Conforme relatado pelo site Zelda Universe, um curto vídeo mostrando o período de desenvolvimento do primeiro The Legend of Zelda, ou Zelda no desentsu, em japonês, surgiu online, recentemente. O foco do vídeo é também no desenvolvimento do primeiro Super Mario Bros..
O vídeo em questão foi publicado pelo canal do Youtube Yomiuri News Channel, publicado para celebrar os 40 anos do lançamento do Famicom, o NES japonês.
No vídeo, que pode ser visto logo abaixo, é possível ver não só uma arte conceitual da criatura que acabaria se tornando o Gleeok, como também há uma curta entrevista com Shigeru Miyamoto e o falecido Masayuki Uemura, um dos desenvolvedores chave do Famicom.
Amazing 1986 Japanese news footage of Nintendo production staff at work in Kyoto. It gives great insight into some unused and early design work on paper. Big thanks to @Area51_zek @VGDensetsu @MrTalida for linking to it. Video via Yomiyuri Telecasting: https://t.co/11L9jYNP5z pic.twitter.com/8ej9xTrd4Q
— John Andersen (@JohnAndersen21) September 30, 2023
No breve instante em que o Miyamoto fala, ele revela detalhes bem interessantes de como eles haviam visualizado Hyrule no período de conceito:
Alguns podem achar que o mapa é muito grande, mas você pode ir a novas cidades e andar, ou andar de bicicleta, pelo mapa você mesmo. Eu quero que investigar o mundo seja divertido, e não seria divertido se o mundo for pequeno.
- Shigeru Miyamoto
Ao final do vídeo, Uemura falou sobre a importância do Famicom para o desenvolvimento de videogames:
Quando o Famicom foi lançado, não só já era velho mostrar algo na TV... Eu acho que o conhecimento e emoções dos criadores e jogadores ficou muito importante.
- Masayuki Uemura
Ambas as falas são de 1986, e ambas apontam para as inúmeras diferenças de filosofia e visão de mundo da época, quando comparadas com o que esperamos hoje.
Enquanto há muito o que criticar no primeiro Zelda, é inegável que o jogo tenha desempenhado um papel bem importante em padronizar elementos de design que ou eram incomuns, ou não foram bem executados no seu tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário