quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Detonando! The Legend of Zelda: The Wind Waker - A Sábia da Terra

Agora que nós temos todas as ferramentas que poderíamos ter, vamos começar a descobrir mais sobre o real motivo por trás da perda de poder da Espada Mestre. O Reizinho já até marcou dois pontos importantes no nosso mapa para que pudéssemos ir investigar, certo? 

DAS FORJAS VULCÂNICAS

Bom, vamos começar indo para perto de casa, que é o que eu diria se eu quisesse que você perdesse tempo! Nada disso! Com nosso equipamento atual, é impossível entrar lá. Então, ao invés disso, vamos viajar para um quadrante ao sul de Dragon Roost Island!

Você deve lembrar daquela montanha de fogo que vimos antes, não é? Lá no começo, logo quando conseguimos a primeira pérola e partimos para o Sul? É! Aquilo ali!

 

Lembra que, no final da última parte, nós falamos sobre como conseguir as Flechas de Fogo e de Gelo? Pois é, vamos precisar delas aqui! Pegue o seu arco e pressione o botão R (ou ZR na versão HD) para acionar as Flechas de Gelo! 

Agora, está vendo aquele enorme fluxo de lava saindo do topo do vulcão? É! ATIRE NELE!

 

O gelo da flecha será tão poderoso, que ele vai congelar momentaneamente a lava daqui, deixando a montanha fria o suficiente para atravessar! A pegada é que você tem apenas 5 minutos para fazer o que precisa por aqui, então se apresse!

A parte de subir a montanha não é necessariamente difícil. Você vai precisar prestar atenção por onde anda no entanto, já que alguns dos caminhos poderão lhe levar a paredes que você não pode subir. Mesmo com isso em mente, e mesmo considerando o Kargoroc que voa por aqui, não deverá ser um desafio muito chato. 

De qualquer maneira, e mesmo considerando que você caia uma vez ou duas (o que pode acontecer mais por falta de atenção), você ainda deverá ter tempo suficiente quando chegar no topo. Feito isso, pule dentro do vulcão!

Entraremos agora na segunda parte da nossa pequena aventura, e o tempo ainda estará contando, ENTÃO CORRE!

 

Por sorte, o que temos que fazer aqui dentro é bem rápido. Ignore os Keese, se quiser, e use as plataformas à esquerda para atravessar o rio de lava. Do outro lado, teremos um pequeno desafio! Dois Magtails estarão à espreita, e você deve eliminá-los o mais rápido possível!

Caaaaso você não lembre como faz isso, permita-me refrescar sua memória: 

1. Ataque o Magtail no olho quando ele abrir as mandíbulas;

2. Quando ele se curvar, ataque-o com sua espada até ele morrer.

3. Tome cuidado para não acertar o Magtail no olho e ele cair na lava, isso vai reiniciar todo o processo!

Com os dois Magtails eliminados, um baú vai aparecer. Abra-o para conseguir os Power Bracelets! Com esses itens ao seu dispor, será possível erguer pedras de peso antes imensurável! Leia-se, aquelas cabeças de pedra que você pode ter visto aqui e ali. Tipo aquela que está literalmente na sua frente!

 

A propósito, pegar os Braceletes efetivamente encerra o cronômetro, o que significa que não é mais necessário entrar em pânico com um relógio dando tique-taque na sua orelha.
Aproveite sua nova força para levantar a pedra à frente, e voltar para o lado de fora.

Um detalhe importante é que, com essa nova adição ao seu arsenal, há várias outras coisas que é possível fazer pelo Oceano. Dito isso, vamos prezar pela brevidade e eficiência desses guias, e vamos deixar a parte opcional do oceano, e as menos opcionais, para depois. Por enquanto, vamos nos manter focados!

 

A SÁBIA DA TERRA

Agora que temos isso ao nosso favor, siga para Headstone Island, que fica no quadrante leste de Outset. 

Aliás, antes disso, se você quiser um pedaço de coração a mais, siga para Outset Island, mesmo. Você lembra daqueles três porquinhos que nós pegamos no começo do jogo? É. Parece que um deles comeu os dois e mais quinze toneladas de comida, porque o bicho tá ENORME! 


 

Agora que nós temos os Braceletes, poderemos interagir com ele. Veja bem, espalhados por Outset são quatro espaços de terra escura. Se você carregar o porquinho até lá, e atirar um pouco da Isca vermelha em cima da terra (e ele estiver de frente, são realmente muitas variáveis), ele vai se aproximar e cavar a terra preta. Um dos espaços aqui contém um Pedaço de Coração


A propósito, se você ainda não tiver uma Hyoi Pear no seu inventário, tente comprar do Beedle em Outset! Vai ser útil pra depois. Na verdade, compre duas ou três! ... Pra garantir.

Certo, vamos para Headstone. 

Essa aqui é uma ilha pequena e sem nenhuma civilização. Então, não tem muito o que fazer... A não ser... Hmmm... EI, uma pergunta! O que é aquilo lá no topo da ilha? Hmm... Parece um pedaço de coração!! Depois de ancorar na ilha, use uma das Hyoi Pears que eu disse para comprar, e uma das várias gaivotas que estão voando por aqui vai passar para pega-la.

Um detalhe bacana das Hyoi Pears é que, quando usadas nos lugares certos, elas permitem que você controle uma gaivota! Daí, você pode pressionar o botão A para bater suas asas e voar por um tempo! Isso acaba no momento em que a gaivota for acertada por algum monstro, ou depois de um certo tempo.

Por sorte, não há muitos monstros em Headstone, mas podem haver alguns piratas por perto tentando atirar na sua gaivota! Então seja breve e voe até a montanha mais alta para pegar seu Pedaço de Coração.



Certo... Onde estávamos? Ah, sim!

Use os braceletes para erguer a Pedra gigante que está no centro da ilha, e siga para dentro da passagem!

Logo lá dentro, você vai se deparar com uma inscrição numa pedra. Parecem os símbolos usados pelo Wind Waker, hã? Nesse caso, se aproxime e, de frente para a pedra, puxe o Wind Waker. Você será instruído a fazer a Earth God's Lyric.


Essa é uma de duas músicas com seis notas, então se lembrar direito de todas as notas pode ser meio difícil de primeira. Se você estiver jogando a versão HD, no entanto, você tem a vantagem de sempre poder olhar para o Gamepad enquanto toca! Conveniente!

Com essa canção finalmente tocada, surgirá das sombras uma criatura antiga chamada Laruto. Hmm... Engraçado, ela não parece com nenhum outro ser que vimos até agora. Vejam bem, crianças, ela é o que nós chamamos de ZORA, uma criatura que tinha como principal característica... Exatamente! A habilidade de contabilizar impostos de maneira eficiente! Ah, não, espera... Ah sim. Eles eram homens-peixe. Isso.

 De qualquer modo, ela vai se apresentar como Sábia da Terra, e vai explicar que ela foi morta por uma criatura de Ganondorf. Para que possamos restabelecer a conexão da Espada Mestre com o Templo da Terra, que é por aqui, precisamos trazer para cá um descendente de Laruto. Alguém que tenha o mesmo instrumento que ela tem.

O jogo meio que quer que você pense bastante sobre quem poderia ser esse misterioso descendente da Sábia da Terra. O problema é que não há Zoras nesse jogo! Então quem...? Ei, espera... Quem foi que nós vimos que já tinha uma harpa? ...

...

ESPERA, O QUE?!

Viaje para Dragon Roost Island. Sim, DRAGON ROOST ISLAND.

A DESCENDENTE DA SÁBIA

Vamos aproveitar que estamos indo para Dragon Roost para conseguir algumas coisinhas. Na verdade, não há muito o que fazer a não ser conseguir alguns rupees. Isso inclui tanto a parede de Bomb Flowers que você pode ver na parte de fora, quanto uma série de ilhotas altas que você pode ir planando até chegar a um prêmio relativamente pequeno.

Dito isso, o que nós realmente queremos aqui (além de uma segunda tentativa no jogo de correios, caso você não tenha feito isso da última vez), é falar com o guarda que está próximo a uma das saídas do andar de cima. Ele vai mencionar que estava querendo muito umas Golden Feathers... 20 delas, pra ser exato. 

 

Se você veio roubando coletando-as com o gancho, mostre-as a ele! De início, ele vai dar 100 rupees como agradecimento. Mas, mantenha essa busca em mente para depois, sim?

Certo, agora, saia pela saída depois desse guarda (a que leva direto para fora). 

Quando chegou em Dragon Roost e foi andando até a vila Rito, você PROVAVELMENTE escutou o som de harpas tocando, certo? Aqui no lado de fora, basta virar para a direita, e você verá Medli isolada em uma plataforma. Use o gancho para atravessar o buraco e chegar até lá.

 

Aproxime-se para automaticamente falar com ela, e o jogo soltar uma dica bem sutil de que ela é quem estamos procurando. Puxe o Wind Waker, e toque a Earth God's Lyric para ela. 

Ao ouvir a música, Medli vai entrar em uma reflexão profunda, tocando a música com Laruto, e, depois de, sem exagero, um dos melhores monólogos da série, ela vai despertar como a nova Sábia da Terra. Disposta a cumprir seu papel, ela vai lhe acompanhar no seu barco para o Templo da Terra. O legal é que ela REALMENTE fica no barco com você! QUE FOFO!

 

Bem, navegue de volta para Headstone Island, e, após uma breve cena com o Reizinho, você poderá entrar de novo. Desse ponto em diante, Medli vai lhe acompanhar. Há algumas regras que poderemos ter em mente, mas vamos deixar para falar delas lá dentro. Por ora, siga de novo para a inscrição e toque a Earth God's Lyric.

Agora que temos o instrumento de Medli, é possível entrar no Templo da Terra, um dos calabouços mais intrigantes e assustadores, do jogo! Na verdade... Acho que ele é o MAIS assustador, sim.


TEMPLO DA TERRA

 

Apesar do nome de "EARTH" Temple, não passaremos muito tempo mexendo na terra aqui. Na verdade, o principal tema desse calabouço envolve o uso de luzes e sombra. Deve haver alguma boa explicação pra isso, mas eu não faço ideia de qual seja e, francamente, eu não ligo muito.

Sim, quanto à Medli. Ela vai estar do seu lado durante sua jornada aqui dentro, e, de maneira parecida com o que você fez na Torre dos Deuses, é possível tanto pedir que ela pare de te seguir, ou lhe acompanhe, como é possível levanta-la e atira-la em uma direção (assim como fizemos lá no começo do jogo). Se você estiver a carregando e pular em alguma direção, ela vai voar com você por uma certa distância. É um movimento que vai se provar bem útil aqui.
Também é possível usar a Command Melody para controlar Medli e fazer com que ela nos ajude em alguns quebra-cabeças aqui e ali.

Isso é o geral, e exploraremos os pormenores à medida em que formos andando.

O PRIMEIRO ANDAR

Não tem muito o que fazer nessa primeira sala, além de servir como um tutorial para o uso da Medli. Carregue-a e pule com ela para chegar do outro lado. 

SIM, UM DETALHE IMPORTANTE! Você precisa sempre garantir que a Medli está lhe SEGUINDO se quiser que ela entre em uma sala com você. Caso ela não esteja, você vai precisar voltar para a sala anterior para pega-la. A melhor maneira de prevenir isso é, francamente, carregando-a consigo sempre que quiser ir para outra sala.

Falando em outra sala... Essa próxima também serve de tutorial. Mas, antes de falarmos disso, derrote os Moblins que patrulham o lugar, certo? Não esqueça dos Skull Necklaces!

Depois que estiver com tudo limpo, suba aquela escadaria maior com a Medli. No caminho, ela provavelmente vai relembrar os controles e lembrar que você pode  "controla-la" usando a Command Melody. Enfim, lá no topo, observe os dois pilares à frente, e como os dois tem botões. Curioso, não?

Carregue Medli e pule para o mais próximo. Fique em cima do botão para ativá-lo e use a Command Melody para controlar a Medli. Voe (botão A) até o outro pilar e pressione o botão aqui para abrir a porta.

Justo mencionar que ficar repetindo essa coisa de Command Melody vai acabar com minha paciência. Então, vou apenas falar "Com Medli", ou algo assim.

Enfim, vá com ela para a próxima sala. Pessoalmente, eu recomendo que você a carregue, na verdade, já que a sala vai se trancar assim que você entrar.

O desafio aqui é derrubar todos os ChuChus. Temos as variações Verde e Vermelho, assim como uma  nova! O ChuChu preto é completamente indestrutível, a não ser que ele seja tocado por luz. Se o fizer, ele vai virar pedra, e você poderá levantá-lo e arremessá-lo! Eles não vão atacar a Medli, então não precisa se preocupar com ela. 

Use uma flecha de fogo no caldeirão verde para ativar o nosso primeiro Warp Point


 

A propósito, é aqui que nós começamos a ver uma das mecânicas chave desse lugar: o uso de luz. A harpa de Medli não serve apenas para tocar músicas de maneira divina. Ela também serve como um ótimo refletor de luz. Então, você pode deixa-la na luz para que a harpa dela reflita a luz na direção que você quiser! Melhor ainda, se você estiver controlando-a, é possível puxar a harpa para frente e mirar onde você quer que a luz vá. Se você voltar a controlar o Herói enquanto está segurando a harpa, Medli vai se manter naquela direção até você a tirar de lá.

Faça isso com esse baú transparente no meio da sala para revelá-lo. Pegue o Mapa dentro dele e prossiga viagem.


 

A próxima sala que vamos visitar é uma das mais importantes. Bem no centro haverá essa estátua de uma figura estranha, e dois olhos bem... Erm... Ah, são um sol e lua, certo. Você está vendo aquela névoa no chão? Éééé... Se tocar nela, você ficará impedido de usar qualquer um de seus itens, então vamos tentar evita-la, sim?

Vá para o feixe de luz à direita e faça a Medli refletir a luz para dentro da névoa. Dá pra ver um dos botões que você pode acertar com o martelo lá dentro. Mire naquela direção. A luz vai dissipar toda a neve que tocar, então é perfeito para você ir lá e acertar o botão com o martelo. Isso vai destrancar a porta à direita, e é para lá que nós vamos. De novo, traga a Medli.

Nessa sala, vamos nos deparar com alguns caixões. Dois deles, para ser exato, além de um baú transparente mais à frente. Dos caixões vão sair duas Red Bubbles, que são caveiras flutuantes. Essa variação aqui é chata, mas nada que preocupe muito - basta acertar com sua espada. Depois dos caixões, e à esquerda do baú, teremos uma pequena escada que leva a um bloco. Suba e puxe o bloco para revelar um feixe de luz.

Um detalhe importante de mencionar é que, no instante que você usar a Medli para refletir a luz no baú, vai entrar na sala um monstro chamado de Floormaster, cujo intuito é agarrar a Medli e levá-la para a entrada do calabouço. Não deixe que isso aconteça, e o mate o mais rápido possível. Mesmo que ele pegue Medli, ainda dá tempo de salvá-la! Caso contrário... Lá vamos nós pro começo. É mais uma inconveniência do que uma ameaça de verdade. Mesmo assim, é melhor evitar.

Enfim, dentro do baú, você achará sua Chave #1

Eu sei que tem outra porta por aqui, mas nós não vamos pensar nisso agora. Retorne para a sala anterior e use sua chave nova para abrir a porta trancada. 

Ok... Essa próxima sala... Hmm... Certo.
Você será emboscado por vários ChuChu, vermelhos, verdes e pretos. Você também vai notar que tem um espaço na sala com dois botões, e que, quando AMBOS os botões são pressionados, uma escada vai se formar à frente. Note que, perto dos botões, há uma cortina rasgada. Use uma flecha de fogo para queimá-la e formar um feixe de luz entre os botões. Feito isso, despache todos os ChuChus menos os pretos. Você quer que eles pisem no feixe de luz e virem pedra. Então, basta pegá-los e deixá-los em cima dos botões. Mais ChuChus pretos vão aparecer se você derrubar todos eles. Só lembre-se de não perder tempo: os ChuChus pretos não ficam paralisados por muito tempo!

Suba as escadas quando elas se formarem (e faça a Medli voar se você esqueceu dela), e empurre o bloco daqui de cima para destrancar a porta. Fuja por ela com sua amiga pássaro. 

No corredor que segue, teremos de nos preocupar com mais Floormasters. Despache-os antes de ver o que precisamos fazer aqui. Por sorte, é simples!
Empurre o bloco à frente para abrir um feixe de luz no meio da sala. Então, use a harpa de Medli para iluminar tanto o símbolo na parede à esquerda (revelando um bloco secreto), os símbolos na parede da direita (revelando o segundo Warp Point), e a estátua em cima do bloco mais à frente para que ela desapareça.


Feito tudo isso, puxe o bloco secreto até seu ponto final (abrindo a porta), e empurre o outro bloco (revelando o baú com a Bússola).  

 

Mais ou menos a essa altura o Reizinho vai falar com você, explicando que, se você sair da sala sem a Medli, ela vai ficar lhe esperando até você voltar. Hmm... Parece que isso vai ter importância logo mais. 

Na sala seguinte, veremos Moblins e... E... AH NÃO! CARAMBA! MAS QUE #$!#!$!#$#$%(¨&*$#@)$*!(@$*@#!e! 

Poes.

POES.

POES!!!!!!

POOOOOOOOOOOOOOOOOOEEEEEEEEEEESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAaaaa eles não são tão ruins.

OK, os Poes desse jogo são do tipo que só podem ser despachados diretamente se eles entrarem em contato com a luz por tempo suficiente, até ficarem sólidos. Então, duas pancadas da sua espada devem resolver. 

Por outro lado... Uma das habilidades deles é a de possessão, onde eles entram no seu corpo, e fazem seus controles ficarem invertidos. Que legal. Depois de alguns instantes, eles vão embora. 

Há um feixe de luz que você pode usar com a Medli na arena, e ele será bem útil aqui. 

Depois que todos os inimigos forem derrotados, uma escada vai se formar do outro lado da arena. Aproveite que a Medli já está em posição na luz para desfazer as estátuas logo à frente dela. Há um baú com um Joy Pendant do outro lado.

Enfim, suba as escadas. Você terá acesso a duas portas. Só podemos entrar em uma delas, então nem vou detalhar isso.

Na sala seguinte, você vai ver cinco caixões. Apenas um deles contém a chave que nós queremos para a outra porta, mas precisaremos abrir todos eles... E em três deles, você vai encontrar a versão aterrorizante dos ReDead desse jogo. 

Para aqueles de vocês que ainda tem inocência, permita-me explicar: os ReDeads são essencialmente os zumbis de Zelda e são horrivelmente inconvenientes. Seu ponto marcante é um grito que PARALISA você. E, enquanto você está se balançando mais do que dançarina de carnaval, eles se aproximam devagar para montar e devorar você. Não é muito feliz! 

No momento, tudo o que podemos fazer é se aproximar devagar, esperar eles gritarem, e sair pressionando todos os botões do seu controle para sair do choque e atacar antes que eles cheguem em você. Como sempre, eu recomendo que você abra um caixão por vez e lide com um inimigo por vez. Os ReDeads aqui não são necessariamente resistentes, então seja firme que você acaba com eles.

Com os três ReDeads mortos (de novo...) as escadas vão cair e você poderá voltar por onde veio. SÓ NÃO ESQUEÇA A CHAVE #2 EM UM DOS CAIXÕES!

Volte para a sala anterior e siga pela porta trancada. 

Aqui,vai bastar apenas alguns passos para acordar A BESTA.

MINI-CHEFE: STALFOS


 

Oooh, bixinho grande, hein? Ainda bem que ele não presta pra nada!

Certo, os Stalfos não são muito diferentes dos inimigos que você enfrentou até agora. Eles só são grandes e resistentes, mas não difíceis.

Na verdade, o estilo mais simples de derruba-los é ficar batendo até eles desmoronarem e, então, termine o serviço atacando a cabeça com a espada.

Há também um método mais criativo, que é desmorona-los com uma bomba, usar o bumerangue para paralisar a cabeça, e usar o martelo para terminar o serviço. 

O único ataque dele é lhe acertar com aquela maça, que vai lhe mandar para longe, mas que não é bem muito danoso.

O primeiro deles vai aparecer do chão, e mais dois vão aparecer quando você derrotar o primeiro. Faça como quiser para derrotar todos eles.

Como prêmio pelo seu serviço, você vai ganhar acesso ao baú contendo o Mirror Shield!

 

Aaah, sim! Um clássico de Zelda! O Escudo Espelhado vai nos permitir refletir luz, também! E ele tem um design nota dez, também!

Certo, vamos voltar. Use o feixe de luz que vai se formar aqui para iluminar a imagem do sol na parede, logo acima da porta de onde você veio. Lembre-se de estar com espada e escudo na mão, e pressionar R/ZR para poder levantar só o escudo e mirar onde quiser.

Os inimigos da sala anterior devem ter aparecido de novo, então derrote-os do mesmo jeito de antes.

Agora vem a parte bacana. Faça com que a Medli reflita a luz da sala para o meio da arena. Então, fique no caminho da luz dela, e reflita-a de volta para baixo de onde a Medli esteja. Basta ver o símbolo na parede.

Há um pequeno túnel aqui, com duas coisas que podem ser desfeitas com luz. Por sorte, há outro feixe aqui dentro. Traga a Medli para que ela possa refletir a luz e desfazer aquela estátua feia (rupees fáceis!). Então, reflita a luz refletida para revelar uma passagem secreta com MAIS RUPEES!

Certo, agora pegue a Medli e siga pela porta.

Voltaremos para aquela sala que eu disse que era importante. Antes de fazermos o que tem para fazer aqui, que tal irmos ver aquela porta que ignoramos mais cedo, hã?

Siga pela porta à sua esquerda, e passe pela sala, tomando cuidado com os Floormasters. Então, ponha a Medli em cima de um botão do outro lado para abrir a porta.

Entre e reflita a luz com seu escudo na parede, para revelar um baú contendo outro Joy Pendant. Agora, eu sei que isso tá ficando chato. Mas, vai por mim, tem um MOTIVO que explica porque tantos Joy Pendants estão espalhados pelo jogo.

Enfim, voltemos para a sala importante. Ponha a Medli em um feixe de luz, e a deixe mirando no olho mais próximo da estátua, até ele brilhar e ficar tudo amarelo. Então, vá para o outro feixe de luz e faça o mesmo. Com os dois olhos brilhando ao mesmo tempo, uma escadaria para o andar inferior vai surgir. 

O PRIMEIRO SUBSOLO

Após uma outra escadaria, você chegará em uma ponte bem pequena. 

Um adendo é que, usando a folha, você pode atravessar as plataformas à esquerda até encontrar uma área isolada. Solte uma bomba lá para encontrar a estátua do Earth Tingle. Como da última vez, não serve de muita coisa, mas é legal de ter, eu acho.

Enfim, patrulhando a ponte são duas Blue Bubbles que, como a cor indica, tem exatamente o mesmo efeito daquela névoa azul. Se uma delas lhe tocar, você não poderá usar seus itens por um tempo. É possível lidar com elas usando a folha para paralisá-las, mas... Francamente, é melhor só sair correndo, mesmo. 

Do outro lado, toque a Earth God's Lyric com a Medli para abrir passagem. 

A próxima sala meio que serve como um ponto central. Há alguns ReDeads enchendo aqui, então é melhor se livrar deles. Use a luz para paralisá-los e atacar antes que eles façam seu gritinho. Depois que despachar os dois... Hmm...Vamos falar de espelhos. 

Se você já jogou Majora's Mask (ou, francamente, sabe como FÍSICA funciona), isso aqui será bem familiar. Mas, Refletir luz em um espelho vai fazer com que ele reflita também. Dessa maneira, é possível se livrar das estátuas que estão por aqui... Ou, pelo menos da esquerda. A da direita e da frente podem ser despachadas sem espelhos. 

Deixe a Medli de lado por enquanto, e vá pelo caminho da direita.

Essa sala especial está cheia daquela névoa azul, e está cheia de Floormasters. O desafio aqui é, na verdade, cruzar a névoa e chegar do outro lado sem ser pego. A melhor maneira de fazer isso é cruzar a névoa com a câmera baixa o suficiente para que você consiga ver o chão. Dessa maneira, preste atenção para não cair de frente com um dos buracos dos Floormasters. Caminhe devagar pela névoa, tomando cuidado com onde você anda, e procurando caminhos livres, até chegar do outro lado. Não é difícil se você prestar atenção. 

Do outro lado, há um baú com a Chave #3!

Quando pegar sua chave, a névoa vai se dissipar e, se você estiver sentindo a coragem, enfrente e derrube todos os Floormasters daqui para conseguir uma Carta Náutica

Retorne para a sala anterior e, dessa vez, siga pela porta da esquerda. Há outro corredor de névoa aqui, só que com Floormasters bem mais agressivos. Use o arco e flecha para despachar o mais próximo (que vai se revelar para atirar caveiras em você), e corra pelo corredor, evitando o segundo. Do outro lado, empurre o espelho até o ponto final, e pressione o botão com o martelo. Pode não parecer grande coisa, mas precisaremos fazer isso para prosseguir. Retorne à sala anterior e, com a Medli, siga para a porta que você não foi ainda (use o bloco no meio da sala para chegar lá).

Alguns Poes e Red Bubbles estarão de patrulha aqui, então use a luz para sua vantagem. Depois de derrota-los, e com a ajuda da Medli, reflita a luz para desfazer as estátuas desse lugar. 

A próxima sala estará cheia de caixões, alguns contendo ReDeads, e outros contendo Stalfos. Primeiro, siga pelo caminho à frente, lidando com os inimigos que você encontrar. Ao final, haverá um baú com 20 rupees.
Seguindo pelo caminho da direita, que é onde os Stalfos estão, você logo vai bater de frente com outra daquelas pedras gigantes. Toque a Earth God's Lyric com a Medli para abrir espaço.

Desça a escadaria, e exploda a pedra do caldeirão à sua direita para o terceiro e último Warp Point

 


Daqui, já dá pra ver a sala do chefe, mais ainda precisamos da chave de lá. Sorte que ela estará logo abaixo. Desça com cuidado pelo buraco, usando a folha, ou as vinhas trepadeiras à esquerda. Aproveite e desça a Medli também, vamos precisar da ajuda dela.

O SEGUNDO SUBSOLO

Seguindo pela única porta daqui, você vai encontrar uma grande sala com vários espelhos e, francamente, o quebra-cabeça mais longo do calabouço. Apesar de longo, ele é consideravelmente simples, apenas requerendo que você reflita luz o tempo todo. OK, vamos lá...

Faça a Medli voar até a plataforma no meio da sala para pressionar o botão. Isso vai abrir a luz aqui. Então, desça para a parte de baixo da sala, e empurre o espelho que estará no lado direito (sua direita quando entrar). Aproveite para empurrar o espelho da esquerda, também. 

Com o primeiro espelho já no lugar, suba na plataforma à frente do espelho com a Medli para refletir luz:

1. primeiro para o baú transparente à frente (que contém 50 rupees), 

2. para a estátua logo atrás dela, 

3. para a estátua ao lado do baú e, 

4 finalmente, para o canto à esquerda, onde há um espaço marcado com a harpa. Então, vá até lá e reflita a luz do seu escudo direto na parede. Desfaça-a por completo para encontrar outro espelho. Tire ele de lá e o puxe até o ponto final dele. 

Aproveite e tire também o espelho que estava atrás de uma das estátuas. Com todos os espelhos que você puder mover já em posição, leve a Medli para o lado oposto da sala, que é onde a luz está indo. Se você já empurrou o espelho do outro lado, suba na plataforma à frente dele com a Medli e faça-a refletir luz para:

1. o baú transparente à frente (que contém um Joy Pendant),

2. a parede ao lado do baú, que contém uma passagem secreta (para depois),

3. a estátua à direita dela, e

4.  para o espaço marcado com a harpa à esquerda.

Puxe o espelho que estava atrás da estátua até o seu destino final. Siga para onde a Medli está mirando sua reflexão, e reflita a luz contra a parede à sua frente. Tire o espelho da passagem que você vai criar. Acho que isso efetivamente já deixa tudo no lugar.

Com Medli e o Herói, siga até perto da estátua no final da sala e, usando os feixes de luz de ambos os lados, reflita a luz nos olhos da estátua com os dois. 

Prossiga pela passagem criada com a Medli.

Um Darknut e duas Blue Bubbles servirão de obstáculo. Use a folha para despachar as Bubbles, e derrote o Darknut do jeito de sempre.

Então, finalmente, abra o baú daqui contendo a Big Key.

 

Retorne à sala anterior e, hmm... Porque não seguir por aquela passagem secreta que abrimos há pouco?

Outra sala com caixões... Reflita a luz em cada caixão para abri-lo. Cada caixão tem um Stalfos, então faça isso devagar para não ter de se preocupar com vários deles ao mesmo tempo. Seu prêmio será um baú com uma Carta Náutica

Já estamos na reta final! Agora é hora de irmos atrás do chefe. Retorne com a Medli para a sala onde podíamos ver a sala do chefe. Suba para a parte de cima usando as vinhas trepadeiras, e faça a Medli voar. 

Fique perto do caldeirão do Warp Point e, carregando Medli, pule na direção da sala do chefe. Você vai planar e chegará lá com certa folga. 

Não preciso dizer que você precisará fazer esse próximo desafio sem ajuda, certo? Prossiga pela porta para o combate final.

CHEFE: JALHALLA


 

Apesar do tom sombrio que o lugar todo teve, o grande chefão daqui é mais uma piada do que um monstro de verdade. Nosso oponente é Jalhalla, essa amálgama de Poes. O bicho é grande, pesado, e muito bom em cuspir fogo, soprar e puxar ar, além de ser capaz de lhe possuir com um salto. 

Por sorte, ele não é tão ruim assim. Corra para um dos vários pilares de luz formados na arena e reflita a luz direto no chefe. Depois de um tempo, ele ficará sólido e incapaz de manter o próprio peso. Que bom que isso não é mais problema para nós! Corra até ele e levante-o com os braceletes! Então, atire-o na direção de um dos pilares de espinhos nas paredes da arena. Isso vai desfazer o grandão, e ele será dividido em vários poes. Você precisa derrotar cinco (um golpe de espada por Poe) para apressar a luta. Se você já fez aquela busca para conseguir o Great Spin Attack, então derrubar os Poes é fichinha!

A luta varia um pouco desse ponto em diante: os pilares de luz podem desaparecer e reaparecer, e, a cada acerto, você tem menos e menos Poes para se preocupar. 

Basta repetir essa estratégia três vezes (duas se você souber usar bombas E o Great Spin Attack), e o chefe será derrotado!


Pegue o Heart Container e pise na parte brilhante do chão.

Medli e Laruto vão tocar sua música, e a Espada Mestre terá parte de seu poder restaurado.

 

Parece que ainda é preciso fazer mais alguma coisa para que ela volte ao seu poder total.

Hmm... Isso parece um trabalho para o FUTURO EU!

...

A...A próxima parte, quero dizer....

É... Isso aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário