sábado, 19 de fevereiro de 2011

Detonando! The Legend of Zelda: A Link to the Past - Parte 18: O gélido Templo do Gelo

Bom, dando uma olhada no nosso mapa, vemos que a próxima parada está no Lago Hylia. O negócio é que, indo pelo Dark World, é simplesmente impossível entrar lá (sim, impossível, desista). Eis o que vamos fazer: iremos até lá no Light World. Acredite, o melhor a fazer é isso (caso você não saiba como chegar lá, é próximo da caverna onde conseguimos o Ice Rod, que você consegue nessa parte). A propósito, o local é o número 8 das localizações da flauta.


Chegando perto de lá, você, sem dúvida encontrará um modo de pular na água. Faça isso... Está vendo a ilha maior no lago? Aquela com um tipo de caverna? Nade até lá. A ilha é do jeito indicado abaixo:



Bem. Quando você chegar nela, você terá duas opções: entrar na caverna ou revelar o portal que está debaixo da pedra preta. Minha indicação é de seguir pela caverna. O interior da caverna é, na verdade, uma fonte muito similar àquela na qual melhoramos nosso escudo e bumerangue, a diferença é que aqui jogaremos rupees ao invés de itens. O que fazer? Se você tiver vontade de aumentar a munição de flechas e bombas minha recomendação é que você atire rupees aqui. Se você tiver, atire 20 rupees. Fique atirando até que sejam formados 100 rupees (para atirar mais, simplesmente saia da caverna e entre novamente). Quando 100 rupees tiverem sido jogados no total, uma fada aparecerá e perguntará qual munição você vai querer aumentar. É escolha sua entre flechas e bombas, mas, agora eu recomendaria mais bombas, visto que não usaremos muitas flechas no momento (sem falar que você pode voltar aqui e repetir esse ato). Caso você deseje, aumente suas munições até seus Rupees não darem mais.

Quando você terminar, levante a pedra preta que está nessa ilha (se você já não tiver feito isso) e pise no portal. Quando você fizer isso, você chegará na entrada do Templo do Gelo, nossa próxima parada...


Desça as escadas na sua frente e bem-vindo ao Palácio de Gelo. Vai logo o aviso: esse calabouço é um pouco difícil. Eu espero que você tenha MUITA magia guardada, não vamos muito longe sem ela... Na parte da entrada, ande um pouco para frente e você, SEM DÚVIDA, vai encontrar o que parecem ser estátuas de gelo. Uma delas vai sair da parede e atacar você. Mesmo com a espada temperada, não seremos capazes de causar dano que não seja por meio do Fire Rod. Use-o para derreter o monstro e a porta da esquerda abrirá.

Hookshot nesta nova sala. Use-o para derrotar as três águas-vivas que existem aqui. A terceira que você derrotar terá uma chave. Pegue a chave e use-a para abrir a porta do norte. Desça as escadas... Você chegará em um corredor que se ramifica na direita e, pouco depois, na esquerda.


Aqui, o melhor e, cá entre nós, óbvio a fazer é pressionar o botão no canto da sala. Isso abrirá a porta da direita. Só tome cuidado com os monstros que tem aqui (Gel's). Siga pela direita.

Essa nova sala é um pouco complicada e pode enganar aqueles que entram aqui (tá bom, nem tanto).


Eis o que vamos fazer agora: empurre o bloco que está no centro e siga para a área de baixo.

Na sala seguinte, encontramos diversos monstros verdes. Eles são fáceis de matar e não são tão poderosos, mas são MUITO irritantes. Acabe com eles (sua espada é usável aqui). Quando todos os monstros forem derrotados, um baú aparecerá na sala, este contendo a bússola:


Beleza! Retorne para a sala anterior.

Estando nela novamente, empurre o bloco central e pressione o botão na direita. Isso abrirá as três portas trancadas, mas no momento nos focaremos na da direita.


Ah, legal! Mais seis daqueles bichos! Derrote-os rápido (o spin attack os derrota instantaneamente) e, caso você esteja com poucos corações, use seu Magic Powder na caveira cercada por cristais vermelhos para que ela se torne uma fada. Depois disso, levante a caveira de baixo para encontrar um botão. Este abrirá as portas. Siga para a porta da direita.

Hmm... Não poderemos fazer nada aqui ainda. Retorne para a sala com os blocos.

Na sala dos blocos, pressione o botão e empurre o bloco central. Desta vez, estamos indo para a sala de cima...


Ótimo... Use seu Hookshot para derrotar as águas-vivas daqui, sim? Quando todas forem derrotadas, deixe os pisos azuis no chão. Então, coloque uma bomba próxima à alavanca e siga para perto dos pisos vermelhos, mas faça isso rápido! Se der certo, os pisos azuis subirão e os vermelhos descerão, deixando você em uma área estratégica (ignore...). Está vendo as rachaduras no chão? Coloque uma bomba em cima delas e se afaste. O chão abrirá, dando-nos passagem para o andar de baixo. Pule por ele.


Você cairá próximo de rachaduras no chão (mais?!). Levante uma das caveiras e siga um pouco, sem dúvida você encontrará um inimigo como o da figura acima. Derrotá-lo é simples, mas vai lhe custar uma bomba. Um só golpe seu e ele irá despedaçar. Enquanto isso, coloque uma bomba próxima (senão em cima dele) dele. Quando a bomba explodir, o inimigo vai desaparecer. Existem dois desses inimigos aqui, derrote-os para a porta ser aberta. Ignore a rachadura no chão e siga pela porta.


Essa sala é um pouco complicada. Tenha cuidado com a mudança do chão e com os espinhos ao seu redor enquanto enfrenta as águas-vivas. Uma delas possui uma chave. Caso você tenha mantido os pisos vermelhos no chão (o que é o ideal), abra a porta no final dessa sala.


Chegamos em outra sala complicadinha. Tendo muito cuidado para não cair (e com as labaredas aqui), procure levantar a caveira que está do lado inferior esquerdo e pressionar o botão que está embaixo dela. Isso abrirá a porta da direita. Siga por ela.


Aqui? Derrote os três monstros do corredor e desça as escadas (se, por algum motivo, você deseja voltar, pressione o botão no canto).


Nessa sala, mais daqueles monstros verdes irão dar as caras. Eles irão deslizar na sua direção, portanto esteja preparado. Quando todos eles forem derrotados, a porta no norte extremo da sala abrirá.


Nossa! Cuidado! Aquela armadilha gigante certamente é perigosa. Recue um pouco para que ela não lhe pegue quando você entrar! Siga para a porta que está à sua frente.



Aqui, os pisos irão começar a cair. Você não tem como impedir isso, portanto minha recomendação é que deixe isso acontecer... Você cairá eventualmente.



Nova sala, esta com mais daqueles monstros verdes... Ignore-os por enquanto e siga para a sala à direita.



Aqui, use seu Hookshot para ir ao outro lado do penhasco. Caso você esteja com raiva de alguém, desconte nos monstros daqui, senão, siga pela porta abaixo.


Aqui, nós temos quatro armadilhas gigantes. Uau... Com cautela, arrange um meio de ir às escadas na esquerda (espero que você tenha corações o suficiente, vai precisar...).


Desça um pouco e use seu Hookshot na caveira à frente para chegar do outro lado. Levante a caveira e um  baú surgirá no outro lado. Use seu Hookshot no baú e abra-o para conseguir uma chave. Use essa chave na porta da esquerda, o que criará um atalho na sala com a armadilha gigante. Use o Hookshot na caveira (que retornará quando você sair e entrar na sala). Ignore a rachadura (ela não pode ser destruída) e siga pela porta.


Ah, essa sala... Na minha primeira vez eu passei horas para descobrir o que era preciso fazer. Use seu martelo para fincar as toupeiras no chão. Levante a pedra gigante e retire-a do caminho. Debaixo dela há uma chave e uma luz que lhe transforma em um coelho. Evite-a se puder e pegue a chave. Finque as outras toupeiras no chão e chegue no outro corredor. Cuidado com o esqueleto daqui e derrote-o. Está vendo a estátua? Agarre-a e puxe-a. Você puxará a língua dela e isso abrirá a porta à direita. Antes de sair daqui, levante a última caveira da fila à esquerda para encontrar um botão. Pressione-o e um baú aparecerá no corredor da direita. Este baú contém o mapa.


Isso! Finalmente! As coisas ficarão muito mais fáceis agora. Siga pela porta da direita.

Esta próxima sala é exageradamente pequena, tão pequena que não há nada aqui: somente umas escadas e uma estátua (puxe-a como fez com a outra para abrir a porta). Suba as escadas.


Ora, vejam só! Estivemos aqui antes, quando estávamos do outro lado! Eis o que iremos fazer: levante as duas caveiras e... abra o baú. Dentro dele, encontramos a Big Key (ótimo).


Com isso feito, empurre o bloco de baixo para o lado esquerdo e o outro para cima. Isso abrirá passagem para a porta à esquerda. Você voltará à uma sala já familiar, mais precisamente a sala em que encontramos vários monstros verdes e uma caveira com botão embaixo. Aqui, peço para que você siga para a sala onde vimos uma armadilha gigante pela primeira vez, caso você não saiba onde seja, basta retornar um pouco nessa mesma postagem e rever como chega lá. Quando chegar lá, siga pelo caminho da esquerda e pela porta de lá. Você chegará na seguinte sala:


Aqui, desça as escadas enquanto desvia da labareda e dos espinhos. Se você tiver problemas para descer as escadas, use suas Pegassus Boots para lhe ajudar a passar (acredite, é melhor fazer assim).


Prepare o Fire Rod. Nesta nova sala, você será atacado por duas estátuas de gelo! Use seu Fire Rod para se livrar delas. Quando ambas forem derrotadas, um baú surgirá na sala. Abra-o para conseguir algumas bombas. Antes de fazer qualquer coisa, use uma bomba para explodir uma das rachaduras no chão, mais precisamente aquela na imagem abaixo:


Viu? Desça ali. Você cairá em frente ao baú com nosso novo item. Você já tem a Big Key, use-a para abri-lo.


Não é possível... É a Blue Mail! Essa é uma túnica azul (como o nome diz) que diminui o dano que você leva pela metade! Ela é automaticamente equipada e não pode ser retirada. Dê adeus a sua túnica verde... Bom, com isso em mãos, digo, peito, empurre os blocos ao lado pelo único caminho possível para que você possa seguir em frente para a porta à direita.


Aqui, siga para a sala da direita. Lá, não existe muito o que fazer, a não ser conseguir uma chave. Ela está em uma caveira próxima da porta. Para abrir a porta, um botão está escondido em uma caveira logo à frente. Quando sair de lá e retornar à sala anterior, abra a porta de cima com uma chave.


Aqui, cuidado com as águas-vivas e com o esqueleto. Não perca tempo e siga logo para a porta de cima, usando uma chave para abrí-la. Desça as escadas...

Aqui, ignore tudo e siga pela porta de baixo.


Use o Fire Rod na estátua de gelo e derrote as águas-vivas. Destranque a porta à direita. Aqui, use a alavanca para abaixar os pisos azuis (isso é essencial agora). Com isso feito, retorne para a sala onde você desceu as escadas. Derrote as águas-vivas e pule em qualquer buraco. Você chegará a uma fonte de fadas. Caso você esteja precisando, elas estão à disposição. Quando você terminar, pise no portal. Você será levado para uma sala depois daquela que você desceu as escadas (já estivemos aqui). Detalhe: mantenha os pisos azuis no chão! Suba as escadas. Daqui, siga para a sala abaixo (a mesma onde você conseguiu sua última chave).


Uma vez aqui, pressione o botão que está escondido na caveira isolada do canto superior direito (é o mesmo botão para abrir a porta da esquerda, não há como se perder aqui). Isso abrirá a porta inferior, siga por ela.


Essa nova sala requer cuidado, pois o chão está congelado e ainda temos algumas armadilhas no caminho... Cuidadosamente passe pelas bolas de fogo e siga pelo caminho óbvio até a porta da esquerda.


Nada demais aqui. Derrote as duas águas-vivas para que elas não atrapalhem, então, levante a caveira que está ali no canto inferior esquerdo e pressione o botão que está em baixo dela, um baú vai aparecer. Abra-o para conseguir uma chave! Com isso siga para a porta à sua frente.


Aqui, derrote os monstros que saem do chão e use seu Fire Rod na estátua de gelo que vai atacar (aquela da parede superior). Quando os inimigos forem derrotados, use a chave que você adquiriu na última sala na porta.

Estaremos de volta em uma sala que já visitamos. Eis o que fazer: levante a caveira que está mais próxima a você da direita. Abaixo dela existe um botão. Pressione-o para que a porta da esquerda abra. Siga por ela. Você chegará em uma sala também familiar. Pule no buraco aqui e estaremos de volta ao quinto andar. Siga pela porta à direita.

Excelente! Estamos na sala com o bloco cinzento no meio, mas dessa vez podemos tirá-lo do lugar! Faça isso e um buraco estará ali! Pule! Estaremos em mais uma sala familiar. Use seu martelo nas "toupeiras" se quiser abrir caminho e, por algum motivo, retornar. Não faça isso! Estamos tão perto! Siga pela porta de baixo.


Nessa sala, acabe com as águas-vivas para que elas não atrapalhem. Está vendo as caveiras no canto inferior esquerdo? Puxe a que está à direita (depois de tirar as caveiras do caminho, claro) e deixe-a no meio da sala (perto de onde Link está na figura acima). Retire o bloco gigante do caminho para revelar um buraco. Agora vai, é a sala antes do chefe! É bom que você tenha bastante magia, pois vamos precisar. Abaixo, vai o vídeo do chefe, como de costume.


<-- Parte 17: Mais Itens Preciosos (Opcional)

21 comentários:

  1. ow,dá pra mata os bicho verde com o hookshot?

