sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

DdUdH: O futuro da série Zelda

Para a Nintendo, dois pontos de fundamental importância são a "diversão" e a "inovação". Na esmagadora maioria de seus trabalhos, percebemos que ela sempre consegue fazer as coisas de forma boa. Os melhores exemplos são os títulos lançados por ela no Wii, sendo Super Mario Galaxy 2 e The Legend of Zelda: Skyward Sword os melhores.
Não só a Nintendo se dá bem, mas muitas de suas afiliações (sejam elas empresas secundárias ou terciárias) também dividem do mesmo talento. Veja por exemplo a trilogia Metroid Prime (GameCube e Wii) e o reinício da série Donkey Kong Country, pelas mãos da Retro, ou o remake Ocarina of Time 3D, pela Grezzo.

Como vocês podem perceber, Zelda sempre está na lista de "títulos de qualidade", não só na Nintendo, mas no mercado de videogames mundo afora. Isso ocorre porque a série se mantém sempre com um pé no velho e outro no novo, ou seja, se mantém tradicional, mas se mantém nova.

Depois de Skyward Sword, pensar em como ficará o futuro da série Zelda é, pelo menos para mim, uma tarefa mais difícil do costumava ser. Antes, eu sabia o que esperar, sabia como seria, ou ao menos poderia deduzir o que viria a seguir. Hoje, agora, já não é mais bem assim...

Nas discussões que vou tratar hoje, acho que é importante também relatar o que eu acho que poderia aparecer com o tempo...



Um dos pontos que vi com mais frequência foi o desejo de saber como serão os títulos do Wii U. Como nós já sabemos, os controles por movimento serão regra para os jogos de Zelda. A pergunta é: como vai ser isso?
Na minha mais singela opinião, a utilização do Wii Remote Plus/Motion Plus ainda será feita, pelo menos nos próximos dois títulos de mesa da série, ou, ao menos, no título que aparecer no Wii U. Isso porque o Wii U terá retrocompatibilidade não só com os jogos, mas também com os acessórios do Wii. E outra, porque eles gastariam mais dinheiro fazendo algo que eles já tem? O mesmo vale para nós. É até mais econômico manter o Wii Remote no mercado, e mais econômico já tê-lo logo de cara.
Bom, como eu estava dizendo... Um dos pensamentos que mais rola comunidade afora é a utilização do Wii Remote como a espada e o controle do Wii U como o escudo. Bem, a ideia até que seria boa, se não fosse o seguinte problema:



O ponto é... Como vai dar para usar o controle como escudo se não dá nem para segurá-lo como tal? Sim, eu sei que esse design é o apontado na E3 2011 e que existem várias chances de ele ser alterado, mas eu acho difícil que isso aconteça...


Agora, vamos para um assunto mais... sonhador.
A pergunta é: você acha que Zelda deveria permitir o jogador a jogar com mais de um personagem? Será que Link deve, realmente, se manter como o único personagem o qual o jogador controla?
Claro, eu sei que isso aconteceu brevemente em Majora's Mask, quando controlamos Kafei em certa parte do jogo, mas o momento é extremamente breve (.... erm, dã?) e você está em tamanha tensão que mal dá para aproveitar...
Obviamente, não quero tirar o Link, claro que não. Para mim, Zelda não é Zelda sem o Link. O meu ponto é: seria possível jogar um Zelda com mais de um personagem, não só com Link? Será que daria certo?

Ainda nesse momento de pensamentos em um dia de tédio, me vem à cabeça: será que veremos Ganondorf novamente?
Definitivamente, o bom e velho Ganny é o meu vilão favorito da série e vê-lo em um futuro título seria incrível.  Ora, digo isso porque senti a falta dele nos últimos títulos da série (Phantom Hourglass, Spirit Tracks e Skyward Sword). Seria muito bom vê-lo em um título do Wii U, principalmente (até porque os portáteis tem uma tendência a ignorá-lo). E, dessa vez, ele talvez pudesse ser aplicado dessa vez como o vilão desde o princípio (como foi em Ocarina of Time) e não como um vilão que só aparece no final.

E isso me leva ao ponto que eu gostaria de dividir. Seria interessante conhecer a história do vilão, não? Apesar de AINDA não ter jogado The Wind Waker, eu sei que o jogo libera um pouco de luz sobre a enorme escuridão da história de Ganondorf.


No entanto, seria interessante ver uma história mais detalhada dele, contada do começo ao fim, ou, ao menos, o seu ponto de vista em relação aos eventos dos jogos nos quais ele participou, como Ocarina of Time, The Wind Waker ou Twilight Princess.

Talvez eu esteja viajando demais, mas eu acho que essa última seria uma boa aproximação.

Bom pessoal, e é isso... O que você achou dos tópicos que mencionei aqui? Concorda com o que eu disse, ou tem uma opinião diferente? Mostre o que você acha nos comentários!
Até a próxima!

2 comentários:

  1. pra mim, ultima luta do spirit tracks me lembra bastante uma batalha com o ganon, mesmo sendo contra o colin e o espirito do mal lá, cujo eu não lembro o nome....toda tensão daquela batalha eu só tinha sentido igual na ultima batalha contra o ganon em twilight princess, quando não tem como fugir!!!se vc espera saber MAIS sobre o ganon jogando wind waker eu já te adianto (spoiler) que não faz muita diferença assim, ele só revela o que nós já sabemos. mas concordo, gostaria sim de ver o ganon como vilão principal, tanto por que, se pensarmos em antagonistas, o mario tem o bowser, a samus tem os metroids, e etc. sem contar que, seria interessante saber mais da historia através do ponto de vista dele, algo mais ou menos inedito. wind waker, phanton hourglass e spirit tracks tambem dão a possibilidade de controlar outros personagens em certos momentos, acho que o negocio não deve passar dai, senão vira, sei lá, golden axe!!!eu não gostaria de jogar um jogo zelda que se parece com kingdon hearts, por exemplo. muito pelo contrario, quanto mais parecido com zelda forem outros jogos, mais eu vou querer joga-los, um exemplo é okami e okami-den, eu simpatizei por essa razão, que me segurou até o final!! mas é só minha singela opinião!!!

    ResponderExcluir
  2. eu acho que seria bom ter um novo jogo com Ganondorf, princialmente se ele for o vilão dês do inicio mas eu acho que se você controlar outros personagens sem ser o link o jogo vai parar de ser o 'zelda' poderia ter só um modo muitiplayer online fora da historia. voltando ao Ganondorf seria muito massa um jogo que conta a historia dele e de como ele descobre da existência da triforce mas ai o jogo seria muito perto do ocaria mas pensando bem seria legal um zelda dentro do ocarina que acontece ao mesmo tempo que você tem que impedir Ganondorf de pegar a tri-force ou um que acontece na guerra antes do ocarina.

    ResponderExcluir