quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Detonando! The Legend of Zelda: The Wind Waker - A Torre de Ganon

 Enfim é chegada a hora! A hora que todos nós esperávamos! Sim, é a hora! A hora...!

...

Hora de que, mesmo?

...

Ah, sim! Sim, sim! De levar a Triforce de volta para a Torre dos Deuses e finalmente acabarmos com essa loucura toda.

E, olha só, vou reforçar mais uma vez! Estamos agora entrando na seção final do jogo, a mesma que vai contar com alguns desafios que podem ser um pouco demais. Então, se você quiser, aproveite este último instante para dar uma volta no mundo, pegar os tesouros afundados que ainda não pegou, e encher seus potes de fadas e de sopa da vovó. 

Então, está pronto para virar uma lenda?

HERÓI DOS VENTOS, EM FRENTE!

Logo que chegar na Torre dos Deuses, o Reizinho vai lhe instruir a mostrar a Triforce para abrir novamente a entrada para o castelo. Nisso, vai acontecer uma breve cena revelando que o nosso Herói aqui vai ter se tornado digno o suficiente de carregá-la no punho. Então, o  Reizinho vai oficialmente lhe intitular Link, o Herói dos Ventos!

 

E agora, avante!

 

Lá embaixo, vamos correr para dentro do castelo para que possamos nos reunir com a Tetra e ver o que deve ser feito a seguir. Vai bastar isso para ver que OH NÃO! ALGUÉM PASSOU AQUI E FEZ UMA TERRÍVEL BAGUNÇA DE TUDO! Deve ter tido uma baita festa aqui...!

Bom, sem mais delongas, corra para onde a Tetra ficou da última vez. Siga para falar com ela, e OH NÃO! ELA FOI ABDUZIDA POR ALIENÍGENAS, OH A HUMANI- oh, foi o Ganondorf! E, logo de cara, ele vai atirar dois Iron Knuckles em você!

O combate contra esses inimigos não é nada diferente dos Darknuts e Iron Knuckles que você enfrentou até aqui. O único ponto novo é que eles tem capas que vão lhe prevenir de cortar a armadura deles fora na primeira tentativa. Dito isso, é o mesmo jogo de sempre.

Com seus oponentes derrotados, suba de novo para as ruínas, e o nosso Herói vai automaticamente correr para o lugar que queremos ir.

Aqui fora, é possível ver bem mais de Hyrule em toda a sua glória! Uma pena que não podemos explorar esse lugar mais a fundo... Andando pela ponte, você provavelmente vai notar uma aura roxa escura. Use a espada nela para quebrá-la e lhe permitir que continue viagem. 

 

O caminho que você deve seguir desse ponto em diante é super linear. E, quando eu digo linear, eu quero dizer SUPER LINEAR. ULTRA LINEAR. Corra por meio aos Peahats, Moblins e até um Darknut até uma ponte despedaçada. 

Use o Hookshot para atravessar os pedaços, e, no final, siga para o interior da caverna.

E OH NÃO! ISSO NÃO É UMA CAVERNA DE MANEIRA ALGUMA!! ISSO É UMA TORRE!! A TORRE DO GANON!! Ou... Algo assim.

A TORRE DE GANON

Olha, eu sei que o nome é "Torre" de Ganon, mas... Bem, isso não é muito uma torre... Na verdade, o que você vai ter aqui é uma série de salas e corredores. Beleza que tem uma torre no final, mas... Hmm... Bah, detalhes...

 

Siga por essa entrada um tanto macabra, e você vai parar em uma grande sala, com lava lá no fundo, e quatro pontes conectando quatro portas diferentes. Logo à frente, haverá uma parede com símbolos que parecem remeter aos chefes que você enfrentou até aqui! Hmm, que interessante...

 

Certo, vamos direto ao assunto. Cada uma das portas aqui levará você a uma área especial remetente a um calabouço passado. Você deverá passar por uma pequena série de obstáculos e, só então, terá acesso a uma porta que vai lhe levar a um segundo round com os chefes de antes. Embora você tenha acesso a todos os itens nas salas, seu arsenal ficará bem limitado quando for enfrentar cada chefe, sendo limitado apenas ao que você pode usar contra ele!
É justo dizer que não haverá nada aqui referente à Torre dos Deuses, talvez por aquele lugar não ter sido corrompido pelo Ganondorf? Vai saber.

Vou seguir isso na ordem em que fizemos tudo, mas acredito que você pode fazer do jeito que quiser. Então, vamos lá!!

DRAGON ROOST CAVERN

 

Acessada pelo canto inferior esquerdo, seu obstáculo inicial será um grande rio de lava. O desafio aqui é atravessá-lo e chegar até o outro lado sem ter se transformado em cinzas.

Por sorte, você tem três postes acima que são perfeitos para seu gancho e, deles, você pode se balançar para acessar as plataformas no meio da lava. Isso é fácil de fazer se você tomar cuidado com sua velocidade e seu ângulo. O jogo fica mais complicado com o terceiro poste, já que não há plataforma depois dele e, sim, uma enorme parede que só poderá ser atravessada por cima. Que feliz. 

Acho que é possível você se pendurar no terceiro poste e sair se balançado na altura certa, e tudo, mas minha recomendação é prender o gancho no poste, PARAR o gancho (ZR ou R), subir até o topo e, lá em cima do poste, pular e usar a folha para planar até o outro lado. Bem mais seguro!

Quando estiver em terra firme, prossiga pela porta.

 

Você terá de passar por uma segunda rodada contra Gohma. E a batalha é exatamente do mesmo jeito.

Use o gancho na cauda do topo da sala, balance nela e pule para outro lado. Então, veja a pedra cair e machucar o chefe. Depois de três vezes nisso, use o gancho no olho de Gohma (mirando com o ZL/L facilita MUITO), e dê o coup de grace - você está com a Espada Mestre, e ela vai derreter toda a vida da Gohma. Bem fácil!

FORBIDDEN WOODS

 

No canto superior esquerdo, vamos falar de outro grande corredor, só que esse é bem mais tragável. É um grande abismo, e você precisará usar a folha para atravessá-lo. Use-a na alavanca à sua esquerda para trazer a plataforma até você e, então, pule na planta se mexendo à frente. 

Quando estiver em cima dela, se ajuste para acertar a alavanca atrás do pilar com o vento da folha. Isso trará outra plataforma. Espere a planta se ajustar para cima, pule para a plataforma e continue caminho do mesmo jeito. Isso inclui as outras duas plantas que tem mais à frente.

Fique na que consegue ir para cima, e, quando ela estiver no topo, pule e plane pelo resto do caminho.

Nossa próxima batalha será com Kalle Demos, e basta usar o bumerangue nos tentáculos que o mantém preso no teto para soltá-lo e deixá-lo vulnerável. Com a Espada Mestre, é possível matar o monstro numa rodada só, se você tiver a velocidade para isso. Caso não, sem problema! Tenha paciência.

EARTH TEMPLE

 

Canto superior direito! E esse aqui será, potencialmente, o mais chato dos quatro!

À sua frente se estenderá um outro corredor, cheio de caixões. Que feliz! O corredor é bem estreito, então será preciso tomar cuidado com os selos de cada um caindo e acertando você. Tome cuidado com os inimigos deste espaço, especialmente com os ReDeads! 

O que você vai querer fazer aqui é simplesmente correr até a primeira escadaria. Não há muito o que temer.

Subindo as escadas, você verá um botão à esquerda, e um feixe de luz à direita. Ué, você tá suando. Por que? Enfim... Navegue com cuidado pelo outro corredor, até você bater de frente com um Chu Chu preto. Quando o fizer, certifique-se de eliminar quaisquer Poes que possam ter aparecido, e leve o Chu Chu até perto da luz. Transforme-o em pedra com ela, levante-o e cuidadosamente coloque-o no botão (com ZR/R). Feito isso, corra rápido para o final do corredor!! Você deverá ter tido tempo o suficiente para alcançar os últimos degraus da outra escadaria, antes de ela se fechar e formar uma parede. Ainda bem que os degraus são empurrados para cima!

Na próxima e última parte, haverá apenas um botão, e um feixe de luz do outro lado desse último corredor de caixões. Prossiga até o final, para acordar os Chu Chus pretos. Então, fique no feixe de luz, e transforme em pedra o que estiver mais distante de você (e, no caso, perto do botão). Lembre-se que seu Mirror Shield é capaz de refletir luz!
OK, aqui você terá de ir bem rápido! Corra até o Chu Chu que virou pedra, leve-o e coloque-o no botão e, agora, CORRA PARA AS ESCADAS DO OUTRO LADO!!!
Essa também vai ser por pouco, mas você vai conseguir! 

É importante ressaltar que você deve tomar muito cuidado para não destruir os Chu Chus, mas, lembre-se que sempre há mais um ou outro por aqui. Caso não seja mais o caso, bem... Saia da sala, e tente de novo do começo.

Certo, vamos passar pela porta.

 

A batalha contra Jalhalla fica exatamente a mesma. Ilumine-o com a luz, pegue-o e atire-o em um dos pilares de espinhos. Então, derrote rapidamente os fantasmas que aparecerem. Repita o processo algumas vezes até que todos os fantasmas tenham sido derrotados.

WIND TEMPLE

 

Esse é o último corredor, e ele é um pouquinho fácil de enganar, mas nada de mal. Você terá de viajar no ar aqui, então equipe tanto a folha como as Iron Boots. 

Suba nessa primeira plataforma, equipe e desequipe as Iron Boots para ser atirado no ar. Use a folha e plane para o outro lado dos espinhos. Continue planando, passando pelo lado do rastro de vento à frente (cuidado para não tocar nele!).

Uma vez do outro lado, abata os Bokoblins escondidos em jarros, se quiser, mas use o Hookshot para subir nessa última parte. Tem também um Wizzrobe, então livre-se dele se ele ficar irritante.

 

A batalha contra a Molgera é exatamente a mesma também. Use o Hookshot na língua dela para deixá-la vulnerável a ataques de sua espada, e, enquanto ela estiver fora de cena, lide com as larvas, mas também prestando atenção na areia aos seus pés, para evitar que você vire lanche do chefe. 

A TORRE

 

Com a derrota de cada monstro, você deve ter percebido que os símbolos naquela parede especial começavam a brilhar, certo? Agora que todos foram derrotados, a parede vai se desfazer, e você poderá prosseguir para a parte mais funda da torre. 

Suba a escadaria com os Miniblins, e seu destino será uma sala grande com duas portas uma de cada lado. Siga primeiro pela porta da direita. 

Se você já está ficando com pouca energia depois disso tudo, é possível fazer algo para voltar direto para o Great Sea, onde você pode fazer várias outras coisas e explorar o mundo da maneira que quiser. O truque está aqui.

Logo nas paredes, o jogo vai chamar atenção para quatro tochas. Percebe como todas elas tem um número diferente de chamas, de 1 a 4? Tenha esse número em mente, e siga para a sala do outro lado (a do lado esquerdo). Use o bumerangue, ou o arco, para acertar as alavancas na parede exatamente na mesma ordem que as tochas apresentavam, de 1 a 4, e um portal vai aparecer, assim como o Reizinho!
Suba nele e entre no portal se quiser sair daqui. Você vai parar no Forsaken Fortress, e poderá acessar o portal de volta sempre que quiser.


Se você quer continuar a trama, simplesmente pule no buraco da sala à direita.

Um quebra-cabeça bem interessante vai aparecer aqui. Durante as próximas salas, você enfrentará o Phantom Ganon toda vez. Lembre-se de rebater as esferas de energia com sua espada (usando o ataque giratório se ele o fizer). 


O truque é que, quando ele cair, vai bastar um único golpe para que ele desista. A diferença é que, sempre que ele for derrotado, sua espada vai ficar, e ela vai cair em uma posição bem específica. O que você precisa fazer é seguir na direção em que o PUNHAL dela está apontado. Siga a direção do PUNHAL, não da lâmina!!

Faça isso umas...Sete vezes? Isso, sete vezes, e você terá um confronto "final" com ele. Onde basta fazer exatamente a mesma coisa que você veio fazendo até aqui. Quando derrotado dessa vez, ele vai deixar um baú, um  baú que contém a Flecha de Luz! Nosso último grande item (agora pra valer!), e que vai ter seu uso já já!


 

Siga pela porta que vai abrir, e você retornará à sala de início, onde o Phantom Ganon estará esperando para um último round! 

Dessa vez, ele será invencível. A menos que você use a Flecha de Luz nele! Vai bastar um tiro, e ele finalmente será derrotado para valer!

Agora, pegue a espada dele e acerte a parede com o símbolo porco do Ganon!

 


Hora do último grande corredor. Eu gostaria de dizer que aqui, você vai enfrentar os inimigos mais formidáveis, mas... Nem tanto. São apenas três Moblins e três Iron Knuckles. Derrote-os para garantir uma passagem tranquila, e siga pela porta final!!

Uma cena um tantinho perturbadora vai ocorrer, e você estará de cara com uma série de batalhas bem intensas. Se prepare!

CHEFE: PUPPET GANON


 

O ponto fraco do chefe é a esfera azul que fica no rabo dele. Bastam três tiros de suas flechas de luz para derrotar cada fase. Simples assim. Mas, não pense que será muito fácil.
Como eu acabei de estabelecer aqui, essa será uma luta dividida em fases, e cada uma será bem caótica. Vamos por partes.

Na primeira fase do confronto, Puppet Ganon tem várias cordas o segurando pelo teto. Use o bumerangue para cortá-las e, dessa maneira, você conseguirá deixar o chefe bem mais limitado em termos de movimento. É essa a sua oportunidade de acertar o ponto fraco.
Ele gosta bastante de atacar com o rabo, assim como ele gosta de atirar seus punhos na sua direção. Se sua munição ficar apertada, não se preocupe! Alguns Keese vão entrar na arena vez ou outra, e você poderá derrotá-los para conseguir flechas e magia. 

Na segunda fase, o chefe vai assumir um formato de aranha - por algum motivo - e outra batalha bem interessante vai começar. O principal ataque dele será se atirar no chão, causando dano se você estiver ao alcance dele. É impossível tentar acompanhá-lo com ele olhando para cima... Mas olhando para baixo...!
Mantenha a câmera mirada para baixo, e se aproveite do reflexo da água para visualizar o chefe, e tomar nota de seus movimentos! Mova-se de acordo com a posição que ele vai assumir quando parar de se mexer, e corra para o lado onde a esfera azul vai estar. Então, acerte-o com suas flechas de luz!

A última fase é a menos complicada, mas ela tem tantos elementos acontecendo ao mesmo tempo que pode ser difícil achar a oportunidade de acertar o chefe. Agora, Puppet Ganon vai assumir a forma de uma cobra, e ficará se mexendo de maneira aleatória pela arena, ocasionalmente soltando alguns Morths para impedir ainda mais o seu movimento. Não tem muito truque aqui, apenas mire bem, desvie sempre que possível, e acerte o chefe com tudo o que puder.

São, novamente, três golpes por fase!

Quando ele finalmente tiver sido derrotado, uma corda vermelha (a mesma que estava presente em todas as fases de Puppet Ganon) vai ficar ao seu alcance. Pule nela, e suba o que puder. 

 

No topo, use o gancho em um dos postes logo acima de você para poder continuar subindo. Logo nesse próximo "andar", quebre os potes para conseguir corações e magia, e continue subindo.
Nessa parte mais alta, use uma flecha de fogo para abrir o último Warp Point (que lhe conecta com o fundo dessa mesma sala), e use o Hookshot na saída.

 

Certo, vamos agora para a luta mais difícil do jogo - ao menos se você for impaciente como eu. É apenas justo que ela seja a última! Espero que você tenha algumas fadinhas.

CHEFE FINAL: GANONDORF


 A batalha contra o Ganondorf é definitivamente simples, considerando tudo o que é preciso fazer. E, curiosamente, ela não é tão diferente do treinamento com o Orca. O desafio aqui é que, francamente, ela deve ser a batalha em que é mais fácil tomar dano e, por isso mesmo, seus corações vão ficar caindo bem rápido aqui. 

Eis como o combate funciona: você deverá ficar atacando o Ganondorf diretamente de tempos em tempos, aproveitando o botão de contra-ataque toda vez que ele aparecer. Se preferir, você pode simplesmente não atacar, para ficar mais atento ao contra-ataque. De qualquer forma, a Zelda/Tetra estará aqui, e ela vai sempre mirar e atirar no Ganondorf com uma flecha de luz. Se ela acertá-lo, você ganha um golpe livre, e pode machucá-lo aqui. Só tome cuidado para não ficar na linha de fogo! Uma flecha de luz é tão efetiva em você quanto é nele!

Passados alguns golpes, Ganondorf vai nocautear a Tetra, e você precisará continuar essa parte da luta sozinho, sobrevivendo à base dos contra-ataques! 

Mais alguns golpes, e, logo mais, a Tetra vai levantar. Continue lutando com ele como antes, mas você deverá perceber que ele vai começar a desviar de todos os tiros da Tetra. Então, a partir daqui, ela vai começar a mirar em você, para que você possa rebater o tiro com seu escudo! Aqui, sua melhor aposta é ficar na defensiva, com o escudo levantado, e prestando atenção para de onde a Tetra está mirando. Esteja no ângulo certo, e a flecha vai bater no seu escudo, e vai dar de cara no Ganondorf! Assim que ele for golpeado, prepare-se para um contra-ataque!! Ele será seu golpe final, e o chefe vai, finalmente, ser derrotado! 

O que lhe aguarda depois disso tudo é um final bem agridoce, onde o Reizinho vai ficar para trás, mas, Link e Tetra vão partir em busca de uma nova terra, uma nova Hyrule.

E isso, finalmente, conclui o nosso detonado do The Wind Waker! Espero que ele tenha sido útil ou divertido de ler, e que tenha lhe ajudado a gostar ainda mais desse jogo bem especial!

Muito obrigado por ter lido, e até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário