quarta-feira, 21 de outubro de 2009

The Legend of Zelda: Majora's Mask - Análise




Em outubro de 2000, chegava o segundo Zelda do Nintendo 64. Majora's Mask levava a série para um novo rumo, sendo que, dessa vez, não cometeu o mesmo erro de Zelda II.

Em Majora's Mask, Link está a procura de um amigo que ele havia perdido (sim, é a Navi). No caminho, ele acaba sendo emboscado por duas fadas e um Skullkid.

Aspectos
Majora's Mask é, como diz a coletânea Collector's Edition (do Game Cube), um Zelda de outra cor. E mais uma vez, nós não encontramos Ganon aqui (perceba que a mesma coisa aconteceu em Zelda II e Link's Awakening).

Nossa, como aqui é escuro!

Além disso tudo, o mundo em que Link entra não é mais Hyrule, e sim, Termina, uma dimensão paralela de Hyrule, com vários rostos familiares... Termina também tem Goron City e Zora's Domain, só que, claro, com nomes diferentes...

Máscaras e sua importância
Este Zelda é conhecido por trazer máscaras como itens chave, apesar de Ocarina ter as tido também, só que sem a grande importância que possui agora.

As máscaras do game são mais importantes do que parecem, já que possuem diferentes efeitos em diferentes personagens. Elas são mágicas e são muito importantes, geralmente para coneseguir um pedaço de coração ou um item de extrema importância, até mesmo uma música da Ocarina.

O fato de ter máscaras que transformam Link em Deku, Goron ou Zora para explorar áreas impossíveis com o Link normalé bastante interessante... Essa habilidade é extremamente necessária para chegar a pontos importantes do game, e até mesmo desvendar os quebra-cabeças dos calabouços. Isso é inédito na série Zelda e exclusivo de MM... Finalmente sabemos o que é ser um Goron, um Zora ou até mesmo um Deku!

É o que acontece quando você não lava o rosto de manhã...
Tempo é dinheiro, ou quase isso

Outra coisa que marcou Majora's Mask e, mais uma vez, é exclusivo deste, é o tempo. Exatamente, este é o primeiro e único Zelda que possui um tempo determinado para que o game seja terminado. O jogador tem três dias para terminar o game, sendo que um minuto aqui equivale a uma hora lá... No entanto, para atrasar o tempo, o jogador conta com músicas na Ocarina que poderão salvá-lo do inevitável. É claro que coisas como voltar no tempo são possíveis.

Ainda no assunto "tempo", no jogo ocorrem eventos em quase todas as horas do dia. Não é como em Ocarina of Time, com os personagens andando para lá e para cá no dia e dentro de casa à noite, não... É muito mais complexo. Por exemplo: Gorman sai do hotel em que está hospedado às 09:00 e chega na prefeitura às 10:00, sai da prefeitura às 12:00 e fica no bar até às 19:00. Isso mesmo, muitas coisas tem horário em Majora's Mask, e é claro que o jogador fica dependente disso para conseguir itens importantes tais como pedaços de coração, máscaras ou até mesmo potes.

A trilha sonora e controles
A trilha sonora de Majora's Mask é muito impressionante. Além de se adequar bem à situação em que ocorre (especialmente a música dos chefes), ela também fica na mente dos jogadores por um longo tempo. Em alguns aspectos chega a ser um pouco superior às vistas em Ocarina of Time.

Os controles são exatamente os mesmo de Ocarina of Time, mas ainda conseguem ser inventivos, visto que muitos itens de Majora's Mask não aparecem em Ocarina of Time.


Ô vida...

Concluindo
O poder que Majora's Mask tem de segurar o jogador é impressionante. Não só está cheio de coisas opcionais a se fazer como também tem uma boa história e uma jogabilidade genial. No fim das contas, acaba sendo outro jogo obrigatório para qualquer fã de Zelda. É algo que os jogadores não esquecerão por um bom tempo...
4/4 - Inesquecível

2 comentários:

  1. Boa análise, sobre as musicas do jogo, realmente é bem adequada. Tô com algum probleminha pra terminar o jogo, mas é apenas desatenção... Comecei a jogá-lo no sabado... tô reclamando a tôa. Otimas dicas aqui, obrigada meninos!

    ResponderExcluir
  2. Esse eu to ansioso pra jogar!Se um dia eu terminar o Ocarina esse é o proximo da lista!!!!

    ResponderExcluir