sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Detonando! The Legend of Zelda: Oracle of Seasons - Os tesouros de Holodrum

Prepare suas Gale Seeds e muita paciência, porque hoje, nós vamos partir em uma grande jornada por Holodrum! Sim, iremos explorar lugares conhecidos e desconhecidos, em busca daquelas que chamaremos as Joias das Ruínas!

...

Eu estou falando sério. Para essa próxima parte, precisaremos explorar diferentes lugares para que possamos sequer acessar nosso próximo calabouço. Também vamos aproveitar essa oportunidade única para continuar a nossa Sequência de Trocas. Quem sabe, podemos até conseguir algo novo dessa vez, hã? Bem, vamos lá!


ENTRE JOIAS E TROCAS

O MAPA DO TESOURO

Antes de começarmos a nossa jornada, você terá a opção de comprar um Mapa do Tesouro. Neste mapa, estarão marcados os lugares que teremos de visitar para encontrar as tais Joias que falei mais cedo. Como você tem este guia, não é necessário que você tenha o mapa, mas, caso você queira, vamos explicar como pegá-lo aqui. Só um aviso importante antes de começarmos: você vai precisar de pelo menos 200 rupees.
O problema é que o mapa só pode ser comprado na parte VIP da loja de Horon. Como nós não temos o cartão VIP, entrar está fora da questão... Ou será que está?!

O cartão VIP pode ser comprado lá na loja de Subrosia, e por um preço baixo de apenas 5 Ore Chunks, também (mais pelo vendedor não fazer ideia do valor verdadeiro disso aqui). Siga para Subrosia para fazer esta transação e, depois, volte para a loja de Horon.
Mesmo que você não queira o mapa, eu ainda recomendo que você adquira o Cartão, já que tem outra coisa que podemos pegar na parte VIP da loja de Horon que poderá ser muito útil.

Assumindo que você já tenha conseguido entrar na loja, tente passar pelo caixa, e ele vai, primeiro, parar você, mas, assim que perceber o Cartão em suas mãos, ele vai lhe deixar passar. Siga pela passagem nova, e você chegará na ala VIP da loja.


Como você pode ver, para comprar qualquer coisa aqui, você precisa ter uma carteira bem gorda.

O mapa que você quer está ali no canto, por 200 rupees, mas, também tem um saco de sementes maior, custando 300 rupees. Com esse saquinho, inclusive, você poderá carregar até 50 de cada tipo de semente. Se você tiver o dinheiro, minha recomendação é bem alta, já que vai impedir que você fique com pouca munição. Também há uma Gasha Seed por 300 rupees aqui, mas, se você já conseguiu o pedaço de coração das nozes Gasha, ou já tem muitas sementes em seu inventário, minha recomendação é que você não perca seu tempo, e dinheiro, com ela...

As áreas circuladas em vermelho são os lugares que são destacados pelo mapa do tesouro.

Fazendo essas compras ou não, vamos tratar do que realmente importa! PARA A AVENTURA!

PÂNTANO, LAGO E PRAIA

Acho que devo começar esse tópico lembrando a você que, algumas partes atrás, você pôs as mãos na Pyramid Jewel. Caso você não tenha pego e não lembre onde fica, basta saber que ela fica no lago imediatamente ao lado do quarto calabouço do jogo, nas montanhas ao norte. Basta você ir pro canto superior direito do lago e mergulhar lá.

Assumindo que ainda estamos em Horon, nós vamos logo para a joia que está mais próxima.

A JOIA X


Siga para a praia ao sul, a mesma praia onde fica a Hero's Cave, aquele lugar onde você pegou a espada láááá no começo do jogo, lembra?
Indo para a tela imediatamente ao sul da entrada da Hero's Cave, você vai chegar ao mar, e poderá perceber uma tocha visível um tanto mais à frente.


Fique logo ao sul daquele coco que está na frente da tocha (e que você não pode mover, por algum motivo) e use seu estilingue para disparar uma Ember Seed nela. Isso fará com que aquela ponte bacana se estenda para uma tela ao sul. Siga por ela, e você chegará em uma ilhota bem isolada, com uma placa, e um ponto de interrogação gigante encostado à esquerda. Vamos direto ao ponto: use uma Mystery Seed nesse ponto de interrogação, e você terá de enfrentar um mini-Moldorm. Derrotando-o vai lhe garantir um baú contendo uma das quatro joias que precisamos, mais especificamente a Joia X.

A JOIA CIRCULAR


Para melhor referência, vou pedir que você siga para o lugar onde encontrou a canguru Ricky pela primeira vez (se teleporte para a árvore das Scent Seeds para chegar lá mais rápido). De lá, siga para o sul sem parar, até você chegar em um lugar com alguns Octoroks azuis e Buzz Blobs. Nessa área, você deverá estar vendo algumas escadas levando para o sul. Tome essa rota, e você terá acesso ao lago. Pule nele e nade para a direita.

Você encontrará uma área isolada com uma casa e algumas pedras.


Siga para a casa, e você encontrará um ancião que lhe dará a Joia Circular.

A JOIA QUADRADA


A última das Joias pode ser encontrada lá no Pântano Spool (se teleporte para a árvore das Pegasus Seeds), no canto mais ao sudeste, em particular. Você precisará acessar o pântano no inverno, então, aproveite aquele tronco maravilhoso que está logo na frente do terceiro calabouço para mudar as estações.

Siga para a área mais ao sudeste do pântano. Para melhor referência, vou assumir que você estará na tela onde o tronco está. Dela, siga para a esquerda uma vez, para baixo três vezes, para a direita uma vez, e para baixo duas vezes. O lugar que você está procurando é o visto abaixo:


Exploda a parede frágil dessa área, e você encontrará a Joia Quadrada dentro de um baú. Você também pode adquirir um Pedaço de Coração durante a primavera. Desta tela (onde você achou a caverna com a joia), siga para a esquerda (na altura do lago) e para cima uma vez. A água dessa região fica com uma correnteza bem forte durante a primavera, então, cuidado.

Em tese, agora, temos todas as joias, e já podemos seguir para a próxima parte de nossa jornada. No entanto, também podemos aproveitar a deixa para continuar com a nossa Sequência de Trocas, e, quanto mais cedo a completarmos, melhor vai ser para nós mais à frente. Pra falar a verdade, é até possível terminá-la hoje! Então... É isso que vamos fazer no próximo tópico. Se você preferir apenas seguir com a história, siga para o tópico seguinte.

DE SOPA A TEMPESTADE


Vamos começar falando que prosseguir com a nossa Sequência vai requerer que demos uma baita volta, em especial para uma área que não visitaríamos em uma partida comum. O legal, no entanto, é que você pode conseguir umas coisas bem interessantes por lá.

Vamos começar indo logo pra lá, então.

O que você quer fazer é ir para as montanhas ao norte, próximas do quarto calabouço do jogo. Para melhor referência, siga para lá via Sunken City. Suba as vinhas quando chegar na montanha, e siga para o norte uma vez, e vá seguindo para a esquerda sem parar. Você vai acabar chegando em uma região invernal da montanha (um lugar que até visitamos antes, mas onde não passamos muito tempo). Nós podemos ir direto para o lugar onde a Sequência continua, mas, nós também podemos adquirir uma caixa de anéis maior, que vai nos permitir carregar três deles de uma só vez. Para os desinteressados nisso, basta pular o próximo tópico!

DESVIO 1: A MAIOR CAIXA DE ANÉIS


Da entrada dessa região invernal, siga para a esquerda uma vez, e você vai encontrar uma área cheia de neve, Tektites, e uma parede destrutível. Use uma bomba para explodir essa parede, e siga por ela.

Passe cuidadosamente com essa sala cheia de lava até a única saída possível, e você estará de novo no exterior da montanha.
Ignore o caminho da esquerda (visto que ele só leva a uma caverna vazia), e siga pela direita. Você passará por uma caverna cheia de inimigos escondidos nos arbustos, mas, é uma linha reta. Suba as escadas ao final, e você chegará no pico desta montanha. Sua única opção é ir para a direita, mas, na tela seguinte, encontram-se dois Lynels azuis. Para quem não sabe, os Lynels estão dentre as criaturas mais perigosas do universo de Zelda, e esses dois aqui não são brincadeira: eles não só aguentam muitos golpes antes de morrer, como também têm ataques bem dolorosos. Minha recomendação é que você passe por aqui (indo pelo caminho da esquerda, por baixo das pedras, dessa vez) sem lutar. Use a Roc's Feather para escapar deles com mais facilidade.

