Como muitos outros jogos que rondam ao redor de fantasia, The Legend of Zelda conta não só com personagens humanos (ou parecidos com humanos no caso) para fazer sua história, muitas outras raças fazem parte do universo de Hyrule, como os Gorons, os Zoras, e por aí vai.
O interessante é que cada uma das raças não são apenas para enfeitar, cada uma das raças contém uma cultura e pensamentos diferenciados. Tanto que estes não se limitam ou não se consideram parte do reino de Hyrule, e sim, seus aliados, apenas.
Algumas das raças dos jogos se mantém em títulos mais atuais, enquanto outros sumiram (talvez para sempre). As raças que se manteram melhor foram os Gorons, que apareceram na boa maioria dos jogos que surgiram depois de sua primeira aparição...
Esse artigo está dedicado a falar sobre essas raças e refletir sobre os mistérios que as cercam, ou apenas fazer comentários acerca deles.
Os Gorons são uma tribo que preza muito o orgulho, tanto que eles se recusam a aceitar a ajuda de qualquer não-Goron em seus problemas.
Curiosamente, os Gorons parecem ser a raça que passou mais tempo no mundo de Hyrule, pois eles já são apresentados em Skyward Sword, jogo no topo da linha do tempo da série. Na época, parece que os mesmos não eram lá tão organizados, sendo divididos e ficavam separados mundo afora.
As perguntas a serem feitas são: como eles se uniram? Quando fizeram isso? E porque ficaram tão orgulhosos? Perguntas como essas são o que nos mantém coçando a cabeça, sem entender bem como as coisas se deram. Talvez, tenha ocorrido como forma de facilitar comunicações, ou simplesmente para unirem a raça. O que dá para saber é que essa união e transformação em tribo aconteceu antes de Ocarina of Time e depois de The Minish Cap (lembrando que os mesmos aparecem separados no título).
Em The Wind Waker, parece que a tribo se separa novamente, ou ao menos aparece separada. Em Phantom Hourglass, continuação direta de TWW, eles já aparecem como unidos, o que pode nos levar à conclusão que nem mesmo o dilúvio pôde separá-los.
A segunda raça diferenciada apresentada são os Zoras. Apesar de eles não terem aparecido em tantos títulos como os Gorons, eles também possuem uma cultura diferenciada, e são favoritos de fãs.
O primeiro título no qual eles apareceram foi Ocarina of Time, mas os mesmos não apareceram em títulos ditos como anteriores (nada de Zoras em The Minish Cap ou Skyward Sword). Portanto, é difícil fazer uma melhor análise. No entanto, talvez seja seguro dizer que eles sejam um tipo de evolução da raça Parella, a qual chegaremos a falar em pouco tempo.
Voltando aos Zoras. No geral, não se existem muitas especulações a respeito, até porque, infelizmente, eles não apareceram em muitos jogos e sua cultura é fácil de entender. Em outras palavras, eles não tem segredos o suficiente para serem explicados.
Uma outra raça que desapareceu completamente do mapa (por assim dizer) foram os Kokiris, que surgiram em Ocarina of Time e por lá ficaram. Apesar de não termos mais visto os Kokiris, vimos os Kikwis em Skyward Sword e os Koroks em The Wind Waker. Pelo que parece, essas duas outras raças são parte da mesma raça evolutiva (se é que isso faz sentido). Acredita-se que os Kikwis se tornaram nos Kokiris e os Kokiris nos Koroks. Basicamente, mais uma vez, é o único mistério que temos, além de que um ponto curioso pode ser mencionado: como raios um pinguim vira uma pessoal e como uma pessoa fica parecendo um tronco... Bom, lógica evolutiva pra você...
Agora, uma outra raça curiosa que deu as caras foram os Anouki. Essa é a primeiro tribo de Zelda a aparecer exclusivamente em áreas geladas, e os mesmos só deram as caras nos títulos de DS. Bom, essa aqui é a raça menos complicada de todas elas. Não, sério... É a mais simples sim.
Esses carinhas deram as caras, originalmente, em Phantom Hourglass, e em sua história está marcada uma batalha com uma outra raça (não-amigável até certo ponto). Muito bem, o que dá para especular a respeito deles...? Bom... nada, eu acho. Se você tem algum ponto para especular, vá em frente e faça nos comentários. Oh, mas antes que eu me esqueça, parece que Zoras dão as caras em The Wind Waker, portanto, eles não podem ser tidos como os percursores dos Anouki...
Bom, agora, entrando no tempo de Skyward Sword, acho que podemos mencionar os Parella, as criaturas que vivem em Lake Floria. Bom, percebe-se que eles estão dentre as raças menos humanóides de Zelda, ou melhor dizendo, eles não lembram humanos de forma alguma! A tribo dos Parella não é muito desenvolvida, embora se saiba que eles servem como os guardiões do lago e são protegidos por Faron, a Dragão da Água. Por causa disso, creio que dá para dizer que eles tem alguma conexão com a tribo dos Zoras, visto que eles também protegem áreas com água e também tem um guardião. Além disso, um ponto observado em Skyward Sword é que AVISO DE SPOILER os Parella sentem-se desapontados por não terem conseguido nadar na área de Faron Woods quando a mesma foi inundada AVISO DE SPOILER TERMINADO o que gera um pensamento. Será que eles se tornaram em Zoras (que podem andar livremente fora d'água) para que isso não se repetisse. É seleção natural aqui, então pode ter acontecido algo assim. Talvez eles estivessem muito vulneráveis na água... Vai saber.
Uma outra raça de Skyward Sword são os Mogmas. Esses aqui também não parecem ter muita relação com as demais raças do jogo. Esses personagens tem um gosto para caçar tesouros e, pensando aqui, não acho que isso faça uma relação deles com outros.
Para mim pelo menos, os Mogmas são uma raça que morreu ali mesmo. Isto é, até que seja provado o contrário... Alguém poderia fazer menção aos Gorons, dizendo que eles podem ter surgido dali, mas lembrem-se que os Gorons já existiam em Skyward Sword.
Bom, certamente isso está ficando complicado, certo? Como vocês devem ter notado, muitas raças surgem e desaparecem, enquanto outras nem ao menos são tão difíceis de se entender, dificultando (ironicamente) a tentativa de vê-las de outro ângulo. Mas não se preocupem. Ainda tem uma raça a qual não mencionei, e essa sim gera perguntas.
É seguro dizer que os Minish, de The Minish Cap, são a tribo mais curiosa e bem desenvolvida de todas. Apesar de só terem dado as caras em um jogo, eles são a resposta para tantos detalhe pequenos como "quem coloca dinheiro debaixo da grama". A civilização deles é bem organizada, mas guarda o grande mistério. Durante a introdução do jogo, nos é dito que eles entregaram uma arma sagrada a um herói para que ele destruísse o mau. A pergunta é: que herói é esse? E outro ponto: o que aconteceu com os Minish? Pelo que sabemos, os Minish só podiam ser vistos por crianças, e os 4 títulos mais recentes (Twilight Princess, Phantom Hourglass, Spirit Tracks e Skyward Sword) não mostraram oportunidade para revê-los. O mistério dos Minish é capaz de nos mostrar uma ponte dentre Skyward Sword e The Minish Cap, revelando que houve, sim, uma batalha do bem contra o mau no período dentre estes.
Em questão de especulações, creio que tudo acaba aqui. Os Sheikah e as Gerudo são, tecnicamente, humanos, só que com culturas e pensamentos diferentes. A origem destes ainda pode ser, sim, discutida, mas creio que não seria justo falar sobre elas aqui. No caso das Gerudo, é um ponto mais fácil, pois dá para especular sobre suas origens. O mesmo não pode ser dito dos Sheikah, cujas possíveis dicas para sua origem continuam um verdadeiro mistério.
E isso é só por enquanto. Vocês acham que o que mencionei aqui é válido? Acreditam que existem outros argumentos? Você tem pontos diferentes? Divulgue-se através dos comentários!
Valeu pessoal, e até a próxima!
não joguei SS ainda,mas esse mogma da foto parece aquele inimigo do minish cap que sai do chão,acrobandits se não me engano...
ResponderExcluirOs Gerudos são descendentes (que continuaram com a pratica) de ladrões do deserto. Outra coisa que achei estranha é que a Impa está no SS. Além de Zelda ser o nome de todas as princesas do reino (por lei, se não me engano), Impa também tem que ser sua guarda costas sempre? OMG D:
ResponderExcluir