quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Discussões - Majora's Mask vs. A Link to the Past


Em questão de notícias 100% oficiais, dá pra dizer que a comunidade Zelda está parada, e como está... No entanto, existe um assunto que anda movimentando alguns fóruns, blogs e sites de Zelda.
No caso, o debate em questão discute qual deve ser o próximo lançamento da série. Não só temos o justificado desejo de um remake para o popular Majora's Mask, como também surgiram alguns interesses em um remake e continuação do também popular A Link to the Past, vindos do principal produtor da série, Shigeru Miyamoto.

O que me deu o incentivo para fazer esta edição da coluna de Discussões foi um artigo criado por um dos nossos parceiros, o Zelda World Blog. Você que leu o excelente artigo do Link (tipo, você DEVIA ter lido o artigo), talvez saiba onde quero chegar aqui.

Enquanto Aonuma mencionou, em uma "recente" entrevista, que a equipe está interessada em um remake de Majora, e que está disposta a fazê-lo, ele também deixou bem claro que a equipe tinha um interesse maior em fazer, primeiro, um jogo original e, só depois, lançar o remake tão aguardado pelos fãs.
Eu já me pronunciei anteriormente ao que eu achava sobre o remake de Majora's Mask, e, no atual momento, mantenho minha posição: não há necessidade de um remake para ele, mas, como a empresa está disposta a fazer, podem ir em frente, não vou reclamar.
Mas, independente disso, creio que seja interessante ao menos falar um pouco sobre cada uma das opções dadas por Miyamoto no passado, os remakes e a "sequência".



1. Majora's Mask 3D


Se tem um jogo que está atraindo muitos holofotes para si é Majora's Mask. Apesar de só ter lançado mesmo no ano 2000, quase 2 anos depois de Ocarina of Time, o título só foi começar a ganhar popularidade bem depois.
Quando o remake de Ocarina of Time 3D foi lançado no meio do ano passado, muita gente começou a desejar que a sequência direta de Ocarina of Time, o agora popular Majora's Mask, também tivesse um remake. Foi pouco depois do lançamento do Ocarina of Time 3D, e antes do lançamento de Skyward Sword, que Aonuma, responsável atual pela série, mencionou em entrevista que, se os fãs quisessem um Majora's Mask 3D, a Nintendo daria isso a eles. Dito e feito... Começou a Operation Moonfall, um abaixo-assinado que tinha como principal meta mostrar à Nintendo que interesse no jogo os fãs tinham de sobra. Funcionou. A Nintendo percebeu o movimento desses e de outros fãs, e abriu o jogo dizendo que, já que os fãs queriam, um Majora's Mask 3D entrou no mundo da possibilidade e que iria acontecer eventualmente. Isso deixou muita gente feliz, além de ter mostrado que a Operation Moonfall é um sucesso.
O Link, editor do Zelda World Blog, e escritor do artigo mencionado anteriormente é a favor de que um Majora's Mask 3D venha primeiro.
Eu acho que já mencionei no passado que, na época do enorme anseio por esse remake, lançar um Majora 3D não seria nada bom para o título, pois o mesmo seria ofuscado por Skyward Sword, que ainda estava pra ser lançado. Hoje, em 2012, não existe mais esse perigo de ser "ofuscado" por algum outro título. No entanto, lançar remake depois de remake é algo que não cai muito bem, sem falar que a Nintendo não tem interesse em uma ação como essa.
Mas, e se a Nintendo deixar o remake nas mãos de outra empresa, como eles fizeram com o Ocarina 3D? 
Apesar de ser uma boa ideia (afinal, Zelda já ficou na mão de empresas terceiras: a Capcom e a Grezzo), isso não retira o fato de que será um remake que seguiu outro remake. Aí eu pergunto: não é melhor esperar que o 3DS tenha um jogo original primeiro?
Um remake de Majora é certo, mas o ideal é esperar só mais um pouco.

Remake de A Link to the Past



Por mais que eu goste de A Link to the Past, eu acho essa uma opção um tanto difícil de acontecer no momento... Primeiro, como também é mencionado no artigo do ZWB, não existe uma demanda para um remake de A Link to the Past, isso sem contar que não há motivos muito relevantes para trazer esse jogo ao 3DS, ou ao Wii U.
Fica difícil de se imaginar o que mais poderia ser colocado em um possível relançamento do título. Na verdade, o mesmo já tinha sido relançado antes, para GBA no caso.
No entanto, suponhamos que a Nintendo tenha interesse em fazer esse remake. Eu só consigo imaginar duas coisas vindo disso:

1. O jogo será completamente retrabalhado para ter um visual novo e será completamente modelado em 3D
OK, isso é muito fantasioso, e, por conta disso, acho muito difícil de acontecer. O jogo já foi lançado para o Wii, no Virtual Console, sem contar com suas aparições no GBA e, obviamente, no SNES. Então, se forem fazer um remake, teria de sair nesse quesito.

2. O jogo pode até ser relançado, na série 3D Classics
Se você possui um 3DS, talvez tenha captado a ideia. Existe uma série na e-shop do 3DS que trás de volta alguns jogos antigos, mas com o efeito 3D do 3DS adicionado (certas vezes lidamente) a eles. É o exemplo de Xevious e Kirby's Adventure. O próprio Miyamoto já mostrou interesse em trazer A Link to the Past nesse formato, então, é a possibilidade mais plausível que podemos ter de um "remake"...


Uma sequência de A Link to the Past
Eis aí o mais "fácil" de acontecer. Embora A Link to the Past tenha contado com 2 sequências: a série Oracle e Link's Awakening, não acho que mais uma sequência seria má ideia. Mas aí, pode vir a pergunta: que tipo de sequência estamos falando? Seria uma sequência na história (como Zelda I e Zelda II) ou uma sequência só de jogabilidade (Phantom Hourglass e Spirit Tracks)?
Já sabemos que um jogo original de Zelda é o que está na mente da Nintendo. Se vai ser, mesmo, uma sequência de A Link to the Past, só o tempo dirá. Mas, é fato, o próximo Zelda, que já está em produção, não será um remake.
E, por mais que eu goste de Majora's Mask e A Link to the Past, essa última opção é a mais atraente para mim.

E... Bom... Isso é tudo o que tenho a dizer a respeito desse debate. E você meu caro leitor? Concorda com minhas palavras? Pensa de forma diferente? Qual das três opções você mais iria querer ver, e em que console? Não deixem de comentar, e até a próxima!

Link para o artigo do Zelda World Blog

6 comentários:

  1. Eu acho que... Simplismente um Zelda original seria bom, mas um remake do Majora's Mask também ia ser uma boa idéia, maaaass, um remake totalmente remodelado do A Link To The Past, mesmo que seja difícil, ia ser muito bom. Concordo e discordo com vc em alguns pontos. Bom artigo, parabéns :)

    ResponderExcluir
  2. acho bastante interessante a discussão, e apesar da idéia de mais um Zelda ser lançado ainda prefiro uma remodelagem 3D de A Link To The Past, que só por já ser remodelado seria uma jogo totalmente novo e muito mais emocionante do q um remake de um jogo que já era 3D(majora's mask).
    õ/

    ResponderExcluir
  3. Ótimo artigo David. Muito boa a sua opinião, bem construída. Concordo com a grande parte do que você falou, e entendo seu ponto de vista. Também gostei de alguns argumentos que eu ainda não tinha pensado antes, como a ideia de A Link to the Past apenas ser portado para o 3D Classics.

    Mesmo assim, ainda não mudei de opinião. Enquanto a Nintendo estiver produzindo o próximo Zelda, a Grezzo pode fazer o Remake de Majora's Mask, assim entretendo os fãs enquanto o novo título não chega.

    ResponderExcluir
  4. uma opcao que se nao pos e o zelda alttp 2d hd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evitei colocar essa opção por que o console que estávamos falando era o 3DS. Mas, realmente seria legal um ALttP HD no Wii U. =D

      Excluir
    2. prefiria umj alttp no 3ds cara

      Excluir