quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Detonando! The Legend of Zelda: The Wind Waker - A Pérola de Nayru e a Torre dos Deuses

Duas pérolas já foram, só falta mais uma! E, olha só, conseguir essa aqui vai ser um pouquinho diferente.

Basta falar com o Reizinho e ele vai nos apontar para nosso próximo destino, uma ilha a noroeste dali. Veja na sua carta náutica para saber onde ir, ajuste o vento, e comece a navegar!

A propósito, espero que você tenha consigo bastante isca, porque eu ainda recomendo que você fale com o Fishman de cada ilha que você cruzar. Isso vai ser super útil depois, quando precisarmos navegar em mar aberto sem nenhuma referência clara do jogo como um todo. 

O caminho não terá nada de muito empolgante, mas, no quadrante noroeste de Forest Haven, há uma ilha digna de atenção. Não, nós não vamos explorá-la agora, nem vamos pensar muito nela por enquanto. Eu só quero que você saiba que ela exista, para referência futura, ok? 


Dito isso, uma das cartas náuticas que você adquiriu nos calabouços vai apontar a existência de tesouro nas proximidades dela. ... Já falamos sobre como pegar tesouro das profundezas? ... NÃO?!

RECUPERANDO TESOUROS DO OCEANO

 

Então, vez ou outra, você vai se deparar com um anel brilhante no meio do oceano. Esses são indicadores de que há tesouro ali. Quando você se aproxima, o anel em si desaparece, mas um som lhe ajuda a se posicionar para ficar na altura apropriada. Usando o gancho (aquele mesmo que você conseguiu em Dragon Roost Cavern), ou pressionando o direcional direito no seu controle (na versão HD), você pode se ajustar e pressionar o botão A para pegar o tesouro. 

Na maioria das vezes, o tesouro é algo um tanto supérfluo, como rupees, mas, se o tesouro for de uma carta náutica (o que é fácil de identificar - não é só um anel como um enorme feixe de luz saindo do oceano), você pode potencialmente achar coisas bem mais valiosas, como uma quantidade bem maior de rupees, um pedaço de coração, ou até algo mais! 


Não é necessário que você seja um mestre nessa questão, nem que pegue todo o tesouro que você encontre, mas será importante se familiarizar com essa mecânica mais pra frente.

Bom, siga caminho a seu destino e, em pouco tempo, você chegará em Greatfish Isle.

 


A MALDIÇÃO DO OCEANO 

Sua chegada em Greatfish Isle não é bem uma chegada. Logo de cara, você vai se deparar com uma cena um tantinho longa, apresentando a ilha agora em ruínas, o nosso reencontro com Quill, e a revelação de que o espírito daquela ilha, Jabun, escapou do ataque de Ganon, e de que ele agora está em Outset Island (que o jogo insiste algumas vezes que é o lugar onde você nasceu; tipo, é verdade, só é estranho o quanto eles repetem isso).

Antes de se separar de você novamente, o Quill vai mencionar que você provavelmente deveria evitar passar muito tempo na ilha. Isso vai ser importante para depois, então não esqueça. E, sim, o texto não está verde, o que significa que isso é um detalhe IMPORTANTE!


Certo!

Imagino que você esteja pulando de ansiedade para voltar a Outset! Por mais justificado que isso seja, você escutou o Quill! O lugar onde Jabun se esconde está protegido, e parece que nossa melhor aposta é falar com os piratas, já que eles tentaram derrubar a porta e não conseguiram. Talvez eles tenham alguma dica? Vai saber...

De acordo com a conversa, eles estão em Windfall, no momento. Então, vamos partir para lá! 

...

Hmm? Ah, você não lembra onde fica Windfall? É aquela ilha onde o Reizinho nos levou depois da nossa pequena aventura no Forsaken Fortress. 

...

Aquela cidade onde conseguimos a vela? E falamos com o Tingle? Isso! Essa mesmo!

 

Ajuste o vento para o nordeste, e comece viagem.

A propósito, foi a música que mudou, ou é impressão minha? Hmm... Estranho.

Assim como foi sua jornada a Greatfish Isle, não haverá muito o que se ver no caminho até Windfall. Não só porque você estará visitando alguns lugares cedo demais, mas também porque nada pode ser feito durante essa chuva incessante! Argh! Meus planos...

Não esqueça de tentar falar com todos os Fishmen que você encontrar, incluindo o que está em Windfall (se você puder, dependendo da posição dele).

Falando em Windfall, logo que você chegar, já deve ser de maneira que dê pra ver o navio dos piratas. O Reizinho vai lhe deixar sair, e você poderá explorar a ilha novamente, até subir no navio dos piratas! Dito isso, nós REALMENTE não podemos fazer muita coisa aqui. Devido ao tempo, toda Windfall estará inacessível... Bem, exceto um lugar...

Se você lembrar da sua última visita a Windfall, é provável que lembre de uma loja cujos preços eram tão astronômicos, era literalmente impossível pagá-los.
A loja de bombas fica nos arredores da cidade, e é o único ponto de nosso interesse. Pelo simples motivo de a porta estar trancada e alguém não muito amigável nos mandando ir embora do outro lado. Hmm... Sinto cheiro de rato.

Você também deve lembrar de quando nós brincamos de esconde-esconde com os Killer Bees, e o fato de que um deles estava se escondendo atrás da loja, certo? Pois bem!
Siga pela esquerda da loja para encontrar um caminho para a parte de trás. 



 

Uma vez do outro lado, suba as vinhas trepadeiras, e você vai localizar um buraco na parede. Rasteje para dentro dele, e você vai assistir a uma breve cena dos piratas conversando. Não há nada de realmente muito importante aqui, EXCETO PELA PARTE FINAL, que é quando dois dos piratas vão falar sobre a senha para acessar o navio.

 


Aparentemente, essa senha muda de jogo para jogo, então anote-a com cuidado, já que não tem como eu escrever a opção exata que você precisa aqui. Dito isso, lembre-se de capitalizar direito a palavra, sim? Supostamente, você também pode falar com o Reizinho caso esqueça qual a senha, então isso é útil!

De qualquer maneira, não há nada o que fazer na ilha nesse momento... Siga para aquela pedra isolada, e pule para o navio pirata.

Chegue na porta e interaja com ela para o único pirata de lá lhe perguntar a senha. Responda de acordo, e entre.

Além de poder visitar o quarto da Tetra, não há nada de diferente aqui no navio pirata. O que você pode fazer é visitar Niko, que vai ficar estático em ver você de novo, e vai anunciar que lhe dará outro prêmio se você conseguir terminar o desafio da vez.

O que você precisa fazer é bem simples: chegar do outro lado usando apenas as cordas, antes que o tempo acabe. Simples, hã?

 

Se você não tem costume com elas, no entanto, isso pode parecer um pouco assustador. Mas, nada tema! Você sempre pode pular nas cordas e ir se acostumando com sua velocidade, o fato de que você pode se balançar, e ajustar sua direção enquanto faz isso, além de poder usar o botão R para interromper seu movimento e, enquanto o segura, ajustar a direção E a altura na qual você balança.
Quando se sentir à vontade, pressione o botão que está por perto para abrir a porta do outro lado e iniciar o desafio.

Faça os saltos com cuidado, e você chegará no outro lado logo, assustando Niko, que vai resmungar que ele mesmo nem terminou o desafio ainda. Perplexo, e aterrorizado pelo que os outros vão fazer quando descobrirem, ele decide honrar a promessa, e lhe deixar abrir o baú atrás dele, onde você vai, finalmente, adquirir as Bombas!

 

Ah, agora podemos dizer que é um jogo de Zelda. As bombas são um item super tradicional, e vão servir justamente para o que você espera: explodir coisas. Além dessa utilização super prática, você também pode usá-las para equipar um canhão no Reizinho e, finalmente, atacar de volta quaisquer inimigos que apareçam em seu caminho no oceano, salvo uma exceção bem importante.

Bom, antes de sairmos por aí cantando e dançando, a Tetra vai entrar em contato, anunciando que ela sabe muito bem o que você fez, e vai lhe dar a chance de ir até Outset tentar ir atrás do "tesouro" de Jabun. No entanto, ela virá atrás de você no amanhecer, e ela tem bombas mais do que suficientes para fazer o que for preciso. Pode PARECER que temos um limite de tempo, mas, na verdade, nós não temos.

Saia do navio pirata.

Do lado de fora, com a tempestade ainda em curso, veja se você não recebeu nenhuma carta. A essa altura, o Beedle deve ter lhe enviado alguma coisa só para afirmar que ele estará vendendo bombas a partir de agora. Que legal da parte dele, avisar!

Suba no Reizinho, e prepare para viajar para o Sul!

Nosso destino é claro: Outset Island! No entanto, temos dois itens bem interessantes de adquirir no caminho. Então, siga-me se você quiser! Caso não, bom, nos vemos em Outset.

TESOUROS NO OCEANO

Na rota para o sul, há dois lugares dignos de nota, certo? 

O primeiro deles é um submarino que fica a dois quadrantes de Windfall. Nele, você deverá enfrentar e derrubar alguns Moblins (não esqueça o gancho para tirar Skull Necklaces de cada um dos porquinhos!!) para ter acesso a um Pedaço de Coração!

Depois dele, dois quadrantes abaixo, há uma ilha de uma Grande Fada - que você reconhece pela formação rochosa pontuda que fica bem no meio. Vamos dar uma parada lá para abrir passagem usando uma das bombas que nós acabamos de conseguir! Destrua a barreira de madeira para entrar e falar com a fada. Como recompensa pela sua vinda, ela permitirá que você possa carregar até 60 bombas! Isso é o dobro do que podíamos carregar! E chegou na melhor hora possível.

E isso é tudo, na verdade. Não será necessário pensar em mais nenhuma outra ilha, então vamos direto para Outset.


Bom, eu imagino que você deve estar se enchendo de nostalgia e amor ao ver Outset novamente, mesmo que seja nessa tempestade eterna. No entanto, não se empolgue muito!

MONSTROS EM OUTSET?! NÃÃÃÃO!!!

Por mais que haja um bom número de coisas a se fazer em Outset, antes de irmos atrás de Jabun, vamos apenas focar em duas. Não me entenda mal, existem várias coisas que podemos fazer aqui, sem dúvida! No entanto, é mais eficiente ir atrás delas depois, quando visitarmos Outset uma terceira vez, e com ferramentas mais apropriadas. 

Justo dizer que mesmo essas coisas que vamos fazer agora são opcionais. Se você quiser seguir em frente, você pode tentar ir direto para a parte de trás da ilha. 

Vamos fazer isso da maneira mais eficiente possível, sim? Pelo menos mais eficiente para mim. Então, você lembra da seção da ilha onde você resgatou a Tetra? Vamos começar por lá.

É justo dizer que monstros estarão dando voltas por Outset durante a noite, Chuchus e Miniblins, pra ser mais exato. Os Chuchus estarão rondando as praias, e os Miniblins ocuparão o caminho ao leste. 

Suba o caminho leste, despachando os Miniblins que aparecerem no caminho, e você logo vai encontrar a ponte que conecta com a floresta - quebrada. Não temos como atravessar isso... Não sem um pouquinho de ajuda dos itens que encontramos até aqui.

Use o Wind Waker para ajustar o vento para o oeste, e suba numa pedra que está próxima. Pule dela em direção ao outro lado de onde a ponte estava, e use a folha para planar até lá. Fácil, fácil.


 

Uma vez na floresta, cuidado com as Mothulas que estão rondando por aqui. Se mexa até encontrar uma grande rocha. Use uma de suas bombas para destrui-la e revelar um buraco. 

 

É aqui dentro que você vai encontrar uma nova Grande Fada, e ela vai perceber seus problemas financeiros e vai lhe dar uma linda Big Ruppe Bag, que lhe permitirá carregar 1000 rupees! Viva!!

CASO você não tenha nenhuma fada no seu inventário, aproveite a oportunidade para pegar uma quando a Grande Fada for embora. Precisaremos dela agora.

Saia da floresta, e desça até a casa da sua avó. A coitada já sofreu tempo demais, e precisa de sua ajuda!

Dentro da casa dela, aproxime-se e use o pote com a fada quando já estiver bem perto dela. Isso fará com que ela se recupere de toda a ansiedade que assolou a coitada nos últimos tempos. Após uma breve conversa, ela ficará melhor e vai lhe dar a melhor poção do jogo: a Elixir Soup


Essa bebida não só recupera todos os seus corações e sua magia, como ela também lhe faz duas vezes mais forte até você levar dano! Ah, e você tem direito a dois goles! CARAMBA, QUE SOPA, VOVÓ!

Existem mais coisas a serem feitas na vila. Você pode falar com os outros personagens, até conseguir um pedacinho de coraçãozinho aqui, e tudo... MAS, vamos deixar isso para quando viermos nessa direção mais tarde. Vai por mim, é melhor desse jeito.


Com nossa parte opcional efetivamente terminada, podemos finalmente ir atrás de Jabun. Vá falar com o Reizinho, e suba nele. Navegue para a parte de trás da ilha (indo pelo lado da casa da vovó), e você logo vai achar um redemoinho. Aproxime-se dele, e você ficará preso, dando voltas por um tempo indefinido até terminar seu objetivo.
Qual o seu objetivo, você quer saber? EXCELENTE PERGUNTA! 

Está vendo aquela enorme parede de cor e textura diferente? É PRA LEVAR ELA ABAIXO! Use o canhão e dispare nas três seções da pedra até que ela seja completamente destruída. Pode demorar um tempinho, então seja paciente. Mas, se você for rápido, dá pra detonar tudo antes de completar sua primeira volta. Eu pessoalmente recomendo a paciência, e que você só atire quando estiver perto, para garantir cada acerto.

 

Com a parede destruída, e o caminho à vista, você será automaticamente levado para o esconderijo de Jabun que, após uma conversa MUITO CONFUSA com o Reizinho, vai lhe dar a Pérola de Nayru! HA, eu disse que essa ia ser diferente!


 

Quando você sair da toca de Jabun, vai perceber que o céu estará claro de novo, e aquela tempestade sem fim, aparentemente causada pelo Ganon, finalmente foi desfeita. 

Ah, e não pense que vai encontrar os piratas. Eles não vão aparecer.

AS ESTÁTUAS DAS DEUSAS

Agora que temos todas as três pérolas, é hora de finalmente descobrirmos porque nós as pegamos pra começo de conversa...! E a resposta é... Estupidamente simples, na verdade. 

O Reizinho vai explicar que elas são essenciais para iniciar um teste deixado pelos deuses, para conseguir acesso a uma arma que pode derrotar o Demônio Rei. Oooh, parece importante! 

Bom, precisaremos deixar essas estátuas todas em certas ilhas do oceano - as mesmas que estão agora marcadas no seu mapa. Você provavelmente passou por todas elas, já, de um jeito ou de outro, e deve lembrar daquelas estátuas curiosas em cada uma.

Não sabia como mencionar isso, então vai aqui: tem um submarino ao nordeste de Outset, que contém uma Carta Náutica como prêmio - é só derrotar todos os ratos.

 

Pois bem! Vamos lááaaaahhespera!

Antes de começarmos, vou tirar um momento durante a nossa jornada para dar uma pausa breve em Windfall, e conseguir algumas coisinhas importantes! Se você não tem interesse, é só pular a parte opcional e manter seu curso, ok? Ok!

 Pois bem! Vamos láááá!!

A primeira ilha que podemos visitar fica ao nordeste de Outset, e é pra lá que nós vamos. Ela já deve estar marcada no mapa e, provavelmente, você já deve ter conseguido deixá-la registrada no seu mapa no caminho pra cá. Se você não fez isso, eu vou repetir:

SEMPRE USE A ISCA PARA MARCAR O QUADRANTE DE CADA ILHA QUE VOCÊ ATRAVESSAR!!!!!!!

Você sabe que é importante porque eu adicionei um monte de pontos de exclamação no final!

Enfim, logo que chegar na ilha, basta descer do Reizinho e se aproximar da estátua para que o nosso herói ponha a pérola automaticamente.


 

As outras duas ilhas ficam a distâncias semelhantes daqui. Como queremos parar em Windfall, eu recomendo que você siga para a que fica ao norte. Caso você não queira essa pausa, é mais rápido ir para a ilha ao nordeste, e, depois, seguir noroeste.

Na segunda ilha, que está a dois quadrantes daqui, faça a mesma coisa de antes.

 

UMA PARADA EM WINDFALL

 

Agora, vamos falar de Windfall. Siga ao norte, e você deverá chegar na cidade e, pela primeira vez, terá plena liberdade para explorá-la desde a primeira vez que esteve aqui. Não precisa se preocupar, não tenho a pretensão de demorar muito. 

OK, a primeira coisa que vamos fazer por aqui é ir falar com o Tott, aquele dançarino excêntrico que fica de frente para um grande tablete de pedra (que parece uma lápide). Você deve lembrar dele, já que passamos por ele naquela brincadeira de esconde-esconde.

Caso não lembre, ele ficará logo à esquerda, numa parte isolada, mas bem fácil de notar. 

 


Fale com ele para que ele se introduza - caso você não tenha feito isso ainda, e espere ele falar tudo o que precisa falar sobre ter visto uma dança incrível, mas cujo ritmo ele não consegue replicar. Depois dessa conversa, puxe o Wind Waker para que ele veja que existe uma maneira de replicar o ritmo! E, com isso, ele vai fazer sua grande dança.

>, <, \/


 

Replique os movimentos dele usando o analógico direito para aprender a Song of Passing, uma canção que vai ser uma mão na roda de agora em diante. E, francamente, é útil a pegarmos agora, já que nós teremos de lidar mais e mais com essa mecânica de dia e noite daqui até bem mais tarde no jogo!

Vejamos... O que tem que fazer agora...? Hmm... Deixa ver... A-ham... A gente tá na parte opcional... Acabamos de pegar a Song of Passing... Ah, sim! Vamos ao leilão!

...

...

Não, você não leu errado. Eu escrevi "leilão".

OK, então... Isso aqui acaba sendo um fator bem mais considerável se você está:

1. Jogando a versão HD, do Wii U;

2. Tem pelo menos uns 300 rupees.

Se você não se encaixa nas duas opções acima, então é melhor simplesmente ignorar e seguir em frente. Digo isso porque não só estamos indo lá praticamente só para pegar um item exclusivo da versão HD, como você provavelmente vai precisar de uma grana boa pra pagar por ele.


OK, vamos lá. Logo na parte inicial da cidade, você deverá ver uma porta vermelha. Entrando nela, e falando com o carinha lá dentro (o mesmo que lhe vendeu a sua vela), você poderá fazer parte do leilão. 

É mais ou menos assim que funciona: um item aleatório (que pode variar de cartas náuticas, um simples pendante, um pedaço de coração e, no caso da versão HD, uma Vela mais rápida) será leiloado a partir de um preço pré-estabelecido. O valor desse preço depende do item em questão.
Depois de apresentado, o leilão começará de fato, e você poderá dar voz ao seu interesse pressionando rapidamente o botão A. Quando você encher a barrinha no canto inferior, você poderá anunciar o valor que pretende pagar por aquele item. Naturalmente, o valor que você deve dizer é sempre maior do que o último valor declarado. 

Parece simples, não é? E isso é porque é bem simples, mesmo! No entanto, há um pequeno problema: você não estará sozinho! Outros moradores de Windfall também estarão na festa, e você precisará competir com eles. Cada um vai anunciar seu valor, e você só poderá adquirir o item se a sua oferta for a última em jogo.
Não só isso, como você também precisará levar em consideração o fato de que, enquanto os moradores estiverem participando do leilão, o preço que você precisará pagar no final estará aumentando constantemente.

Agora, se você é uma pessoa atenta, com certeza percebeu que eu disse que isso só acontece se eles estiverem "participando", certo? Então, está pronto para um choque e tanto? Saca só...!

Quando for a sua vez de ofertar, se você der uma oferta que seja uns 20 ou 30 rupees acima do número já estabelecido, você vai chocar todos os outros participantes, e eles ficarão tão surpresos que não conseguirão ofertar coisa nenhuma por alguns segundos. O truque aqui é fazer sua primeira oferta e, enquanto eles estão chocados, ir apertando o botão A até QUASE encher a barra. Daí, espere até que eles saiam de seu choque para finalizar a barra e, assim, dar sua próxima oferta, no mesmo estilo, paralisando-os por mais tempo. Vá repetindo isso até que o item seja só seu!

Conforme eu disse antes, o item em si é aleatório, e só é revelado quando o leilão começa. Então, você pode dizer que vai participar do leilão, e só participar se o item em questão for algo que você queira. Se não for algo do seu interesse, basta pressionar o botão B, sair do leilão, ir para o lado de fora, e entrar de novo para reiniciar o processo.

O que você realmente quer aqui é a Swift Sail, um item exclusivo da versão HD que, como o nome indica, vai aumentar sua velocidade enquanto estiver velejando. O preço inicial é de 100 rupees, então lembre-se de ter um valor bem acima desse na hora de começar. Se você seguir as ideias aqui, é possível consegui-la por uns 200 rupees, no total.

Também é possível adquirir um Pedaço de Coração aqui, então, se você tiver dinheiro - e paciência - sobrando, tente a sorte!

Ah sim, há mais uma coisinha que podemos fazer, e que fica no quadrante sudeste de Windfall. Lá, você encontrará outra ilha de uma Great Fairy, cuja entrada estará bloqueada por uma pedra. Use suas bombas para abrir caminho, e entre.

Lá dentro, basta falar com a Fada para que ela amplie ainda mais seu saco de bombas. Se não me engano, você agora poderá carregar até 99 bombas! Isso é MUITA COISA!!



OK, ok, já deu, né? Vamos voltar para o que estávamos fazendo antes.

A ÚLTIMA ESTÁTUA, E A TORRE DOS DEUSES

Navegue para a última estátua - aquela que você não foi ainda, ela mesma. A que está marcada no seu mapa, isso!

Aproxime-se dela como fez com todas as outras, e, do mesmo jeito de antes, coloque a pérola restante nela. Uma cena vai começar depois disso, onde as estátuas vão expelir suas crostas, revelando formas femininas, aparentemente referentes às deusas da criação (Din, Nayru e Farore, se seu conhecimento do universo de Zelda ainda tá no comecinho). Cada uma fará um sinal à outra, revelando a posição bem específica que as três assumiram e, no meio de tudo isso, uma enorme torre vai se erguer no meio do oceano.

Tem também algo envolvendo explosões, mas... Nada de muito importante, francamente.

 

Essa é a Torre dos Deuses, nosso destino final - para essa parte, pelo menos. 


Bom, não sei o que você está esperando! Suba no Reizinho e entre na Torre!

 

A TORRE DOS DEUSES



Oooh, sim, a Torre dos Deuses... Um dos calabouços mais variados de Wind Waker, e, francamente, um que ME IRRITA ATÉ O FUNDO DA MINHA ALMA! ARGH, LUGAR CHATO! 

A-hem! 

Uau, desculpa... Eu costumo ser mais... Er... Controlado. 

Brincadeiras à parte, eu tenho de fato um certo desgosto por esse lugar, e acho que um dos principais motivos é o fato de que tem muita coisa para fazer aqui. Talvez nem seja tão grande assim, mas a Torre sempre se arrastou pra mim. 

Bom, vamos falar de como passar por ele.

 

 

A ENTRADA EM DILÚVIO

A primeira parte do calabouço será um espaço bem amplo, com salas espalhadas pelos quatro cantos do mapa. O truque é que, aqui dentro, você precisará do Reizinho para que possa navegar, já que há água para tudo o que é canto. 

Vamos começar indo para a direita. Não há vento aqui, então você não poderá usar sua vela. Teremos de remar por todo o caminho, ieba. Essa é uma excelente oportunidade para notar que a água aqui está constantemente subindo e descendo. Por causa disso, a navegação aqui será um pouco tediosa.

Siga primeiro para aquela pequena seção que, logo mais, ficará embaixo d'água. Espere até que o nível esteja baixo para entrar. 

Você vai achar uma sala com algumas caixas de madeira, e vários Chu Chus amarelos. Você não sabe dos Chu Chus amarelos? Eles dão choque. É.
Bem, a água vai entrar aqui constantemente, fazendo as caixas flutuarem. Lá em cima, você poderá acessar as pequenas aberturas na parte superior. Apesar de ter várias delas, a  única que nós queremos mesmo é a entrada que fica no meio do lado direito. É bom que nem precisamos de caixas pra isso. Aproxime-se da parede rachada e ponha uma bomba para expor um baú. Abra-o para conseguir o seu Mapa!


 

Todo o resto dessa sala é uma perda de tempo, então retorne para o Reizinho na sala anterior. Queremos agora ir na passagem que fica aqui perto. Navegue para a parte logo à frente, e você vai ver um botão brilhoso ao lado de duas estátuas. Pegue a estátua mais distante, e coloque-a em cima do botão para destrancar a porta. Ha, quebra-cabeça clássico.

Entrando na porta, você vai se deparar com um pequeno desafio. Não, não é o Chu Chu amarelo! Há um buraco bem no meio da sala, com duas caixas pequenas. Esse buraco vai sempre encher de água, então tome cuidado para não deixar passar o botão lá do fundo! 

O truque aqui é simples: quando a água abaixar, pegue uma das caixas e coloque-a em cima do botão. Isso vai ativar uma ponte de luz na parte de cima, conectando a entrada com a parte mais ao fundo da sala. Bom. Mantenha a caixa nessa posição, e suba novamente para a superfície.
O que acontece aqui é que, quando a água subir, a ponte vai desaparecer; e, quando a água baixar, a ponte vai surgir. Tenha isso em mente para o que vamos fazer agora. 

Cruze a ponte até o outro lado, e você vai se deparar com um... Er... Monumento? Pegue esse Totem (é, vamos chamar ele de Totem), e, quando a ponte aparecer de novo, cruze-a novamente para voltar à sala anterior. 

Leve o Totem até o espaço à sua esquerda, onde há uma parte no chão onde ele pode se encaixar. Ponha-o com cuidado no chão, e você destrancará outra parte do calabouço, bem à sua frente!

Suba de novo no Reizinho e siga por esse espaço novo. Ao fim do percurso, ponha as estátuas nos botões, e entre pela nova porta. 

Outra sala com um buraco bem no meio, e o buraco vai encher de água... E ele tem caixas... Hmm...

OK, faça assim. Quando a água baixar, tente alinhar as caixas lá embaixo, de maneira que você possa pular de uma para a outra até o outro lado. Feito isso, pegue uma das tochas no começo, acenda-as com fogo, e faça exatamente esse percurso.
Acenda as tochas ao final, e você vai conseguir a sua Chave #1

Cuidado no caminho de volta! Alguns Chu Chus amarelos vão aparecer e arruinar seu dia!

Volte para o Reizinho, e para a primeira parte do calabouço. Indo pelo lado que não fomos antes, você vai encontrar algumas paredes rachadas. Use o canhão do Reizinho para abrir espaço. Você não poderá usar o Reizinho para chegar ao outro lado - vai ter de nadar, mas isso não é problema, certo?

Você terá acesso a duas salas aqui - uma no nível mais alto, e outra no mais baixo. Também dá para acender uma tocha na parte de cima e, então, acender as duas tochas na parte de baixo para descolar um baú com um Joy Pendant

Se quiser, você pode entrar logo na sala de cima, que é onde você vai conseguir a Bússola...

Há uma passagem secreta nessa mesma sala, mas só a discutiremos depois.

...Mas, sua obrigação está no nível de baixo. 

A sala em questão estará trancada, então use a chave que você acabou de pegar para entrar. Lá dentro, use o Gancho, ou o Bumerangue, para lhe ajudar a derrotar os Chu Chus - tendo paciência para desviar e esperar quando a água subir - e duas escadas de luz vão se formar.

Suba até o topo para conseguir acesso a mais um Totem! 

Espere a água baixar para sair dessa sala e subir as escadas para a parte de cima - ainda com o Totem em mãos!
Quando o fizer, você poderá encaixar o totem no seu lugar específico, e a construção do começo do calabouço, aquela cara cuspindo água, vai revelar uma passagem.

Volte ao Reizinho e navegue até essa entrada, de onde você vai precisar seguir sozinho. 

ESTÁTUAS E LASERS

Ainda estamos no primeiro andar, mas essa parte já deixa bem claro o nível que podemos esperar daqui. Você será introduzido ao Beamos, um inimigo clássico de Zelda que costuma ser bem chatinho. Claro, "chatinho" na maioria dos outros jogos. Porque aqui... O Beamos é UM FILHOD ADNSADNANOASSNDSOAUIDNANREOIUWNONDASONDOANDOASNDIUAFAFASFA SDAASDNOASINDASIODNASODNASOIDA APSIDNASOIDNASONDASOIDNASD ASDASPDMASPOIDMASDMASIODNAS DADMANSDOIASMNDOIASD IDFSNOIDANDOIANDFOIAOIDFNASODASODFASASFDOASNASA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A-hem! De novo, desculpa! Nossa, estou muito alterado, hoje... Hmmm...

Mas, sério, o tiro de um Beamos não só vai machucar, como vai atirar você em disparada contra a parede mais próxima. É bem frustrante, então procure manter a calma, sim?

Logo além do Beamos, vamos encontrar três botões que precisam ser acionados. Há duas estátuas na entrada. Então, com cuidado, e ficando o mais próximo da parede que você puder, cruze a área do Beamos. Se ele lhe acertar, vai doer, e você vai precisar se ajustar, mas não se preocupe. Caso fique insuportável, saia da sala e entre de novo para resetar as estátuas.

Quando as duas estiverem em botões, pressione um você mesmo. As plataformas do outro lado da sala vão começar a subir e descer, finalmente abrindo espaço para o próximo andar. Seja paciente, e suba as plataformas com carinho. 

Importante mencionar que, logo na parte de cima, há uma plataforma isolada, na qual você pode colocar uma bomba para conseguir uma Estátua do Tingle! Isso não tem efeito algum no jogo, além da estátua existir, mas achei que seria bom mencionar - há uma em cada calabouço; e não falamos das dos calabouços anteriores porque... Bem... Err... Não tinha bombas pro primeiro, mas... Err... Ah, esquece. De qualquer maneira, vamos falar disso depois.

Agora é o começo de fato da segunda parte do calabouço. A sala que você vai descobrir dará acesso a mais três salas. Apenas uma delas está acessível no momento - a da direita. Então, prossiga por ela. 

A próxima sala não terá nada de muito especial. Há um olho gigante ao lado do percurso que você precisa tomar, mas não podemos fazer nada com ele ainda. Então, siga em linha reta até o outro lado da sala. 

Chegaremos ao altar da nossa primeira estátua! Esse vai ser um ponto marcante dessa segunda fase do calabouço. Neste andar, teremos de escoltar estátuas de seus altares para a sala do meio. 

A primeira coisa que faremos aqui é nos aproximar da estátua do outro lado. Quando estiver perto, pressione o botão ZR, ou R, para chamar a estátua. Ela vai descer de seu altar e vai começar a seguir você. Deixe ela fazendo exatamente isso: seguindo você. Ande com cuidado pelo caminho logo atrás (embaixo do de luz que você pegou para chegar aqui), até que não haja nada em seu caminho, a não ser um buraco que você precisará pular. Bom... Você consegue saltar, mas a estátua não...

Bom, já que não há nada acima de você a essa altura, pegue a estátua e salte com ela em suas mãos. Carregue-a de volta para a sala anterior. Temos que continuar indo até a sala inicial desse andar... 

Logo que chegar ao seu destino, a estátua vai pular fora e vai andar até outro pedestal, fazendo surgir um enorme tablete de pedra, com notas musicais na frente... Hmm... 

Aproxime-se do Pedestal e use o Wind Waker para começar o processo de aprender uma nova música! 

Essa é a Command Melody, e ela não só vai ser útil aqui, como será um elemento chave em toda a nossa jornada desse ponto em diante... ... Empolgante!!

 

Bom, sem mais delongas, vamos para a porta que se abriu, ok? 

Ha, outro buraco. Isso nem me machuca mais.
Tome cuidado com as Bubbles que ficam rondando por aqui (usando seu Gancho ou Bumerangue para despachá-las, se quiser), e use o Gancho para atravessar o vão para a porta do outro lado. 

Outra sala com buraco. Argh. Vejamos... Ah, sim! Claro! Use o gancho para atravessar esse aqui também. A estátua estará do outro lado e agora é só pegá-la e... Err... Hmmm...

Naturalmente, você não poderá usar o gancho ENQUANTO ergue a estátua, certo? Certo. Bom, é aqui que a coisa fica interessante.

Chame a estátua com ZR/R para que ela saia do seu altar, e ande até aquele botão brilhoso que tem do lado. Pise nele, e uma ponte de luz vai se materializar. Use a Command Melody enquanto está no botão para controlar a estátua você mesmo!! Isso aí! Olha que bacana!
O controle dela é bem limitado - você só pode se mexer, mas serve para o que queremos fazer.

Cruze a ponte como estátua e, uma vez que estiver do outro lado, pressione o botão ZR/R para voltar ao nosso herói, e usar o gancho para atravessar o buraco de novo. Pegue a estátua e retorne.

Aqui, faremos o jogo oposto. Ponha a estátua em cima do botão que estará ao lado esquerdo, e use o gancho para ir até a porta que acabou de destrancar. Caso você não lembre como fazer isso, basta se pendurar com o gancho, parar de se balançar com ZR/R, se ajustar com a alavanca esquerda, e começar a se balançar novamente. Talvez seja melhor despachar as Bubbles se você não o fez ainda. 

Na sala seguinte, prepare sua espada e seu senso de atenção - temos um mini-chefe à espera!

MINI-CHEFE: DARKNUT

 


Os Darknuts em The Wind Waker estão dentre os oponentes mais formidáveis que você vai encontrar. Além de terem muita defesa, os ataques deles são capazes de lhe atirar para longe. É só uma pena que eles sejam terrivelmente fáceis. 

Aproxime-se com cuidado, e espere o sinal para apertar o botão A e arrancar pedaços da armadura dele fora - como o capacete e o peitoral. Se você conseguir ver as costas dele, ataque com um golpe perfuratório para cortar as cordas e deixá-lo sem armadura nenhuma! Daqui pra frente, é moleza. Use o gancho para conseguir um Knight's Crest antes de acabar com ele de uma vez.

Um baú vai se materializar e, dentro dele, você vai achar o seu Arco e flecha


 

Certo, agora sim, temos todas as ferramentas necessárias para explorar esse calabouço. 

Volte à sala anterior, e atire uma flecha no olho bem à sua frente.  Duas plataformas vão se tornar ativas, e vão conectar os pontos dessa sala. Despache as Bubbles com seu arco, e vá pegar a estátua. Com ela em mãos, atravesse o abismo com ajuda das plataformas, e retorne à sala anterior.

Foram duas estátuas... Falta só uma!

Na sala restante, você vai encontrar uma escala bem no meio de tudo. Que alegria. Tenha ela em mente, mas não faça nada ainda. Ao invés disso, pule para baixo dela, e entre na porta à direita. 

Você chegará em uma sala cheia de plataformas móveis, e o seu desafio aqui será acertar alguns alvos em movimento. Só isso, mesmo. Cada alvo que você acertar vai começar a se mexer também, e você poderá usá-los como plataforma também. É um desafio bastante simples, que apenas exige um tanto de paciência.
O primeiro olho que você vai acertar já vai lhe dar acesso à Chave #2. Mas, se você acertar o olho gigante na entrada, e o olho mais alto, poderá acessar um baú com uma Joy Pendant também. Independente disso, pegue a chave e volte.

Vamos lidar com essa escala, agora. Pegue as estátuas que estão na parte seca da sala (perto da porta de onde você veio, originalmente), e deixe-as na escala.
Ei, eu sei que você quer logo ir lá para o outro lado, mas vamos dar outra paradinha antes, ok? 

Ponha uma estátua na balança esquerda. Com ela lá, será possível ver, e acessar, uma parte rachada da parede. Exploda uma bomba perto da rachadura para revelar uma nova passagem e, dentro dela... Bom... Urgh.

Dentro dessa sala, você vai encontrar dois Armos - um inimigo bem grande, e que parece assustador. Ele é assustador, mas não pelos motivos que você provavelmente imagina. Por sorte, lidar com eles é fácil: aproxime-se de um para "ativá-lo". Então, ganhe um pouco de distância para... Hmm? Como assim eles não se mexem? Ah, claro, claro!

Observe que, no chão da sala, há uma parte diferente, com o símbolo dos ventos nele. Use o Wind Waker e toque a Ballad of Gales em cima, para que um baú apareça. Logo que o baú aparecer, os dois Armos serão ativados e, agora sim, podemos falar deles. 

Mantenha distância, e espere que eles parem e comecem a gritar para você. Enquanto eles têm a boca aberta, atire uma bomba nela para vê-los entrar em pânico, antes de explodir. Faça isso com os dois. 

Ah, e não esqueça do seu baú, contendo uma Carta Náutica. Hmm... Considerando o formato do baú, é provável que saia um Pedaço de Coração daqui... Quem sabe?

Bom, saia daqui, e retorne para a escala - vamos fazer a mesma coisa de antes: colocar estátuas na escala, para que possamos passar. Por sorte, não é preciso muito. Bastam duas, e a balança mais alta vai ser mais do que capaz de aguentar o seu peso. 

Destranque a porta do outro lado com sua última chave, e prossiga. 

Uma barreira de lasers vai estar entre você e a estátua dessa área. De longe, o melhor truque é subir no cubo do meio da sala, e usar a folha para planar para o outro lado da barreira. É bem provável que você não tenha usado magia em nada, então isso apenas ajuda. Caso você não tenha magia, aproveite os potes das salas dos arredores para conseguir mais. 

Do outro lado, chame a estátua e, logo que ela estiver com você, use a Command Melody para guiá-la até o botão do outro lado da barreira. Isso é um fato pouco conhecido, mas todo mundo sabe que estátuas são imunes a lasers!

Quando ela estiver em posição, basta voltar ao comando do herói, pegar a estátua, e voltar por onde você veio.

Ah, sim, ainda temos a escala para nos preocupar... Certo... Deixe a estátua em um canto, e comece a ir até o outro lado para pegar as estátuas e... Ei, espera, que barulho é esse? Não...

Oh não. Não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, não, NÃO!!!!

NÃÃÃÃO!

SÃO OS WIZZROBES!!! MALDITOS WIZZROBES!!! AAAARGHHHHHH!!!!!!!!!

Essas abominações com bico de tucano e essência de capeta vão aparecer de vez em quando para atirar mágica em você e se teleportar como um bando de COVARDES!! Sua melhor arma é, curiosamente, o arco, já que é possível disparar neles logo quando eles aparecem, impedindo que eles soltem o primeiro ataque - mas eles vão se teleportar de todo jeito. 

Livre-se do Wizzrobe que vai aparecer aqui - duas flechas bastam - e pule na balança com a estátua. Deixe ela quieta, e suba as escadas para pegar as outras estátuas. Precisaremos de três estátuas dessa vez, então coloque-as na balança oposta à qual você colocou a SUA estátua. Quando todas estiverem no lugar, suba na balança para pegar a sua  estátua, e pule para a saída. 

Com a última estátua finalmente em posição, um portal de luz vai se abrir para o terceiro, e último, andar dessa torre.

Se você quiser, pode ir adiante, mas, para os curiosos, há ainda outra sala que você pode ir. Na verdade... Duas salas. 

Na sala onde pegamos a bússola, lá no começo, e no primeiro corredor que passamos para pegar a primeira estátua, há dois olhos que não podíamos interagir. Agora, podemos! O prêmio só é meio... Er... Sem graça...

A mais próxima é o corredor, que ficará à sua esquerda. Suba na plataforma, e atire no olho ao longe, para ativar outra plataforma. Você ganhará acesso a uma sala com dois Armos. Se despachá-los, você ganha um Joy Pendant...

...

Já na sala da bússola, você tem acesso a uma Carta Náutica. Bem melhor, mas eu recomendo que você faça isso depois de terminar o calabouço. É simplesmente melhor, vai por mim. Menos tempo perdido.

Quando estiver com tudo pronto, pise na luz.

O SINO DOS DEUSES

Essa é a última parte da torre, e, ainda bem, é a mais curta, e a mais fácil de todas. Eu falo isso, mas essa primeira sala é um pouquinho chata. 

E ela é chata por causa dos BEAMOS!!! AARRGHHHHespera! Agora que nós temos o arco, podemos lutar com eles! Yes!!

Pegue o arco e se aproxime de um Beamos. Assim que o olho dele aparecer, você pode disparar sua flecha para destrui-lo e, dessa forma, desativar o Beamos de maneira permanente! YES YES!!!

Há dois Beamos na sala, então despache-os para ter um pouco de paz.

Feito isso, pegue as duas estátuas perto da porta, e ponha-as nos botões do outro lado, pisando você no último que faltar. Isso vai desativar mais uma barreira de lasers, e você terá acesso ao último baú do lugar, que contém a nossa Big Key!

 

Tome cuidado, no entanto, porque assim que pegar sua chave, as duas estátuas de antes vão ganhar vida!! Oh não!

Apenas ataque o cristal que está nas costas delas. Você pode atirar uma flecha nos "olhos" delas para deixá-las paralisadas, facilitando, e muito, o processo. Com ambas destruídas, a porta vai se destrancar.

Saindo por ela, estaremos ao ar livre de novo. Aqui há uma longa escadaria cheia de Beamos, e alguns Kargaroc. Use o gancho para pegar suas Golden Feathers se puder, hã?
Os Beamos daqui são bem mais tranquilos, também - eles apenas atiram em uma direção, então você terá de despachá-los para prosseguir. Faça como antes. 

Ao topo da escadaria, você finalmente verá a porta do chefe, o que significa que é hora de deixarmos isso tudo para trás!

CHEFE: GOHDAN

 



Uma batalha contra um tipo de monstro bem comum em tudo que é videogame! O Gohdan pode parecer grande e assustador, mas suas fraquezas são bem óbvias. Ainda mais se você jogou, e terminou, Ocarina of Time. 

Com o arco, você deve atirar nas mãos de Gohdan, enquanto desvia dos diversos ataques dele. É possível mirar direto nas mãos dele usando o L-Targeting sem muita pressão, mas, caso você fique sem flechas, ele vai soltar algumas ocasionalmente.

Quando as duas mãos forem paralisadas, seu alvo mudará para os OLHOS de Gohdan, onde você também deve disparar flechas. Quando ele fechar os dois, você deverá atirar uma bomba na boca aberta dele. Duas flechas em cada mão, duas em cada olho, e uma bomba na boca. 

Simples e prático.

Repita três vezes e taí seu chefe.

Os ataques dele são fáceis de desviar, também. Os únicos que podem realmente causar algum tipo de problema são os das mãos, que podem lhe pegar de surpresa, e lhe empurrar para as bordas da arena. O ataque de bolas de energia, no entanto, é um espetáculo visual, mas não vai lhe pegar se você se mantiver em movimento e não for na direção de Gohdan. 


Com o chefe derrotado, pegue o Heart Container, e pise na luz. 

A luz vai lhe levar para o topo da torre, onde um grande sino estará à frente. Suba as escadas, e use o gancho na base dele para se balançar e, dessa forma, tocar o sino. 

 

Feito isso, algo vai acontecer na base da Torre. Uma estranha luz vai se formar na superfície do oceano abaixo, e é para lá que nós vamos... Na próxima parte!

Sim, eu vou parar aqui porque isso demorou pra burro. Na próxima, vamos dar uma volta por seja lá onde isso vai nos levar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário