segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Detonando os chefes - The Legend of Zelda (Atualizado)


Há pouco menos de sete anos, eu escrevi um guia incrivelmente sem graça de como derrotar os chefes do primeiro The Legend of Zelda. Hoje, depois de finalmente ter terminado o jogo mais de uma vez (umas... três, eu acho), creio que está na hora de revisitar esse guia e mostrar pra vocês que os chefões do primeiro Zelda, os poderosos guardiões dos oito pedaços da Triforce, são intimidadores e poderosos, mas, não invencíveis!



Aquamentus___

 
Dragão ou unicórnio, ou os dois, Aquamentus pode ser tão fácil quanto um pouco desafiador. Se você ainda está com sua energia intacta, e é capaz de atirar aquelas "ondas de energia" de sua espada, é possível derrotá-lo sem nenhum esforço.

Para derrotar Aquamentus, você precisa acertar em seu chifre. Bastam apenas uns três golpes para derrotá-lo, mas, como muitos outros inimigos que você enfrentará mais à frente, Aquamentus não vai cair sem uma luta.
Ele tem um único ataque, que é atirar um trio de bolas de fogo em você. Se você é do tipo cuidadoso e comprou um escudo mágico antes de entrar aqui, nenhuma delas é uma ameaça, já que todas serão bloqueadas sem qualquer cerimônia. Caso não, basta desviar, já que elas seguem um padrão bem simples.

Bombas também são efetivas contra ele, mas, honestamente, é simplesmente melhor usar sua espada, já que você tem um controle maior do dano que vai causar. Se derrotar Aquamentus, alegre-se! Você estará pronto para desafios maiores (e eles virão... pode esperar, que eles virão)!


Dodongo___


Dodongos não gostam de fumaça. Por muitos anos, eu realmente não tinha interpretado essa frase direito.

O método comum de lidar com Dodongos (além de evitar qualquer contato direto, já que essa é a maneira que ele tem de atacar você) é fazer com que ele engula um total de duas bombas. É uma tarefa um tanto difícil de executar, na verdade, visto que o chato fica o tempo todo se locomovendo pela arena onde ele fica. O que você quer fazer é tentar colocar uma bomba bem na frente dele (depois de estudar o seu movimento, você consegue pegar o jeito disso) para que ele a engula. Se fizer isso, ele vai deixar você ciente de que ele engoliu e não gostou. Basta repetir para que ele se exploda (literalmente).

Existe um outro método, e envolve aquela frase infame que mencionei há pouco. Mesmo que você erre e uma bomba exploda bem próxima ao Dodongo, ele vai ficar paralisado por um segundo. O que o jogo não mostra pra você é que ele agora está completamente vulnerável a sua espada! Por isso, enquanto ele estiver paralisado, aproveite a chance para descer uns golpes nele! Dodongos, sem a proteção que geralmente têm, são muito frágeis, e morrerão com apenas alguns golpes de espada!

Use o método que melhor funcionar para você, e comece a atacar os DODONGOS!

Manhandla____


O curioso de Manhandla é que ela pode ser um chefe bem fácil ou um chefe bem difícil... Existem duas maneiras de lidar com ela: a primeira é o uso de bombas e a segunda é por meio da espada.
O ponto fraco dessa abominação são as suas quatro cabeças. Cada cabeça é frágil aos dois métodos mencionados antes, mas, à medida em que ela vai perdendo membros, ela vai ficando consideravelmente mais rápida e mais perigosa.

O método da espada é bem lento, visto que você precisa acertar cada uma das cabeças do monstro, e ainda terá de lidar com a velocidade aumentando e tudo mais. Não são muitos golpes por cabeça, mas, quando ela ganhar impulso, poderá ser difícil acertar sequer um único golpe.

O método das bombas pode ser uma bênção ou uma maldição. Provavelmente, você já deve conhecer o truque de usar apenas uma bomba para matar Manhandla. Para fazer isso, basta colocar uma bomba bem no centro do chefe (o que, surpreendentemente, não é tão difícil). O problema é que, como muitos outros, Manhandla não fica parada em um canto só, e, muito provavelmente, a bomba pode acabar explodindo e acertando apenas três das quatro cabeças. É aqui que entra a parte da maldição: com um erro desses, a chefe vai ter um aumento drástico de velocidade, o que poderá muito bem pegar você de surpresa e lhe colocar em uma situação pouco confortável. Por isso, cuidado com esse método (que, apesar disso, continua sendo o método que recomendo).

Gleeok_____


Permita-me ir direto ao ponto. Gleeok é o chefe mais difícil do jogo, depois do Ganon. O motivo? Você precisa estar perto o suficiente para golpeá-lo com a espada, mas, sempre ao risco de que será acertado por uma das cabeças do monstro, ou, até mesmo, por uma das bolas de fogo que ele vai cuspir em sua direção.

Agora, vamos dar alguns passos para trás e analisar tudo isso. A sua única forma de lidar com Gleeok é atacando uma de suas cabeças com sua espada. O problema é que não só as cabeças ficam muito próximas do corpo do bicho (que é o que vai machucar você), como elas também se movem constantemente (e elas também podem machucar você) e ainda atiram bolas de fogo (que, adivinhak também machucam você).
Apesar de sempre haver tantos obstáculos a se levar em consideração, cada cabeça do Gleeok cai relativamente fácil. Quando elas são danificadas o suficiente, as cabeças se afastam do corpo de Gleeok e começam a flutuar na parte superior da sala, indo de um lado para o outro, também atirando bolas de fogo. Pode parecer mais algo que deve lhe deixar preocupado, mas, na verdade, tê-las flutuando é menos problemático do que tê-las tão perto umas das outras.

Assim como você fará com muitos outros chefes, você terá de enfrentar outras versões de Gleeok em outros labirintos. Cada nova encarnação do monstro também virá equipada com uma cabeça a mais, fazendo com que os encontros sejam relativamente longos, dependendo do quanto você pretende se arriscar.

Nem preciso dizer que, se você está com todos os seus corações, as ondas de energia da espada funcionam maravilhas, e permitirão que você cause um dano considerável sem nem precisar se aproximar de Gleeok!

Um outro método, tão efetivo quanto, mas, muito mais perigoso, existe. Para executá-lo, você precisa de uma espada forte e de vários corações à sua disposição. Tendo tudo isso, fique logo do lado das cabeças de Gleeok e fique atacando sem parar, desconsiderando completamente o dano que ele está lhe causando. Se você for forte (e rápido) o suficiente, você sairá vitorioso, embora bastante machucado. Recomendo isso para quando ele é o chefe final do calabouço (o que inclui os labirintos 4 e 8), mas, não quando ele é apenas um dos vários obstáculos que você terá de enfrentar.

Digdogger____


O que impede Digdogger de ser um chefe ridiculamente fácil é o fato de que ele estará bem protegido por uma série de pequenas estátuas que ficarão atirando bolas de fogo em você. Também temos que levar em conta que o Apito é essencial para o combate. Sem ele, não há vitória.

Depois que você tiver o apito em mãos (que pode ser encontrado no mesmo labirinto), toque-o na mesma sala que Digdogger para ver o que era antes um gigantesco monstro se reduzir a apenas um globo ocular ambulante. Quando ele estiver nessa forma, acerte-o com a espada repetidamente até ele cair. De novo, você também terá de se preocupar com as bolas de fogo que surgirão de maneira incessante. Não deixe sua guarda ficar baixa!

Da mesma forma que você enfrentará outros chefes mais de uma vez, Digdogger fará diversas aparições, por vezes no mesmo calabouço! Em uma de suas outras encarnações, o monstro se dividirá em três versões menores de si mesmo, ao invés de só um. Isso poderá dificultar as coisas já que cada um dos Digdogger's pequenininhos costumam ganhar uma baita velocidade, e saem correndo em disparada. Lembrando, inclusive, que você terá de desviar do mundo de bolas de fogo CHATAS que serão constantemente atiradas em você...!

Gohma________



Existem dois tipos de Gohma's neste jogo. A primeira delas, a vermelha, será sua adversária no sexto labirinto. Apesar de parecer intimidadora, e de ser bem poderosa e rápida, apenas uma flechada em seu olho é necessário para que ela seja derrotada. Dito isso, vale lembrar que ela está sempre em movimento, e também estará atirando bolas de energia, o que poderá dificultar a sua mira. Além disso, ela também manterá o olho fechado de vez em quando, obrigando você a esperar para que possa ter uma chance de atacar.

A versão azul das Gohmas, no entanto, requer aproximadamente cinco flechas em seu olho para morrer, e ela é bem mais comum, aparecendo nos labirintos que seguem como obstáculo, ao invés de guardiã. Para complicar as coisas, não é incomum que ela esteja acompanhada de estátuas que também costumam atirar bolas de fogo, obrigando você a se manter em movimento ao mesmo tempo em que precisa mirar em um alvo que não para de se mexer. Mesmo assim, Gohma mantém seu olho aberto por uma boa quantia de tempo, permitindo que você tenha uma chance confortável de atirar.

Ganon_____________ 


Assim como muitos chefes finais de seu tempo, Ganon recebeu um status lendário, tanto por ser bem difícil chegar até ele, quanto pelo padrão que o chefe tem ser bem pensado e bem diferente do que você enfrentou para chegar até aqui.
Mesmo com todo esse pedigree, não é uma tarefa muito difícil lidar com Ganon, assumindo que você tenha muitos corações, bons reflexos e saiba prestar atenção (e, se você chegou até aqui, acredite, você já tem tudo isso). Vale ressaltar, no entanto, que, se você quiser derrotar Ganon, você precisa tanto da Espada Mágica quanto das Flechas de Prata. Sem elas, você não conseguirá nem machucá-lo... Vamos começar.

Na primeira parte da luta, Ganon ficará invisível e começará a atirar bolas de fogo em você. Pode parecer aleatório, mas, na verdade, há um padrão a ser seguido aqui! Observe bem de onde as bolas de fogo do Ganon estão sendo atiradas. Percebe que elas vêm de pontos fixos? Exatamente! Escolha um ponto para ficar e ataque aquela fonte! Se você acertar, Ganon ficará visível por um momento, e depois irá desaparecer, repetindo o ciclo. Continue atacando ele dessa forma!

Depois de quatro ataques, a próxima vez que Ganon se mostrar, ele estará avermelhado. Essa é a sua chance para dar o golpe final! Puxe o arco e atire uma flecha de prata nele para acabar com seu reinado de terror!

Nenhum comentário:

Postar um comentário