sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Retrô No.3: Captain N: The Game Master

Alguns de vocês devem lembrar que, no final dos anos 80 e inicio dos 90, a Nintendo estava ao auge de sua popularidade. Muitos chamam esse período de "Anos dourados" e, de certa forma, com razão...
Como eu já falei antes, tudo o que as crianças queriam era ter tudo com base nos seus tão amados jogos da Nintendo. Obviamente, os programas de TV não eram exceção à regra.

Mais ou menos em 1990, foi lançado um novo programa, este baseado em uma história publicada na Nintendo Power, de nome Captain N: The Game Master




O programa contava a história de Kevin Keene, um adolescente que adorava os jogos da Nintendo. Um dia, enquanto estava jogando, ele e seu cachorro, Duke, foram sugados para dentro da TV e surgiram em um mundo chamado Videoland, onde todos os jogos da Nintendo eram reais. Lá, eles se juntaram com Princesa Lana, a governante de Videoland, Simon Belmont, o caçador de vampiros de Castlevania, Mega Man, Pit, de Kid Icarus e um Game Boy gigante e falante.

Como você deve ter deduzido, o programa servia, primeiramente, para divulgar os jogos do NES. Na época, não duvido que tenha sido uma coisa e tanto. Aposto que muita gente queria ver e adorava fazer isso.
Bom, não sei muito bem como é a popularidade de Kevin Keenes nos dias atuais, mas creio que não são muitos que lembram dele, ou ao menos sabem quem ele é.

Na opinião singela daquele que vos escreve, eu creio que o programa era, sim, decente. Assistindo ele hoje, a primeira coisa que você pode pensar é: "Isso é tãããããããããão anos 90!", e com sentido! A animação e o roteiro realmente tem cara daqueles programas que passavam, por exemplo, no Cartoon Network nos anos 90.

Agora, por estar sendo mencionado em um blog de Zelda, é óbvio que a série Captain N teve episódios com os personagens de Hyrule, até porque o mesmo era um reino que fazia parte de Videoland. Abaixo, você vê a comparação feita de Link e Zelda, em sua versão do infame desenho animado de Zelda, e na versão de Captain N.



Para o programa, Link e Zelda encontraram mudanças de personalidade grandes quando comparadas ao seu próprio desenho. Nada de EXCUUUUUUUUUUUUSE ME, PRINCESS! aqui. Link é o personagem que mais sofreu alterações. Nessa história ele não era tão arrogante quanto antes, parecia mais calmo e centrado, embora ele ainda queira muito um beijo de Zelda. O mesmo pode ser dito de Zelda, embora ela não tenha sido lá tão alterada assim...

Curiosamente, parece que Hyrule é onde Kevin Keenes encontra seu "grande ídolo", Link. Pelo que parece, o personagem era um grande fã de The Legend of Zelda (os dois jogos da época) e encontrava em Link algo no qual ele queria se refletir.

The Legend of Zelda, diferente das outras séries citadas (Castlevania, Mega Man, Kid Icarus e por aí vai) só fez pontas no desenho aparecendo em mais ou menos 4 episódios (um deles parece ser dividido em duas partes).
Ao menos no primeiro episódio, se encontram mais referências sobre o universo de Hyrule do que o próprio desenho de Zelda. No episódio, se toma muita base na Hyrule de Adventure of Link, mencionando o Island Palace, e seu chefe, Darknut. Isso tudo, além de Mother Brain (vilã da série Metroid, e vilã de Captain N) querer ressuscitar Ganon para usá-lo.

Ganny?! Mas o que raios é isso...?!

AH, agora sim... OK, nem tanto.
O problema é que, mesmo que eles consigam ressuscitar o vilão (embora nunca estivesse morto pra início de conversa), o mesmo não gosta muito de aceitar ordens e se torna "incontrolável" até para o incrível intelecto de Mother Brain.

Bom, enfim. Assim como eu disse em minha resenha do desenho de Zelda, eu digo aqui neste artigo: a única forma de ver se realmente é interessante mesmo é assistindo por conta própria.
Se você se interessa pelos elementos de Zelda, então é até melhor, porque só precisa assistir mesmo os quatro episódios (embora o quarto e último só conta com uma pequena ponta de Link e Zelda).


Pra fechar, acho que posso falar do visual dos personagens em geral. Eu queria ao menos mencionar isso, mas só encontrei espaço aqui. Bom, acho que todos vão concordar que a cara de alguns personagens poderia não ser do jeito que você esperava. Os dois melhores exemplos são Simon Belmont e Mega Man. No caso de Simon, por favor... Olhem para essa cara:


Isso é um caçador de vampiros nato, certo? Tão nato que é até bronzeado, olha só! Tem certeza que ele é o mesmo que esse:


OK, piadinhas à parte, o que quero demonstrar é que alguns dos designs dos personagens não ficaram lá tão fiéis a suas versões originais. Veja o Mega Man agora.


Isso é um ponto negativo? Não, de maneira alguma. Só gostaria de saber porque eles não mantiveram os designs originais... Só pra fazer vocês refletirem mesmo...


Infelizmente, não posso entrar em maiores detalhes porque eu mesmo não assisti muito o programa. Tudo o que vi foram apenas dois episódios. Ele é bom, mas não é tão divertido assim.
O primeiro episódio com Zelda e Link é ótimo, embora um tanto clichê.
Assista. Quem sabe, você não vira um fã?

Um comentário:

  1. esse é outro que eu tenho os DVDs!!!curtia mesmo esse desenho!!eu lembro que depois a globo cancelou e colocou Tiny Toon no lugar!!eu nem conhecia a maioria dos personagens,mas tinha medo da bizarra mãe cerebro!!hoje em dia eu assisto e acho bizarro o simon belmont,que tá mais pra um metro sexual(boiola)do que pra um barbaro do seculo XIV...¬¬...vai entender...

    ResponderExcluir