sábado, 14 de outubro de 2023

CURIOSIDADE: Surgem imagens do desenvolvimento do primeiro Zelda

 

Conforme relatado pelo site Zelda Universe, um curto vídeo mostrando o período de desenvolvimento do primeiro The Legend of Zelda, ou Zelda no desentsu, em japonês, surgiu online, recentemente. O foco do vídeo é também no desenvolvimento do primeiro Super Mario Bros.

O vídeo em questão foi publicado pelo canal do Youtube Yomiuri News Channel, publicado para celebrar os 40 anos do lançamento do Famicom, o NES japonês. 

No vídeo, que pode ser visto logo abaixo, é possível ver não só uma arte conceitual da criatura que acabaria se tornando o Gleeok, como também há uma curta entrevista com Shigeru Miyamoto e o falecido Masayuki Uemura, um dos desenvolvedores chave do Famicom. 

 

No breve instante em que o Miyamoto fala, ele revela detalhes bem interessantes de como eles haviam visualizado Hyrule no período de conceito:

Alguns podem achar que o mapa é muito grande, mas você pode ir a novas cidades e andar, ou andar de bicicleta, pelo mapa você mesmo. Eu quero que investigar o mundo seja divertido, e não seria divertido se o mundo for pequeno. 

- Shigeru Miyamoto

Ao final do vídeo, Uemura falou sobre a importância do Famicom para o desenvolvimento de videogames:

Quando o Famicom foi lançado, não só já era velho mostrar algo na TV... Eu acho que o conhecimento e emoções dos criadores e jogadores ficou muito importante.

- Masayuki Uemura

Ambas as falas são de 1986, e ambas apontam para as inúmeras diferenças de filosofia e visão de mundo da época, quando comparadas com o que esperamos hoje.
Enquanto há muito o que criticar no primeiro Zelda, é inegável que o jogo tenha desempenhado um papel bem importante em padronizar elementos de design que ou eram incomuns, ou não foram bem executados no seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário