sábado, 31 de janeiro de 2015

Kno-Yo-Smash-Bro - Star Fox 64 3D (Fox/Falco)

Star Fox... STAR FOX... Você com certeza já ouviu falar de STAR FOX, uma das franquias mais famosas da Nintendo, e uma daquelas que entrou no misterioso reino de jogos que caíram direto pro ralo. Você conhece esse bando: séries que tiveram começos excelentes e, apesar de diversos esforços, acabaram declinando em qualidade mais rápido do que alguém pode dizer: O BATMAN NA VERDADE É O BRUCE WAYNE! E aí, sai uma esmeralda maravilhosamente horrível conhecida como Star Fox Commando... ECA!

Mas, ei, é claro que eu não iria colocar outro jogo nessa coluna se não fosse para elogiar alguma coisa. Então, ao invés de ficar falando dos fracassos recentes, vamos falar das glórias do passado, e não há momento melhor do que este, onde um possível retorno da franquia está no horizonte.
Hoje, nós vamos falar do incrivelmente amado STAR FOX 64! Versão do 3DS porque essa foi a versão que eu joguei mais e estou mais familiarizado.


Só de olhar pros personagens no Smash Bros., ninguém diz que Star Fox, na verdade, é uma série de jogos de navinha, onde você sai numa nave atirando tudo o que se mexe. Hoje em dia não é mais bem assim, mas esse já foi o grande ideal por trás dos jogos.

Em Star Fox 64, você controla a nave de Fox McCloud, e sai pelo sistema solar de Lylat explodindo outras naves, todas de formato bem bizarro, e enfrentando chefes ao final das fases. Existe certa variedade, com a Starwing sendo substituída pelo submarino Blue Marine ou pelo infame Landmaster, mas você vai passar a maior parte do tempo usando a nave.


Aí você me pergunta: "Mas Davi, qual o motivo de sair por aí atirando em outras naves? O Fox é um sociopata?!". Bem, a resposta é bem simples. Uma guerra foi declarada por Andross, o líder do planeta estranhamente entitulado de Venom, contra todo o sistema solar. No entanto, como o exército de Lylat é, no mínimo, incompetente, eles decidiram contratar os mercenários do grupo Star Fox para ajudá-los a vencer. Dois membros da equipe mercenária, Fox e Peppy Hare, tem uma certa história de conflitos com Andross, então eles aceitam sem o menor problema.

Que momento show pra começar a falar dos personagens. Os quatro membros da equipe StarFox deixaram sua marca na cultura pop de um jeito ou de outro. Foi nesse jogo que linhas como "DO A BARREL ROLL!", "I GUESS I SHOULD BE THANKFUL" e "FOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOoooooooooooooooooooooooooooooooooox" surgiram. Muito do roteiro do jogo é baseado em linhas assim. Existem alguns momentos de diálogo entre os personagens, mas é tudo bem breve e pouco memorável, ao menos comparados com as 316184616215164616298879546321 vezes que o sapo Slippy vai gritar "fox"...

Bem, apesar disso tudo, cada personagem tem sua própia personalidade, mas nada de muito único, aviso logo. Fox é o típico herói/líder, Falco é o típico babaca, Peppy o sabe-tudo e Slippy é o chato/inútil/donzela em perigo do time. Da forma como você esperava, eles são todos muito unidos, e é aquele papo de união faz a força.

Nesse aspecto, durante as várias fases do jogo, você terá de cuidar para que nenhum deles "morra", senão passará a próxima fase sem nem vê-los... Pode parecer pouca coisa, mas esses caras são úteis para derrubar inimigos, dar dicas e tudo mais. Sem eles, as fases ficam... Vazias... *sniff*

Falando nas fases, elas são bem diversificadas, e elas são escolhidas de acordo com sua habilidade e de atos que você tenha feito. Descobrir passagens secretas, destruir certos inimigos ou máquinas, terminar a fase com tal personagem do lado, tudo isso colabora para que você saia para uma fase diferente. E todas elas são diferentes, sério mesmo. Cada fase nova apresenta condições únicas às quais você terá de lidar, e que aumentam o desafio no geral. Ah, e também tem um "final secreto" no meio de tudo isso.

Os controles do jogo não são ruins, mas são difíceis de pegar direito... Você tem que ficar o tempo todo segurando o circle pad em uma direção para que possa mirar nela. O problema é que você também usa o circle pad para mover a nave. Por isso, é essencial que você mexa o circle pad o mínimo possível, se quiser mirar direito é claro. Com o tempo, você pega o jeito, mas é um pouco incômodo de vez em quando...



Seus veículos tem um número bem simples de armas: um canhão laser (que pode ser melhorado nas fases para dois canhões) e as Smart Bombs. Saber escolher a arma certa acaba sendo um desafio interessante, já que pode lhe ajudar a exterminar um número grande de inimigos, assim como derrubar chefes e até descobrir itens ou passagens secretas.

Além da artilharia, a sua nave também é bem acrobática, podendo fazer movimentos de desvio, o que inclui o infame Barrel Roll. Dependendo do seu estilo de jogo, você talvez nem use muito, mas esses são movimentos muito importantes para você que quer sobreviver a essa guerra.

Um detalhe que eu ainda não mencionei, não faço ideia do porquê, são os gráficos. Não é o jogo mais bonito do 3DS... Se formos analisar cada modelo em detalhe, o visual é até risível (o mesmo vale para as animações dos personagens fora das naves). Mas estamos falando de um jogo de nave, onde tudo se mexe super-rápido, e as animações das coisas que você vê durante as partidas mesmo, são satisfatórias. Não sei dizer se a falta de polimento gráfico de algumas texturas foi uma homenagem ao N64, mas eu gostaria de algo mais bonito. Ah, e a versão do 3DS não tem visão em primeira pessoa, o que é uma m#%$@.

Vale dizer que a versão do 3DS apresenta duas "dificuldades", uma que é igual à versão do N64 e outra que é um pouco mais fácil. E é só isso que dá pra dizer sobre essa parte...

Meu principal problema com esse jogo é que ele acaba MUITO rápido. Sério mesmo, você termina tudo em uma hora ou menos, dependendo do que você está fazendo. E, considerando o preço que esse jogo geralmente é pedido, isso é um fator muito desencorajador...

A boa notícia é que o jogador precisa jogar o jogo várias vezes para que possa ver todas as fases. Contando também o tempo necessário para descobrir as passagens secretas e sobreviver a algumas delas, acaba que aumentando bastante a vida útil.

Por que fãs de Zelda gostariam desse jogo? 

É um ritmo bem diferente de Zelda. Bem diferente MESMO, e acho que essa mudança seria muito bem-vinda por muitos de nós.
Mas, fatores como a durabilidade podem fazer você repensar e, talvez, considerar melhor a versão de N64, que pode ser mais barata de pegar... Eu acho...
De todo jeito, eu digo para você dar uma olhada e ver o que acha. Sei lá, vai que você descobre que ele é o amor da sua vida, né? Eu já conheci um jogo assim...

Para ler mais:
- Kno-Yo-Smash-Bro: Mario & Luigi All-Star Saga
- Jogos Zeldásticos #4 - Darksiders II
- Super Smash Bros.: Fox e Sector Z

Nenhum comentário:

Postar um comentário