terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Discussões: O remake de Link's Awakening não foi tão bom assim



2019 foi um ano curioso pra Zelda.
Por um lado, tivemos um remake que muita gente estava praticamente implorando pra acontecer.
Por outro lado, tivemos um jogo que literalmente NINGUÉM pediu pra acontecer.

Ambos os jogos foram bem recebidos pela crítica, e todo mundo está feliz com esse ano que passou.
Mas, as coisas não estariam assim tão açucaradas e fofas se eu não estivesse aqui escrevendo esse artigo, certo? Mais ou menos.

Apesar de os dois jogos terem sido bem recebidos pela crítica, é notável que um deles acabou causando uma certa comoção não só dentre fãs de Zelda, mas, de jogadores em geral, talvez por se tratar de um jogo custo, sendo vendido a um preço alto, e cujo método de aproximação era simplesmente próximo demais daquilo que ele estava tentando replicar.

Tá, ficou óbvio que eu tô falando do Link's Awakening, mas, tem um motivo pra isso.

Cadence of Hyrule é um jogo bem curioso, certamente não feito pra todo mundo, e que tem uma estrutura que preza partidas repetidas ao invés de uma só partida mais desenvolvida (como é o caso tradicional de Zelda).
Eu gostei bastante de CoH, mesmo tendo enjoado do jogo relativamente rápido. Na verdade, eu nem teria mais tocado nele se não fosse a atualização que trouxe um modo mais próximo do estilo de Crypt of the NecroDancer, e a habilidade de jogar com o vilão em uma versão alternativa da história.

Então, se é assim, porque eu pareço estar mais negativo em relação ao Link's Awakening, um jogo que tem uma estrutura mais tradicional, que já era esperado de ser um grande sucesso tanto de crítica quanto de vendas (e acabou sendo as duas coisas), e que foi feito para ser um título perfeitamente adequado dentro de Zelda?
Eu não sei se posso responder pelas outras pessoas que vi em redes sociais soltando comentários menos positivos quanto ao jogo, mas, eu sei porque EU tenho menos apreço por Link's Awakening do que por Cadence of Hyrule.

Isso vai parecer louco, mas, lá vai.

O maior problema do remake de Link's Awakening é que ele é um remake, nada mais.



Vamos explicar isso...

Eu ainda não escrevi uma análise do Link's Awakening (coisa que eu deveria fazer, mas, que estou com muita preguiça pra fazer no momento), mas, eu já deixei bem claro, algumas vezes, que eu esperava que o remake fosse trazer algo mais do que só o jogo de Game Boy. E, mesmo que ele tenha trago a questão de fazer calabouços customizados com algumas das salas do jogo, não veio nada de muito notável além disso.
Beleza, ele tem mais alguns itens colecionáveis e aprofundou alguns de seus minigames, mas, infelizmente, o conteúdo dele não é tão diferente da versão original.

Lembro bem que, quando eu estava jogando o remake pela primeira vez, eu decidi parar de jogar por um tempo quando cheguei no quinto calabouço, não porque eu estava cansado, e nem porque eu não estava me divertindo (estava dando pra ter ambas as coisas), mas, porque eu sabia que já tinha passado da metade do jogo em menos de três horas.

Link's Awakening no Switch é fiel... Até demais.

Tudo isso é algo que eu tenho em mente especialmente por causa do preço do remake. Oficialmente, Link's Awakening custa 60 dólares. Na economia atual, isso equivale a uns R$250. O mesmo preço oficial de Breath of the Wild, um jogo que pode durar cem horas, ou até mais do que isso, com um mundo de conteúdo e que foi um dos jogos mais importantes para a Nintendo da década.

Acho que a melhor maneira de olhar para isso tudo é comparando esse remake do Link's Awakening com o fantástico Ocarina of Time 3D, desenvolvido pela mesma desenvolvedora do remake que estamos discutindo, a Grezzo, que não só trouxe de volta um dos jogos mais aclamados de todos os tempos a uma audiência nova, como também ainda trazia a versão alternativa daquele jogo que, por muito tempo, foi exclusiva a uma plataforma que não foi lá tão popular assim.

Olha, eu não estou dizendo que Link's Awakening é um remake ruim, nem estou dizendo que ele não deveria ter sido feito. Até porque, esse é um jogo de grande qualidade! Ele só não é muito criativo...

Será que mais adições "pequenas", como poder pegar de novo o BowWow, ou ter mais animações, ajudariam o jogo a se destacar mais?
Considerando comentários passados de que a Nintendo queria ver iterações de Zelda sendo lançadas em uma escala anual, creio ser justo esperar jogos menos empolgantes como esse com mais frequência. Contanto que a sequência de Breath of the Wild mantenha o padrão de qualidade e criatividade que o antecessor teve, por mim está tudo bem.

Mas, isso tudo é para abrir a conversa! O que VOCÊ achou do remake de Link's Awakening? Era tudo o que você queria e mais? Ou era só mais uma coisinha no meio de tantas outras?

Nenhum comentário:

Postar um comentário