sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Detonando! The Legend of Zelda: Skyward Sword - A caminho do Mar de Areia

Agora que você teve acesso à Chama da Coragem, não só sua espada ficou ainda mais poderosa, como você também abriu espaço para retornar à Ilha das Músicas e adquirir a próxima melodia que vai nos dar acesso à próxima chama.

Diferente do que fizemos da última vez em que trabalhamos com isso, esta parte não vai explorar todo o caminho até o próximo calabouço, especificamente porque estaremos dando uma volta já enorme, e a região onde a chama está vai se provar como um desafio por si só. Por isso, vamos devagar.

Saindo da Cisterna Antiga, siga para a estátua mais próxima e retorne para o Céu. Há muito o que se adquirir acima das nuvens!

DO CÉU AO DESERTO

COLETANDO TESOUROS OPCIONAIS


Vamos começar indo atrás de alguns baús ativados pelos Cubos da Deusa que você pegou lá na superfície.

Acredito que o mais próximo deles estará ainda fora da cidade de Skyloft, na região sudoeste do Céu. Esse é um tanto difícil de pegar com nosso equipamento atual, já que ele estará dentro de uma pequena caverna, em um ponto que só pode ser acessado ou caindo de uma maneira específica (leia-se, controlando a sua distância enquanto você está no ar), ou usando um item que só vamos adquirir no final desta parte do guia. Seja qual for a sua escolha, você vai conseguir um Pedaço de Coração quando abrir este baú. Há também uma Gossip Stone dentro dessa caverna, se você tiver interesse em ativá-la.

Daqui, vamos de volta para o bar da Lumpy Pumpkin. Já faz um bom tempo, e, serei honesto, eu vim evitando essa parte do jogo, justamente por se tratar de um dos pontos mais baixos de todo o título; ou mais altos, acho que depende do jogador, não é?
O que você vai fazer só pode ocorrer durante a noite, então, durma em uma das camas dentro do bar, e vá falar com o Plum. Ele vai levantar a ideia de que você pode tocar sua harpa enquanto a Kina canta uma canção.
Pode parecer uma ideia simples, mas, na verdade, é só uma maneira educada de dizer "BEM-VINDO AO   I N F E R N O !"


Mini-game: Tocando Harpa na Lumpy Pumpkin
Eu vou dizer logo: você vai falhar nesse mini-game. Você vai falhar pelo menos três vezes. Isso não sou eu rogando praga, nem nada disso. Esse mini-game é BEM difícil, já que ele requer bastante memorização.
O que você precisa fazer é bem simples: tocar a harpa no ritmo certo enquanto a Kina canta. Para tanto, você pode, e deve, prestar atenção no movimento dos braços de sua plateia (escolha aquele que tiver os movimentos mais fáceis de ler para você) e tocar de acordo - a direção não importa, contanto que você toque a harpa no momento em que eles balançam os braços. Ajuda um pouco se você ver o movimento dos braços como aqueles anéis de luz que aparecem quando você precisa tocar a harpa em momentos mais importantes.
Você vai saber que está no caminho certo quando a música de fundo fica alta - enquanto ela estiver alta, tudo estará bem. Agora, se a música for baixa demais, você precisa se recuperar o quanto antes!
Não há estratégia mágica para isso, infelizmente... O que HÁ, no entanto, é um tutorial MUITO útil que o pessoal do Zelda Dungeon fez há alguns anos. Você pode estudá-lo para ver quais são as horas de tocar, quais as de parar, mesmo que por alguns instantes, além de outras coisas. Ele está logo abaixo para que você possa conferir:



Tendo vitória nesse mini-game, Plum vai dar a você um Pedaço de Coração pelo trabalho bem feito,  e vai quitar suas dívidas com o bar. Ele vai até ter dinheiro para comprar um lustre novo (que você provavelmente vai ver quando acordar na manhã seguinte - já que você não pode voar durante a noite).

Agora que terminamos isso, siga para a ilha principal de Skyloft. Vamos dar uma paradinha no bazar, já que vamos continuar aquela busca opcional do Fledge - alguém lembra dela...?
Passe lá e compre uma Poção de Energia (aquela verde) por 50 rupees. Aproveite que está aqui e fale com a Peatrice, a dona/caixa do Item Check.

É dessa moça que estamos falando, caso você não lembre.
 
Você não precisa entregar nem fazer nada - só falar com ela. A essa altura do campeonato, assumindo que você falou com ela toda vez que entrou no bazar, é bem provável que ela tenha uma reação um tanto diferente à sua chegada; ao invés de ser uma garota fria e distante, ela vai parecer um pouco mais meiga. Isso é o que acontece em uma pequena busca opcional. Ainda não é hora de explorarmos isso com muitos detalhes, mas, já tenha isso em mente para quando visitarmos o bazar de novo - o que vai acontecer mais cedo do que você imagina.

Poderíamos ir direto para a Academia continuar a busca do Fledge, MAS, vamos aproveitar para pegar alguns baús novos, primeiro.

O primeiro deles fica no lado oeste da ilha. Você provavelmente já percebeu uma pequena ilha flutuante com um baú em cima, no caminho entre a Academia e a Praça Branca, certo? Como pegamos alguns Cubos da Deusa em Faron, esse é um dos baús que estarão ativos. Corra para lá e salte como se fosse voar pelo céu, mas, não chame o seu Loftwing. Ao invés disso, procure se manobrar para cair nessa ilheta. Abrindo o baú, você conseguirá o prêmio show de 100 rupees.

Pule daqui de volta para a ilha principal e vá para o lago que fica bem no meio da ilha. Agora que você tem a Water Dragon's Scale, você pode finalmente nadar por aqui. Faça justamente isso, passando pela entrada subaquática (que fica na direção norte) e, saindo d'água, você encontrará dois baús. Dentro deles, estarão outro Pedaço de Coração e mais 100 rupees.

Agora, sim, vamos para a Academia, onde você pode, e deve, entregar a Poção de Energia para o Fledge durante a noite. Isso vai avançar mais um pouco a busca opcional dele, e ela estará terminada já quando voltarmos a Skyloft depois.



A SABEDORIA DE LANAYRU


OK, chega de toda essa loucura; é hora de continuarmos com a parte importante do jogo! Vá para o Céu, e voe de novo para a Ilha das Músicas.

Chegando lá, use o Skyward Strike para ativar a estátua da deusa e aprender uma nova música: Nayru's Wisdom.

Com essa tema, estamos prontos para retornar à superfície. E, curiosamente, nós estaremos indo para o Deserto de Lanayru, ao invés de seguir a ordem estabelecida antes.
Pois bem!


O ponto em Lanayru onde estará a porta para o Reino do Silêncio fica bem em frente ao terceiro calabouço do jogo: aquela torre enorme que escondia o Centro de Mineração (no topo dessa torre, inclusive, você pode achar um baú contendo um tesouro raro, como a Pena de um Pássaro Azul). Então, pouse na estátua mais próxima e siga para o lugar (use a habilidade de dowsing caso você ainda tenha dificuldades).
Toque Nayru's Wisdom, veja a Fi cantar com aquela animação HORRÍVEL de novo, e enfie sua espada no chão para acessar uma nova área do Reino do Silêncio.

Eu já expliquei como essa parte do jogo funciona, então, me repetir aqui seria não só redundante, como desnecessário. Inclusive, todos os obstáculos que você enfrentou na região de Faron se aplicam aqui. A boa notícia é que o deserto de Lanayru é exatamente isso: um deserto - então, você não precisa se preocupar com coisas como árvores e arbustos bloqueando sua vista. Usando as Light Fruits, todas as Sacred Tears são fáceis de encontrar. Seus principais obstáculos, além da Água do Despertar, e dos Observadores, é a própria areia movediça que, por sorte, não é tão predominante se você ficar atento ao seu mapa para saber por onde andar.
Como da última vez, seja cuidadoso, atencioso e paciente consigo mesmo. Logo, logo, esse desafio vai terminar, e você ganhará o seu prêmio: um par de Clawshots.


Vindo direto de Twilight Princess, esse item é bastante conveniente para acessar áreas antes inacessíveis. Você só pode usá-los em alvos feitos especificamente para eles (que a Fi vai apontar na primeira oportunidade), mas, ainda assim, é algo que vai abrir muito os lugares que poderemos visitar, o que inclui Skyloft (mas, sem pensar nisso agora)!

EM BUSCA DO MAR DE AREIA

TESOUROS NO DESERTO

Vamos aproveitar esses itens para adquirir mais algumas coisas por aqui, que tal? Especificamente, dois Cubos da Deusa.
Comecemos explorando uma área que ainda não vimos por aqui. Use seu mapa para seguir até a região nordeste do deserto. Você deve ter notado a existência de uma área bloqueada. Seguindo o seu mapa, você achará uma parede rachada no meio da areia movediça (a parte na qual você pode andar). Use uma bomba para explodi-la e passe em frente, tomando cuidado com os vários ChuChus amarelos que estarão nessa área, prontinhos para lhe dar um choque!

Ao final do percurso, há duas coisas importantes: um baú contendo um Pedaço de Coração e uma série de alvos para o seu Clawshot. Siga por essa nova trilha, aproveitando para experimentar essas belezinhas, e você vai encontrar um Cubo da Deusa no final. Ative-o com um Skyward Strike para que possamos ir para o próximo.

O próximo cubo fica a caminho de onde nós precisamos ir para avançar. Siga para logo atrás da torre do Centro de Mineração, e procure, pela sua direita, uma pequena área com areia movediça. Por aqui, haverá um alvo de Clawshot (vou começar a chamar isso só de "alvo", OK?). Use-o para subir na parede e, daqui, seguir para outro Cubo, que estará bem visível (e que você deve ter notado no passado).


AS CAVERNAS DE LANAYRU

Agora, siga para a região mais ao oeste - você deve lembrar que passamos por aqui quando viemos ao deserto pela primeira vez. Use os atalhos que você abriu no caminho para encurtar a viagem. Siga até a estátua de pássaro que fica por lá.
Use o Clawshot na parede que está logo atrás da estátua e suba por essa área até acessar aquela passagem no meio da "cachoeira" de areia movediça.

Essa área nova é o que o jogo chama de Cavernas de Lanayru, e é um título bem apropriado!
Não há muito o que fazer aqui, honestamente, a não ser encontrar uma Gossip Stone bem no meio das Bomb Flowers que cercam esse lugar (e que ainda pode dar um tesouro raro!), e falar com o Goron escavador daqui, Golo.
Conversando com ele, você ouvirá falar sobre a área onde a Chama que estamos procurando pode estar, e ele ainda vai lhe dar a chave para o lugar! Que cara bacana!

Outra coisa que eu recomendo fazer aqui é sentar no banco que está perto dele para ouvi-lo comentar que precisa de fundos para continuar sua escavação. Se você tiver o dinheiro, eu recomendo que entregue para ele 10 rupees - isso vai ter frutos bem bacanas um pouco mais à frente).
Feito isso, siga para a porta à direita da caverna (ele apontou para você) e use a chave que você ganhou para entrar.

ENTRANDO NO MAR DE AREIA


Do outro lado, você chegará na nossa grande parada o Mar de Areia de Lanayru. Essa é uma das minhas áreas favoritas do jogo, honestamente, e será a parte onde teremos uma grande homenagem ao The Wind Waker.

Estarei terminando essa parte logo, mas, não antes de mandar você na direção de um Cubo da Deusa.


Use seu Clawshot para cruzar o abismo à frente, e, quando estiver em terra firme, ponha sua atenção para a direita. Você encontrará alguns blocos nos quais pode subir e, logo à frente, você vai notar um alvo no meio deles. Clawshote até lá (HAHA!!!) e siga para a caverna abandonada próxima. Lá dentro, estará outro Cubo da Deusa, cercado de Arachas! Acabe com eles e ative o Cubo.

Com isso tudo feito, retorne para onde você estava e se aproxime do píer, onde uma estátua de pássaro estará à espera. Salve seu progresso e contenha sua empolgação!
Na próxima parte, exploraremos o Mar de Areia, o que nos levará para uma série de desafios BEM interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário