quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Segredos de Hyrule parte 1 - O mistério de Snowpeak

Atenção: o artigo abaixo é composto de teorias, todas da autoria do escritor, mas nenhuma é oficial, são apenas opiniões do que aconteceu/pode ter acontecido.

Certo dia, andando pelo site europeu Zelda Dungeon, me deparei com um artigo muito interessante, falando sobre Skyward Sword ser um tipo de continuação para alguns temas de Twilight Princess que ficaram escondidos. Um dos temas os quais o escritor do artigo comentou foi o símbolo da Snowpeak Ruins (calabouço de Twilight Princess) e uma caverna que fica ao norte de Hyrule (também em Twilight Princess). Claro, fiquei um tanto surpreso com a semelhança de símbolos, por isso resolvi investigar mais a fundo e retirar minhas próprias conclusões.

1 - A montanha de gelo.
Seguindo para Snowpeak Ruins novamente, comecei a perceber que, em jogos anteriores, nunca tínhamos visto uma montanha de neve em Hyrule. Claro, vimos Snowhead em Majora's Mask, mas aí veio: Majora's Mask não acontece em Hyrule, e sim em Termina, um local completamente diferente. Dadas as circunstâncias, podemos nos lembrar: Zelda é um jogo de tema medieval. Na época da Idade Média, não era incomum os países lutarem uns contra os outros visando adquirir território.
Como todos nós sabemos que ninguém nesse mundo é 100% bonzinho, nem mesmo nos video-games, pode ter sido possível que Hyrule tenha atacado o país que ficava ao lado (o mesmo que possuía a mansão de Snowpeak Ruins) e adquiriu a montanha para si. No entanto, ao entrar na mansão, vemos alguns quadros logo na entrada. Por causa do poder gráfico do jogo, foi um tanto difícil conseguir analisá-los. Só consegui captar a imagem de um deles. Essa imagem, vista na foto abaixo, lembra MUITO a Sacred Grove, que um dia já foi o Temple of Time.

[imagem: quadro de sacred grove]

De fato, parece que, minha teoria deu uma volta. Se o país de Snowpeak sabia que existia a Sacred Grove, eles deveriam saber que algo muito valioso estaria por lá (no caso, a Master Sword). Se era isso, possivelmente eles iniciaram o ataque, mas acabaram perdendo. Como indenização pelos danos, tiveram de ceder sua montanha gélida (Snowpeak) para Hyrule.

2 - A conexão Snowpeak Ruins/Caverna ao norte
Snowpeak Ruins, quando vista pela primeira vez, pode ser considerada apenas como uma mansão em ruínas, mas, ao ter um acesso às salas do interior, percebe-se que se trata de um forte preparado para guerra. Andando um pouco por Snowpeak Ruins, nós encontramos diversos canhões e muitos enigmas a serem resolvidos, o que reforça minha teoria. Por que diabos uma mansão teria tantos quebra-cabeças para abrir portas como a mansão de Snowpeak tem? Certamente não se trata de um esquema de segurança simples. Forte é a palavra que melhor define essas ruínas.

[imagem: símbolo de snowpeak]

O símbolo visto na imagem acima aparece em todas as portas e escudos que existem nas ruínas. Não se trata de algo feito por ilustração, como o símbolo de Forest Temple, mas sim um símbolo feito por humanos. Este símbolo aparece tanto nas portas, quanto na entrada do calabouço. Observando-o bem, o que encontramos? Duas espadas tipo francesas, com um escudo detalhado ao fundo. Atrás dele, encontramos um outro símbolo que, se observado com atenção, parece ser um par de asas.
Ao perceber isso, fiquei um pouco impressionado. No símbolo de Hyrule, encontramos a Triforce com o que parece ser um pássaro abaixo. Como o símbolo de Hyrule é o mesmo logo usado para o futuro título Skyward Sword, acreditei na teoria do escritor o qual comentei antes:
"O pássaro é, sem dúvida, o herói que desceu dos céus (Link de Skyward Sword) e a Triforce simboliza as forças malignas que atacaram Hyrule naquele tempo."

Como o símbolo de Snowpeak tem asas, podemos indicar que o herói dos céus, de alguma forma, ajudou em alguma batalha antiga do país de Snowpeak. Ainda nisso, podemos destacar que os canhões podem ter tido participação fundamental nessa citada batalha. Claro, tive a intenção de observá-los com cuidado quando visitei Snowpeak novamente. O símbolo, que aparece na imagem abaixo, parece ser a parte superior de um floco de neve, muito semelhante ao asterisco que usamos (*).

[imagem: símbolo dos canhões]

Isso pode ser simplesmente para decoração mas, observando bem, por que as pessoas que moraram naquele forte não colocaram seu símbolo? Por que colocariam um símbolo completamente diferente do deles? Talvez, em uma batalha do passado, o forte de Snowpeak tenha sido invadido por forças de outro exército e, as forças inimigas trouxeram seus canhões para a batalha. Considerando o fato de os canhões não terem sido retirados, pode nos fazer pensar: as forças inimigas poderiam ter vencido essa batalha e pego o forte para si mesmas. Nessa teoria há um erro, afinal, se os inimigos venceram, por que mantiveram o símbolo original do forte? O mais correto seria pensar que os soldados do forte de Snowpeak tiveram a vitória e, ao perceber a força que os canhões trazidos pelos oponentes possuíam, decidiram mantê-los ali. Pelo símbolo dos inimigos ter sido colocado nos canhões de forma que não poderia ser retirado, foi-se decidido que nada seria feito quanto a isso.

Na caverna mencionada anteriormente, ela fica na parte norte de Hyrule, sua entrada é guardada por um Lizalfo e uma Tektite, além de estar bloqueada por gelo. Usando a Chain & Ball e entrando, podemos notar que aquela área foi um tipo de esconderijo. Ela está abandonada agora, mas, por algum motivo, as tochas de ambos os lados da entrada continuam acesas, mas como, se a entrada estava bloqueada por uma pedra de gelo? O oxigênio deveria ter se esgotado com o tempo. Mas, isso não interessa agora. Dentro dessa caverna, encontramos, em escudos, o mesmo símbolo que vimos nas ruínas de Snowpeak. Isso pode nos fazer perceber que, no tempo em que seja lá quem ficava no forte de Snowpeak entrou em guerra com Hyrule, os soldados do forte usaram esta caverna como esconderijo para poder fazer ataques surpresa. Mas, dentro da caverna, existiam várias paredes destinadas a segurar armas como espadas e estandartes, e estas paredes se repetiam ao longo da caverna até chegar ao final. Quando entramos, percebemos que as armas das primeiras paredes estão, em sua grande maioria, ao chão, enquanto as armas das salas finais estão em seu lugar, pelo menos a maioria. Isso pode ter sido resultado de uma emboscada feita pelos soldados de Hyrule e, foi derrubando os soldados da linha de frente do esconderijo um a um, até que, pouco antes do final, os soldados de Snowpeak se renderam, ao ver que estavam em um beco sem saída. Essa pode ter sido a primeira ou a última etapa da batalha entre Snowpeak e Hyrule.

Claro, todas essas são apenas teorias, opiniões, e podem ser ignoradas. Caso você tenha uma opinião distinta do que aconteceu em Snowpeak ou no que é Snowpeak, fale sobre ela nos comentários! Estamos aguardando!

3 comentários:

  1. vc poderia fazer um artigo assim abordando o povo do ceu,os ancestrais dos hylians,que moraram na cidade do ceu,ou aquele povo esquisito do minish cap,que gosta de fundir uma pedrinha de vez em quando....acho que as especulaçoes tambem levariam até skyward sword....

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que: o snowpeak poderia ser um Refugio da familia real, caso houvesse alguma pois pense bem, um local isolados daqueles daria um otimo abrigo e alem do mais se vocês puderem perseber, eu creio que twilight se passa varios anos depois de ocarina devido que o templo of time estar destruido e...

    Continuo depois inté mais

    DARK LORD Link

    ResponderExcluir
  3. ...na época de ocarina o templo estava em pleno estado.

    E sem contar que a entrada para o snow peak ser um caverna que estava congelada. essa caverna poderia ter aparecido muitos anos depois e futuramente ter congelado por mais longos anos, e nesse período que a caverna não congelara eles podiam muito bem ter construído aquele "forte".
    E também outra coisa que chama a atenção e o conforto que aquele lugar possuía, existe varias estantes com livros, caixas, que possivelmente poderiam possuir mantimentos, e é claro lugares para guardar armas se algum dia a família real tivesse que ir para lá.

    Bem mais foi uma ótima matéria e eu adorei!

    DARK LORD Link

    ResponderExcluir