quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Segredos de Hyrule SHARING: FIERCE DEITY



A postagem a seguir trata de um debate que foi feito lá no grupo Hyrule, do Facebook. O tema do debate era sobre as origens do espírito que vive na infame Fierce Deity's Mask, e entender o que ele fazia antes de se tornar ser selado na máscara (como isso aconteceu também é debatido). Está tudo colocado de uma forma mais... sintética, para evitar que fique cansativo demais. Confira toda a maravilha que foi esse debate, veja a postagem clicando em LEIA MAIS!

No post em debate, o primeiro a entregar uma teoria foi o Hector, que iniciou citando alguns fatos sobre a origem geral das máscaras.  A Teoria dele se incia da seguinte forma:
–“Analisando cada máscara, podemos perceber que algumas são baseadas em personagens que existem de verdade no jogo, ou seja, representam tais "entidades".  Servem de exemplo a Keaton Mask, Don Gero's Mask e a Kamaro's Mask. Levando isso em consideração, concluo que todas as máscaras (mesmo a Couple Mask e a Romani Mask, por exemplo) são representações de algum ser do mundo de Termina. Cada uma delas adiciona ao Link uma característica ou poder diferente, sendo todas muito importantes.”
Logo após essa observação, ele inicia a tese sobre a Fierce Deity's Mask, levando como base a conclusão sobre as outras máscaras:


 –“No momento em chegamos a Lua, Link se depara com 5 Crianças, cada uma vestindo uma máscara diferente, que na verdade são os restos de cada chefe derrotado pelo jogo, e uma delas usando a Majora's Mask. Para adquirir a máscara do Oni Link, a Fierce Deity's Mask, temos que falar com cada criança, dando todas as máscaras que possuímos (com exceção das de transformações) e realizando alguns desafios. Como as outras, esta também representa alguma entidade de Termina, no caso a mais poderosa delas.”

Até esse ponto, todos os outros membros que participaram ativamente da discussão, concordaram (ou pelo menos não descordaram). O momento em que as teorias tomam rumos diferentes se dá a partir da sequência da teoria do Hector.
–“  Acredito que o Oni era protetor de Termina, e que os chefes eram os Guardiões de Termina (um de cada povoado), comandados por ele. (isso, claro, eras atrás) Nossas máscaras são seres que foram de importância em Termina, alguns que ficam como legado (PostMan Hat), Reencarnações (Kafei, Couple Mask) ou seres que tem uma vida "infinita" (Keaton e Kamaro's Mask [no caso dele, poderia ser uma maldição que o manteve vivo, e Link o salvou dessa maldição]). Todos esses seres, assim como os chefes, eram guardiões, ou faziam parte do povo que era "regido" por Oni. Após eras e eras da morte (não sei como descrever isso, então deixo como morte mesmo) de Oni, ele virou uma "lenda", e acabou sendo esquecido de Termina. Quando o Skull Kid entra no Reino, ele joga a maldição na Lua. A parte em que cito que os chefes são guardiões, vou explicar agora. Eles eram criaturas muito fortes comandadas por Oni, como um exército.  Após a morte de Oni, os equipamentos que ele usava em vida (Arco e as Flechas Elementais) foram guardados e protegidos por esse seres dentro dos templos, e com isso acredito que nem sempre eles foram maus, talvez a maldição de Majoras também os teria influenciado. Não sei se eles tem alguma ligação com os 4 guardiões que protegem Termina da Lua, os gigantes...”

Alguns pequenos furos podem ser mencionados sobre essa teoria, mas por hora, vamos ver o tema na minha visão. Assim como Hector, acredito que FD (Fierce Deity, ou Oni, como alguns se referem) também era uma entidade, ou melhor, uma Divindade, mas não com esse papel de “Líder” ou Protetor:
–“Algumas das minhas bases são parecidas com as do Hector. Eu creio que o FD (Fierce deity) era um guardião divino, sim... Mas, eu não consigo imagina-lo como um "líder", já que ele me pareceu muito brutal. Acho que nele se aplica muito bem o conceito de "divindade menor", que nós vemos em lugares como na mitologia grega. Trata-se de um ser divino, sim, mas não é um deus como, sei lá, a Din, Nayru ou Farore. Acho que ele nem se encaixa no nível da Hylia. Digo isso porque essas quatro deusas parecem muito mais interessadas em diálogo e métodos alternativos.
Na minha cabeça, o FD está mais para um soldado divino, do tipo que é enviado quando as coisas estão, mesmo, muito, muito más...
Só que aí vem a questão do visual dele... Eu tenho pra mim que aquele estilo "Link branco" só é porque é o Link que põe a máscara. Acho que o FD original era bem diferente... Como, exatamente, eu não faço ideia... Mas, nós nem sabemos como é a cara das deusas de Hyrule, então... Acho que dá pra ficar no mistério sim.
O que me intriga é a fala da Majora quando ela te dá a máscara... Ela diz que você é pra ser o "cara mau". Me pergunto se o FD realmente era digno de ser chamado o cara mau (seja por sua brutalidade ou por algum ato que ele fez), ou se isso era só a máscara sendo chata mesmo... Alguém saberia continuar daqui?”
Nesse momento, surgiu outra teoria, vinda do Vitor. Ele disse:

-"Quando as deusas saíram da terra de hyrule (como dito em Ocarina of Time) elas deixaram 3 guardiões para cuidar da triforce: Demise, Hylia e Oni Link; cada um responsável por um pedaço da triforce (Oni Link, coragem. Hylia, sabedoria e Demise, força) mas a cobiça de Demise fez com que ele desejasse as outras partes da triforce, Então aconteceu a guerra entre Demise e Hylia como é citado no skyward sword. Hylia com sua sabedoria bola um plano (eventos que ocorrem durante o skyward sword) para acabar com Demise de vez. Oni Link fazia parte do plano como peça fundamental. Hylia gasta seus poderes como Deusa guardiã para selar Demise, levar skyloft para o céu com a triforce e preparar a terra para os eventos de skyward sword, depois de fraca transformou sua alma em uma alma humana (Zelda) Oni Link fez o mesmo(Link), porém como não teve que gastar muito de seu poder na guerra para selar Demise ele o concentrou em um objeto, no caso a mascara, e transformou-se em uma alma humana para ajudar hylia em seu plano.... Ele sabia que um dia sua alma humana encontraria a mascara e poderia retomar seus poderes divinos, mesmo que por tempo limitado. Demise enfraquecido no final da batalha em skyward sword só tem poder o suficiente para desesperadamente transformar sua alma divina em uma humana (Ganondorf).

Logo após tudo isso, o Hector decidiu complementar a minha teoria, e assim o fez:
–“Continuando a do Davi e antes de ler a do Vitor. 
Talvez, se levarmos sua teoria em conta Davi, FD e Majora eram rivais antigos, de outros carnavais (Ba dum Tss). Oni era um ser violento, malvado, mas que não fazia propriamente o mal para as pessoas, era um cara (um cara UHHUAEHUEUHE) solitário, que vagava pelas terras de Termina. Majora não conseguia propagar seu mal sozinho, então pediu ajuda para Oni. Oni a selou em uma máscara, após travarem batalha. 
Talvez na hora que Majoras entrega a mascara para Link, ela tem essa birra por correr o risco de ser selada novamente. Mas como eu acredito que o Oni (Demonio Ogro em japones, detalhe) era um ser bondoso, o Oni selou Majora em uma máscara por estar causando destruição ao reino de Termina."


Diante da última frase, eu contestei, chamando atenção para a improbabilidade de o Fierce Deity ser aquele que selou Majora em uma máscara, visto a sua origem em rituais de bruxaria. Nesse quesito, dei as probabilidades de que o Fierce Deity, antes de se tornar num espírito de máscara, poderia ser parte da tribo responsável pela máscara de Majora, ou que ele e o espírito que agora habitava a máscara de Majora haviam sido rivais no passado.
Foi aí que Hector reafirmou:

-"Hector Eugenio Añez Cabral - Aí entra a parte que citei na minha teoria Davi: O Oni era líder dessa tribo, e como líder teve o trabalho de selá-lo. E nos contos se dá como o povo que selou o espírito maligno na máscara. Na verdade eu ainda bato na tecla que o ser Majora em si foi selado em forma de máscara."

No meio disso tudo, começou a surgir a dúvida: "afinal Termina é um reino diferente ou uma dimensão à parte?"
Hector e Vitor, que também estava na discussão, concordaram que se tratava de um reino distante, enquanto eu mantive a crença de que era uma dimensão alternativa.

-"Só pra eu me situar, no caso da teoria de vcs termina seria uma terra em um universo paralelo e o Oni Link original não teria nenhuma vinculação com o Link?" (Vítor)
-"Então, explicando isso Vitor, Na minha teoria não sugiro exatamente que Termina seja uma terra de um universo paralelo, mas de que o poder de Oni é exclusivo de Termina. é algo criado lá, gerado lá. Com isso afirmo também que as deusas criadoras de Hyrule ou não tem influência sobre Termina ou então elas não tem ligação com esse poder sobrenatural de Oni. E também deixo claro que Oni era um protetor, guardião divino ou o nome que preferir de Termina, sem ter ligação com Link. O Link era apenas alguém apto a usar essa máscara, por já ser o herói predestinado de outra cultura (Hyrule)." (Hector)
 -"Na minha cabeça, Termina é universo paralelo, uma dimensão à parte... Por isso existem tantos elementos diferentes (e também ajuda na liberdade criativa), como os quatro guardiões.
Se bobear, o FD acaba sendo o "herói" de Termina, assim como os Heróis do Tempo, dos Céus e coisa e tal, só que mais violento." (Davi)
Nesse momento, começaram a ocorrer especulações a respeito de como o misterioso Fierce Deity caberia dentro das divindades do mundo de Zelda, o que acabou levando para papo sobre origem dos Twilis, a guerra entre a deusa Hylia e Demise e outros elementos. Mais à frente, surgiu o questionamento, vindo do Matheus:

-"Especulando, para confirmar que ele é uma divindade ou algo do tipo, no lado esquerdo do peito dele, parece ser um triangulo da triforce, o que vcs acham?"

-"O triângulo não acho que tenha muito a ver, mas aquela lua do lado direito do peito me intriga.. O mesmo símbolo dos blocos e do escudo espelho de ocarina of time. Suspeito." (Hector)

-"Talvez tenha um significado mais simbolico do que isso... Não precisa estar dentro das leis de Zelda o tempo todo... Daqui pra amanhã, eu faço uma pesquisa quanto ao símbolo da lua crescente (essa é a crescente? eu sempre confundo com a minguante) e do triângulo isolado pra ver se descubro alguma coisa que bata no tema." (Davi)

No dia seguinte, eu parti para uma longa e árdua busca (só que não), procurando descobrir o que significavam aqueles dois símbolos em outras religiões e mitos. O que achei foi... Interessante:

-"Então, eu fiz uma pesquisa rápida aqui... A Lua Minguante (que é o símbolo do peitoral dele) representava, em algumas religiões passadas (uma delas a ver com bruxaria) nada menos do que a morte de todos os seres e coisas.
O triângulo eu admito que é um pouco mais simples de entender. Como vocês devem saber, ele é muito usado em várias religiões, e geralmente representa as tríades (no caso do Cristianismo, temos a Santíssima Trindade). O que mais parece fazer sentido para o FD é que o triângulo representa o começo, meio e fim e de tudo. Tem outros significados, mas esse é o que me pareceu mais dentro do tema. "
Perante a isso, Hector perguntou se a teoria dos 5 estágios de Majora's Mask não teria alguma relação com o que era debatido, mas ela foi logo descartada. Sem nenhuma adição por um tempo, eu decidi fazer uma breve recapitulação do que havia sido dito.

-"Então... Deixa eu ver se eu consigo sumarizar tudo o que rolou aqui:
Estabelecemos que existiu uma rivalidade entre o FD e o/a Majora, assim como acreditamos que ele tem uma parte importante na criação da máscara titular. Também chegamos à conclusão de que ele é f$%# por ter como ocupação ser f$%#. É isso, ou estou esquecendo alguma coisa?"
Foi então que o Hector disse:

-"Não é f$%#, é apelão HAUEAH"

E, assim, terminou o vigoroso debate. Apesar de não termos chegado a nenhuma resposta, acabamos criando várias teorias bem interessantes, todas bem aceitáveis.
Gostaria de agradecer ao pessoal do grupo Hyrule pela oportunidade, foi divertido pacas! Em especial ao Hector, que foi quem deu a ideia! E faremos isso de novo no futuro!
Você pode conferir toda a nossa especulação, clicando bem aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário