quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Breath of the Wild - Mini-chefes

Última atualização: 25 de Janeiro de 2017
Este guia está sujeito a alterações


O reino de Hyrule é certamente lindo, mas não é nada menos do que perigoso para os viajantes, não só por conta das várias tribos hostis que fizeram daquelas terras o seu lar, como também das grandes bestas que dominam áreas inteiras, e que são capazes de tudo tanto para defender seu território, como também para enfrentar o Herói caso ele passe por perto.

Para ajudar você a compreender melhor como cada um desses monstros gigantes se comportam, vamos escrever aqui alguns guias sobre como lidar com eles! Estaremos explorando as estratégias, mas, sem considerar o uso de Flechas Antigas nos inimigos, com exceção dos Guardiões (visto que essas flechas podem eliminar um inimigo com apenas um tiro).


TALUS_______


Os Talus são gigantes feitos de pedra, cuja temperatura e formato depende da região na qual eles se encontram.

O ponto fraco de um Talus é uma pedra escura, geralmente posta para fora de sua "cabeça". Basta um golpe nessa pedra para deixar o monstro atordoado, dando oportunidade para que se possa subir nele e atacá-la diretamente. No entanto, é válido mencionar que, caso você fique muito tempo em cima dele, o gigante de pedra vai conseguir jogar você para fora.


Talus podem ser lentos, mas, eles são incrivelmente poderosos, e um golpe pode acabar machucando você de maneira crítica. Por isso, fique atento aos movimentos dos braços dele, e mantenha distância para desviar.

Existem várias maneiras efetivas de se enfrentar um Talus:
  • Atire uma flecha no ponto fraco dele para que ele caia e fique imóvel por alguns instantes. Use essa oportunidade para subir no corpo dele e acertá-lo com alguns golpes;
  • Ataque-o exclusivamente com Flechas-Bomba, o que o deixará quase sempre atordoado, e quase sempre com o ponto fraco à vista. 
Em diferentes ambientes, as pedras que compõem um Talus podem adquirir certas propriedades elementais, e será necessário tomar as precauções corretas para cada uma, assumindo que você não tenha flechas o suficiente para lidar com ele apenas à distância. Talus que vivem em regiões frígidas são compostos por uma fina camada de gelo, e flechas, ou armas, de fogo são a sua melhor opção para desfazer essa camada. Já Talus que moram na região de Death Mountain estão cobertos por uma camada de rocha derretida que só pode ser ultrapassada por meio de uma flecha de gelo. Vale ressaltar que, em ambos os casos, os Talus ficam bem mais poderosos por conta dos efeitos negativos dos elementos de gelo e fogo. Por isso, tenha cuidado, e tenha certeza de estar usando uma roupa adequada.

HINOX_________


Os Hinox são grandes ciclopes que usam as armas de suas vítimas como acessórios. Apesar de não serem exatamente muito espertos, Hinox compensam sua falta de cérebro com força bruta, e a melhor prova disso é que eles arrancarão árvores do chão para usá-las como armas.

Enfrentar um Hinox requer bom conhecimento tanto dos seus arredores quanto dos diferentes efeitos dos elementos em certos materiais, mais precisamente o efeito de fogo em madeira e o efeito de eletricidade em metal.

Existem três pontos relativamente vulneráveis nos Hinoxes: o olho (o que não é bem uma surpresa) e as pernas. Você pode atirar uma flecha no olho de um Hinox para deixá-lo paralisado (e com muita, muita dor) e aproveitar a oportunidade para acertá-lo com vigor enquanto ele se recupera. Faça isso mais de duas vezes, no entanto, e ele vai começar a proteger o próprio olho com uma mão; caso chegue a isso, você pode usar a runa de Stasis + para paralisá-lo e, então, atirar uma flecha no olho dele.
O seu foco, no entanto, precisam ser as pernas, em especial por elas estarem quase sempre vulneráveis, e serem um ponto excelente para dano extra caso o Hinox a tenha coberto com alguma coisa.
Caso o Hinox esteja usando caneleiras de madeira, use uma arma de fogo, ou uma flecha de fogo, para queimá-las, e assista enquanto ele pira tentando apagar o fogo, e falhando, visto que a caneleira será destruída no processo (deixando as pernas vulneráveis para seus ataques comuns). Caso ele tenha uma caneleira de metal, você pode usar armas elétricas, ou flechas elétricas, para deixá-lo paralisado com choque durante alguns instantes, abrindo espaço para você atirar naquele olho dele (já que a caneleira é de metal, ela não será destruída).

Assim como vários outros monstros, o Hinox aparece em três variações: vermelho, azul e preto, do mais fraco ao mais forte, basicamente, as variações azul e preto utilizando o equipamento mais "seguro", como as caneleiras de metal.

Stalnox


Stalnox são versões esqueléticas do Hinox que podem ser encontradas espalhadas por Hyrule, e que só podem ser enfrentadas durante a noite. Esses esqueletos gigantes possuem um único ponto orgânico que é o seu olho, mas o seu corpo inteiro é vulnerável a ataques. Para compensar por isso, essa criatura costuma ter uma resistência um pouco maior, e está sujeita a certas condições que precisam ser levadas em consideração. Por exemplo, Stalnox só podem ser enfrentados durante a noite. Caso o amanhecer chegue, e eles ainda não tenha sido derrotados, eles irão cavar no chão e desaparecer até a noite seguinte (salvo exceção).
Depois de se machucar o suficiente, o olho do Stalnox poderá ser removido de seu corpo com uma flecha (ou com uma flecha-bomba a qualquer momento), e isso o deixará incapacitado por alguns instantes. Aproveite para atacar ou o olho ou o corpo principal (assumindo que o mesmo não se desfez; neste caso, ataque o olho).
O Stalnox será derrotado em duas ocasiões: da maneira tradicional, onde a barra de energia dele vai a zero, ou da maneira mais brutal, digamos assim, que é estando com seu olho fora do corpo durante o amanhecer.


MOLDUGA_________________________



De longe, as Moldugas são as criaturas mais poderosas do deserto. Elas também têm uma das músicas temas mais empolgantes do jogo todo.
O primeiro ponto que você precisa entender sobre as Moldugas é que essas enormes bestas são muito sensíveis em relação a tudo o que acontece na areia, sendo altamente atentas a praticamente tudo e, na ocasião que tiverem, elas irão devorar o que estiver muito parado. Por isso, você precisa ter ciência do que está fazendo, e de sua velocidade.

A maneira mais interessante de lidar com uma Molduga requer que você tenha sob seu controle uma Sand Seal (aquelas morsas que ficam na areia), uma treinada, de preferência, visto que as selvagens abandonarão você na primeira oportunidade. Estando em uma, mantenha-se em movimento, mas, sempre prestando atenção no que a Molduga que estará seguindo você está fazendo. Espere que ela saia da areia para atirar uma flecha-bomba, o que a deixará imobilizada e completamente aberta a ataque. Para evitar ficar muito longe da sua morsa, continue atirando flechas.

Existe uma outra maneira de lidar com Moldugas: uma maneira mais segura, e bem mais curiosa. Primeiro, encontre um ponto alto no qual você esteja seguro da Molduga, e no qual você possa usar suas runas. Feito isso, atire uma bomba circular ou quadrada na areia, e espere a Molduga sentir a vibração para ver o que é. Quando ela o fizer, ela sairá da areia com o intuito de abocanhar a bomba: espere ela sair da areia, e faça a bomba explodir. Essa explosão deixará a Molduga completamente incapacitada, e você poderá atacar da maneira que achar melhor. No entanto, lembre-se que ela logo voltará ao normal, e você não quer estar por perto para quando ela for fazer isso.

Um último detalhe que falta mencionar é justamente o quão perigosas essas bestas são. Eu vou dizer de uma maneira bem simples: olha o tamanho dela, e olha o seu.
Exatamente.

GUARDIÕES_________________________ 


Nada nesse mundo cria mais ansiedade em uma pessoa do que a introdução da música dos Guardiões. Diferente dos outros inimigos em Breath of the Wild, os diferentes tipos de guardiões por vezes requerem estratégias igualmente variadas. Vale ressaltar, no entanto, que todos os guardiões são bem vulneráveis tanto a Armas Antigas quanto aos seus próprios tiros, assumindo, é claro, que você tenha a coordenação necessária para rebatê-los com o seu escudo. Apesar de armas comuns terem certo efeito, não espere uma batalha curta se for enfrentar um Guardião com elas.

Em tese, os Guardiões possuem apenas um ataque: o seu tiro. O problema é que esse ataque é devastador, não importa a classe de Guardião, e você precisará dar um jeito de evitá-lo. Muitas vezes, uma flecha atirada bem no olho do Guardião o fará parar o seu ataque, mas, ele vai reiniciar logo, então cuidado.


Decayed

Esta é a forma mais frágil de um guardião, justamente por estar em estado de ruína. Mesmo assim, não deixa de ser uma forma consideravelmente perigosa. Atirar no olho dele não só desativa o golpe de tiro por alguns instantes, também deixa o Guardião desorientado por mais tempo do que o normal, dando a você ampla oportunidade de atacar.

Stalker

O Stalker é a forma mais famosa do Guardião, e também é uma das mais mortais, justamente por não fazer muito barulho, e por conseguir pegar de surpresa até o mais atento dos viajantes.
Se você tiver armas antigas, é possível cortar as pernas dos Stalkers, o que os deixa completamente desnorteados por um instante, além de abrir espaço para um outro ponto fraco localizado na parte inferior.
Jamais fique confiante, no entanto, quando for enfrentar um Stalker, visto que, enquanto você pode estar dominando um, outro pode aparecer a qualquer instante e acabar com a sua alegria.

Skywatcher

Essa é uma variação menos comum de Guardião, mais encontrada em locais chave. Enfrentar este tipo de Guardião pode ser desafiador, visto que ele passa todo o seu tempo no ar. Por conta disso, você precisará de muitas flechas. Se não tiver Flechas Antigas para acertar no olho dele, sua melhor aposta é fugir e se esconder.

Turret

Encontrado apenas em lugares chave, o Turret é basicamente a versão Decayed dos Guardiões, só que completamente funcional. Qualquer parte de seu corpo é vulnerável, mas, lembre-se que o tiro de um Guardião é uma das coisas mais perigosas em toda Hyrule.

Scout

Encontrada apenas em Shrines, a versão Scout é basicamente um Guardião Stalker em miniatura, capaz de utilizar armas antigas a seu favor. Eles podem não parecer muita coisa, mas, eles são tão mortais quanto as versões de grande porte. Sua melhor opção é valorizar sua defesa e desviar dos golpes das armas deles o máximo que puder. Quando estão ficando muito danificados, os Scouts tendem a guardar suas armas em prol dos tiros regulares. Antes de fazer isso, eles criam uma corrente de ar nos arredores, a qual você pode usar a seu favor por meio do planador.

Apesar de haver estratégias simples para todos eles, enfrentar os Guardiões pode ser uma tarefa difícil e complicada. Por isso, eu recomendo que se evite contato com eles, se possível.

LYNEL____________________________________ 



Lynels são os monstros mais poderosos de Hyrule, não apenas por conta de sua resistência absurda, mas, também por sua enorme versatilidade e força bruta. Não são inimigos que você quer enfrentar de maneira despreparada. Por sorte, você quase sempre poderá ver um Lynel de longe e, se você for rápido, poderá sair do território dele sem irritá-lo. No entanto, caso você precise enfrentar um Lynel, bem, será uma luta longa, mas, fácil de manter sobre controle.

Primeiro, certifique-se de que você está com sua roupa de maior defesa, e certifique-se de que tem comida o suficiente para aguentar o tranco. Segundo, utilize o estilo de arma com o qual você está mais confortável. Terceiro, tenha um escudo a postos.

A melhor forma de lidar com um Lynel é usando os ataques dele a seu favor. Cada ataque do Lynel, com uma única exceção, pode ser desviado ou rebatido com o escudo. Vamos listar os ataques dele abaixo:
  • Galope, seguido de investida e ataque com a arma em mão (desvie pulando para trás ou rebata)
  • Galope, seguido de pausa e investida direta (desvie pulando para um lado)
  • Rugido, seguido de um golpe de fogo e uma explosão (desvie se afastando o máximo que puder ou rebata)
  • Salto, seguido de um golpe contra o chão (desvie se afastando o máximo que puder)
  • Bolas de fogo (desvie andando para um dos lados sem parar, ou rebata)
  • Flechas, caso você se afaste muito (não é possível rebater este ataque, e desviar dele é muito complicado: evite ficar muito longe do Lynel durante o combate)
Quando você desviar do golpe na hora certa, lembre-se que você conseguirá entrar no modo de "Flurry Rush", no qual o tempo fica mais devagar, e você poderá realizar vários ataques em rápida sucessão sem ter de se preocupar com o inimigo contra-atacando no momento. Isso será o seu melhor amigo durante o combate, então não hesite em usar esse ataque.

Fonte das imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário