sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Top Zelda: Os Dez melhores vilões

Imagem meramente ilustrativa, já que eu precisava de uma imagem, mas não sabia qual botar aqui...
Aviso: essa lista está imensa, porque existem vários detalhes importantes e diversas menções, honrosas e desonrosas, que eu tive a OBRIGAÇÃO de fazer. Me sinto mal por ter deixado alguns de fora, mas acho que a lista está bem sólida...
Bom, eu não tenho muito o que dizer pra essa introdução... Até porque eu meio que acabei de falar, então...
Papo de sempre: essa lista vai ter MUITOS spoilers, de MUITOS jogos, alguns recentes. Então, leia por sua conta e risco! Agora, QUE COMECE A LISTA!

10. Onox
Aparição: Oracle of Seasons

Vamos começar falando de um vilão bem típico. De muitas formas, Onox é um Ganondorf de armadura: ele é grande, ameaçador e esquisito pacas. Mas a razão de ele superar tantos outros vilões que poderiam estar na lista é o interessante combate final entre ele e Link. Mesmo sem ter muita personalidade, Onox ainda é o principal ingrediente que deixa Oracle of Seasons tão único. Não sei explicar bem o motivo disso, nem de a batalha em si ser tão interessante, mas, ei, se você faz uma armadura daquela e me dá vontade de ver aquilo como skin, então tá valendo...
Além disso, ele é um dos personagens que usa menos de magia e mais apela para a força bruta, o que é surpreendentemente incomum em Zelda.
9. Agahnim
Aparição: A Link to the past

Praticamente o primeiro vilão da série que não era Gannon (sic), Agahnim chama atenção por ser o primeiro mago maligno. Agahnim também foi o primeiro a ser melhor desenvolvido e, apesar de sua história de origem ser tema ferrenho de debate (a própria Nintendo parece indecisa quanto a isso), ele é um personagem que chama atenção.
Acho que o motivo de coloca-lo na lista foi simplesmente uma questão de respeito, alguém que merece ser mencionado e que tem o direito de ser lembrado em várias discussões. Existem até pessoas que gostariam de vê-lo como jogável no Super Smash Bros. Se isso não é um legado digno, eu não sei o que é.
8. Veran
Aparição: Oracle of Ages

Veran praticamente ganhou uma entrada nessa lista por ter sido a primeira vilã da franquia. Antagonizando Oracle of Ages, as ideias por trás dela não são exatamente originais: leia-se possuir corpos, mas são muito bem executadas e a personagem as usa com efeito para os seus próprios fins. Fora isso, ela também tem muito mais personalidade do que Onox.

Acho que a melhor forma de tratar a Veran seria como uma personagem de incrível performance e, mesmo não sendo tão explorada quanto deveria, ainda chama muita atenção e merece ser mais debatida.
7. Vaati / Guufu
Aparição: The Minish Cap - Four Swords (+ Adventures)
Música tema

Admito que não sei dar uma boa explicação pro Vaati. Perto do que vimos até agora, ele é, realmente, apenas um mané. Mas, assim como Veran, o que chama atenção nele é a performance. Os motivos de Vaati também não são lá tão originais. De maneira muito semelhante ao Ganon, ele é sedento pelo poder, e fará de tudo para consegui-lo. Talvez o ponto mais interessante dele seja o seu desenvolvimento. É uma das poucas vezes em que vemos a origem do vilão acontecendo, e não é exatamente uma tão ruim assim. Eu sei, é meio clichê e tudo, mas tem uma lição interessante por trás disso tudo.

Aparentemente, Vaati virou mal justamente por desejar ter mais poder. Ele consegue esse poder, mas a um custo muito alto, transformando-se, eternamente, em uma bola gigante de um olho só, a mesma que vemos em 4S.

Falando agora, ele é muito parecido com o Ganon né? Bom, então vamos dizer que, ainda assim, ele supera os demais, mesmo que por pouco, por conta de sua personalidade e desenvolvimento maior. Eu sei que parece um ato covarde de minha parte, mas é porque é isso mesmo...
6. Demise
Aparição: Skyward Sword
Música tema

Vamos por partes no que diz respeito a Demise. Não só ele é um dos personagens mais intimidadores da franquia, senão o mais intimidador, como ele também tem aquele senso de urgência sobre ele. Eu lembro a primeira vez que eu vi esse bicho, lá no finalzinho do Skyward Sword. Não sei bem o que era nele, talvez o fato de o cara ser o equivalente ao capeta da nossa realidade, talvez toda a atmosfera da cena de introdução dele, talvez até os momentos que levaram àquele em particular, ou, quem sabe, tudo o que eu acabei de dizer, mas eu estava legitimamente assustado, que até tremia. Até hoje, ele foi o único vilão de Zelda que me fez sentir medo, e eu nunca esqueci disso.

Fora minhas questões pessoais, o que chama atenção em Demise é sua autoridade e postura. Diferente de seu servo, Ghirahim, Demise é pertubadoramente calmo, e, talvez por causa de seu tamanho e de suas expressões faciais, existe aquela imposição de respeito, coisa que surpreendentemente vários vilões de Zelda não têm, o que acaba incluindo alguns dos próximos da lista. Além do mais, Demise entra em completo contraste com tudo o que Skyward Sword tem em termos visuais, dando uma incrível entrada e conseguindo se mostrar como, de fato, vindouro de um lugar mais sombrio.
5. Skull Kid
Aparição: Majora's Mask
Música tema

Serei honesto, por muito pouco o Skull Kid não entra nessa lista, especialmente porque eu nem lembrei dele durante a produção. Assim que lembrei dele, também lembrei do motivo para deixa-lo em um ponto alto da lista, e é basicamente isso: ele é só um garoto, com muito poder e muita raiva.

Ver o Skull Kid como vilão, admito, é quase um erro. Digo isso porque ele não está em controle total das suas faculdades mentais. No entanto, dizer que ele não é vilão, pelo menos até o final do jogo, em si, é um erro. Se você for parar para entender a trágica história dele, vai descobrir que ele se sente abandonado, triste e ignorado por aqueles que ama. É basicamente esse o motivo da máscara de Majora ser capaz de capturar a sua mente com tanta facilidade. Com um poder tão grande em mãos, uma pessoa depressiva e tomada pela tristeza pode acabar trocando todo o seu sofrimento e agonia por raiva, o que significa que criar uma lua para que ela caia nas pessoas inocentes pode ser uma possibilidade. E, nem preciso dizer que, como o Skull Kid é, em essência, uma criança, ele vai querer disfarçar a raiva dele, enganando-se ao dizer que tudo é um tipo de brincadeira. Freud explica esse seu ódio, Skull Kid!
4. Zant
Aparição: Twilight Princess
Música tema

Quantos dessa lista já chegaram ao nível de insanidade? Eu só contei um, e é o Zant, o famoso Rei Usurpador. A parte legal desse vilão, em particular, é justamente o fato de ele já ter perdido a cabeça. 
Para mim, isso é o resultado de quando você segura tanto ódio no coração, que, quando ele precisa transbordar, você acaba afundando-o mais ainda. Por mais estranho que isso comece a soar, é necessário extravasar de vez em quando, deixar sair, desabafar. Zant não tinha ninguém para ajuda-lo com isso, e ele tinha tanto para soltar que acabou pirando.

Você pode vê-lo como uma versão avançado dos males do Skull Kid, só que com uma "coroa" na cabeça. Ele é até manipulado também, embora ele tenha conseguido uma parte interessante por ter mantido sua parte do acordo, o que ele faz já não aguentar mais ter que sofrer calado.
Tudo o que Zant faz vai de acordo com sua insanidade, e isso o torna imprevisível e impossível de odiar.

3. Ghirahim
Aparição: Skyward Sword
Música tema

E, falando em impossível de odiar... Praticamente desde a sua primeira aparição no trailer da GDC de 2011 de Skyward Sword, Ghirahim gerou muitos debates. Mas, não é por isso que ele está nessa lista. A verdadeira razão vem do fato de esse personagem ser lindamente construído. Não há uma única cena em que Ghirahim não esbanje personalidade, sendo um dos vilões mais ricos de Zelda nesse quesito, senão o mais rico. A jornada dele o faz cruzar caminhos com o Herói de maneira muito recorrente, e é justamente por isso que vemos e aprendemos tanto sobre ele.
Sua personalidade é sentida, também, pelas formas de agir de Ghirahim. Um personagem altamente exótico, ele chama atenção por suas diferentes poses e grunhidos, todos, de alguma forma, alimentando o seu enorme ego. É um personagem estranhamente viciante de assistir, e, mesmo estando do outro lado, não deixa de ser um dos vilões mais legais de toda a franquia.
Até as lutas contra ele são legais, e até nelas ele mostra o quão pomposo e arrogante ele é, podendo até lamber a ponta da própria espada, numa forma bizarra de mostrar o quanto ele vai adorar fatiar o oponente.
De todos os vilões dessa lista, acho que ele é, também, o mais estável aqui, já que tenho certeza que ele sempre ficará nos meus três primeiros. Ghirahim não é um personagem muito poderoso, sem chance. Mas as suas habilidades, estilo estranho mais amável e sua imensa personalidade dão a ele uma aura única, que é a responsável por sua posição altamente estável.
2. Cia
Aparição: Hyrule Warriors
Música tema

TIREM AS CRIANÇAS DA SALA, TEM UMA MOÇA AQUI QUE NUNCA OUVIU FALAR EM ROUPAS! Olha, eu fiquei muito impressionado com a Cia, muito impressionado mesmo. Ela não só é a antagonista de um dos jogos mais importantes dos últimos tempos, dentro da franquia de Zelda, isto é, como também marca uma coisa nova dentre os vilões de Zelda.
Cia é a primeira vilã que mostra interesse amoroso pelo Herói, embora o jogo não deixe isso tão claro assim. Pelo menos alguém não quer o Herói esmagado, hã?
Além de sua paixão por Link, o que a coloca na frente de todos os outros candidatos é apenas um detalhe.
Ela é capaz de consumir e queimar a própria alma para conseguir o que quer. Dedicação, senhoras e senhores. Não estou dizendo que não há isso nos outros, mas Cia faz de uma forma tão extrema, que é difícil não admirar.
Esse elemento vem justamente do desespero que a personagem sente por dentro, o que ocorre pela falta de bondade que ela tem no corpo, literalmente. Todas as cenas mostram que Cia, na verdade, está em constante sofrimento, deixando-a mais fácil de se simpatizar.
Para combinar com isso, todo o estilo dela parece casar com o sombrio e macabro, também remetendo um pouco ao gótico moderno. Até as roupas dela parecem ter parte nisso tudo. Ela é uma personagem sedutora e muito perigosa, exatamente como o poder absoluto que ela tanto deseja (eu também gosto de pensar que ela se veste daquele jeito para chamar a atenção do Link).
Ah, e vale dizer que ela foi capaz não só de NÃO ser manipulada pelo Ganondorf e ainda mandar um "VÁ SE F#($@" pra ele. Até agora, única vilã com coragem e habilidade o suficiente pra fazer isso, mesmo com ele estando mais fraco do que o normal...

Menções honrosas:
- Nightmare
A falta de expectativa pra esse vilão é o maior motivo de ele não ter aparecido na lista. Tipo, quem raios vai adivinhar que esse bicho existe até dar de cara com ele? E, falando nisso, eu nem sei se o Nightmare é um vilão... Ele tá mais pra... Entidade... Eu... acho... É...
- Bellum
Depois que é revelado, Bellum faz muito, muito pouco. Ele é um bicho chato que devora a força vital das pessoas. Em outros termos, é um animal com poderes especiais, não tendo noção de consequência ou nada disso.
- Volga/Wizzro
Vou dizer, o Volga tem um design muito legal. Ele e o Wizzro. São generais muito poderosos, e ambos mereciam mais desenvolvimento. Talvez isso até aconteça no DLC com a história da Cia, mas, pelo que eu joguei, desculpa, eles não são nada desenvolvidos. Justamente pelo Volga ser uma versão vermelha do Onox e o Wizzro um Wizzrobe falante, eu preferi deixa-los para lá nessa lista. Apenas por isso, porque eu acho que eles têm grande potencial e, em outra ocasião, talvez até superariam muitos da lista.
- Malladus/Colin
Os vilões de Spirit Tracks formam um par e tanto, com o Chanceler Colin sendo merecedor do prêmio de “vilão mais engraçado de Zelda”, mas eles simplesmente não tiveram o apelo necessário para entrar na lista… Infelizmente, para mim, os demais vilões são mais chamativos. A prova disso? Eu só lembrei deles quando fui fazer as menções honrosas, enquanto todo o resto veio praticamente pronto.
Menções desonrosas:
Antes de mais nada, eu gostaria de ressaltar que, se um vilão estiver aqui, isso não o tornará exatamente "ruim". Veja esse campo como o de vilões bem menos atraentes que os demais, e que não mereceram um lugar nem nas menções honrosas... Ou que tem um único detalhe que os descarta completamente... De  todo jeito, explicarei tudo logo abaixo.
- Dark Link
Desculpa, mas Dark Link não é vilão; nunca foi. Dark Link é só uma cópia que aparece vez ou outra e que está mais para obstáculo.
"Ah, mas ele já foi chefe final!". De fato, mas isso ainda não o qualifica como vilão, visto que ele nunca antagonizou nada. Ele não tem consciência, não tem personalidade e, muitas vezes, é realmente só uma pedra no meio do caminho, que tinha uma pedra.
- Todos os vilões dos Zeldas CD-i
Eu preciso dizer porque esses caras pararam aqui? Não só eles são explorados, cada um, em uma média de quarenta segundos, como, de acordo com o que eu já ouvi por aí, são absurdamente fáceis de derrotar. Eles também não têm estilo nem nenhum outro elemento que os salve de alguma forma. Se existe um grupo verdadeiramente RUIM nessa lista, é esse povo. Zelda CD-i tinha potencial, no geral, mas o destino quis que aquela vertente ficasse no passado...
- Yuga
Como um vilão, Yuga funciona, e muito bem. Ele é ameaçador para o que tenta ser, tem boa carga de poder, e tudo mais... Mas, a razão para ele estar aqui na lista das desonrosas é o fato de ele parecer DEMAIS com o Ghirahim. Até parece que eles estavam tentando copiar o efeito do vilão de Skyward Sword, só que não deu certo. Há potencial, claro, e Yuga tem seus momentos, mas a tentativa de ser o Ghirahim o joga bem aqui.
Além disso tudo, ele ainda se funde com o Ganon, e, apesar de formar um design bem legal, me pareceu desnecessário, como algo que foi colocado só pelo bem de ter um Ganon lá dentro...

OK, você está pronto? Porque chegou a hora do nosso número 1!
...
...
...
...
...
...
...
...
1. Ganondorf
Aparição: The Legend of Zelda - Zelda II - A Link to the Past - Ocarina of Time - Oracle of (conectados) - The Wind Waker - Twilight Princess - A Link Between Worlds
Música tema (vou com a mais recente aqui pra facilitar)

Eu juro que eu não queria colocar o Ganondorf em primeiro lugar nessa lista... Não só se trata de uma entrada muito, muito óbvia, como também é injusto (ele aparece bem mais do que os outros), e ele já foi parte de tantos momentos embaraçosos, apressados, desnecessários, todos em Zelda, que podia muito bem ter conseguido um lugarzinho especial nas menções desonrosas (de certa forma, ele até conseguiu). Mas é impossível não pensar em Ganon quando se fala de Zelda. Ele não só é o vilão mais recorrente da franquia, Ganondorf também é o melhor desenvolvido e é aquele presente nas batalhas mais épicas de toda a franquia. O que quero dizer é que, para cada momento estúpido com Ganondorf, tem uns seis que compensam, ou pelo menos essa é a desculpa que vou usar aqui. O rei sempre encontra uma forma de brilhar, de chamar atenção, de ser interessante, mesmo quando ele nem deveria estar ali.
Além disso, eu não consigo imaginar um vilão que melhor represente tudo aquilo que Ganondorf representa: a gula pelo poder, o contraste físico e psicológico entre ele e os heróis.
Falando nisso, esse contraste deve ser a principal característica, especialmente se formos compara-lo com o Link: ambos são altamente inteligentes, habilidosos e foram escolhidos pelo destino. A diferença crucial é a sede de poder de Ganondorf, que bate com a sede de justiça do Herói.
Você também pode considerar o enorme currículo que ele tem ao seu dispor: feiticeiro de magia negra, espadachim, político, sábio (de certa forma), estrategista e por aí vai.
A transformação dele em Ganon também é um ponto muito alto, dando a ele o nome de transmorfo. Caramba, acho que ele até invoca!
Mas o que melhor encaixa Ganondorf dentro disso tudo é o fato de que ele é um dos principais catalisadores da linha do tempo, morrendo num total de duas vezes, em duas linhas, e sendo causador de problemas constante em outra. Essa é a magnitude da importância dele. 
Tem um outro detalhe bem simples: assim como os Links e Zeldas que existem por aí, Ganondorf é um dos escolhidos das deusas a ter a Triforce. 

E outro ponto muito interessante, talvez o que mais chama atenção, de todos os vilões é que, por mais que a linha do tempo seja extensa, por mais que os heróis e alguns vilões tenham encarnações diferentes, um deles é único. Isso aí, não existem "vários" Ganondorf, existe só um, que, através do poder da Triforce (talvez abusando dele), consegue voltar dos mortos de novo e de novo, com um ódio eterno que não para de queimar.

Por mais que Ganondorf apareça, por vezes sem motivo, ele acaba sendo o melhor vilão da série. O exato oposto do Herói, com uma história pouco contada, mas que todos sabemos que envolve trevas, inveja e sofrimento. Assim como Bowser é um nêmesis eterno para o Mario, Ganondorf é o grande inimigo de Hyrule, indo parar nas várias lendas da terra como aquele com o poder suficiente para tomar toda a terra, e que só pode ser parado por uma única lâmina.


Uau, essa foi uma lista bem grande! Mas, o que você acha? Quem você diria que é o melhor vilão de Zelda? Deixe sua lista nos comentários! Ou xingue a minha e diga o quão sem criatividade eu sou! Acredite, eu estou pronto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário