quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Detonando! The Legend of Zelda: Skyward Sword - Parte 5: Batreaux e os Cristais de Gratidão

Vamos começar essa parte com um aviso breve e simples: quase tudo o que faremos nessa parte é completamente opcional. Mesmo assim, eu ainda recomendo fortemente que você faça tudo o que vamos dizer aqui, não apenas porque essa é uma parte relativamente interessante do jogo, como também porque tudo isso vai lhe ajudar de diversas maneiras a longo termo.

O LUSTRE DAS ABÓBORAS


Assumindo que você já tenha voltado ao Céu, a primeira coisa que vamos querer fazer por aqui é algo que podíamos ter feito antes, mas que não fizemos justamente porque não era exatamente necessário ainda... Ou porque eu não achei que era uma boa ideia... Ou porque eu realmente não gosto de fazer essa parte, porque é um pouco rude e malvada... ENFIM!

O lugar onde você quer ir é aquela ilha voadora com um enorme estabelecimento no formato curioso de abóbora; ela fica ao sudeste de Skyloft, e, devido ao seu tamanho, não é um lugar difícil de encontrar. Quando você chegar lá, entre no lugar.

https://zelda.gamepedia.com/Lumpy_Pumpkin

Essa é provavelmente a primeira vez que você chegará na Lumpy Pumpkin, que é o nome desse lugar. Se for o caso, o jogo vai imediatamente mostrar a você aquele pedaço de coração maravilhoso que vai estar dando bobeira em cima de um lustre. Você quer pegar aquele pedaço a todo custo? Tem certeza? Mas tem certeza meeeeeeeesmo? ... Mesmo mesmo...? M-mesmo? TÁ BOM!

Suba para o segundo andar do estabelecimento, e, bem, se prepare para os gritos. Siga até uma das paredes (ou até mesmo aquela barreirazinha que impede você de cair de um lugar muito alto que eu esqueci o nome, porque, como já estabelecemos em várias outras ocasiões, eu sou um cabeção), e comece a rolar nelas. Eu falo sério! Fique se jogando nas paredes para fazer o lustre balançar mais e mais e, se você estiver acertando em um lugar particularmente mais efetivo, ele vai cair no andar de baixo, aterrorizando todo mundo, e fazendo todo mundo ficar com uma expressão hilária.

Depois de um breve instante de silêncio, o dono do estabelecimento, o maravilhoso Pumm, vai ordenar que você desça para que ele possa lhe dar a mãe de todas as broncas.
Faça isso, mas, não esqueça de pegar o Pedaço de coração #4 no caminho, sim? Ele vai estar próximo aos escombros do lustre.

Fale com Pumm, e, como era de se esperar, ele não vai estar nada feliz. No entanto, ao invés de quebrar o prato que ele está lavando na sua cara (o que muitos de nós faríamos sem nem pensar duas vezes), ele estará disposto a fazer você trabalhar para compensar o prejuízo.
E a sua primeira tarefa vai aparecer logo de cara. Para isso, no entanto, você vai precisar de um pote vazio, e eu sei muito bem que você tem dois potes nos seus bolsos! Se algum deles ainda tiver uma poção, simplesmente use-a aqui e fale com Pumm.
Ao ver que você tem um pote sobrando, ele vai lhe dar a tarefa de levar uma sopa de abóbora para Eagus, o capitão da academia de Skyloft, o mesmo cara que lhe emprestou uma espada lá no começo do jogo. O truque, no entanto, é que você precisa entregar a ele em menos de cinco minutos. Por sorte, Skyloft não é tão longe, e Eagus continua no mesmo canto de sempre.

Quando você receber a sopa, saia do estabelecimento e voe até Skyloft (literalmente). Siga para a academia, mais especificamente aquele ginásio cheio de bonecos de madeira para praticar com a espada, e fale com Eagus. Ele vai sentir o cheiro da sopa, e tudo o que você tem a fazer é entregá-la a ele (basta responder positivamente a todas as perguntas dele).
Depois que ele beber, retorne para Lumpy, e fale novamente com o Pumm, que vai subtrair do prejuízo. Ele diz, no entanto, que ainda não acabou, mas, como ele ainda precisa de um tempo para pensar no que você vai fazer, estaremos livres por enquanto.

OUTRO BURACO NA BARREIRA DE NUVENS

Existem ainda muitas coisas para se fazer em Skyloft. Muitas dessas coisas só vão poder começar depois que usarmos aquele tablete de pedra que conseguimos na última parte, mas, já podemos seguir direto para o Bazar e adquirir algumas coisas enquanto estaremos lá. Com isso em mente, siga para o Bazar.

PAUSA PARA AS COMPRAS

O que você quer fazer primeiro é ir para uma parte do bazar onde um carinha bem magrinho, chamado Rupin, fica vendendo uma série de itens diversos, como um saquinho de sementes, algumas sementes de fato, e outras coisas. Chamo atenção para ele porque esse é um cara com quem você vai conversar bastante durante a sua jornada, pelo simples motivo de ele também ser o cara que vende escudos. 
Para agora, por exemplo, o que você quer é aquele escudo de metal, que está sendo vendido por 100 rupees. Ele não será usado nessa parte, ainda, mas, será de grande importância mais à frente.

Uma outra coisa que você pode fazer é ir para o Item Check, um estande que fica do lado da loja do Rupin, e que permite que você guarde alguns itens para que eles possam ser usados depois, sem ter de se preocupar em deixá-los ocupando o espaço muitíssimo precioso de sua bolsa. A dona desse lugar se chama Peatrice e, por incrível que pareça, ela será o centro de uma side-quest muito interessante mais à frente. Pra que essa busca opcional ocorra, no entanto, você vai precisar falar com ela agora, mesmo que você não queira deixar seus itens com ela.
Minha recomendação é deixar com ela o escudo de madeira, já que ele será praticamente inútil no futuro próximo, mas, bastante interessante no futuro mais distante.

Feito tudo isso, vamos continuar.

QUEBRANDO A BARREIRA DAS NUVENS UMA SEGUNDA VEZ

Agora que estamos melhor equipados, e certamente com um peso menor (porque a nossa carteira certamente levou uma surra lá dentro), siga para a estátua da deusa e entre na passagem dela (o mesmo lugar onde você conseguiu a Goddess' Sword e iniciou toda a sua jornada).

Ponha o segundo tablete de pedra no lugar, e a barreira das nuvens será aberta mais ao norte. Pela cor desse feixe de luz que vai sair, no entanto, é seguro imaginar que trocar nosso escudo certamente foi a coisa esperta a fazer.
No entanto, e como eu disse antes, ainda não seguiremos naquela direção. Ao invés disso, permaneceremos em Skyloft por enquanto. Veremos já já o porque.

SOBRE GRATIDÃO E MONSTROS

A CRIANÇA E A FERA

Quando você sair da região da estátua da deusa, e assumindo que ainda esteja de dia (explico sobre isso em um instante), você vai se deparar com uma mulher gritando por uma tal Kukiel. Esta é Wryna, uma dos moradores de Skyloft, e ela vai explicar que sua filha, Kukiel, simplesmente desapareceu, e ela teme que a garota tenha sido sequestrada. Wryna vai pedir por sua ajuda, então, por favor, aceite para que possamos seguir daqui.

Se você estivesse jogando naturalmente, você poderia falar com vários dos moradores de Skyloft, e eles apontariam para diferentes lugares onde você pode aprender mais. Como você está com esse guia, no entanto, vamos direto ao ponto.

A primeira coisa que você precisa fazer é esperar o anoitecer.
Como Skyward Sword não tem um fluir natural de dia e noite, você precisa fazer essa mudança de tempo de uma maneira um pouco mais direta: mais especificamente, você precisa dormir.
Para dormir, basta encontrar uma cama, qualquer cama, e interagir com ela usando o botão A. Fazendo isso, você terá a opção de dormir até o amanhecer (opção de cima), ou até o anoitecer (opção da direita). Escolha a opção noturna.
Para que você possa se acostumar com essa mecânica toda, siga para o seu quarto na Academia, e use a sua cama para dormir até o anoitecer. Como eu disse antes, qualquer cama serve, mas, para essa primeira oportunidade, durma na sua, mesmo.

https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiovbDgqvHYAhVHUZAKHbIvDkUQjxwIAw&url=http%3A%2F%2Frebloggy.com%2Fpost%2Fgaming-my-gifs-mine-skyward-sword-link-nintendo-ss-the-legend-of-zelda-tloz-lozg%2F92590865569&psig=AOvVaw3KJ_JqJFz7q4Yrk90D38IO&ust=1516908444788874

Lembre-se que, durante a noite, Skyloft fica cheia de monstros e os animais pequenos se tornam bem agressivos, então, cuidado.
Um outro ponto, assumindo que você seguiu meu conselho, é que a porta da frente da Academia está fechada durante a noite. Para sair daqui, você precisará seguir pela porta de cima.

Quando estiver livre em Skyloft, abra o seu mapa. Estou falando isso justamente para que você tenha uma boa noção dos seus arredores, e quero que você tenha essa noção porque, mais à frente, precisaremos ser bem precisos quanto aos lugares que precisaremos visitar, e facilita muito chamá-los pelos seus respectivos nomes ou características. Seja como for, observe seu mapa agora.

Você deve ter notado que Skyloft se divide em três grandes "ilhas": a região da Academia, que é onde você está agora; a região comercial, que é onde fica o Bazar, assim como algumas outras casas, e a White Plaza; e a região residencial, que fica ao leste e tem como ponto de referência em especial o cemitério.

Se quisermos salvar Kukiel, precisaremos ir para o cemitério (use o seu cursor na região sudeste do mapa para encontrar o cemitério).
Chegando lá, você vai encontrar uma série de túmulos muito bem organizada.

https://zelda.gamepedia.com/Graveyard

Os túmulos estão divididos em três linhas, cada uma contendo três túmulos. O que você quer fazer é seguir para o túmulo que está mais próximo da árvore daqui do cemitério. Quando encontrá-lo, faça o que nenhum ser humano jamais deveria fazer e role nele. Ao acertá-lo rolando, um padrão curioso de luz vai se formar nele. Isso acontece, e você empurra o túmulo para frente (na direção do céu).

Aparentemente, esse túmulo era um tipo de alavanca, e, por ter sido empurrado corretamente, ele abrirá uma porta bem próximo de você.
Siga por ela, desça as escadas (ou pule delas, se você gosta de quase quebrar as suas pernas) e ande por essa ponte bem amadora de madeira. Ao final dela, você encontrará uma casa de aparência suspeita, e, logo que se aproximar, um grito de garota vai sair dela. K-Kukiel?!
Nem perca tempo! Entre logo na casa!

Logo quando você entrar, você vai dar de cara com um monstro de aparência... Estranha... Ele não é bem intimidador, é isso que quero dizer. No entanto, ele vai gritar para você, e, mostrando que você tem os reflexos de um gato, puxe sua espada e corte esse nojento em do-oh espera, ele se acovardou e está pedindo desculpas.

https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiavr7UrvHYAhVBlZAKHXxOAV4QjxwIAw&url=https%3A%2F%2Fzelda.gamepedia.com%2FBatreaux&psig=AOvVaw1CPdCvuIrPIvfVyMwDUIAB&ust=1516909548859458


Este é Batreaux, um demônio amigável que, por algum motivo, abomina sua aparência demoníaca e deseja ser um humano do mesmo jeito que todos os bons habitantes de Skyloft... A história pode parecer suspeita, mas, é verdade. Ele é tão gente boa que não só salvou Kukiel quando ela quase caiu de Skyloft, como também se tornou um bom amigo da garota desde então.
Ele explica que não consegue se aproximar dos outros moradores, já que sua aparência é mais do que suficiente para fazê-los correr por suas vidas. No entanto, Batreaux fala da lenda de cristais místicos chamados Cristais de Gratidão, ou Gratitude Crystals, que, quando acumulados em grande quantidade, permitem que um monstro como ele possa mudar sua aparência para aquela de uma pessoa comum.

Vendo que você é uma pessoa gentil e amável, Batreaux vai pedir a você para coletar os tais cristais e trazê-los a ele e, em troca, ele lhe dará diversos presentes, explicando que ele não se importa com bens materiais.
De maneira curta: os Cristais são basicamente as Golden Skultullas desse jogo.

Quando ele terminar de falar, aproveite também para falar com a Kukiel, que estará à esquerda de Batreaux. Ela vai ouvir que seus pais estão preocupados, e explica que voltará para casa quando amanhecer (já que ela sabe que ir durante a noite, o mesmo tempo em que os monstros estão por toda a parte) não é necessariamente uma boa ideia.

Antes de falarmos com os pais de Kukiel, no entanto, vamos aproveitar para falar um pouco mais sobre esses cristais.
Diferente de colecionáveis que apareceram em outros jogos, os Cristais geralmente são o prêmio para uma busca opcional do jogo. Toda vez que você completar uma busca, você receberá um total de 5 Cristais. Ao mesmo tempo, no entanto, Cristais individuais também podem ser encontrados espalhados por algumas das ilhas do Céu, mas, eles só podem ser encontrados, e coletados, durante a noite.
Vamos aproveitar que ainda está escuro para pegar alguns espalhados em Skyloft. 

GRATIDÃO EM PEQUENAS PORÇÕES

Logo quando você sair da casa de Batreaux, saiba que é possível adquirir uns sete cristais apenas dando uma volta em Skyloft. Cada um deles está em lugares bem fáceis de localizar e, para garantir que você ache todos eles sem ter de ler pilhas de parágrafos, vou listá-los logo abaixo, explicando sua localização por meio dos pontos de referência aos quais você pode ter acesso no mapa (caso esses pontos não estejam no mapa de antemão, darei uma explicação mais detalhada).

https://zelda.gamepedia.com/Gratitude_Crystal

Para garantir algo mais suave, vamos fazer uma rota começando do cemitério. Lembre-se de usar o seu mapa para melhor referência.

Cristal #1. Na horta de abóboras, localizada na região nordeste de Skyloft (região residencial - norte das casas, norte do cemitério, logo ao sul da caverna da cachoeira).
O cristal estará escondido logo atrás de uma árvore na entrada da horta.

Cristal #2. Na parte de trás da Light Tower (primeiro andar), na White Plaza.

Cristal #3. Na casa de Orielle e Parrow, localizada no caminho entre a White Plaza e a Academia. O cristal está dentro da casa, imediatamente à direita da porta.

Cristal #4. No feixe de terra obscurecido por um penhasco na rota entre a Academia e a White Plaza. Para maior referência, fica imediatamente ao lado de um moinho inativo (você pode ver uma brecha entre os batentes de pedra aqui.

Cristal #5. Na rota de madeira que fica abaixo do bazar. Ela pode ser acessada seguindo pela direita dos portões que levam à área da Academia. O cristal estará parado em um feixe de terra bem no meio do caminho, um pouco isolado.

Cristal #6 e #7. Na mesma faixa de terra onde você salvou o seu Loftwing no começo do jogo, após a caverna da cachoeira. O Cristal #3 estará logo na saída, enquanto que o Cristal #4 está no espaço onde o Loftwing estava preso. 

Cristal #8. Dentro da Sparring Hall, a área da Academia onde você conseguiu uma espada e praticou com ela. No caso, o cristal está em cima de uma das vigas do teto, mais precisamente imediatamente acima de Eagus. Você precisará usar o Beetle para alcançar e pegar este cristal.

Quando você adquirir tudo isso, poderemos falar com os pais de Kukiel. Eles moram logo em frente à ponte que conecta as áreas Comercial e Residencial de Skyloft: é uma casa bem grande, também, então não é difícil percebê-la.
Lá dentro, fale com Wryna para acalmá-la, se quiser. Isso não é tudo que vamos querer fazer no entanto. Durma até o amanhecer (você pode usar as camas deles para isso), e, quando o sol raiar, fale com Wryna novamente. Ela vai expressar grande felicidade, e você receberá 5 Cristais de Gratidão.

Estamos quase terminando com essa parte! Aguenta aí!

MINHA IRMÃ SE PERDEU!

Siga para a White Plaza, e você perceberá Parrow, um dos moradores de Skyloft, expressando preocupação com alguma coisa. Fale com ele, e você descobrirá que Orielle, a irmã dele, desapareceu há algum tempo quando ela foi explorar uma ilha colorida nos céus ao sul. Aceite ajudá-lo para começar esta pequena busca, que vai nos dar umas coisas interessantes.

Voe para o céu aberto, e abra o seu mapa. A ilha da qual Parrow falou é uma bem colorida e, apesar de não podermos ver cores quando ela está muito longe, ela continua sendo de fácil visualização. Use o seu mapa para ver um pequeno círculo colorido ao sudoeste de Skyloft. Logo antes dessa ilha, no entanto, há uma outra, circular e um tanto menor. É pra essa ilha menor que queremos ir.

Chegando lá, você verá uma garota com um Loftwing derrubado. Pouse aqui e fale com ela, que é a nossa Orielle, a propósito, e ela vai explicar que, graças a um acidente, o Loftwing dela machucou a asa e se encontra incapaz de voar. Nós podemos ajudar, no entanto, se formos falar com o Parrow novamente para conseguir o remédio que o pássaro precisa.
Faça justamente isso! Volte para a White Plaza em Skyloft e fale com Parrow. Ele vai lhe dar um Pote com o remédio já dentro.

https://zelda.gamepedia.com/Orielle

Volte para a ilha onde Orielle está presa, e entregue o remédio para ela. Depois de passar um pouco dele no Loftwing, ela ficará agradecida e lhe dará 5 cristais de gratidão como agradecimento (involuntário, tenho a ligeira impressão de que ela nem sabe que isso existe), logo antes de voltar para Skyloft.
Vamos aproveitar a deixa e voltar para lá também.
Ah, e acho importante dizer que você também fica com o Pote onde o remédio estava, fazendo deste o nosso terceiro pote.

Siga para a White Plaza e fale com Parrow novamente. Ele também ficará bastante grato, e vai lhe dar mais 5 cristais de gratidão.

O PREÇO DA GRATIDÃO

A esta altura, creio que você deva ter 23 cristais de gratidão em seu bolso, correto? Ótimo, isso é mais do que o suficiente para entregarmos ao Batreaux.

Retorne para a casa dele (e você pode fazer isso durante o dia; não precisa fazer ficar de noite para falar com Batreaux) e converse com ele. Ele vai perceber o seu trabalho e, em troca dos cristais que você adquiriu até agora, ele vai lhe dar uma nova carteira que permitirá que você carregue mais 500 rupees, para um total de 1100, se minha conta não estiver errada, além do Pedaço de coração #5.

O nosso próximo objetivo de cristais é 30, mas, ainda vai demorar um pouco para isso acontecer, então, na próxima parte, vamos continuar a nossa busca por Zelda, dessa vez indo para a nova região que abrimos hoje. Aviso logo: será algo bem quente. HAHAHAHAHAHAAHAhahahaaaa...ha... N-não entendeu...? O-ok...

Skyview Temple

Nenhum comentário:

Postar um comentário