Prossiga na única direção disponível, e você chegará a uma área da qual é possível pular. Faça justamente isso, e entre na caverna que estará logo atrás de você quando você descer. Dentro dessa caverna, há um Goron vermelho que aumentará a sua caixa de anéis (assumindo que você diga "YES!" para a pergunta dele), transformando-a na Bigger Ring Box. Quando tiver uma chance, passe na loja de Vasu, o perfeito, para colocar mais dois anéis na sua caixa, se você assim preferir, é claro.
Desta caverna, basta pular mais uma vez, e você voltará à área onde a parede estava bloqueando o caminho. Daqui, siga para a esquerda mais uma vez, e você chegará no seu objetivo (que vamos detalhar abaixo).

________________________________________

Para aqueles que não leram o tópico acima, da entrada dessa região invernal, mantenha-se progressivamente para a esquerda, até você chegar em uma área sem saída, com uma caverna, algumas pedras no caminho, e uns arbustos. Tire as pedras do meio, e entre na caverna.

Você chegará na cidade dos Gorons, um lugar que você não visitaria se estivesse indo atrás apenas das essências. Por sorte, o lugar não é tão longo, então não passaremos muito tempo por aqui.
A cidade também não é nada confusa, então, será uma linha reta até o nosso objetivo aqui.

Quando você entrar, fale com os Gorons se quiser, mas, seu objetivo é subir as escadas que levam para o lado norte dessa área, e suba as outras escadas que estão por aqui.
Você chegará em uma sala cheia de lava, e há uma parte mais estreita de lava à direita pela qual você pode pular. Faça isso também, e siga pela saída ao sul.

Você chegará no topo da montanha e, seguindo pelo caminho disponível que você ainda não utilizou, você vai encontrar um Goron gigante, o nosso bom e velho Biggoron. Fale com ele para descobrir que o coitado está doente, e que ele precisa arranjar um jeito de melhorar.


Ofereça para ele a Sopa de Lava que adquirimos há um tempo atrás, e ele vai ficar saudável de novo.

Como forma de gratidão, ele dará a você um Vaso Goron, e a pessoa que precisa desse vaso está bem próxima, também.

Retorne para Sunken City (usando as Gale Seeds se quiser economizar tempo). Precisaremos seguir para aquela mesma tela onde precisamos mergulhar para chegar nessa área da montanha. Você deve ter percebido que lá há uma casa isolada no canto superior esquerdo da tela. Entrando lá, você vai se deparar com um homem bem parecido com o Ingo, do Ocarina of Time, e também vai notar que ele tem uma coleção bem... peculiar... de vasos. Fale com ele e ofereça o Vaso para receber, em troca um Peixe.

Que tal aproveitarmos que estamos aqui para adquirir um pedacinho de coração? Caso você não tenha interesse, basta pular esse próximo tópico.

DESVIO 2: O REI MOBLIN E EU


Você deve lembrar que, quando viemos para Sunken City pela primeira vez, fomos brutalmente atacados por um tal Rei Moblin e seus canhões atiradores de bombas, certo? Bom, no momento atual, nós finalmente temos o equipamento necessário para derrubar esse grande babaca e ganhar acesso tranquilo e fácil à cidade por meios comuns... Mesmo que você não precise agora que tem as Gale Seeds.

Para que possa fazer o seu ataque, saia de Sunken City pela saída / entrada, e, mais uma vez, você será confrontado pelo Rei. Fuja dele indo para o norte uma vez e, nessa próxima área, siga pela esquerda duas vezes. Daqui, siga para o sul até não poder mais (lembre-se que, dependendo do parceiro animal que você tem, esta região fica diferente, e, no caso do Moosh e do Dimitri, completamente inacessível sem a ajuda deles. Por isso, chame seu parceiro animal caso necessário para ir até o sul.
Quando você finalmente tiver chance, entre à direita, e você vai encontrar o que parece ser a porta dos fundos do "castelo" do Rei Moblin.


Nade por essa parte de trás e suba as escadas. Você pode explorar essa área de cima do castelo, se quiser, mas, o seu objetivo é entrar na torre que fica ao norte.

Logo quando entrar, você vai se deparar com dois Moblins, que você pode, ou não lutar contra. Fazendo isso ou não, suba as escadas, e você chegará na parte importante.

MINI-CHEFE: REI MOBLIN


Não se deixe intimidar pelo título de "mini-chefe". A luta contra o Rei Moblin é mais um teste de reflexos e paciência do que uma luta de fato.
O que você precisa fazer é pegar as bombas que ele vai atirar em você e atirar de volta, de maneira que elas explodam nele. Depois de cinco bombas atiradas, ele vai entrar em uma segunda fase, na qual você precisará ser mais rápido. Você precisará atirar uma bomba de volta nele, mas, de maneira que ela exploda enquanto ele ainda tem uma bomba em mãos. Toda vez que você acertá-lo, ele irá ficar paralisado por alguns instantes, o que pode lhe ajudar a ajustar seu ritmo para atirar no momento certo. Como eu disse antes: teste de paciência, mas, é um que você conseguirá superar.


Derrotado e humilhado, o Rei vai fugir com seus comparsas, enquanto o castelo em ruínas ficará para trás.
Depois que ele sair, você poderá abrir o baú que está logo ao seu lado para adquirir um Pedaço de Coração.

________________________________________

Com o fim desse desvio, vamos voltar à nossa Sequência de Trocas.

Nosso próximo objetivo fica ao norte da vila de Horon, próximo ao Eyeglass Lake.
Siga pela saída ao norte de Horon, no mesmo lugar onde Impa está se escondendo desde o começo do jogo. Do esconderijo da Impa, siga para a esquerda, e você verá um homem tentando chamar um gatinho com um megafone. Meio excessivo, eu sei.
Entregue o peixe para ele, e você ganhará um Megafone em troca.

A pessoa com quem usaremos o megafone se encontra próxima ao quarto calabouço do jogo; sim, vamos subir aquela montanha de novo. Por sorte, ela fica em uma caverna na tela à esquerda da entrada do calabouço. O que você quer fazer é trazer a primavera para que possa subir lá, e entrar na caverna que estará praticamente à sua frente.


Entrando nela, você encontrará um cara adormecido. Fale com ele (e Link fará isso usando o megafone... excessivo, eu sei), e, como agradecimento por você tê-lo acordado da sua LITERAL HIBERNAÇÃO, ele irá lhe presentear com um Cogumelo. Você também pode pegar um anel dentro do baú desta caverna (basta empurrar as duas pedras bloqueando o caminho para a direita e para baixo).

Para que possamos entregar o Cogumelo, precisaremos voltar mais uma vez para Sunken City. Use as Gale Seeds para chegar lá de uma vez só.

Uma coisa que você deve ter notado enquanto andava por Sunken City era uma casa aparentemente feita em uma árvore, e com uma caveira enorme bem no meio dela. Adivinha só, é pra lá que estamos indo.
Use o tronco da cidade para trazer o inverno e, quando fizer isso, siga para a área mais ao sul da cidade (do tronco, vá para baixo pelo caminho da esquerda, para ganharmos tempo). Lá pro sul, você perceberá que uma pilha de neve se amontoou e agora permite que você suba para essa área antes inacessível.

Entre na casa, e, lá dentro, você vai se encontrar com uma bruxa chamada Syrup. Falando com ela, você não só descobrirá que ela é a mestre da bruxa Maple (com quem nós nos batemos quase que o tempo todo), como também saberá que ela está em busca de um cogumelo. Entregue o seu, e você conseguirá o Pássaro de Madeira como recompensa. ... Calma, que já já chegamos lá.
A propósito, por ter ajudado a Syrup a arranjar um cogumelo, você finalmente terá acesso aos produtos que ela vende: Gasha Seeds e uma Magic Potion (que tem a função de ressuscitar você caso você tenha uma consigo e caia em combate), ambas custando 300 rupees.

Retorne para a vila de Horon, e procure por uma casa que tem um relógio bem grande na fachada (da árvore das Ember Seeds, siga para cima, esquerda e cima). Fale com o relojoeiro lá dentro, e ele ficará encantado com o Pássaro de Madeira. Entregue-o a ele, e você receberá um Óleo para motor... Está achando estranho também? Pois é...

A boa notícia é que só temos mais uma parada nessa coisa louca! Saia de Horon pela saída da direita, aquela próxima à Maku Tree, e entre na caverna que está bem por aqui.


Faça de  tudo para resistir a essa música viciante, e prossiga por esse pequeno labirinto. Nessa primeira área, siga pelas escadas que estão mais à esquerda e, delas, simplesmente vá subindo. Você chegará no topo, onde é possível ver um moinho em miniatura e um cara tocando um fonógrafo. Fale com ele, e lhe ofereça o óleo para motor para ganhar um Fonógrafo só seu!

Esse é o último item da nossa Sequência, mas, obviamente, não é o prêmio para todos os nossos esforços. O que nós vamos ganhar vem a seguir, junto com a progressão do jogo.

AS RUÍNAS DE TARM

Eu sei que essa tem sido uma parte anormal de tão longa. Na verdade, essa é a mais longa de todo o nosso guia até agora...
No entanto, o caminho que resta para o calabouço não é longo o suficiente para requisitar outra parte do guia. Por isso, iremos logo para lá.
Também iremos fechar a Sequência de Trocas, adquirindo o grande prêmio por trás dela.



Use as Gale Seeds para ir até a árvore das Pegasus Seeds, no Pântano Spool. Quando você pousar, siga para a sua direita, e você encontrará, além de alguns corvos (ou Takkuris) uma pequena passagem por baixo de um tronco no canto superior direito. Entre por lá.


Você chegará bem na porta das Ruínas, e, com certeza, já deve ter percebido os quatro buracos na parede referentes às quatro joias que você adquiriu durante a sua aventura. Coloque as joias em seus respectivos lugares (basta empurrar os buracos da mesma maneira que você faz para abrir portas), e os portões serão abertos. Siga por eles.

A próxima tela já vai nos apresentar a um desafio interessante. Suba no tronco, e traga o Verão. Use as trepadeiras que se formaram para subir o pequeno penhasco. Lute ou evite os Darknuts dessa nova área, e siga para a esquerda. Quando chegar na outra tela, desça as trepadeiras, e se aproxime daquela estátua que está isolada no chão. Empurre-a para cima, e algumas escadas vão se formar na parede; no entanto, elas estarão muito distantes para que possamos alcançá-las. Retorne para a tela onde havia o tronco, indo pelo mesmo caminho que você usou antes, e, dessa vez, traga o Inverno.
Passe pela árvore sem folhas, e siga para a esquerda. Você chegará na mesma área onde estava a estátua; a diferença é que uma pequena montanha de neve se formou, e você poderá, finalmente, alcançar aquelas escadas (subindo por essa plataforma no meio da tela).

Suba as escadas, e você chegará a uma tela com um tronco e três estátuas. Antes de interagirmos com o tronco, empurre as estátuas para o lago congelado (você só não conseguirá empurrar a estátua do topo). Use o tronco para trazer logo o outono, e, agora que as estátuas estão fora do caminho, você pode seguir pela saída de cima.
Logo na próxima tela, já há um outro tronco, mas, no momento, ele não é necessário. Ao invés de perder tempo com ele, retire os cogumelos do meio e siga para a esquerda.

A FLORESTA PERDIDA


Se você estiver se sentindo machucado, pode explodir a parede dessa nova tela para encontrar uma fonte de fadas, onde você recuperará seus corações.
Fazendo isso ou não, siga para o sul. Essa área é cheia de Like-Likes, então, se você tem um escudo, muito cuidado!
Se você não fez a Sequência de Trocas, por favor, ignore o subtópico a seguir.

UMA ESPADA NOBRE


Seguindo sempre ao sul, você encontrará um arbusto isolado. Queime-o usando uma Ember Seed, e entre na pequena caverna que vai ser revelada. Lá dentro, você encontrará um Deku, que ficará um tanto hipnotizado pelo seu Fonógrafo.



Se você tocar o Fonógrafo aqui, ele irá lhe dar as direções para um lugar escondido dentro da floresta ao oeste, que é onde iremos agora.

Saindo do buraco do Deku, siga para a esquerda e para cima (ou para a cima e para a esquerda, se preferir). Ao fazer isso, você chegará nas Lost Woods desse jogo, e, se quiser prosseguir, você terá de andar por essa área em uma ordem bem específica. Por sorte, nós sabemos o que fazer.

Primeiro, vamos visitar esse lugar secreto. O que você precisa fazer é trazer as estações na seguinte ordem: Inverno, Outono, Primavera e Verão e, toda vez que você mudar de estação, você deve ir para a esquerda.
Quando fizer isso corretamente, você chegará em uma área especial, onde uma espada misteriosa estará aguardando. Esta é a Noble Sword, e ela é mais poderosa do que a espada de madeira que você tem em mãos. Além disso, ela também é uma daquelas espadas que atira um raio de energia quando você está com o seus corações completamente preenchidos.


Pegue-a e retorne para a floresta.
_________________________________________

Para que possamos continuar a nossa jornada, precisaremos passar pela floresta em uma ordem um tantinho diferente.

Mais uma vez, você precisa trazer as Estações na ordem de mais fria para mais quente: Inverno, Outono, Verão e Primavera. A diferença, no entanto, é que, a cada estação, você deve ir para uma direção diferente. Mais especificamente, a ordem deve ser a vista a seguir:

Inverno - Esquerda

Outono - Sul

Primavera - Direita

Verão - Norte

Quando feito corretamente, você chegará em um corredor natural cheio de estátuas. Não toque em nenhuma delas, já que cada uma, sem exceção, é um Armos, aquelas armaduras vivas e CHATAS!! Evite contato com eles enquanto se move sempre para o norte.

Eventualmente, você vai encontrar uma nova árvore de Gale Seeds, o que significa que você poderá se teleportar para cá, e que você pode dar um tempo e sair dessa área, se você quiser!


Parte de mim quer terminar essa seção agora, mas, vamos prosseguir! O calabouço está quase aqui!

Dessa árvore, siga para a direita. Você encontrará um outro tronco (o qual nós utilizaremos em um instante), e um soldado com uma maça gigante. Aproveite para experimentar a sua espada nova (assumindo que você a tem) nesse nojento e, quando ele for derrotado, traga o inverno.

Siga para o sul, direita, e, então, para o norte até você não ter outra escolha senão ir para a esquerda (no caminho, você irá se deparar com uma grande pilha de neve, novamente; foi por isso que você trouxe o inverno). Essa trilha contará com alguns Darknuts e Like-Likes, só um aviso prévio.

Na próxima tela, faça-se o favor de empurrar a estátua mais ao sul para a direita, de maneira que você possa pular por essa brecha que ela está bloqueando. Pule daqui e use o tronco para trazer a primavera, dessa vez. Com essa estação em cheque, use a flor à direita para voltar à área onde você empurrou a estátua, e prossiga para a esquerda, passando por aquela pequena ponte.

Logo quando você passar, uma figura sombria e misteriosa vai se materializar diante de seus olhos!!


Essa tal figura vai alertar que, se você salvar Din, o Oráculo das Estações (que é quem estamos tentando salvar... eu me esqueci completamente disso), o mundo cairá em completo caos, sofrimento e destruição, sem falar que o Rei do Mal será ressuscitado! Oh, não!

Bom, é uma pena que nós precisemos seguir com essa missão de resgate de todo jeito. Ignore completamente o aviso dessa pessoa esquisita e que não faz a menor ideia do que significa "sutileza", e entre nessa torre imensa aí. 

Finalmente, você chegará ao sexto calabouço do jogo, e iremos explorá-lo bem direitinho na próxima parte! Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário