quarta-feira, 21 de outubro de 2009

The Legend of Zelda: Link's Awakening - Análise



Desafios, quebra-cabeças excelentes, jogabilidade boa, uma história bem contada e personagens inesquecíveis. É tudo isso que nos espera em um jogo da franquia épica The Legend of Zelda.

Claro, isso não é diferente em Link's Awakening, este provando ser um dos títulos mais difíceis da franquia. Aqui, você irá se deparar com chefes complicados, calabouços bem estruturados e uma história misteriosa.

Quais são os destaques do jogo?
Pra começar, o jogo não acontece em Hyrule. Dessa vez, Link acaba sendo vítima de naufrágio e acorda na misteriosa ilha de Koholint. Depois de conhecer alguns personagens como Marlin, Link acaba descobrindo a história do misterioso Wind Fish e, para fugir da ilha, ele precisa acordá-lo. Com a introdução do jogo, rapidamente se percebe que não existem clichês neste novo episódio. 

A história se torna bem aplicada, com novas informações sobre o Wind Fish sendo dadas toda vez que um calabouço é terminado. No entanto, apesar de informações serem dadas, sempre há um tipo de mistério rondando o jogador, visto que os habitantes da ilha pensam que não existem outras terras. Além disso, existem rumores dentro da própria ilha que levam ao pensamento de, caso o Wind Fish seja acordado, algo terrível irá acontecer. Como todo ser humano que se preze é curioso, o jogo vai levando até o final.



Ainda nisso, o jogo tem foco não só na história, mas também em algumas buscas extra ou side-quests. Existem várias delas espalhadas por aí, seja na procura de conchas do mar, tirando fotografias ou até mesmo uma sequência de trocas.

O jogo tem desafios? É legal?
Como é o que esperamos de um jogo da franquia, Link's Awakening tem bastantes desafios. Não só encontramos calabouços com quebra-cabeças extraordinariamente complicados como também chefes poderosos e com estratégias implacáveis.
Agora, o desafio do jogo é um tanto alto e pode chegar a ser frustrante em certas ocasiões. Existem chefes que são tão difíceis que podem acabar com o dia de qualquer um. Além disso, alguns quebra-cabeças são tão difíceis que se tornam irritantes. 
O interessante é que Link's Awakening pode ser chamado de um jogo que oscila, pois enquanto existem chefes difíceis demais e quebra-cabeças complicados demais, também existem chefes ridículos e quebra-cabeças tristes...

Martelando no assunto, o jogo não é só desafiante como também possui uma trilha sonora muito boa. Cada calabouço tem sua música própria, além do interior de casas, cavernas e montanhas, cada uma com uma música diferente, para dar um ar diferente. Claro, a trilha sonora não é marcante, mas cumpre bem o seu papel...

Os controles de Link's Awakening são bem diferentes dos jogos anteriores. Enquanto os Zelda's que vieram antes tinham um botão certo para a espada, Link's Awakening tira este privilégio para que os botões A e B do Game Boy tenham diferentes funções. Você pode trocar a espada por um outro item, como o escudo ou qualquer outro. Claro, isso faz com que certas ações fiquem mais ativas e mais eficientes, como é o caso do escudo, mas, para fazer isso, você deve pausar o jogo e fazer a troca. Isso pode tirar a concentração do jogador, o que acaba sendo um ponto a menos...


Concluindo, Link's Awakening é uma ótima adição à franquia, não só por ser parte dela, mas também por causa de todos os seus elementos positivos. Evitando suas falhas, Link's Awakening é um ótimo jogo para aqueles que querem desafio.

3/4 - Muito Bom

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