguns quebra-cabeças requerem que você pense fora da caixa, chaves estão onde se menos espera, por aí vai.

Esse lugar também é bem grande, então, se prepare para andar muito chão e, possivelmente, até se perder!

NÍVEL 8 - O LABIRINTO DA ESPADA E ESCUDO

A BÚSSOLA


Vamos começar do começo e, logo aqui, já tem alguns truques que você precisa ter em mente.

Logo na primeira sala do calabouço, você já deverá estar vendo uma parte congelada no chão; isso significa que, mais à frente, estaremos lidando com superfícies de gelo e todos os problemas que vêm com esse tipo de coisa (principalmente controles escorregadios).
Bom, engula seu terror, porque nós nem começamos ainda!

Siga para a sala da frente, e três Wizzrobes vermelhos estarão esperando, mais uma Anti-fairy. Derrote-os, se quiser, e siga pela porta que está do lado direito.

A sala na qual você vai chegar tem um quebra-cabeça bem simples. Use seu estilingue para atirar uma Ember Seed na estátua  que está aqui nessa sala, e pegue a Small Key #1 que vai cair bem ao seu lado (você precisará quebrar alguns vasos para chegar até ela).

Com essa chave, retorne para a sala dos Wizzrobes e siga pela passagem do norte (indo pelo caminho da esquerda mesmo, ignore as escadas da direita por enquanto).

Passe pela ponte nessa sala suspeita (que iremos explorar com tudo mais à frente), e, na próxima sala, os nossos amigos magnéticos Magnites estarão de volta. Derrote-os como puder e passe pela porta destrancada ao norte.

Uma nova chave se esconde aqui! Para acessá-la, você precisa derrotar todos os inimigos. Derrubar os Zols não é um problema muito grande, mas, o Hardhat Beetle não será tão óbvio.
Primeiro, use algumas bombas para destruir os blocos rachados no canto superior da sala (creio que um mínimo de três bombas será necessário), depois, usando as Luvas Magnéticas, use a Esfera N de lá para esmagar o Hardhat Beetle. Feito tudo isso, a Small Key #2 vai cair dos céus.

Tenha certeza de que você pegou as duas chaves, porque iremos dar uma baita duma volta aqui.

Logo na próxima sala (a da direita), vários Sparks (seriam aqueles inimigos que, se derrotados com o bumerangue, se transformam em fadas - eu meio que estive chamando-os pelo nome errado esse tempo todo) estarão indo de um lado para o outro. Use-os para recuperar seus corações se precisar, e continue firme na direita.

Na próxima parada, use uma chave para destrancar o bloco que estará bloqueando passagem para algumas escadas; se quiser, você pode pular isso e ir logo pela sala da direita, usando uma mistura da Roc's Cape com as Pegasus Seeds, mas, vamos nos ater ao método mais "comum" aqui.

Descendo as escadas, você chegará em uma sala com muitos buracos. Tome cuidado com os Keeses e Ropes, e siga para o canto inferior esquerdo, que é onde a saída está.
Mais armadilhas na sala seguinte, com pilares rolando de um lado para o outro, alguns Keeses e, para piorar as coisas, um Wallmaster. Procure ser rápido aqui e siga para as escadas no canto inferior direito.

Você chegará em uma seção 2D bem chatinha de passar. Aqui, você precisa pular por um rio de lava, enquanto duas bolas de fogo inexplicavelmente ficam girando, bem rapidamente, ao redor da única plataforma que você pode usar para chegar ao outro lado. Parece chato? É porque é chato.
Cronometre bem o seu pulo e atravesse essa tela (porque, sério, esse é o único jeito).
Na próxima, a coisa é mais simples: a plataforma pela qual você precisa pular é maior, e as bolas de fogo saem ocasionalmente da lava. Mais uma vez, cronometre bem o seu pulo para atravessar, e suba a escada do outro lado.

Cansou da lava? Que pena! Tem mais! Use as plataformas à frente para atravessar a lava, evitando também um pilar que fica rolando pra lá e pra cá, e um Zol que pode ser bem inconveniente.
Indo pelo sul, mais uma sala com armadilhas: dessa vez, duas bem grandes...! Desvie delas com a ajuda da Roc's Cape, e pressione o botão que está no lado direito da sala; isso deverá destrancar uma porta no canto inferior direito, vá e passe por ela.

Logo na sala seguinte, além dos Zols e Magnites, você deverá estar vendo algumas escadas imediatamente acima de você, certo? Desça-as e você será levado para uma sala congelada com alguns Spiked Beetles esperando, além de alguns Keeses e muitos, mas muitos, espinhos.
Do outro lado do caminho congelado da sala, há um baú contendo a Bússola.




O MAPA

Retorne para a sala anterior e, dessa vez, abra a porta trancada na direita.
Do outro lado, aquela porta giratória, com a qual tivemos de lidar em calabouços passados, estará de volta.
Mais uma vez, lidar com ela será simples.
Passe por ela uma vez e ela não só ficará azul, como você terá ido para a parte de cima da sala.
Não há muito o que explorar aqui, no entanto, então, retorne para a sala anterior indo aqui por cima e, mais uma vez, desça e vá até a porta giratória novamente.
Dessa vez, ela irá lhe levar para a parte ao sul da sala.

Agora, um aviso rapidinho, antes de entrarmos nessa próxima sala: quando você entrar, não ataque nenhum inimigo. É isso mesmo! Apesar de alguns Keese e um Wizzrobe estarem no caminho, você deve ignorá-los completamente! Isso é necessário porque essa sala possui um Armos que só vai sair do canto se você tocar nele sem ter matado nenhum inimigo nesta sala. Caso você já tenha atacado os inimigos daqui e tenha matado um, você pode seguir para a sala da direita, subir as escadas que estarão lá e descer de novo;  isso deverá ser o suficiente para reiniciar os inimigos que você pode ter executado.

Enfim, toque no Armos e espere que ele saia do meio (derrote-o com o Bumerangue, se quiser), e suba as escadas no canto inferior esquerdo.

Você encontrará na parte inferior de uma sala maior. Não é possível acessar a parte superior ainda, então, simplesmente siga para a sua direita. Quando o fizer, há tanto um baú quanto uma pequena tarefa a fazer. Vamos começar abrindo o baú, e pegando aquele Mapa maravilhoso, sim?


O PODER DE TRÊS SEMENTES

Agora, vamos falar daquela tarefa que comentei antes. O que você precisa fazer é usar as Luvas Magnéticas para retirar a Esfera N de perto das escadas, na parte superior da sala.
Então, também podemos aproveitar para deixar nossa jornada bem mais simples, e isso vai requerer que você ponha a Esfera N no botão à direita das escadas.
Puxe com as Luvas Magnéticas e ande para a direita enquanto a atrai, o que fará com que ela fique entre dois blocos. Feito isso, agora comece a repeli-la. Fique fazendo isso sem parar enquanto anda para a direita, até que a Esfera atravesse a parede de blocos do norte e fique suspensa na lava. Quando isso acontecer, ande para a esquerda, e, quando ver que a Esfera N está bem acima do botão, solte-a. Isso vai criar uma ponte que conecta dois lados da sala, e, adivinha só, isso vai ser bem importante em alguns instantes.

Enfim, tire-a do caminho das escadas, já que precisaremos daquele espaço completamente livre para passar.
Feito isso, retorne pelo caminho que você veio até a sala do Armos.

Dessa vez, prossiga pela passagem da direita e, próximas a um soldado com maça, haverão mais escadas para se subir! Faça isso, e você vai aparecer naquela área de onde a Esfera N deve ter saído (assumindo que você fez isso, é claro).

Siga para a esquerda, e derrote os inimigos que irão aparecer, incluindo os Zols e pelo menos dois dos Armos que estão cercando esse baú apetitoso (mais precisamente os que estão abaixo dele).
Afaste o bloco do baú e abra-o para adquirir o item deste calabouço, o Hiper Estilingue.


Apesar do nome bobo, esse item é bem interessante, visto que ele pode atirar três sementes de uma só vez. Parece efetivo pra você? É porque é! E estaremos usando-o logo, logo.

O PONTO CENTRAL

 

Com esse estilingue em mãos, fique próximo da parede ao norte da sala, e vá andando para a direita. Faça isso até encontrar a ponte que você conectou há pouco e pule para ela, usando a Roc's Cape, seguindo com uma travessia para o outro lado, onde você poderá descer por algumas escadas. Feito isso, siga para o norte, pule a pequena passagem à frente, e prossiga pela esquerda pelo corredor (ignore as escadas no caminho), e você retornará à sala onde a Porta Giratória estava. Assumindo que ela esteja vermelha, ela vai lhe apontar para o lado direito da sala, que é onde queremos ir.

Do outro lado, você encontrará um baú contendo a Small Key #3. Retorne para a Porta Giratória e vá para o lado norte da sala novamente. Retorne para a direita e, finalmente, desça as escadas que estarão logo à disposição.
Aproxime-se do curto rio de lava que está se formando aqui e use as Luvas Magnéticas para cruzá-lo (visto que há um Cilindro S do outro lado).

Na outra sala, finalmente você poderá utilizar o seu estilingue novo!
Siga para o outro lado e você verá três estátuas separadas de maneira vertical. Fique próximo à parede em frente a elas e se alinhe com a estátua do meio. Nessa posição atire Ember Seeds com o seu estilingue novo e as três estátuas serão atingidas ao mesmo tempo. Isso fará com que algumas escadas apareçam.

Subindo por elas, você chegará em uma sala com algumas Bubbles e dois Darknuts, além de vários blocos rachados. Use suas bombas para abrir caminho para o outro lado da sala, onde um baú estará à espera. Exploda os blocos ao redor dele de forma que você possa empurrar o bloco abaixo dele para a esquerda ou direita, e abra-o para conseguir a Small Key #4.

Agora, desça as escadas novamente, para a sala anterior.

Com as chaves que você conseguiu, abra a porta trancada no canto inferior direito, e você vai dar de cara com um mini-chefe.

MINI-CHEFE: FRYPOLAR


Esse não é um mini-chefe muito empolgante... Na verdade, Frypolar é bem chato. O chefe possui duas formas diferentes, uma referente a fogo (a vermelha) e outra referente a gelo (a azul).

Para derrotá-lo, você precisa acertá-lo enquanto ele está em uma forma específica. Para isso, existem dois métodos.

O método mais seguro, e mais lento, envolve alternar entre as Ember Seeds e Mystery Seeds: você atira Mystery Seeds para forçá-lo a ativar a forma de gelo, e atira as Ember Seeds logo em seguida para danificá-lo. Esse método é seguro porque permite que você mantenha sua distância do chefe e de seus ataques (que incluem pilares de fogo e de gelo, que podem brotar do chão), no entanto, ele é muito lento justamente pela ineficiência das Ember Seeds contra esse chefe (você precisaria acertá-lo com as Ember Seeds um total de 15 vezes).

Há um método mais rápido, mas, ao mesmo tempo, mais perigoso, que envolve as Mystery Seeds e o Bracelete. Você pode acertar um dos pilares de gelo que o chefe usa como ataque com uma Mystery Seed, e isso fará com que ele fique pequeno o suficiente para ser pego. Então, espere o chefe assumir a sua forma de fogo, e atire o gelo na cara dele. Isso é mais perigoso justamente por requerer que você se aproxime do chefe que, como é de se esperar, está em constante movimento. Pra piorar as coisas, você vai perder o gelo se estiver com ele em mãos quando se machucar. Dito isso, três golpes com o gelo acabarão com Frypolar... Faca de dois gumes, creio eu.

Seja qual for o seu método, paciência é chave, e Frypolar será derrotado com perseverança.

Com a derrota dele, surgirá o tão amado e esperado Ponto Central.

A BOSS KEY

Siga pela porta de cima e use Ember Seeds (em combinação com seu Estilingue e o Saquinho de Sementes) para acender todas as tochas desta sala. Isso fará com que algumas escadas se formem à direita. Suba por elas.

Na próxima sala, siga para o norte, e você chegará em uma sala congelada, com três cubos de gelo de fora.

São três cubos, aos quais vamos nos referir como "cubo superior", "cubo médio" e "cubo inferior", levando em conta as posições dos mesmos.
O seu objetivo é empurrar os três cubos para aquela parte de cor diferente no lado direito da sala. Simples, simples.
  • Comecemos com o cubo médio. Empurre-o para baixo e para a direita.
  • Agora, empurre o cubo superior para baixo, e para a direita.
  • Empurre o cubo inferior para baixo.
  • Empurre o cubo médio para a direita. 
  • Empurre o cubo inferior para a direita, para cima, e, finalmente para a direita.
Algumas escadas vão se formar na parte superior da sala, então, desça por elas.

Você chegará em uma seção 2D relativamente chata, pois estará tudo congelado, e você terá de lidar com plataformas escorregadias. Traga toda a sua paciência e pule as três plataformas para o lado esquerdo (tomando cuidado com os Keeses, e as armadilhas no fundo da sala).
Na outra tela, duas plataformas correias móveis estarão à espera, e você precisará cruzá-las para chegar do outro lado. É preciso cuidado, no entanto, pois as duas correias se tocam em seu percurso, e isso pode derrubar você se não houver cuidado.
Como as duas correias começam em lados opostos da sala, minha recomendação é a seguinte:

Espere as duas correias se tocarem na parte superior da tela e, quando a correia (que começou na) esquerda vier até você e começar a descer, pule nela, e, dela, pule imediatamente para a correia (que começou na) direita. Corra nela um pouco, então pule na correia esquerda quando ela passar por baixo. Fique em cima dela até que você possa acessar a passagem superior da esquerda.

Isso tudo foi para que você chegasse na parte de cima da próxima tela, onde dois Thwomps estão esperando. Pule em um deles para ficar em cima do mesmo (mais uma vez tomando cuidado com os Keeses) - lembre-se de que os Thwomps vão se atirar ao chão quando você chegar perto (ou, no caso, bem acima deles), então use esse conhecimento, e a Roc's Cape, para sua vantagem!

Suba as escadas do outro lado para finalmente sair dessa seção 2D bem chatinha.

A sala onde você vai surgir é a mesma que eu falei algumas partes atrás, sobre a união da Roc's Cape com uma Pegasus Seed. Pressione o botão que está no meio desse gelo todo (e por entre os mini-moldorms) para ativar uma ponte, e nunca mais termos de cruzar aquela seção 2D novamente. Então, siga para a direita.

Evite as armadilhas rápidas e os Wizzrobes da próxima sala com a sua Roc's Cape e continue indo para a direita.

Você chegará em uma sala com um grande abismo e algumas Ropes e Gibdos para fazer companhia. Derrote esses inimigos para termos espaço e se aproxime do abismo.
Percebe aquela "alavanca" esférica no meio da escuridão? Pois é!
Puxe o seu Bumerangue e faça-o atingi-la para que uma ponte se forme. Passe por ela.

Na próxima tela, você precisará lidar com alguns inimigos: mais especificamente alguns Keeses e dois Pols Voices. Mas, primeiro, vamos cuidar de algo. Suba em uma das plataformas móveis, e você poderá ver, entre elas, uma plataforma bem estreita onde estão quatro potes e um botão bem no centro. Destrua um dos potes das extremidades e, com o espaço que você vai conseguir, empurre o outro pote para cima do botão, o que fará com que a porta do canto inferior direito se abra. Pule para ela.

Na sala seguinte, enfrente e derrote o soldado de maça, e isso fará com que algo aconteça no outro lado da sala. Para chegar a esse outro lado, precisaremos, finalmente, matar todos os inimigos da sala anterior... Então, vamos fazer isso.
Os Pols Voices, vale lembrar, não podem ser derrotados por meios comuns, então, sua melhor escolha é simplesmente empurrá-los com sua espada para o abismo.

Com os inimigos derrotados, a porta do canto inferior esquerdo se abrirá. Passe por ela e abra o baú lá dentro para conseguir a Boss Key.


INSIRA AQUI UMA FORMA DIVERTIDA DE FALAR SOBRE A ABERRAÇÃO DE CHEFE DESSE LUGAR



De onde você pegou a Boss Key, siga pelo caminho ao sul, e você chegará na sala onde você resolveu o quebra-cabeça dos blocos de gelo.

Agora, destranque a porta da esquerda com a sua última chave, e você entrará no que é, basicamente, a última seção do calabouço e, apesar de tudo, é uma das seções mais memoráveis do jogo, senão da saga Oracle.

Para chegar lá, passe por esse pequeno corredor onde dois Sparks estão dando bobeira (pegue as fadas deles se estiver precisando), e continue para a esquerda.

Você chegará em uma sala onde há um pedestal com três cristais de gelo em cima, uma parede rachada ao norte, um carrinho de mina mais à frente e uma passagem para o sul.

Bom, vamos com uma coisa de cada vez. Primeiro, que tal explorarmos o que há atrás daquela parede rachada? Exploda-a com uma bomba, e você vai encontrar o fantasma de um Armos andando em um caminho bem específico. O seu objetivo é andar por esse mesmo caminho e, por sorte, o chão dessa área é bem diferente, e perfeito para que você possa contar seus passos com cuidado.
Como eu sei que você quer a resposta desse quebra-cabeça, eu vou simplesmente contar a verdade: não há um padrão específico para este fantasma. O caminho que ele vai andar varia de jogo para jogo, então, eu recomendo que você preste bastante atenção no movimento dele.

Feito isso, nessa mesma ordem, a Small Key #5 cairá dos céus. Pegue-a e retorne para a sala anterior.

OK, permita-me explicar o que você precisará fazer aqui.
No andar de baixo, há um grande mar de lava que simplesmente bloqueia qualquer tipo de acesso a onde queremos ir. Ao mesmo tempo, esse mar de lava tem origem em três fontes, e, com o uso dos cristais de gelo, nós iremos congelar cada uma dessas fontes para ganharmos passagem.

Vamos começar logo da maneira mais simples.
Pegue um cristal com o Bracelete e siga com ele para a passagem ao sul. Tome cuidado com os inimigos que estão aqui, e mire naquele buraco vermelho que estará bem à vista. Atire o cristal lá dentro, e veja a mágica congelante acontecer. Foi uma fonte.

Desça as escadas que estão aqui por perto para chegar nessa área agora congelada da lava (e que, diferente de outros jogos, não vai descongelar). Cruze a lava congelada para o lado direito da sala, e abra o baú para adquirir a Small Key #6, que será importante num minuto.
Se você quiser, siga para a sala do lado esquerdo, para encontrar um baú contendo dez bombas. Na verdade, faça isso, e suba as escadas que estarão lá perto.
Você chegará em uma sala com um carrinho de mina no canto superior esquerdo, e um buraco no lado direito. Ignore o buraco por enquanto e acesse o carrinho de mina. Isso levará você para uma sala onde há uma porta trancada e algumas escadas do lado direito (sem contar o Beamos e os Spiked Beetles).
Destranque a porta logo, mas, não passe por ela ainda; iremos fazer muito por lá logo, logo. Então, desça as escadas, e você chegará no andar de baixo. De onde você vai sair, siga para a direita, e, então, para baixo. Suba as escadas daqui para chegar na sala com o buraco que você acabou de congelar.
É preciso seguir por esse caminho para manter o carrinho de mina que você acabou de usar na posição adequada; usaremos ele em alguns minutos.

Retorne para a sala dos cristais e pegue mais um. Dessa vez, você precisará subir no carrinho de mina. Não se preocupe, você pode subir nele enquanto estiver com o cristal em mãos.
Quando chegar ao final do percurso, você chegará em uma sala com outro buraco, o mesmo bloqueado por um bloco de fechadura, uma alavanca mais abaixo e mais trilhos. Essa é a mesma sala cuja porta trancada você destrancou alguns instantes atrás. Vamos nos ater ao propósito, primeiro.

Deixe o cristal no chão (ele só vai desaparecer se você sair da sala) e empurre a alavanca - isso fará com que os trilhos do seu carrinho mudem. Pegue o cristal e suba no carrinho de novo. Você será levado a uma sala com um buraco liberado. Atire o cristal lá dentro e mais uma fonte será congelada.

Retorne com o seu carrinho para a sala dos três cristais, pegue um, e volte para a sala onde o buraco estava bloqueado.
Pelos meus cálculos, você ainda deve ter uma chave sobrando, a mesma para destrancar esse bloco. Faça isso e atire o cristal no buraco. E lá vai mais uma fonte.

Pegue mais um cristal na sala dos três cristais e suba no carrinho de mina novamente. Quando terminar o percurso, e ainda com o cristal em mãos, siga pela porta que você destrancou mais cedo (indo para baixo). Passe pela sala dos Beamos e Spiked Beetles com cuidado e, se você fez como eu sugeri mais cedo, o carrinho de mina estará aqui, pronto para uso. Pule nele com o cristal em mãos e, na sala seguinte, atire-o no buraco. Com isso, toda a lava terá sido congelada, e poderemos transitar pelo andar de baixo sem problemas. Vamos aproveitar e fazer isso logo.

Retorne para a sala cujo buraco foi o primeiro que você congelou (a sala imediatamente abaixo da dos três cristais) e desça as escadas lá. Vamos fazer assim para melhor referência.
Quando estiver no andar de baixo, siga para o norte uma vez e dê a volta pelos blocos que você verá para ter acesso às escadas que estarão entre eles. Suba as escadas, e prossiga pelo caminho linear que vai se apresentar a você.

Você será levado a uma sala com alguns Sparks, vários potes, e um baú misterioso ali na frente. Passe para o baú e abra-o para receber a Small Key #7. Sim, ainda estamos pegando chaves.

Retorne para o andar de baixo, e siga para o lado onde havia o baú com as bombas. De lá, é simples, vá seguindo para o norte até não poder mais: você estará na parte superior esquerda do mar de lava. Ao final do percurso, você poderá ver um bloco de fechadura, bem à direita de uma das fontes agora congeladas. Destranque-o com sua última chave e prossiga.



Esse foi o último obstáculo para a sala do chefe, que estará mais à frente. Use a Boss Key para abri-la, e vamos começar.

CHEFE: MEDELOCK



Olha só! Um chefe original!
...
Olha só! Um chefe completamente sem noção!

Medelock é uma oponente bem rápida, e conta com alguns ataques que, apesar de fáceis de desviar para olhos atentos, podem dificultar, e muito, o seu jogo.
Diferente dos chefes que vieram antes, no entanto, Medelock é sempre vulnerável à sua espada, embora você possa atirar Pegasus Seeds nela para deixá-la paralisada, facilitando a sua vida (use a chance para atacar com um Ataque Giratório, causando mais dano). Porque Pegasus Seeds? Eu não faço a menor ideia.
O que eu sei, no entanto, é que a Roc's Cape será a sua melhor amiga para desviar dos ataques da chefe. Quais ataques? Vamos por partes.
Medeloch tem três ataques. O primeiro deles é simples: ela atira três projéteis em diferentes direções.
Para o segundo golpe, ela fica bem no centro da sala, e atira uma onda de projéteis azuis que não irão machucar você, mas, deixarão você paralisado e vulnerável.
Já o terceiro ataque é ainda mais simples: ela vai se materializar no topo da sala, e vai atirar raios enquanto se move para a direita ou esquerda.
Em todos os casos, pular com a Roc's Cape é sua melhor opção de desvio. Para ajudar, Medeloch também tem diferentes expressões faciais que sempre indicam que um ataque está vindo.

Mantenha-se atento aos movimentos dela, ataque quando puder e, no final das contas, você será vitorioso!!

Quando ela cair, pegue o último Heart Container e siga pela saída do norte.

Na outra sala, pegue as últimas das Essências, as Changing Seasons!

Do lado de fora, a Maku Tree vai comemorar o fato de que você adquiriu todas as Essências, e pedirá que você vá até ela.
Parece que nós já temos o nosso objetivo para a próxima parte!

MAS, que tal aproveitarmos a chance, e o fato de já termos todo o nosso arsenal em mãos, para procurar por alguns Pedaços de Coração, hã? Faltam apenas alguns, então, poderemos fazer isso, ao mesmo tempo em que progredimos na trama.
Feito isso, poderemos ir de cara para o último desafio com todos os corações, para realizar uma batalha épica (ou... quase isso).
Vejo vocês quando chegarmos lá! Até!!

Agradecimento especial ao guia do Zelda Dungeon pelos toques quanto a partes mais chatas ou obscuras. Se não fosse ele, esse guia teria levado a rotas bem tediosas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário