sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Detonando! The Legend of Zelda: Ocarina of Time - Parte 1: Introdução





O jogo começará com uma cena um tanto longa, onde descobrimos que, na floresta de Kokiri, todos tinham uma fada, com a excessão de um garoto chamado Link. Você estará vendo um sonho de Link. Durante o prelúdio do que vai ser uma grande tempestade, Link está parado em frente à ponte de um castelo. Aqui, ele vê uma jovem fugindo do castelo em um cavalo branco, seguindo-a, está um homem maligno em um cavalo negro. Este olha para Link, ergue sua mão e acerta-o com um golpe.

O cenário muda para uma floresta, onde vemos uma fada sendo chamada por alguém. Este alguém comenta que seu outrora magnífico poder, agora não é nada comparado às forças malignas que se adentraram na floresta. Ele então diz que está na hora do garoto sem fada começar sua jornada, seu destino como salvador de Hyrule. Com essas palavras, esse alguém despede a fada, Navi.

Navi, falando com... alguém
Veja a cena interessante dela viajando por Kokiri Forest até chegar à casa de Link. Aproveite essa cena para observar todos os cantos da floresta e já saber por onde começar.
Por fim, Navi chegará na casa de Link e falará com ele, acordando-o... É uma cena um tanto cômica, com Link fazendo de tudo para não se levantar, enquanto Navi fica chamado sua atenção. Por fim, ele acordará (para alívio de Navi). A fada então diz que a Great Deku Tree o chamou, e que é hora de ir!

Link conhece Navi
E o jogo se inicia. Aproveitando que você está em sua casa, dê uma olhada nos controles principais. Mova-se com o analógico esquerdo, mude o ângulo da câmera (dentro de casas apenas!) com C-cima, e aperte o A enquanto está correndo para rolar. Coisas como o mapa, itens e demais você pode acessar com o botão Start. Finalizado, saia de sua casa.

Você está nos domínios da Kokiri Forest. Assim que você sair de casa, Saria (uma grande amiga de Link) irá aparecer, chamando você.

Conheça Saria
Desça as escadas (apenas se aproxime e toque nelas) e vá falar com ela! Ela irá dar os parabéns pela sua nova fada e ficará impressionada pelo fato de você ter sido chamado pela Great Deku Tree. Quando este diálogo acabar, aproveite para andar pela floresta e conhecer melhor o local.

Uma vez que você explorou tudo o que você precisava explorar (e adquiriu as dicas de controles por parte dos Kokiris), siga para o extremo leste (-->) do mapa. Você irá se deparar com Mido, autoproclamado líder dos Kokiri.

Contemplem o arrogante Mido... Sim, ele morde.
Ele estará bloqueando a passagem para a Great Deku Tree. Falando com ele, você descobrirá que a passagem só será liberada quando você estiver completamente equipado (ou seja, com espada e escudo prontos). Hora de fazer um pouco de exploração... Você deve ter notado que, a noroeste de onde você falou com Mido, existe uma pequena loja, onde se vendem Deku Shields por 40 rupees. Dinheiro é o que não falta na floresta, e você poderá encontrar essa quantidade rapidinho!
Para ganhar dinheiro, você pode....

... pular nas plataformas sem cair na água para receber 5 rupees...

...vasculhar na grama...

...jogar as pedras perto da casa de Mido...

... subir a ladeira na casa de Saria e dê a volta...

... abrir os baús na casa de Mido (ele não vai notar)...

... fazer saltos para trás no campo de treinamento...

... quebrar os vasos na casa dos gêmeos...

...e você ganhará dinheiro! Fácil não?!
Daí, o que falta...

...é comprar!!
Na área ao sul da floresta, você deve ter visto um grupo de cercas. Aquela é a área de treinamento. Vá até lá e siga por todas as cercas até você encontrar um buraco na parede.

Hmm... Onde será que isso leva?
Aqui também tem dinheiro!
Use o botão A para seguir pelo buraco e, ao chegar ao outro lado, você irá se deparar com um pequeno labirinto. Pegue os rupees que existirem aqui, se você ainda não comprou o escudo e siga pelo pequeno labirinto, enquanto evita a rocha que fica rodando por aqui. Eventualmente, você encontrará um baú. Abra-o para conseguir a Kokiri Sword.

TAN-TAN-TAN-TAAAAAAAAAAAAAN!
.....
Equipe-a (pressionando START e seguindo para a tela de equipamento) e saia do labirinto pelo mesmo caminho que você veio. De volta à floresta propriamente dita, treine um pouco com a espada e com o escudo. Quando você estiver pronto, volte a Mido e fale com ele novamente. Depois de um ataque de inveja, ele sairá do caminho.


Bom... Siga pelo novo caminho, mas já com sua espada e escudo preparados, pois, depois de alguns passos TRÊS Deku Babas (plantas carnívoras) irão atacar. Mate todas elas e pegue os Deku Sticks (gravetos) que elas irão liberar.

Aproveite a chance para treinar seu Z-target e seus movimentos em batalha.

Não esqueça de pegar os Deku Sticks que cada uma solta!
Depois deste tutorial de combate, ande mais um pouco e uma cena acontecerá. A Great Deku Tree (quem mandou Navi até Link) revelará que foi amaldiçoada por alguém, além de deduzir como foram os seus sonhos nas últimas noites.

A Great Deku Tree...
Ela fala também, que Link, pode libertá-la da maldição. Ao perguntar se você tem coragem para isso, responda que sim. Isso, então, fará com que ela abra uma passagem, no formato de boca. Siga por ela.


Bem-vindo ao primeiro calabouço do jogo. Aqui, temos cinco andares: o 3F, o 2F, o 1F, o B1 e o B2. Obviamente, você iniciará no 1F. Neste primeiro andar, derrote as plantas carnívoras (aproveite e treine um pouco seus golpes) e pegue os itens que elas vão deixar (Deku Nuts).

Essas não são que nem as outras. Tenha mais cautela aqui.
Você deve ter notado que, ao centro da sala, existe uma espessa teia de aranha. Ignore-a por agora e suba as escadas que estão aqui próximas.

Spider-man, Spider-man....

Suba por aqui.

Siga pelo caminho linear, pulando (automaticamente) os obstáculos. Navi irá lhe interromper para falar da plantação na parede (nas quais você pode subir). Abra o baú daqui para adquirir o Mapa.


Com ele adquirido, siga seu caminho e você será interrompido mais uma vez por Navi quando chegar à porta no final do caminho. Abra a porta com o botão A e você chegará em uma sala pequena com um Deku Scrub no centro. Equipe seu escudo e fique com ele preparado. Uma vez que o seu inimigo cuspir uma noz, ela vai bater no escudo e retornar para ele.

Rebata a noz com o seu escudo.
Assim que ele receber o impacto, corra na direção dele. Ele vai se sentir intimidado, pedirá perdão e dirá um “segredo” (mexa o analógico para cima enquanto está caindo para rolar e não se machucar com a queda). Quando ele sair, as portas se abrirão. Siga pela porta ao sul (no mapa). Nesta sala, pule para a plataforma que está bem à sua frente e rapidamente pule para a seguinte, onde você encontrará um baú. Abra-o para adquirir o Estilingue.

UEBA! Vamo atirar em lagarto MANHÊ!
Olhando para sua esquerda, você encontrará um grupo de vinhas que permitem escalar para um buraco na parede. Siga para lá e abra o baú que contém um coração comum. Voltando para a frente do baú com o estilingue, e olhando para trás, você irá encontrar uma escada presa em teias de aranha.

Sempre fique atento aos seus arredores.
Use o estilingue para derrubar a escada, que cairá em uma posição muito conveniente. Use-a e retorne à sala principal (onde você conseguiu o mapa).

Nos lados do baú onde você adquiriu o mapa, você deve ter notado umas vinhas, lotadas de aranhas, certo? Use o estilingue para se livrar de todas elas (use o Z-target para facilitar) e suba a vinha até o topo.

Use o Z-target para facilitar a mira...

Pegue o que aparecer, sejam Deku Nuts para paralisar inimigos...

...ou Deku Seeds, para serem a munição de seu estilingue.
Você estará no terceiro andar, agora. Procure por uma porta nessa área e siga por ela. Você chegará em uma sala com uma tocha acesa, outra apagada e um botão. Aqui, pressione o botão e três plataformas irão se levantar.


Pule para a que está logo à sua frente, depois à que está à esquerda. Aqui, pule para o buraco na parede (tendo cuidado com a aranha gigante). Na parede desse buraco, você verá uma aranha dourada, a Golden Skultulla #1. Derrote-a e pegue o símbolo que ela deixar.

Sempre fique de olho nessas coisas.
Depois disso, abra o baú daqui para conseguir um coração. Depois disso, siga para o começo da sala e pressione o botão novamente, para que as plataformas voltem a subir. Dessa vez, siga por todas elas até chegar do outro lado da sala, onde você encontrará um baú com a Bússola.


Depois disso, use um Deku Stick para acender a tocha apagada (coloque-o no fogo da tocha acesa e corra até a apagada) e retorne para a sala anterior.

Essa é a principal função do Deku Stick...
Aqui, nessa área do terceiro andar, você deve ter notado que, em certas áreas das teias, existem aberturas. Siga para uma delas, derrote a aranha gigante que aparecer (ataque-a quando ela se virar) e pule pela abertura, para que você caia em cheio na teia de aranha espessa que vimos no primeiro andar. Devido à força adquirida pela velocidade da queda, a teia vai arrebentar.

Au... Isso deve ter doido...
Você chegará no B1F, mais precisamente em uma poça d’água. Vá para terra firme e, olhando para as vinhas, você deverá estar vendo outra aranha dourada. Use o estilingue para derrota-la e pegue o símbolo que ela vai deixar, pegando assim sua Golden Skultulla #2.

Mate-a, então suba a vinha para pegá-la.
No norte da sala (no mapa), você deverá ver uma grade e a Golden Skultulla #3. Use o estilingue para derrota-la. Suba na plataforma (fora d’água) que está à direita e, na direção do símbolo, role para fora da plataforma (o que causará um salto mais largo) e pressione B na hora certa para conseguir o terceiro símbolo.

Pule e ataque com B para ganhar um impulso a mais e pegá-la!
Com o símbolo em mãos, suba novamente na plataforma e pressione o botão para que uma tocha próxima se acenda. Abra o baú próximo a ela para conseguir outro coração. Usando um Deku Stick, pegue o fogo dessa tocha e siga para a outra plataforma, queimando a teia de aranha no final desta (siga pelo caminho na água no qual você não tem como afundar). Com isso, siga pela porta.

Fique atento a onde você pisa!

A teia queimará quando entrar em contato com o Deku Stick em chamas.

Nesta sala, você encontrará um novo Deku Scrub. Derrote-o da mesma maneira que fez com o primeiro e este lhe entregará um segredo (mais valioso do que o primeiro, diga-se de passagem). Segundo ele, você só poderá punir os irmãos dele se acertá-los na ordem seguinte: 2, 3 e 1 (23 é o número 1).

"Você acha que eu sou um traidor?"
Com esse segredo em mãos, você perceberá que as portas nem sequer se mexeram. No entanto, você deve ter observado um emblema na forma de olho em cima de uma das portas.
Acerte-o com seu estilingue e a porta abaixo dele abrirá. Siga por ela.

Esta nova sala pode ser um pouco complicada... Aqui vai como fazer: no canto esquerdo da sala, embaixo d’água, existe um botão. Pressione-o (através do mergulho pelo botão A) e o nível da água vai descer um pouco.

Pressione este botão...

... e você poderá passar!
Daqui, nade até a área de terra de onde você veio, o mais rápido possível. Pule na plataforma que fica indo pra lá e pra cá na água e, quando ela lhe levar para o outro lado, pule para a terra firme! Uma vez nessa área, se aproxime do bloco, e Navi vai interrompê-lo novamente, ensinando como mover o bloco... Depois de aprender o que precisa, empurre o bloco até que ele não possa mais ser movido (mate a aranha gigante antes). Com isso, suba nele e siga pela porta.



Aqui, derrote todas as Deku Babas e acenda as duas tochas apagadas (com um Deku Stick), seguindo então pela porta que vai ser destrancada.

Derrote-as...
... para fazer as coisas com mais calma.
Você chegará em uma sala bem grande. Derrote a aranha gigante e, antes de dar qualquer passo, olhe para cima.


Você verá o que parecem ser três ovos de aranha. Use o estilingue para acertá-los e destruí-los logo de cara, ou siga até debaixo deles e lute com os inimigos que saírem deles. De qualquer forma, você deverá ver uma tocha acesa aqui. Use o Deku Stick para pegar um pouco de fogo e corra para a teia de aranha do outro lado da sala. Com isso, guarde o Deku Stick e siga pelo buraco na parede.

Corra rápido!
Retornaremos para a sala principal (no B1F ainda). Aqui, derrote as Deku Babas se quiser e empurre o bloco que está na parte norte (no mapa) até que ele caia na água. Isso criará um tipo de atalho.

Empurre mais esse bloco e um atalho será feito.
Você deve ter notado aqui um outro buraco coberto por teia, correto? Com o bloco na água, pule para a área onde tem uma tocha acesa. Pegue o Deku Stick e retire um pouco de fogo da tocha. Pule no bloco, suba novamente para área de onde você veio e, rolando, queime o buraco com teia no chão. Pule no buraco.

Role enquanto segura um Deku Stick e a teia se incendiará.

Chegaremos à última sala do calabouço. Aqui, você verá três Deku Scrubs. Lembra-se da ordem que nos foi dada um tempo atrás? Você vai derrotar os Deku Scrubs na ordem 2 3 1. Derrote o do meio, então o da direita e, por último, o da esquerda.

23 é o número 1!
Quando você derrotar o da esquerda, se aproxime dele rapidamente. Ele revelará um segredo sobre o chefe e fugirá.

Acertar o olho enquanto ela está paralisada... 

Com isso, a porta trancada será aberta. Siga por ela.

Nesta sala escura, ande um pouco e o que parece ser uma porta vai se trancar nas suas costas. Eis o que fazer aqui: use o botão C-cima e olhe ao redor, mais precisamente para cima.

Olhe para cima...

... e ela lhe verá.

Tá na hora do pau!




Eis o primeiro chefe!! Para derrotar Gohma, você precisará do estilingue. O chefe vai se aproximar de você, deixe ela fazer isso e, assim que o olho dela ficar vermelho, use seu estilingue para paralisá-la por alguns momentos.

Atire nela com seu estilingue quando o olho estiver vermelho...
... ataque sem perdão com sua espada...

... e com o tempo, ela voltará a ficar de pé.
Então, ataque com sua espada o olho o máximo que puder. Eventualmente, Gohma se levantará e correrá até o teto, para começar a depositar ovos. Você pode deixar que eles venham e derrota-los assim que eles chegarem ao chão, repetindo o processo em Gohma quando ela voltar também; ou pode atacar com seu estilingue enquanto Gohma está depositando os ovos!

Não deixe ela terminar esse processo!
De qualquer modo, ataque-a para derrota-la.

Como ela se desintegra... Uaaaaaaaaaaau *puxa óculos 3D*

Pegue o Heart Container, e então pise na luz azul.
Quando Gohma for derrotada, pegue o Heart Container e pise na luz azul...

Retornaremos a Kokiri Forest, mais precisamente à frente da Great Deku Tree. Ouça o que ela tem a dizer e você descobrirá que um homem louco do deserto colocou essa maldição nela. Você verá uma pequena apresentação a Ganondorf, o vilão, e entenderá o mito da criação de Hyrule, assim como o mito da Triforce.

Ganondorf, o homem louco do deserto

O poder interminável, a Triforce

Depois dessa história, Great Deku Tree pede que você procure pela Princesa do Destino para que você possa impedir Ganondorf de realizar seus desejos malignos. Depois, a Great Deku Tree revelará que morrerá em breve, pois, apesar de seus esforços em quebrar a maldição terem tido sucesso, ela esteve condenada a morrer mesmo antes de você começar... Antes de morrer, a árvore vai lhe passar a Kokiri’s Emerald. Este item é de extrema importância para nossa jornada. Por fim, a árvore morrerá...

A Kokiri's Emerald...

"Adeus... Grande Ávore Deku..."
Navi irá se despedir da Great Deku Tree e Link irá se afastar. Ao final da cena, mais precisamente quando você reganhar o controle, você estará no começo da passagem da floresta para a área da árvore. Andando um pouco, você dará de cara com Mido novamente. Ele ficará muito chateado ao ver que a árvore morreu e culpará Link por isso. Quando ele terminar de resmungar, ele vai se afastar, abrindo caminho para você.

Agora, vamos ter de seguir o desejo da Great Deku Tree e encontrar a dita princesa. Obviamente, não iremos encontra-la aqui na floresta... Você já sabe o que isso significa: teremos de abandonar o lar e seguirmos em nossa jornada. Muito bem... Considerando que você está em frente ao caminho que leva à Great Deku Tree (ou ao seu cadáver, não sei...), siga em linha reta até o outro lado da floresta (extremo lado oeste no mapa). Você encontrará uma outra passagem, com um Kokiri ao lado. Se você tentasse passar por aqui antes, você não conseguiria pois esse Kokiri não deixaria você passar. Siga pelo caminho liberado para sair da floresta.

Siga para cá, ao extremo oeste (<--) do mapa...
Uma nova cena ocorrerá, com Link passando por uma ponte de madeira. No meio da ponte, Saria surge e chama a sua atenção. Link para e ouve o que Saria tem a dizer. Ela revela que sempre soube que o dia em que Link sairia da floresta chegaria, pois ele era diferente dos outros. Mas, como os dois eram amigos, isso não importava, pois eles sempre estariam juntos. Por fim, Saria entrega a Link um item muito precioso: a Ocarina das Fadas. Link recebe este presente, e, sem saber o que dizer para Saria, ele vai embora...

"Oh, você está saindo..."

"Eu sabia... que você sairia da floresta... um dia, Link..."

Saria segura em suas mãos uma Ocarina

'Eu quero que você fique com essa Ocarina... Por favor, tome conta dela."

Link a recebe e a observa.


Sem saber como lidar com a situação...

...Link vai embora, sem dizer adeus.

Saria fica apenas observando o vazio...

6 comentários:

  1. vlw começei a jogar agora :D mt bom o detonado

    ResponderExcluir
  2. Tô zerando novamente meu OoT, só que dessa vez quero zerar 100% do jogo, por isso tô usando essa detonado aqui que é muito bom pro sinal. xD Vlw pelo trabalho duro, continuem assim, pfvr /o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem na época que eu peguei o detonado pra continuar! Com sorte terminaremos tudo ainda esse mês! Obrigado por usar nosso detonado! :D

      Excluir
  3. se sou o link e hyrule me acorda falando que a árvore deku quer falar comigo eu respondo "árvore deku é rola!"

    ResponderExcluir
  4. n consigo rebater a nos do deku scrub eu perparo o escudo e mesmo assim me acerta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que olhar para o Deku Scrub, segurar o botão do escudo (que, eu ACHO que é o R) e esperar ele golpear. Basta ficar segurando o botão, nada mais.

      Excluir