terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Discussões - O que deveria ser feito em um remake de Link's Awakening



Recentemente, alguns rumores começaram a apontar para um possível (e bem tardio) remake de Link's Awakening, lançado originalmente para o Game Boy em 1994, com um relançamento em cor, e com um pouquinho mais de conteúdo, lançado para o Game Boy Color em 1998.

Se esses rumores são verdadeiros ou não, ainda não podemos dizer. No entanto, como há um Nintendo Direct sendo preparado para esta quinta-feira (e isso NÃO é rumor, a própria Nintendo já comentou sua existência) (não há um Nintendo Direct vindo para essa quinta-feira, mas alguém fez uma conta falsa no Twitter pra dizer que tinha... Oops!), esse é um período simplesmente lindo para se divertir com algumas especulações. Mesmo que nada disso se torne realidade, não custa nada sonhar, não é mesmo? Pelo menos até a nossa sociedade se tornar distópica e começar a caçar pessoas por seus sonhos... Aí vai ferrar tudo de vez.

Que seja! Com este breve artigo, eu quero apenas dar algumas ideias do que poderia ser feito nesse possível remake, ou reimaginação, do Link's Awakening! Então, sem mais delongas, vamos começar!




1. Usar os controles de itens do Ocarina of Time 3D / A Link Between Worlds


A PRIMEIRA COISA que me veio em mente quando ouvi falar que poderiam refazer o Link's Awakening foi justamente isso, por causa daquela coisa chata de ficar colocando e tirando o Bracelete do Poder sempre que você precisa carregar um pote ou não. "Mas, por que?", pergunta aquele fã do Link's Awakening que não entende a minha urgência. PORQUE FICAR COLOCANDO AQUELE BRACELETE CHATO O TEMPO TODO PRA LEVANTAR QUALQUER COISA É MUITO, MUITO CHATO! ... *A-ham*.
Indignação a parte, chamo atenção a isso justamente por ser um dos calcanhares de Aquiles do jogo. Ter de equipar o bracelete toda vez que é necessário mover um pote (coisa que você vai fazer, já que muito provavelmente estará utilizando outro item mais útil para uma ocasião anterior). Na verdade, isso acaba sendo verdade para outros itens, como as Pegasus Boots e as Bombas, acredite se quiser.
Se bem que esses problemas surgiam das limitações técnicas do Game Boy original (que tinha apenas dois botões de ação, A e B, ao invés dos seis botões do 3DS, por exemplo).
O ideal, em minha opinião, seria usar o estilo dos remakes do 3DS, que utiliza dois botões físicos e dois botões virtuais. Mas, o método do A Link Between Worlds também funcionaria maravilhas.

2. Se for reimaginação, que seja uma sequência de A Link Between Worlds e Tri Force Heroes

O crédito dessa ideia vai todo para o blog Tourian Tourist, que havia pensado no pano de fundo do Link's Awakening como perfeito para uma sequência espiritual do Breath of the Wild, assim como ele seria ótimo para continuar a história do Herói de dois mundos.
Apesar de não achar uma boa ideia limitar uma sequência do Breath of the Wild a uma ilha tropical, eu acho uma ótima ideia que tenhamos uma nova história, ainda mais sendo essa história uma sequência de A Link Between Worlds! Poderíamos ter uma premissa parecida, como a desse novo Link explorando os mares e acabando preso em um novo sonho do Wind Fish (ou de uma entidade igualmente poderosa), e precisando escapar. Se fosse assim, poderíamos ver novos personagens, ou até mesmo personagens retornando do original, com ainda algumas lembranças do que aconteceu na primeira vez que alguém entrou no sonho do Wind Fish (só que sem saber que eles estão num sonho). Imagino algumas possibilidades, e, honestamente, acho que poderia ser bem interessante explorá-las! Dedos cruzados!

3. Modernizar o clássico

Acho que isso nem deveria estar nesse artigo, visto que é algo tão óbvio, muito provavelmente será feito sem nem pensar duas vezes. Mas, se formos reanalisar o conteúdo de Link's Awakening, é possível perceber alguns pontinhos em termos de design que poderiam ser repensados. Não muitos, no entanto.
Na verdade, creio que reavaliar alguns dos calabouços, especialmente os mais complicados, e que aparecem bem depois, como a Turtle Rock, é onde quero chegar aqui. Coisas como o desafio de derrotar as duas Dodongo Snakes do topo de uma sala, falar ao jogador que é possível conectar flechas e bombas (assumindo que elas sequer sejam tragas de volta), impedir que a bola de Eagle's Tower fique inacessível (o que era muito difícil, mas, que podia ocorrer), e coisa e tal.
Não coloco mais esforço neste tópico por justamente achar que, apesar dos visuais e sons, Link's Awakening envelheceu muito bem! Só faltam alguns toques para deixá-lo mais amigável a novos jogadores.

4. Tragam de volta os cameos!

Um Chain Chomp, que faz parte extensiva da série Mario, é uma das estrelas de um dos momentos mais marcantes, e divertidos, de Link's Awakening.

Uma das coisas mais bizarras do jogo era a presença de inimigos dos jogos do Mario, além de uma aparição do Kirby. Se o jogo for mesmo refeito: tragam isso de volta! Era estranho pra burro, mas, muito interessante, e uma das coisas que deu maior identidade ao jogo como um todo.


5. Reavaliar os Power-ups


Falando em identidade, a Guardian Acorn e a Piece of Power também foram marcas do clássico de Game Boy, aumentando a defesa ou a força do jogador, respectivamente. No entanto, havia um grande problema nelas. Primeiro, sempre que você pegava uma, você passava por uma breve parede de texto, que era rápida de passar, mas, que diminuía bastante o ritmo do jogo. Segundo, e acho esse ainda pior, sempre que você coletava um item desses e estava sob seus efeitos, a trilha sonora do jogo era trocada por uma faixa bem curta, bem repetitiva, e bem chata. Como isso acontecia com frequência, eu me via várias vezes simplesmente deixando o jogo mudo enquanto esperava o efeito passar. Por conta desses fatores, espero que o sistema como um todo seja reavaliado, seja arranjando um indicador visual de que as coisas estão diferentes, seja mudando a música de fundo para uma versão mais empolgante daquela que está tocando (o que pode dar um trabalho bem maior do que apenas um indicador visual).

E essas são algumas coisas que acho que poderiam ser feitas em um Link's Awakening refeito! Mas, me diz, o que vocês acham? Há algo a mais que poderia ser adicionado? Há algo que deveria ser removido? Por favor, deixem suas opiniões nos comentários, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário