domingo, 25 de outubro de 2009

Detonando os chefes! #2 - Majora's Mask

[Nota: o artigo a seguir possui várias revelações sobre o enredo (spoilers, no caso, quais e quantos chefes) em relação a "The Legend of Zelda: Majora's Mask" e o seu relançamento, "Majora's Mask 3D". Leia por sua conta e risco.]


Atualizado em 02/06/2017

MASKED JUNGLE WARRIOR ODOLWA



N64:
O chefe mais gritalhão e abusado de Zelda que todo mundo ama! Como primeiro chefe, Odolwa é obrigado por lei a não ser exatamente algo especial ou muito difícil. A luta contra ele é bem simples, na verdade, só requerendo que você seja rápido entre alternar o arco e o escudo. Durante a luta inteira, é essencial que você se mantenha na defensiva. O chefe sabe ser bem rápido e, caso você não tenha notado, tem um raio de ataque infinitamente superior ao seu. Procure manter uma distância segura dele, enquanto usa o arco para mirar nele e atirar. Fique sempre com uma flecha já preparada e espere ele se preparar para soltar um ataque (você notará pela mudança de pose). Quando sentir que ele vai tomar a ofensiva, atire uma flecha para deixa-lo paralisado. Aproveite essa chance para ataca-lo com sua espada sem dó. Não adianta tentar chegar perto em outro momento, pois os golpes do chefe vão afastá-lo (isso se eles não arrancarem corações).

Há poucas diferenças a partir daqui. Tudo o que você vai precisar fazer é passar a prestar atenção nos movimentos dele. Em alguns momentos, ele vai começar a cantar, o que pode invocar coisas como insetos (que soltam coisas como flechas e corações quando morrem) ou uma parede de fogo, mariposas, etc. Você pode se aproveitar dessa chance para atirar uma flecha e sair atacando ele, ou tentar ir na cara dura e atacar sem as flechas (o que deixa a luta um pouco mais difícil).

Fique atento aos movimentos, valorize sua defesa e, aconteça o que acontecer, NÃO o subestime. Faça tudo isso com atenção e você conseguirá a vitória.

3DS:
Na versão portátil, a batalha contra Odolwa continua ainda bem parecida. No entanto, foram feitas algumas mudanças... A começar que não é mais tão simples acertar o chefe com suas flechas. A maioria dos ataques frontais é completamente sem efeito, já que ele defenderá de maneira rigorosa toda vez. Por conta disso, é recomendado que se fique dando voltas ao redor de Odolwa, com seu arco e flecha já preparado, e, quando ele começar a mudar de pose para iniciar um ataque (ou dançar, como você preferir), continue um pouco mais a volta até que você possa acertá-lo nas costas com uma flecha. Fazendo isso, ele vai cair de cara no chão, e você poderá golpear o ponto fraco que vai se apresentar na cabeça dele.

O resto do confronto é bem parecido, com os mesmos obstáculos aparecendo - tudo o que você precisa fazer para tomar cuidado é essa aproximação para com o chefe.

MASKED MECHANICAL MONSTER GOHT
N64:
Essa é uma das lutas mais únicas de Zelda, e você logo descobrirá o porque. 
A arena em que vocês estão é circular, e, como uma pista de corrida, dá várias voltas. Goht ficará correndo, praticamente sem parar, na arena e você terá de alcançá-lo se quiser dar-lhe uns sopapos. 
De longe, a única forma de fazer isso é usando a Goron Mask e sair rolando atrás dele. Precisaremos de muita magia para isso, então faça questão de acertar os potes verdes no caminho para recuperar um pouco (não se preocupe, eles sempre retornam). 
Procure chegar na parte do rolamento em que você fica cheio de espinhos e tente acertar o Goht enquanto estiver nessa forma. Claro, o bichão não vai deixar barato, e fará o possível para te pegar também, seja, usando uns raios de luz, trovão, pedras e até fazendo estalactites cair. Qualquer pancada que você levar vai resultar em parada imediata, forçando você a ter de retornar à segunda fase do rolamento. 
À medida que a luta for seguindo, Goht vai ficar com mais recursos e mais criativo: atirando bombas ou parando e atirando raios de eletricidade na sua direção. Nem preciso dizer o que acontece se você for pego, certo?
Quando acertá-lo, você pode acabar dando sorte, e derrubando ele, deixando MUITO vulnerável ao ataque. Nessa ocasião, fique rolando em cima dele o tempo todo, o que vai arrancar muita coisa da vida dele! Para derruba-lo dessa forma, você terá de acertá-lo enquanto estiver no ar, o que é meio perigoso, mas que vale o esforço.
Existe uma outra forma de derrotá-lo, mas ela é MUITO lenta. Para fazê-lo, você deverá ficar logo na área de entrada, para ficar fora do caminho dele e, sempre que ele passar, atire uma flecha de fogo nele. Essa tática é mais segura, mas vai demorar cerca de doze horas do jogo: é tempo pra burro. Além disso, de vez em quando, você terá que ir atrás dele, já que ele parou pra ficar atirando raios, então... 
Eu recomendo a primeira operação: ela é mais rápida, com mais ação, MUITO mais divertida, e testa seus reflexos e habilidades. A segunda é muito, muito chata... Sem mais.
  
O que indica o dano que ele está sofrendo são as faíscas que ficarão aparecendo na traseira dele: quanto mais faíscas, melhor! Além disso, fique atento aos truques dele: quanto mais ele atirar em você, mais perto você estará de fazer AQUELE churrasco!

3DS:
Muito da luta contra Goht se manteve no remake para o 3DS. Na verdade, a luta está praticamente idêntica; a principal diferença é que, agora, há um enorme ponto fraco no chefe que só é exposto quando ele cair. Para fazê-lo cair, é só seguir a mesma estratégia da versão original: mantenha-se na ofensiva, rolando nele sempre que possível como Goron Link, e tente acertá-lo enquanto está no ar para garantir isso.

Quando estiver no chão, o tal ponto fraco vai aparecer e, curiosamente, você não tem chance de acertá-lo sem o arco e flecha. Por isso, é necessário (embora um pouco chato) remover a Máscara Goron para disparar flechas nele (de preferência, flechas de fogo).
O resto da batalha é idêntico.

GARGANTUAN MASKED FISH GYORG!!!!




N64:
Existe um motivo para o Gyorg ser conhecido como um dos chefes mais difíceis de todos os Zeldas 3D. O que você não quer fazer agora é ir para o elemento dele. Gyorg tem a capacidade de um tubarão branco com fome, então você não quer ficar nem perto dele.

Primeiro, mova-se para ficar de olho em onde ele está. Depois que localizá-lo, use o Z-targeting. Fique focado e esperando que ele pare de se mexer por um segundo. Nesse momento, atire uma flecha, sim, UMA FLECHA nele para paralisá-lo. Então, aproveite a chance! Se você não pará-lo aqui, ele vai bater na plataforma, fazendo você ser jogado de um lado para o outro, podendo até cair na água (aí você dança) Nade até ele e use ou os socos zora ou o choque zora (R+B para quem não lembra) para fazer dano. Eu recomendo o choque zora, que tem mais efeito. Quando ele começar a se recuperar, NÃO perca tempo e saia o mais rápido possível da água. O truque está justamente aqui. Se você passar muito tempo na água, Gyorg vai pegar você e te botar na boca (esmague todos os botões para sair dessa), e isso arranca dois corações de você.
Faça isso para repetir a operação. Depois de uns golpes (três se você estiver usando o choque Zora), ele vai soltar os seus bebês em você. É um porre lidar com eles, então é outro motivo para ficar fora da água.
Outros ataques do Gyorg envolvem ele pulando pela superfície, atacando você com muita facilidade e, é claro, se você estiver muito perto dele quando ele acertar a plataforma, vai doer.
Cinco a seis golpes, e ele cai. Mas, vai por mim, são cinco a seis golpes bem chatinhos de se chegar.

3DS:
A luta contra Gyorg é bem parecida aqui, o truque é que a cabeça dele está coberta com uma carapaça bem nojenta, impedindo você de acertar ele na cara com uma flecha. Fique atento ao Gyorg, e atire uma flecha quando ele estiver nadando de lado pela superfície. Ele vai abrir a boca e mostrar aquele olhão que ele tem dentro da boca. NÃO DESÇA na água; fique apenas atirando flechas no olho da superfície. Outra: tome cuidado pois ele vai querer subir na plataforma para lidar com você diretamente; fique atento e desvie rápido para se safar dessa.

Fácil, né? ERRADO!! Depois de alguns golpes, o Gyorg vai parar de dar uma de trouxa e vai bater na plataforma, que vai afundar, e você terá de lidar com o bixão no elemento dele: debaixo d'água. Ué, por que você está chorando?

A boa notícia é que ele não é tão nervoso aqui.

O truque da luta é ficar um pouco afastado de Gyorg, e ficar de olho em onde vão surgir aquelas minas. Quando você perceber que Gyorg ficou perto de uma delas, aproxime-se dele com cuidado para que ele comece a sugar a água para te pegar. Aproveite essa chance para mirar na mina (ou pelo L-targeting) para usar seu bumerangue Zora nela, o que vai soltá-la e fará com que ela caia na garganta do Gyorg. É meio difícil de fazer, admito, mas você vai conseguir fazer!
Repita essa operação algumas vezes, tomando muito cuidado com os peixinhos que ele vai soltar de tempos em tempos, para finalmente vencer.

GIANT MASKED INSECT TWINMOLD




N64:
OLHA O TAMANHO DESSAS COISAS!!! Nojento GRANDE! Nem preciso dizer, é por causa disso que você conseguiu a Giant's Mask. Equipe-a e Link ficará tão grande quanto os monstros, permitindo que você os ataque com precisão. No entanto, existem uns probleminhas... Primeiro, a máscara vai drenar constantemente sua magia, significando que você não pode ficar muito confortável com ela (mas, você pode adquirir mais magia quebrando esses pilares gigantes com um golpe de espada, retirar a máscara, e ir correndo pegar os jarros de magia - só faça isso antes de sua magia acabar). Outra coisa: você só pode usar sua espada e seu escudo, todos os outros itens estão além dos limites.
Os únicos pontos fracos dos Twinmold são a cabeça e a ponta do rabo, então você terá suas mãos cheias aqui. Cada um precisa de vários golpes para, finalmente, cair morto, também. Você precisará atacá-los, sempre de olho em sua magia, e pronto para parar o que estiver fazendo e correr para destruir um dos pilares e recuperar magia. Ah, e a propósito, não ande longe demais na arena... Senão, você vai cair em areia movediça e vai ter de reiniciar a luta... É... Cuidado com isso.

Existe uma outra forma de lutar com eles, mas requer um número insano de flechas, além de ser coisa de gente suicida: você só precisa ficar parado em um canto e atirar flechas na cabeça ou no rabo de ambos os Twinmold até que eles morram. É perfeitamente possível, mas é bem lento, e, como eu disse, vai drenar muitas flechas suas.

Escolha a forma que achar melhor e acabe com eles!


3DS:
Na versão 3DS, você inicia a luta AINDA sem a Giant's Mask. Isso mesmo! Você luta com Twinmold sem a máscara. Não é tudo perdido, no entanto. Você deve só atirar suas flechas nos olhos que estão abaixo do Twinmold azul. É bem mais fácil do que a estratégia suicida do N64. Depois que ele cair, o olho principal dele vai sair, virando um alvo fácil para suas flechas. Quando o Twinmold azul MORRER, aí, e só aí, vai surgir um baú bem no meio da arena, contendo a muitíssimo amada Giant's Mask! Mas, tem um porém... Ela não funciona da mesma forma que a do N64...

Com a Giant's Mask, Link vira um senhor gigante, e sua estratégia é mais direta: encher o Twinmold vermelho de PORRADA! É isso mesmo! PORRADA! Mas, é mais fácil falar do que fazer... Essa poderá ser uma luta longa...

O que você tem de fazer é acertar o Twinmold quando ele estiver voando pela arena. Você tem que tentar acertar três combos de golpes em cima dele, para fazê-lo cair ao chão (dez golpes, também, se você não conseguir fazer os três combos de uma vez só). Caso ele consiga se enterrar na areia, você terá de tentar fazer os três combos de novo. Assim como na versão do N64, não se afaste demais na arena, ou você vai afundar na areia. Cuidado com isso.
Quando o chefe ficar paralisado por conta dos golpes (aqueles combos de que eu estava falando) Link pode se aproximar ou do rabo ou da cabeça, e agarrá-lo para golpeá-lo de formas ÉPICAS, VIOLENTAS e absolutamente DEVASTADORAS! Se você ficar circulando o Circle Pad enquanto Link executa as ações que estou falando, você vai causar ainda mais dano.
De vez em quando, o chefe vai soltar algumas versões menores dele mesmo, que são fáceis de derrotar, e vão lhe prover com corações e magia quando forem eliminadas.
Repita essa operação algumas vezes até o chefe pedir penico e ser absolutamente destruído.



MAJORA'S MASK

Hora da batalha final! E, grande surpresa, você vai ter que derrotar a Máscara de Majora! Essa é a primeira de três lutas, então, procure não ser muito inconsequente. A parte de frente da máscara é invulnerável a itens como flechas, mas o fundo é bem mais macio. Existem dois ataques que ela pode fazer: girar e tentar cortar você ao meio e atirar um raio... laser... Por incrível que pareça, esses dois ataques são oportunidades mais do que perfeitas para você virar o jogo.
No caso da parte de girar, você pode preparar um Spin Attack e, assim que ela chegar bem perto, soltá-lo, o que deverá paralisar a máscara, e deixar a parte de trás dela vulnerável a ataque; você também pode desviar do golpe, ou defendê-lo com seu escudo, e atirar flechas na parte de trás quando ela passar. Escolha seu método favorito.
Já no caso do laser... Bom, você pode (e deve) usar o seu escudo para refletir o golpe. Com sorte (e um pouco de mira) você pode fazer o golpe acertar a parte de trás do chefe bem em cheio, o que também vai paralisá-lo e deixá-lo aberto para ataque.
Depois de alguns golpes, as quatro máscaras dos chefes vão se juntar à festa. Eu recomendo que você se livre delas o mais rápido possível, já que elas podem ser muito inconvenientes. Você pode refletir o laser da Máscara de Majora para que ele acerte as máscaras dos chefes, eliminando-as com apenas um golpe (obviamente, é mais fácil fazer isso sem usar o Z-targeting, não que você fosse usar para esta ocasião).
Retorne à luta com o chefe, lembrando que a Great Fairy Sword vai ser de IMENSA ajuda aqui.

Quando você conseguir derrubar o chefe, a Máscara vai passar por uma transformação, e... Bom, ela não vai ser mais uma máscara.

MAJORA'S INCARNATION

 Mas que diabos é isso?! Não faço ideia, mas está bem aí.
Essa é, talvez, a forma mais fácil. Faça Z-targeting nela para ficar de olho o tempo todo, e mantenha seu escudo sempre levantado. Somente isso já é suficiente para garantir que ela não consiga lhe acertar. Para que você possa causar algum dano, você pode atirar algumas flechas para que ela caia no caminho e fique paralisada por um tempo (esperneando... huh), mas, você também pode se aproximar, sempre com seu escudo levantado, e acertá-la com uma espada (talvez a Gilded Sword seja a melhor opção para isso, já que você pode usar o escudo com ela, diferente da Great Fairy Sword). De todo jeito, quando ela cair no chão e começar a espernear, essa é a sua chance para acertá-la várias vezes com sua melhor arma. Repita isso algumas vezes para acabar com essa fase.


MAJORA'S WRATH

De longe, a forma mais difícil, e a mais épica. Não só Wrath é uma forma muito ágil, sendo capaz de desviar da maioria das suas armas com facilidade, como também, por conta dos tentáculos, tem chance de acertar você, mesmo que você esteja com o escudo levantado. É, ela é difícil.
A sua melhor chance aqui são as Light Arrows, mas, mesmo assim, você não pode simplesmente ficar atirando como se não houvesse amanhã. Mantenha-se sempre na defensiva, e de olho no que o chefe está fazendo. Quando ele parar para fazer uma provocação, ou estiver no meio de usar os tentáculos (como chicotes, ouch), puxe seu arco e atire uma flecha de luz nele. Isso deverá paralisá-lo por alguns instantes, então, seja rápido, corra até ele, e dê uma surra no safado.
Uma maneira alternativa é se aproximar dele devagar, com o escudo levantado, e acertá-lo com sua espada. Como eu disse antes, existe uma chance de ele lhe acertar, mesmo que você esteja com o escudo em mãos. Por isso, evite usar essa estratégia (a menos que você esteja sem flechas, ou esteja se sentindo a pessoa mais fantástica da Terra).
Depois de apanhar o suficiente, ele vai começar a invocar algumas coisinhas cheias de espinhos e indestrutíveis, difíceis de desviar, e que podem te pegar por trás. Por conta deles, evite passar pelo centro da sala, e siga pelas paredes, dando a essas novas armadilhas menos chances de acertar você. Tente prosseguir com a luta até que você consiga dar o golpe final no nojento.

2 comentários:

  1. Cara, eu não consigo acertar as coxtas dele pois ele ficar olhando pra mim, pra onde eu vou ele vira, oq eu fasso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De que chefe você está falando? Se for o Odolwa, você tem que esperar que ele comece a cantar, daí você ataca com uma flecha...

      Pretendemos atualizar essa sessão em breve, para deixar melhores descrições e mais detalhes para as estratégias. Fique ligado!

      Excluir