    ResponderExcluir
  2. ow, to precisando da explicação do sexto cristal

    ResponderExcluir
  3. AJUUUUUDA!! Nao sei o que esta acontecendo. Eu peguei o terceiro crista, que fica no dark world, depois eu matei o chefe e peguei o quarto cristal, mas nao sei porque no mapa continua como se eu nao tivesse pego. Pulei para o quinto cristal, peguei, e o quarto continua piscando no mapa!! Ja voltei lah, peguei a menina, levei pra sala do chefe, e nada funciona!! O que eu faco??? Isso ja te aconteceu antes??
    By the way, da pra matar o bicho verde com o hookshot sim, eh ateh melhor.

    ResponderExcluir
  4. @marycthomaz
    não entendi muito bem o que você escreveu, mas deixa ver se eu entendi:
    Você chegou no quarto calabouço do Dark World (onde seria a Kakariko Village no Light World), fez tudo o que tinha pra fazer mas não consegue lutar com o chefe, é isso?

    Se for, você tem que fazer uma abertura na sala que está no andar superior, para deixar luz entrar na sala do chefe. A menina só se transforma se EXISTIR UM QUADRADO DE LUZ na sala do chefe, senão, nada acontece mesmo... se você não entendeu direito, me mande um e-mail e eu procuro explicar melhor...

    ResponderExcluir
  5. Aaahhhhhh..... Eu tinha a sensacao que eu tinha derrotado esse chefe, mas acho que eu sonhei!!
    Ja fiz tudo do jeito certo!!
    Obrigada Davi =)

    ResponderExcluir
  6. kara, to com um problemão, eu não consigo de geito nenhum matar os três olhos eu consegui acho que só um, o que me mata mesmo é as pedrinhas de cristal caindo e caindo. Tem algum geito de matar eles mais facilmente? Para min só falta esse e a Turtle Rock (Rocha da Tartaruga).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde eu sei, essa é a única forma de lidar com o chefe... Minha recomendação é que você carregue consigo umas duas fadas e tenha um pote de poção verde. Pra que a poção? Simples: pra usar o Fire Rod nos olhos, o que causa uma boa dose de dano nele... Quanto às pedras de gelo, você deve ficar muito atento ao sons ao seu redor. Sempre que você ouvir aquele som de algo caindo, mude de posição rápido, já que uma pedra vai cair bem onde você estava. Eu sei, é uma batalha difícil, mas com dedicação e atenção, você vai conseguir.

      Excluir
  7. Davi ajuda! Você sabe me dizer o que está acontecendo? Eu fiz toda a explicação da dungeon inteira mas quando eu chego no boss ele não ta congelado e é indestrutivel! Eu ja tentei de tudo mas não da! Você sabe o que está acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa vida! Mil perdões pela demora da resposta! Só vi seu comentário agora!
      Pelo que você descreveu, está me soando mais como um erro de programação, um bug. Você já reiniciou e tentou de novo para ver se isso se repete? Outra, talvez seja possível que seja a ROM que você está utilizando que não esteja muito boa. Minha recomendação é procurar por outra e daí tentar, caso seja esse o caso...
      Espero ter ajudado. :)

      Excluir
    2. DEIXA O LINK DA ROM RECOMENDAVEL... VALEEEU!

      Excluir
  8. Na versao do SNES e tem uma parte que e diferente ne

    ResponderExcluir
  9. MAAANO NA VERSAO SNES TEM UMA PARTE QUE NAO DA PRA PASSAR DE JEITO NENHUM... E É MUITO DIFERENTE DAS IMAGENS ACIMA!
    BIXO TA OSSO AGORA! KKKK
    VALEEEU!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que parte exatamente é diferente? Os dois jogos contam com áreas bem diferentes mesmo, mas, no caso desse calabouço, onde é e o que é?

      Excluir
  10. NO B6 tem um botão embaixo da caveira...só q o bloco só mexe uma vez...e é a unica porta q falta pra abrir...pra depois vir o chefe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm... Supondo que você está falando da versão do SNES, no andar logo acima, você deve ter notado alguns blocos cercando o buraco que você deve ter usado para pular pro B6. Lá de cima, empurre o bloco que deve estar praticamente em cima da caveira e do botão... Fique atento para ver qual é. Qualquer coisa, eu dou um jeito de postar uma atualização explicando essa parte. :)

      Excluir
    2. é isso mesmo...mas ja empurrei o errado...vou tentar arrumar...obrigadaaa!!!

      Excluir
    3. Acho que você pode arrumar simplesmente reiniciando o jogo, ou saindo do calabouço e entrando de novo. De qualquer forma, boa sorte! :D

      Excluir
  11. Respostas
    1. Hmm... Você está acessando o blog por algum dispositivo móvel? Talvez seja por isso... Caso contrário, bom, está funcionando aqui. Tente atualizar a página. :)

      Excluir