quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Detonando! The Legend of Zelda - Parte 1: Águia


Vamos sentar e analisar o primeiro Zelda, rapidinho. Se fôssemos compará-lo com os jogos que vieram depois, não seria difícil perceber o quão... antiquado ele parece. Agora, se formos pensar nele dentro do contexto de sua época, bom, ele é um dos melhores exemplares, sem dúvida! Seus segredos mais importantes estão guardados por trás de dicas enigmáticas, mas, não absurdas, enquanto que as coisas mais opcionais ficam guardadas para aqueles que querem experimentar o tempo todo.

É, apesar de não ser Hydlide ou Milon's Secret Castle, o primeiro Zelda tem lá seus momentinhos obtusos. A boa notícia é que, mesmo com essa questão, ainda se trata de um título bem simples, e que pode ser terminado dentro de umas quatro horas - talvez um pouco mais, talvez um pouco menos.
Tendo isso em mente, o guia que estamos prestes a mostrar estará focado em explorar TUDO o que esse jogo tem a oferecer - não é uma tarefa lá tão árdua, até porque não existe uma busca de coleção, itens e buscas opcionais a torto e a direito como os jogos que vieram depois.
Então, vamos todos relaxar, enquanto jogamos, e terminamos por completo, o primeiro The Legend of Zelda.



UM BREVE RESUMO DA HISTÓRIA

O reino de Hyrule, uma vez pacífico, se viu atacado pelas forças sombrias de Ganon, um monstruoso príncipe das trevas. Equipado com poderosa magia, e seguido por um exército de monstros, Ganon veio a Hyrule em busca da Triforce - uma relíquia divina que supostamente dá poderes inimagináveis a quem a possuir. Para impedir que esse poder caísse nas mãos de Ganon, a princesa de Hyrule, Zelda, quebrou a Triforce em oito pedaços, e os espalhou pela região sul de Hyrule, próxima à Montanha da Morte.
Ganon, furioso com isso, aprisionou a princesa e começou sua busca pelos oito pedaços da Triforce, fazendo da Montanha da Morte sua base de operações.


Longe dos olhos dele, no entanto, Impa, a leal ama de Zelda, encontrou um jovem aventureiro, e lhe convenceu a buscar pelos pedaços da Triforce antes que Ganon conseguisse fazê-lo. Equipado apenas com um pequeno escudo de madeira e sua coragem, o jovem parte para salvar Hyrule das mãos de um mal mais antigo do que ele pode imaginar.



É PERIGOSO IR SOZINHO. LEVE ISTO.


Sua aventura vai começar próximo a uma pequena caverna. Embora seja possível seguir para praticamente qualquer um dos cantos de Hyrule, fazer isso agora seria uma péssima ideia, não só porque você está desarmado, como, também, porque você não tem o equipamento correto para sobreviver às inúmeras ameaças que lhe aguardam.
Vendo quantas opções você já tem, entre na caverna que está próxima e, lá dentro, você encontrará um homem idoso que lhe entregará uma espada de madeira para que você possa se defender.



É, uma espada de madeira não é lá essas coisas todas, mas, vai ter de servir por enquanto. Com ela em mãos, sua aventura pode começar.

PREPAROS INICIAIS (Parte opcional)

A espada, mesmo que de madeira, é tudo o que precisamos para encontrar o primeiro pedaço da Triforce, e tal busca não seria lá muito difícil. Mesmo assim, podemos ir além, e adquirir uma variedade de materiais que vão deixar nossa jornada inicial bem mais tranquila por bem mais tempo.
Obviamente, isso tudo pode ser tido como opcional, então, se você já se sentir preparado para seguir em frente, pule esta seção.

Um ponto crucial neste jogo, e isso é algo que você deverá notar com frequência, é que precisaremos de dinheiro. Muito dinheiro.
Existem dois itens que devem ser sua prioridade nesse momento: as bombas, que terão grande utilidade por praticamente todo o jogo, e a lanterna, que nos ajudará muito dentro dos templos onde as partes da Triforce estão escondidas - além de uma utilidade extra em momentos esporádicos.

A Lanterna pode ser encontrada à venda em uma loja próxima ao lugar onde você começou - imediatamente ao noroeste - por 60 rupees.

Já as Bombas estão um pouco mais longe, sendo necessário viajar, do ponto de partida, para leste, norte, leste, norte, norte, leste. Como que para compensar, elas podem ser compradas a 20 rupees por quatro unidades.


Um terceiro item que você pode pensar em procurar agora é o Escudo Mágico, que pode ser encontrado em diferentes lojas, e por um preço que varia entre 90 a 180(!) rupees. Além de ser maior, esse escudo especial é capaz de bloquear certos projéteis mágicos que o seu escudo normal não consegue. Mesmo assim, não é lá um investimento muito seguro, já que ele pode ser devorado por certos monstros. Isso e, honestamente, você pode passar o jogo inteiro sem nem ir atrás desse escudo, já que ele é completamente opcional. Inclusive - eu mesmo evitarei comprar o escudo enquanto escrevo este guia; não se trata de um desafio, é só que não vejo porque gastar dinheiro com ele, quando há itens mais importantes agora.

Há também um outro item que podemos caçar, o Anel Azul, que, quando equipado, vai reduzir pela metade todo e qualquer dano que você receber. Apesar de poder ser encontrado logo nos arredores do ponto de partida, o seu custo de 250 rupees é simplesmente alto demais para que possamos ir até ele de uma vez. Mesmo assim, enquanto lidamos com os outros itens, é uma boa ideia já ir acumulando dinheiro para esse item!

Como você deve estar pensando, há um grande número de lugares onde você pode encontrar esses itens, a única real exceção sendo o Anel Azul, que só aparece em um lugar. Não iremos explorar todo o mapa ainda nesta parte - focaremos apenas no que pode ser importante para o momento - mas, se você tiver interesse em caçar esses itens por si só, além de procurar por lugares onde conseguir dinheiro fácil, eu recomendo o uso de um mapa bem detalhado do mundo do jogo. Minha recomendação atual é esse aqui, que dá todos os detalhes necessários de uma maneira concisa e visualmente agradável.

Você pode aproveitar esse momento de busca por dinheiro para entender melhor como o jogo funciona como um todo.
Comecemos apontando para o fato de que, quando você está com seus corações - sua vida - completos, seus golpes de espada vão disparar um raio que percorre a tela inteira. Isso pode ser bem útil para atacar inimigos à distância, sem precisar de uma arma de longo alcance.

Também temos os inimigos que você deverá estar enfrentando. Apesar de haver mais à frente, eu recomendo fortemente que você se mantenha nas proximidades do ponto de partida, visto que os inimigos daqui são mais fáceis de lidar.
Os carinhas que você vai encontrar, muito provavelmente, serão os Octoroks, as Tektites, os Leevers, os Zoras ou os Moblins. Vamos por um de cada vez.



Os Octoroks são inimigos frágeis, que podem morrer com apenas um golpe. Eles não são lá muito perigosos, mas, atiram uma pedra depois de passarem um instante parados. Essa mesma pedra pode ser bloqueada pelo seu escudo.


As Tektites são parecidas, no sentido de serem bem frágeis. No entanto, elas são mais rápidas do que os Octoroks e, por algum motivo, também costumam deixar mais dinheiro cair quando são derrotadas - vai entender porque.



Leevers e Zoras (ou Zolas) provavelmente serão encontrados no mesmo canto, e ambos têm uma estratégia parecida: eles aparecem na superfície para atacar, e se escondem logo em seguida. A diferença é que os Leevers podem ser derrotados quando aparecem, sendo necessários dois golpes apenas - nem se preocupe em derrotar os Zoras ainda.


Além de atacarem à distância, com um projétil que você não pode bloquear ainda, eles são invencíveis se você estiver usando a espada de madeira.


Finalmente, temos os Moblins, que aparecem em peso nas florestas mais para o norte - esses nojentos atiram flechas e são mais resistentes do que os outros inimigos, embora sejam tão espertos quanto.

Apesar de estarem mais longe, eu recomendo que você pegue as Bombas primeiro, já que poderemos utilizá-las para adquirir alguns dos itens que mencionei antes, além de serem úteis para que possamos conseguir mais dinheiro em algumas ocasiões - isso e, bom, elas podem ser deixadas por alguns inimigos derrotados, coisa que pode acontecer a qualquer momento - mesmo antes de você sequer comprá-las!

Vamos começar falando sobre o que você pode conseguir com as bombas, para, então, seguirmos para o que pode ser adquirido com a lanterna.

Utilizaremos o ponto de início como referência para os lugares que vamos visitar. Você pode aproveitar a jornada para conseguir mais rupees.
Mais uma coisa - vou assumir que você tem apenas quatro bombas no inventário, então, vamos fazê-las contar!

Imediatamente ao norte do ponto de partida, você poderá explodir o centro da parede da frente para abrir uma caverna, e, lá dentro, adquirir 30 rupees.

Essa acabou sendo uma das últimas coisas que eu peguei, por ter adquirido algumas bombas mais cedo do que o esperado.

Não vamos apontar para todos os lugares que têm rupees, mas, fique sabendo que eles estão espalhados por toda a região, sendo uma ótima recompensa para quem quer explorar. No entanto, da mesma forma que há vários lugares onde se conseguir dinheiro, também há lugares onde se perde dinheiro. Portanto, tome cuidado com isso.

Dessa caverna, siga para o sudeste, e vá andando para o leste, até chegar em uma praia. No lado esquerdo do caminho para o norte que se abre aqui, há uma parede que pode ser explodida.


Dentro da caverna revelada, você terá a chance de escolher entre um Contêiner de Coração e uma Poção Vermelha. É quase desnecessário comentar isso, mas, em escolhas assim, você deve SEMPRE pegar o Contêiner de Coração, já que ele aumenta permanentemente sua vida por uma unidade, enquanto a Poção, apesar de bacana, pode curar sua vida apenas duas vezes antes de acabar.

Saindo da caverna - e sem ter feito uma decisão idiota, eu espero - vamos logo atrás de outro contêiner de coração. Siga para o norte, e vá seguindo até se deparar com uma parede. Dela, siga uma vez para a direita, e você encontrará uma formação rochosa peculiar. Colocando uma bomba no lado direito da parede que está de frente para você, uma outra caverna vai ser revelada, mais uma vez dando a opção de um Contêiner de Coração e uma Poção Vermelha.


Use sua cabeça e escolha a ÚNICA opção CORRETA.

Se deu tudo certo até agora, você ainda deve ter uma bomba sobrando. Se quiser, você pode aproveitá-la na tela à direita para explodir outra parede, e achar mais 30 rupees.

 
Logo ao sul, também há uma passagem secreta que lhe dá acesso a mais 30 rupees. Ela fica escondida debaixo de um Armos, um inimigo em forma de estátua que dá mais trabalho do que deveria.

Um item que pode aparecer vez ou outra é o Relógio, que paralisa todos os inimigos daquela tela, fazendo do combate algo infinitamente mais tolerável. Foi o que aconteceu aqui, e me permitiu tanto derrotar os Moblins quanto o Armos sem esforço.
Empurre o do lado direito se quiser ir atrás desse dinheiro - só derrote logo os Moblins que o cercam para deixar o possível combate mais fácil. 

Falando em dinheiro, caso você ainda não tenha comprado a Lanterna, há uma loja aqui perto que a vende. De onde você conseguiu o segundo contêiner de coração, basta seguir para o norte até achar um grupo de Tektites, e a loja.

Antes de sairmos atrás do lugar onde vamos usar a lanterna, também podemos ir e coletar um item de grande importância, e que já vai deixar tudo mais simples. Eu sei que nós acabamos de pegá-la, mas, quem aí quer uma espada nova? Agora que temos um total de cinco corações, podemos ir atrás da Espada Branca.

Da loja de onde acabamos de comprar a lanterna, siga para o sul apenas uma vez e, logo de cara, entre para o oeste. Faça isso até encontrar uma cascata e escadas que levam para o norte. Suba-as e você chegará a um pequeno lago, onde há uma caverna e *gulp* um Lynel.

Essa é a posição ideal para se encontrar o Lynel aqui - caso ele esteja em outro lugar quando você entrar, basta sair da tela e voltar para que ele mude. Estando onde ele está na imagem, é bem mais fácil desviar dele sem levar dano.


Os Lynels estão dentre os inimigos mais difíceis do jogo - eles não são só resistentes (ainda mais com nosso equipamento atual), sendo necessários seis golpes para derrubar um como esse, como bem fortes também, arrancando dois corações com apenas um golpe.

Lutando com ele ou não, corra para a caverna.
Lá dentro, o homem idoso lhe permitirá pegar a Espada Branca - só se lembre de que você precisa ter, no mínimo, um total de cinco corações!


 Essa nova espada não apenas dobra o dano que você vai causar, como também é ideal para eliminar inimigos mais chatinhos, como os Zoras! Isso aí! Você pode derrotar Zoras agora!

Estamos quase prontos para ir acabando essa caça ao tesouro. Falta apenas mais um contêiner de coração, e poderemos seguir felizes!

Para chegar a ele, desça as escadas, e vá seguindo o rio que segue pelo oeste. Tome cuidado com as pedras que estarão caindo da montanha!

Você logo chegará ao lago, onde deverá fazer contato com os Peahats, inimigos bem inconvenientes que ficam voando e não podem ser atingidos nesse estado. Para derrotá-los, você precisa esperar que eles parem de girar suas hélices, ou asas, ou... Sei lá o que.

Mantendo-se próximo à lagoa, continue caminho dando à volta nela.

Quando encontrar um grupo de árvores verdes, você pode queimar a árvore inferior direita para encontrar uma caverna e ganhar mais 30 rupees!



Logo ao sul, você encontrará uma ponte que leva para o oeste. Tenha essa ponte em mente, mas, não a cruze ainda! Ao invés disso, siga para o sul mais uma vez.

Queime a terceira árvore (de cima para baixo) mais à direita para encontrar outra passagem que leva a 30 rupees, e siga para a esquerda, dessa vez.



Hora do último item! Da direita para a esquerda, queime a quinta árvore para encontrar uma última passagem, na qual você poderá pegar o seu terceiro Contêiner de Coração!


Ah, e se você quiser comprar o Escudo Mágico por um bom preço, siga para a esquerda, e queime a árvore que fica bem na ponta. Lá, esse item estará disponível por 90 rupees!

Ufa... Isso foi muita coisa! Apesar disso, é bem provável que você ainda não tenha o suficiente para comprar o Anel Azul... Mesmo assim, eu não me preocuparia muito - não só estamos com o dobro de corações que tínhamos no começo do jogo, como também temos em mãos a Espada Branca, o que deve deixar os desafios dos primeiros templos bem mais simples, já.

Iremos atrás do Anel em breve, mas, não agora...

Ao invés disso, vamos atrás do primeiro templo, para que possamos adquirir o primeiro pedaço da Triforce!

UM TRIÂNGULO NA ÁRVORE MORTA


Se você acompanhou nossa seção opcional, você está bem perto do primeiro templo! Lembra-se daquela ponte que eu pedi para você ter em mente? Pois é! Basta cruzá-la para encontrar o lugar.
Caso você não tenha nos acompanhado, vamos usar o ponto de partida, mais uma vez, como referência. Dele, você pode seguir para o norte, leste, e, daqui, seguir para o norte até achar uma ponte que leva ao oeste. Daí, é só cruzá-la!

O templo estará no interior de uma árvore morta, e que aparentemente já foi algo bem maior.

NÍVEL 1 - ÁGUIA

 
Bem-vindo ao primeiro templo. Apesar de ser o mais simples do jogo - o que faz sentido; é o PRIMEIRO, afinal - esse lugar vai lhe ensinar todas as táticas que você precisará adotar nos lugares que vamos visitar no futuro: coisas como coletar chaves, encontrar mapas e bússolas, achar um item secreto, tudo isso terminando com um combate contra o guardião daquele templo.

Só um adendo em relação às chaves: por mais estranho que pareça, você pode encontrar chaves à venda em diferentes lugares de Hyrule, e as que você comprar funcionam normalmente dentro de qualquer templo. No entanto, essa é uma mecânica bem desnecessária, já que todas as chaves que precisamos estão dentro de seus respectivos calabouços - salvo algumas exceções. Por outro lado, caso você consiga - de alguma forma - terminar um calabouço coletando todas as chaves, mas, sem destrancar todas as portas, as chaves que você adquiriu serão aproveitadas no calabouço seguinte.

Vamos começar, então?

Como essa primeira estrutura é bem simples de entender, e de navegar, não precisaremos dividir esse texto em diferentes subcategorias.

Comece indo para a porta da esquerda. Na sala em questão, você encontrará três morcegos - chamados Keese em Zelda - e deverá despachá-los para adquirir a sua Chave #1.

Agora, retorne para a sala inicial e vá para a direita.

Você achará a Chave #2 dentro de um dos inimigos desta área, os Stalfos - esqueletos guerreiros que são tão ameaçadores quanto um filhote de Shih Tzu.
Pegue-a e volte para a sala inicial, seguindo, então, pela porta trancada ao norte.

Derrote os Stalfos daqui, se quiser, e continue para a sala seguinte, onde mais Stalfos, guardando a Chave #3 aguardam. Depois de despachá-los, siga para a sala à direita, onde você encontrará a Bússola sendo protegida por um grupo de Keese.



Enquanto elas seriam um item muito útil em jogos seguintes, as Bússolas do primeiro Zelda têm apenas uma função, que é a de mostrar em qual sala está o Pedaço da Triforce. Por meio disso, é possível supor qual será a sala onde o guardião estará escondido - mas, isso é só depois que você tiver o mapa. Ficaremos de olho nas Bússolas quando puder, mas, elas não precisam ser prioridade para você em sua própria partida.

É possível criar um atalho para o resto do calabouço se você chegou a conseguir mais bombas. Basta colocar uma bomba bem no meio da parede do norte, nesta mesma sala, e voilà! Para aqueles que estão sem bombas, retorne para a sala anterior, e siga pelo caminho da direita - voltaremos para essa sala do atalho depois que explicarmos isso.

A próxima sala mostrará um caso em que você ficará preso, e precisará derrotar todos os monstros para prosseguir. Por sorte, estamos olhando para um grupo de Keese, que não é difícil de abater. Depois que eles forem derrotados, use uma de suas chaves na porta ao norte.

Logo em seguida, você conhecerá um novo grupo de inimigos - os Gels. Dependendo de você ter a Espada Branca, ou não, essa será uma das poucas vezes que você encontrará esses inimigos. Explicaremos mais sobre isso quando encontrarmos os Zols.
Empurre o bloco no centro desta sala em qualquer direção para que a porta da esquerda se abra. Só um alerta: não há o que ver ali - apenas um homem idoso dando uma daquelas dicas enigmáticas que você NÃO PRECISA, porque está lendo este guia!



Siga pela direita, e pegue o Mapa por entre os Gels. Esse sim será um item interessante, já que ele apresenta toda a estrutura do templo lá no canto superior esquerdo da tela. Não é tão detalhado quanto o mapa que você possui quando pausa o jogo (e que aumenta de acordo com seu progresso dentro do templo), mas, é bom o suficiente para lhe dar uma ideia do que esperar. A propósito, se você pegou o atalho, essa sala é imediatamente à esquerda de onde você está (e eu recomendo que você siga as informações dessa parte em diante, já que exploraremos algo que é muito importante)!

Há ainda outro item que podemos pegar por aqui! Apesar de não podermos nos aproveitar de suas qualidades de imediato, já é bom pegá-lo logo (até porque realmente NÃO precisamos pisar aqui de novo).
Ignore a porta trancada, por enquanto, e siga para o norte. Derrote os Stalfos para conseguir a Chave #4 e continue pelo norte. Mantenha o estilo dessa sala em mente para templos futuros - a água é um obstáculo que não pode ser atravessado facilmente, o que obriga tanto você como seus inimigos a ficarem no chão seco.

Nesta nova sala, você vai bater de cara com o inimigo mais desafiante deste calabouço: os Goriyas. Esses carinhas são bem resistentes - aguentando de dois a quatro golpes de sua espada antes de cair - um pouco rápidos, e adoram ficar atirando seus bumerangues pra lá e pra cá.
Você pode despachá-los como faz com qualquer outro inimigo, mas, seja cuidadoso com eles. Use a água dessa sala para derrotá-los de uma distância segura (mesmo que você não tenha acesso ao raio da espada, ela ainda tem alcance suficiente para acertá-los dessa distância).
Pegue a Chave #5 que vai aparecer, e siga para a esquerda, onde você encontrará um novo obstáculo.

Conhecidas apenas como "armadilhas", esses blocos cheios de espinhos vão disparar pra cima de você, assumindo que você esteja diretamente na frente deles (seja na horizontal ou na vertical). Por sorte, eles são fáceis de desviar - basta sair do caminho e esperar que eles recuem lentamente para seguir feliz.
Seu objetivo nesta sala é empurrar o bloco que está mais para a esquerda, próximo de todos os outros blocos, para cima ou para baixo, e ganhar acesso às escadas bem no centro da sala.



Fazendo isso, você chegará em uma área subterrânea onde, além de alguns Keese, há um item show: o Arco. Esse é um item OBRIGATÓRIO para que possamos terminar o jogo, mesmo que ele não tenha flechas consigo... Hmm...

Apesar de não ter flechas, o Arco será de grande importância se quisermos terminar o jogo...

Saia daqui e retorne direto para a sala onde você conseguiu o mapa, abrindo, finalmente, a porta para a direita. É aqui que você chegaria se tivesse pego o atalho.
Temos três Goriyas aqui, e precisamos de todos eles derrotados para termos acesso ao Bumerangue!


Apesar de não ser tão empolgante quanto um arco, esse item aqui será bem útil durante o começo do jogo, já que ele é capaz não só de pegar itens que estão mais longe (como rupees e corações), como também de eliminar rapidamente inimigos menores e mais fracos, como Keese e Gels.
Pegue-o e continue pela direita.

A próxima sala conta com a última Chave e acesso à sala do guardião. No entanto, é aqui que habita um dos inimigos mais temidos do jogo - os Wallmasters. É, eu sei que eu disse que os Goriyas seriam os mais desafiadores, mas, você não vai lutar contra os Wallmasters - mesmo que eles não sejam tão habilidosos, o que os deixa assustadores é, na verdade, sua habilidade de levar quem eles pegarem direto para o começo do templo. Isso mesmo - se eles TOCAREM em você, é direto pra porta do templo, e será preciso andar TUDO DE NOVO.
É difícil saber de onde eles vêm, mas, é garantia de que eles sairão das paredes. Evite-as enquanto puder (embora será preciso chegar perto de uma para conseguir a Chave #6) e corra para a porta ao norte, onde você enfrentará o primeiro chefe do jogo.

CHEFE: AQUAMENTUS



O primeiro guardião que você enfrentará é esta besta chamada Aquamentus, um dragão que seria completamente imbatível não fosse aquele chifre que ele tem na cabeça. Esse é o único ponto fraco do monstrão, mas, ele não vai deixar você se aproximar com facilidade.
Durante todo o percurso da luta, Aquamentus vai atirar três bolas de fogo em uma linha vertical, enquanto lentamente segue para a esquerda. Mesmo com a Espada de Madeira, são necessários poucos golpes para derrubá-lo - embora seja importante ter cautela para evitar levar muitas bolas de fogo na cara e morrer agora que você chegou na praia.
Se você comprou o Escudo Mágico, é possível bloquear as bolas de fogo, mas, se você não o fez, não se preocupe.

Depois de apanhar o suficiente, Aquamentus vai ser derrotado, deixando um Contêiner de Coração para trás. Colete-o para aumentar sua vida, e siga para a sala seguinte, onde o primeiro Pedaço da Triforce estará à sua espera.
Essa é uma grande vitória, mas, não temos tempo para comemorar! Foi um pedaço... Faltam sete.

Imagens oficiais retiradas do site Zelda Wiki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário