sábado, 7 de outubro de 2023

Detonando! The Legend of Zelda: The Wind Waker - A Busca pela Triforce

A BUSCA PELA TRIFORCE

Finalmente chegou a hora de explorarmos o grande mar e irmos atrás de um item místico, conhecido como a Triforce da Coragem! No entanto, não vai se tratar de uma mera busca sem grande sentido espalhada pelo oceano. 

Conforme nós mencionamos um tempo atrás, a esta altura você já deve ter acesso ao IN-Credible Chart, uma carta náutica que aponta para sete pontos de interesse no mapa, além da menção de um oitavo misterioso. É por meio dela que você pode explorar o Oceano em busca da Triforce!

E esta é a melhor oportunidade possível para anunciar que, se você pegou uma carta náutica... Tipo, qualquer carta náutica, e, por algum motivo, nunca foi atrás... Bem... Esta parte bem aqui é a sua chance de ir atrás!

Eu também já mencionei isso antes, mas, como o foco principal deste guia em particular é focar nos elementos mais importantes, e alguns opcionais aqui e ali, há bastante coisa a se fazer ainda.

Dito isso, decidi que elementos como as plataformas marítimas e as cartas náuticas e seus conteúdos serão melhor explicados em guias à parte.

Por isso mesmo, vamos focar no que importa no momento. Mas, ei, não esqueça de ir atrás das Cartas que você tiver, pois elas não só lhe garantirão acesso a alguns Pedaços de Coração, como também poderão dar um bom dinheiro, que virá a calhar aqui.

E, falando em dinheiro, vamos falar de quanto vamos precisar. Eu já mencionei isso na nossa última parte, mas não dói relembrar desses detalhes. 

Se você estiver jogando a versão original do jogo, é ainda mais importante que você acumule cada rupee que puder, já que precisará gastar, ao todo, 3184 rupees.
Na versão HD, no entanto, o custo é consideravelmente menor. "Apenas" 1196 rupees

O motivo para isso é completamente dependente de uma questão apenas: a maneira como a busca pela Triforce foi balanceada nas duas versões.

Entenda, na versão original, a busca não é necessariamente pela Triforce em si, mas, sim, por diferentes itens chamados de Triforce Charts, cartas náuticas especiais que apontam no mundo onde estão submersos os oito pedaços da Triforce. 

Na versão HD, cinco das oito cartas foram completamente substituídos por Pedaços da Triforce, o que torna o processo bem mais tranquilo.

"Ah, mas espera!", você digita, em fúria por ter notado uma inconsistência, "Então onde que entra o dinheiro?!".

Bom, é aí que está. As Triforce Charts são ilegíveis sem serem apropriadamente analisadas por um cartógrafo profissional! E, vem a pergunta, quem seria este cartógrafo...?

Errm....

QUÊ?!?!
 

É, esse crianção é nosso cartógrafo, e ele não vai cobrar menos do que 398 rupees por carta. E, agora, você entende como raios isso fica tão caro!

Falaremos do Tingle mais tarde. Vamos começar explorando aqui quais são os lugares que devemos visitar, e o que será preciso fazer!

A boa notícia é que boa parte das cartas/pedaços são relativamente fáceis não apenas de localizar, como também de pegar. Não será preciso muito esforço para fazer o que é preciso na maioria dos casos aqui. Ênfase em maioria, já que pelo menos dois deles vão sim requisitar um bocado de esforço de sua parte.

Abaixo, vamos explorando a melhor maneira de ir atrás de um e outro, considerando que estamos iniciando de Gale Isle, mas é importante reforçar que você pode pegar toda a Triforce na ordem que preferir.

 

OVERLOOK ISLAND

Assumindo que você ainda esteja em Gale Isle, a ilha mais próxima é Overlook Island, e é do tipo que só seria mesmo acessível depois de conseguirmos o Hookshot. Falando nele, agora que você o tem, é possível visitar literalmente qualquer lugar do jogo. Só dizendo.

 

Enfim... Overlook é uma ilha simples, cheia de áreas altas, as quais você pode acessar acertando seu Hookshot nas árvores no topo de cada uma. Chegando na parte mais afastada da ilha, você poderá acessar um buraco que vai lhe levar a um espaço bem... Hmm... Especial.

 

Aqui embaixo, você terá acesso a quatro salas diferentes, cada uma guardando um certo número de inimigos específicos. É, essa aqui será uma pequena maratona de combate, então se prepare! Entre em todas as salas, e derrote todos os inimigos que encontrar, que incluem Bokoblins (roube os Joy Pendants com o gancho se ainda não o fez!), Wizzrobes, Stalfos, e Armos Knights.
Quando todos forem derrotados, você será emboscado por um grupo de Darknuts, que, como da última vez, são melhor enfrentados quando mantidos próximos uns dos outros, para evitar golpes surpresa e deixar eles acertarem seus golpes nos seus amigos. 

Finalmente, com todos derrotados, você poderá ir para a parte final, onde haverá um pequeno pedestal com o símbolo do vento nele. Use o Wind Waker e toque a música Wind's Requiem para que um baú contendo a Triforce Shard estará a sua espera!

É importante reforçar que os jogadores da versão original encontrarão aqui uma Triforce Chart.

Pegue-a, e saia daqui!

 

BIRD PEAK'S ROCK

Nossa próxima parada fica cinco quadrantes ao sul. Bird Peak's Rock vai requisitar o uso de uma Pera Hyoi! Se você não tiver nenhuma, compre com o Beedle lá em Forest Haven. Minha recomendação é ter pelo menos três ou quatro.


 Saia do barco e observe os picos na ilha adjacente. Não dá pra ver muito bem, mas há alavancas especiais em cada um deles, escondidas nos ninhos, e protegidas por Kargarocs! Se puder, use o arco para despachar os Kargarocs, ou alguns deles, de longe. Então, use uma pera para chamar uma gaivota e voar com ela para cada um dos ninhos, batendo nas alavancas para ativá-las. 

Eu recomendo mais de duas peras justamente pela enorme possibilidade de você não conseguir despachar todos os Kargarocs com um arco, e ter de lidar com eles voando atrás de sua gaivota. Alternativamente, você pode tentar chamar atenção deles com ela, e voltar direto para o Link, deixando a gaivota ir e acertando os monstros que agora estarão bem na sua frente. Isso ainda vai requerer pelo menos uma pera, então...

De qualquer maneira, uma vez que você acerte todas as seis alavancas (lembre-se que há uma atrás do pico mais alto), o buraco bloqueado aqui da ilha vai ser liberado.

Caia nele e, na parte subterrânea, toque o Wind's Requiem para revelar mais um baú com um Triforce Chart. É, exatamente isso em ambas as versões!

 

Aproveite para dar uma parada na Thorned Fairy Island, no quadrante ao norte. Use o martelo nos três botões para liberá-la, e, lá dentro, conseguir uma Aljava Maior, que vai lhe permitir carregar 60 flechas.


PRIVATE OASIS / LINK'S OASIS

Se você estava com preguiça na última parte, ou não tinha Joy pendants, chegou a hora! Em Windfall, fale com a Sra. Marie, na escola, e entregue a ela um total de 20 Joy Pendants. Com todos eles em mãos, ela vai lhe dar uma Cabana Deed, que vai ser super importante agora.  

 

Dois quadrantes ao oeste de Bird Peak's Rock, você vai encontrar o espaço conhecido como Private Oasis. Parando aqui, siga para a cabana isolada, logo depois da pequena lagoa/piscina. Mostre o Cabana's Deed para a porta, e ela lhe dará acesso ao interior da cabana. Isso também vai transformar o Private Oasis em Link's Oasis no seu mapa.

Lá dentro, francamente não tem muito o que ver. Seria uma cabana maravilhosa na vida real, mas, nesse jogo? Nada demais.

Bom, nada demais, sem contar com aquela alavanca no teto! Use o gancho nela para balançar e abaixá-la, apagando as chamas da lareira. Siga pelo buraco lá, e você vai chegar em um labirinto subterrâneo, cheio de ratos e umas surpresinhas mais. 

Siga as instruções aqui, e acho que chegaremos no outro lado bem rápido.

Vá pela direita, e continue dobrando na direita até achar uma escadaria para uma parte mais abaixo. Desça aqui, se agache, e vá pelo buraco na parede que está mais afastado. Quando chegar no chão de madeira, vire para a direita e siga reto até não poder mais, virando pela direita, e saindo do espaço estreito. Suba as escadas, e aperte os dois botões à frente com o martelo.

O botão da direita vai abrir um atalho para onde nós estávamos, e o da esquerda vai abrir nosso caminho para mais fundo. É esse que queremos. 

Desça a escada um pouco mais lá dentro, e siga pelo buraco à frente dela. É uma rota bem linear até outra escada. Suba e siga por essa área bem aberta, pressionando o próximo botão com o martelo. Ele vai abrir um espaço, mas acho mais jogo cair no buraco perto dele.

Tome cuidado, porque esta área tem dois ReDeads! Despache-os, pegando seja lá o que eles soltarem, e siga pelo buraco escondido atrás dos jarros. Será outro caminho linear até mais uma escadaria, que vai lhe deixar de cara com o pedestal para se tocar o Wind's Requiem.

Pegue a Triforce Shard, e pressione o botão dessa área para abrir espaço, e você poder retornar para a saída rapidinho. Se você pressionou todos os botões, não será preciso nem descer de novo!

 

STONE WATCHER ISLAND

 

Dois quadrantes ao oeste do Oasis, você vai encontrar Stone Watcher Island, que é, ainda bem, uma das mais simples da nossa jornada. Desça do barco, prossiga pela ilha até o centro, onde é possível ver um daqueles rostos de pedra gigantes. Levante-o, atire ele para sua destruição, e caia no buraco.

Pronto.

Aqui dentro, você precisará passar por cada sala para enfrentar e derrotar todos os inimigos, de Bokoblins, Wizzrobes, Moblins a Armos. Então, despache o grupo de Darknuts, e siga para a sala final, onde você deve tocar o Wind's Requiem para adquirir outra Triforce Shard.

ISLET OF STEEL

 

Logo ao leste, há uma ilhota de metal guardada por navios piratas. Use o canhão e suas bombas para despachar do que estará bem na frente da entrada, sim?

Basta que ele seja destruído para que você possa seguir para dentro, onde é só tocar o Wind's Requiem, e pegar o Triforce Chart.

NEEDLE ROCK ISLE

Ao leste da ilhota, você encontrará Needle Rock Isle e, um pouco ao norte de Needle Rock Isle, você encontrará um grupo de navios piratas bem peculiar, e eles são peculiares por um deles ter uma couraça de ouro. 


 

Mais uma vez, use o canhão para destruir todos eles, tomando nota de onde o dourado vai afundar (de preferência, afunde ele por último). Depois disso, siga para onde o dourado foi, e use o gancho para recuperar o Triforce Chart lá do fundo do oceano. 

Se quiser, aproveite para usar uma Pera Hyoi em Needle Rock para pressionar uma alavanca no topo da torre, que vai liberar um baú contendo um Pedaço de Coração. Cuidado com os Kargarocs!

UMA PARADA POR DIAMOND STEPPE ISLAND

Nossa parada em Diamond Steppe Island não envolve conseguir um pedaço de Triforce, mas, sim, os meios para ir atrás de um!

 

Use o Hookshot para subir na ilha, e vá subindo até o topo, onde poderá cair por um buraco. 

Você chegará no que parece ser um cemitério de navios. Fica o alerta que, aqui dentro, você terá de lidar bastante com a pressão de alguns Floormasters, então tenha atenção dobrada para despachá-los antes que eles despachem você!

Para navegar por esse espaço, será preciso pular de caldeirão em caldeirão, na ordem correta. A maioria deles estará tampada, mas não é nada que você não possa fazer sem o uso de uma tocha e das chamas já acesas por aqui. 

Siga para o baú logo à frente. Então, cuidadosamente se mantenha à direita, indo pela passagem de lá. Um Floormaster vai lhe emboscar, mas você pode atacá-lo e despachá-lo antes! Então, queime a tampa do caldeirão escondido, e entre nele.

Do outro lado, abra o baú para conseguir um Joy Pendant, e pule pelo lado do barco. Derrote os dois Floormasters aqui, e siga pelo pote que está mais afastado das tochas, e mais próximo do barco de onde você veio. 

Despache o outro Floormaster, e entre no baú à esquerda da tocha. 

Mais um Floormaster para derrubar, mas aqui já é nosso destino final! Abra o baú desta área para conseguir o Ghost Ship Chart


 

Essa maravilha cataloga todos os lugares pelos quais o misterioso Navio Fantasma viaja, revelando que o destino dele é altamente dependente da lua daquela noite. Eis ele aqui embaixo.

É justo dizer que você só poderá embarcar no Navio Fantasma se tiver o Ghost Ship Chart, então nem pense em pular essa parte! 

GHOST SHIP

Pule para a parte de baixo e volte à superfície. Tome nota de qual será a lua desta noite, ou toque a Song of Passing para descobrir de uma vez, e use a Ballad of Gales se necessário para se teleportar para mais perto do seu destino! 

 

Uma vez que você cruze com o Navio, basta navegar na direção dele para entrar misteriosamente. Lá dentro, você deve derrotar um Stalfos, dois Poes e um Wizzrobe. Feito isso, uma escada vai cair, e você poderá acessar o baú com outra Triforce Shard

Automaticamente, você será colocado para fora do navio, na manhã seguinte, e não será mais possível entrar nele! Ooooh, assustador!

Te vejo no próximo jogo, Navio Fantasma!!

OUTSET ISLAND E O SAVAGE LABYRINTH

Certo, hora da parte mais longa da nossa busca pela Triforce. O Savage Labyrinth! Ou melhor... A parte mais longa para você, o jogador! Para mim, isso aqui vai ser bem rápido, na verdade. 

A primeira coisa que eu recomendo é que você consiga algumas fadas na fonte mais próxima, ou consiga um pote da sopa da vovó! Ambas podem ser adquiridas em Outset. OK, vamos lá...

Siga para o ponto mais alto de Outset, que é logo antes da ponte quebrada, suba na pedra que tem aqui perto, e use o Wind's Requiem para ajustar o vento para o noroeste. Feito isso, pule daqui e plane com a folha até depois da casa da vovó. Seu objetivo será o espaço onde aquele rosto de pedra está.


 

Ao chegar lá, jogue-o para longe e entre no buraco.

A maneira como essa parte funciona é bem simples. Em cada sala, ou andar, você enfrentará um certo número de inimigos e, quando todos eles forem derrotados, você poderá seguir para o andar seguinte, onde poderá fazer exatamente a mesma coisa.

Esse será um completo teste de resistência e paciência, já que você precisará descer um total de 30 andares para encontrar o Triforce Shard daqui. E será necessário descer 50 andares para conseguir o prêmio final daqui, que pode ser ou um Pedaço de Coração (GameCube) ou o Hero's Charm (Wii U). 

Os primeiros andares realmente não são lá muito preocupantes. Francamente, a coisa começa a ficar complexa do vigésimo andar em diante, visto que inimigos como Wizzrobes e Darknuts começam a ficar mais comuns, sem falar da aparição ocasional de Stalfos e Armos Knights.
Pior ainda, inimigos não vão deixar nada para você quando derrotados (embora ainda dê para roubar itens com o gancho). Sua única chance de se recuperar de dano é a cada dez andares, que é quando o jogo lhe passa alguns jarros que podem ter corações. Complicado.

Por isso mesmo, tenha fadas com você, assim como uma poção ou a sopa da vovó. Elas serão importantíssimas, ainda mais se você não se sente à vontade com o combate do jogo. 

Os 50 andares são divididos em cinco "temas", referentes aos cinco calabouços do jogo - envolvendo mais os inimigos do que qualquer outra coisa.
Você consegue o Triforce Shard no trigésimo andar, onde também dá para ver uma estátua daquelas do Earth Temple. Próximo ao baú haverá um feixe de luz (QUE VOCÊ NÃO DEVE CONFUNDIR COM A SAÍDA), o qual você pode refletir usando seu escudo, para desfazer a estátua e revelar os outros vinte andares.

 

Se vale a pena descer até o fundo só depende de você e, francamente, não há muita estratégia aqui que não seja ficar confortável com o combate, e ter bastantes itens a seu dispor!


 


DECIFRANDO AS CARTAS NÁUTICAS

Depois de toda essa longa jornada, você agora deve seguir para a ilha do Tingle, cuja localização exata você pode pegar lá do Tingle Chart. Se você estiver jogando a versão original e, por algum motivo, não libertou o Tingle, siga para Windfall e liberte-o da prisão! 

Tingle Island fica no quadrante sudoeste de Windfall, e é fácil de identificar graças ao totem enorme erguido bem no meio. Suba as escadas que levam até o topo, e só falar com o Tingle vai faze-lo dar sua proposta. Por mais que doa seu bolso, pague o valor ao homem-fada. Ooof...

Caso o dinheiro esteja apertado, você também pode ir atrás das estátuas do Tingle espalhadas pelos calabouços! Ter todas elas vai lhe garantir 50 rupees por estátua, além de mais 500 quando você tem o set completo. Isso é apenas válido para a versão HD, a propósito, já que, na versão original, você precisaria de um Game Boy Advance, um Link Cable e o adaptador para seu GameCube. Não, eu não estou brincando. Uma tabela que mostra onde está cada uma nos seus respectivos calabouços pode ser encontrada aqui

Eu legitimamente tinha esquecido de que eram precisos vários acessórios para fazer isso na versão original.

Certo, cada carta vai levar a um ponto diferente no mapa, e é aqui que vamos especificar onde você pode encontrar as partes da Triforce.

Na versão original, você deverá procurar nos oceanos ao redor de...

GREATFISH ISLE

GALE ISLE

STONE WATCHER ISLAND

OUTSET ISLAND

CLIFF PLATEAU ISLES

 SOUTHERN TRIANGLE ISLAND

SEVEN-STAR ISLES

TWO-EYE REEF 

Já na versão HD, você apenas precisará procurar no oceano ao redor de: 

GREATFISH ISLE

STONE WATCHER ISLAND

CLIFF PLATEAU ISLES

Lembre-se de que as Cartas Náuticas da Triforce funcionam exatamente da mesma maneira que qualquer outra Carta Náutica do jogo: você deve ABRIR a carta (selecionando-a na tela do mapa), e, quando o fizer, o lugar que ela indica vai ter um enorme pilar de luz indicando sua posição. Ao se aproximar, o feixe desaparece, mas você ainda terá um efeito sonoro indicando sua proximidade. Alternativamente, ainda dá para ver no mapa da carta se você está no lugar certo, ou não.


 

E, finalmente, com todos os pedaços adquiridos, você efetivamente completará a Triforce da Coragem! Finalmente! Isso!!

 

Acredito que este marca o último ponto da nossa viagem e, a partir daqui, vamos partir para a seção final do jogo. O que significa que, se você ainda não o fez, explore o oceano, e descubra todos os segredos daqui! Ache os tesouros das cartas que você não viu ainda! Jogue os mini-jogos do oceano! Viva um pouco!!

Porque, na próxima parte, quando chegarmos perto da Tower of the Gods... Vamos deixar o mundo que conhecemos tão bem, e entraremos no Reino das Lendas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário