sexta-feira, 9 de março de 2018

Discussões - Quatro coisas que quero no próximo Smash

Eu comecei a escrever esse artigo na época em que um Smash Bros. para Switch ainda era rumor!
Agora, no entanto, há mesmo um jogo vindo para o sistema.
Por isso, vamos sentar aqui e listar quatro coisas que seriam ótimas em um próximo Smash e, dessa vez, irei focar em bem mais do que apenas personagens.

Então, vamos começar!

1. Mais Personagens das séries clássicas



Eu entendo que há sempre novos personagens em cada nova interação do Smash Bros.; também entendo que há uma grande demanda sempre por novos personagens, e que tal demanda por vezes não é cumprida mais por questões de tempo e esforço.
O que eu não entendo é porque algumas séries continuam com a mesma representação de sempre, e não evoluem daí. Do que estou falando? Talvez do fato de que franquias como Metroid, F-Zero e Wario continuam tendo apenas um representante, praticamente desde o primeiro jogo, Zelda e Kirby, que estão dentre os carros-chefes da Nintendo, continuam com o mesmo time praticamente desde Melee e Brawl (embora o Toon Link seja diferente o suficiente para merecer o seu lugar, mas, ainda assim), e algumas séries até perderam membros durante os anos, como Star Fox e Mother (que reganhou um membro via DLC).



Ao mesmo tempo, no entanto, a franquia Fire Emblem ganhou tantos personagens em apenas um jogo, que foi francamente ridículo (Robin, Lucina, Corrin, até o Roy retornou via DLC!).
Tipo, meu argumento é simples: as franquias maiores da Nintendo certamente merecem o mesmo amor! Por que não adicionar mais personagens de Metroid (que vai bem além de somente o Ridley!), cadê as outras raças de Zelda, cada uma tendo vários fãs (se a Sheik, que basicamente só apareceu em um jogo, aparece em Smash, porque não outros personagens?), há mais corredores no circuito F-Zero que só o Capitão Falcon, os membros do time Star Fox são diversos o suficiente para terem diferentes movimentos e habilidades, também, sabia?!

Vou deixar bem claro: eu não odeio os personagens que foram adicionados no último jogo, mas, a falta de representação em séries bem grandes e aclamadas certamente fez falta... Muita falta...





2. Um Classic Mode que vale a pena

Nostalgia pode falar alto, mas, o verdadeiro modo clássico era bem bacana, apesar de previsível!

Smash é um jogo com grande foco no multiplayer. Eu sei disso, você sabe disso, todos nós entendemos isso! Agora, se há uma coisa que Smash 4 fez errado foi o seu modo singleplayer. Se você for atrás dos jogos que vieram antes, perceberá que todos eles possuíam coisas para o jogador solitário fazer, e todas elas eram divertidas, até certo ponto. O modo arcade do primeiro jogo, os mini-games, e o Subspace Emissary (que era redundante pra burro, e com uma história completamente sem noção, mas, ainda assim, divertido em algumas doses).

Smash 4 até voltou com alguns deles, mas, infelizmente, no geral, ele parece mais ocupado em atirar batalhas e confrontos aleatórios do que deixá-los mais firmes. Tem dois pontos em particular que atrapalham tudo, e falarei deles aqui nos próximos tópicos, mas, o meu argumento principal agora é a falta de um modo "clássico" de fato. Se você for jogar o Smash 4 e for mexer no Classic Mode, vai perceber que o modo não tem nada de Clássico. Na verdade, nas duas versões de Smash 4, não tem nada a ver com o que veio antes e, apesar de ter aproximações interessantes, não é algo muito interessante (especialmente considerando que você pode escolher seus oponentes e número de combatentes). Os modos anteriores mais pareciam com jogos de luta mais tradicionais, onde você enfrenta diversos oponentes, por vezes com condições diferentes, até chegar no chefe final. Melhor ainda! Era possível prever que condições você teria de lidar em cada luta, permitindo que você tentasse diferentes estratégias, em busca de uma mais efetiva e, porque não, até mesmo tentar um Speed Run! Porque eles jogaram essa ideia fora, eu nunca vou entender...

Esse modo pode ser muitas coisas, mas, clássico ele não é!


Sério, retornar ao modo de singleplayer principal de antes pode ser bem mais empolgante do que o que foi apresentado em Smash 4 (isso sem falar dos mini-games do 4 que, com exceção do Smash Run, ou são insanamente bobos, ou insanamente chatos).

Mas, se eles forem mesmo manter o estilo do Smash 4, ao menos que seja o modo do 3DS, que era mais próximo ao original, e tinha um estilo bem mais interessante do aquilo que vimos no Wii U...

3. O retorno do Break the Targets!  


Sabe um dos pontos fortes dos primeiros Smash? Você podia aprender diferentes técnicas e condições de cada personagem simplesmente jogando o jogo. E uma das formas mais divertidas de fazer isso era por meio do Break the Targets.
Esse mini-game, apesar de simples, dava a cada personagem uma arena com um número de alvos a serem destruídos. Para realizar esse feito, era preciso usar as diferentes habilidades de cada personagem (aprendendo tanto a fazê-las quanto a como controlá-las) ao máximo, e, como resultado, você não só destrancava novos personagens (que tinham suas próprias arenas de Break the Targets), como também aprendia a usar vários personagens de diferentes maneiras!

Com o Brawl, o modo foi altamente reduzido, com apenas cinco arenas, dessa vez, para todos os personagens. Já em Smash 4, o modo foi praticamente apagado, com um sucessor que está mais preocupado em juntar Angry Birds com Homerun Contest (e tem um resultado bem desagradável).



O retorno do Break the Targets tradicional seria perfeito para se aprender as mecânicas de cada personagem! E, sim, eu entendo que isso poderia ser um grande esforço, mas, quando você para pra considerar todo o esforço que vai a outras partes dos jogos de Smash que, sendo bem honesto, ninguém usa, não é um desperdício trabalhar em uma parte do jogo que pode ajudar os jogadores a ficar melhores.

4. Dificuldade estável 

Se tem uma coisa que Kid Icarus: Uprising e Smash 4 fizeram foi devastar o meu ego da pior maneira possível! Como, você quer saber? Ora, é simples! Reduzindo a dificuldade toda vez que eu era derrotado em combate!!

Não vamos entrar em discussão falando sobre o que você acha, ou deixa de achar, sobre dificuldade em jogos. Acho que todos concordamos que a ideia de dificuldade, apesar de ser fácil de apontar, é altamente subjetiva, certo? Pois bem.
Minha crítica aqui não é a dificuldade ser alta demais. Quando um jogo é difícil, você se adapta a ele se ficar e praticar.
Minha crítica aqui é o fato de o jogo não deixar a dificuldade no lugar quando você é derrotado. Caso você perca uma partida em um dos modos de singleplayer do jogo, uma de três coisas acontece: ou você perde aquilo que adquiriu (o que é uma droga sem tamanho), ou o jogo reduz a dificuldade na sua cara, sem nem ao menos perguntar se você quer que ele faça isso (o que lhe impede de praticar naquela dificuldade, e é uma droga bem maior), ou ele faz os dois ao mesmo tempo (o que não só acaba com seu ego, como também deixa você sem vontade de sequer tocar no jogo por semanas a fio).

Essa balança é o motivo de todo o ódio no meu coração.


Essa parada de reduzir dificuldade à força é uma grandíssima porcaria, que pode até ser tratada como um insulto! Os outros jogos tinham suas formas de punir você caso você falhasse (não poder enfrentar o Crazy Hand, não poder destrancar algum personagem, coisas assim), então, porque colocar álcool no ferimento assim?! Não, se tem uma coisa que eu quero no próximo Smash, ou, pra ser mais específico, uma coisa  que eu NÃO quero que VOLTE no próximo no Smash, é essa balança ridícula de dificuldade.

E esses são os cinco pontos que poderiam ser considerados para o próximo jogo! O que você acha? Tem alguma coisa que você gostaria de ver no próximo Smash? Por favor, deixe seu comentário logo abaixo!

Fonte das imagens em seus respectivos títulos. Eu realmente espero que o próximo Smash seja uma versão nova, e não um port! Dedos cruzados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário