domingo, 5 de maio de 2019

Detonando! The Legend of Zelda - Parte 9: A Montanha da Morte

Agora que você tem em mãos a Triforce da Sabedoria em sua integridade, finalmente chegou o momento. É hora de levantar armas e correr para enfrentar Ganon e terminar todo o sofrimento que ele SUPOSTAMENTE veio causando ao povo. Digo "supostamente" porque... Bem... Passamos esse tempo todo andando pra lá e pra cá, e tudo o que vimos foram pessoas escondidas em cavernas... E, ainda assim, três pessoas repetidas várias vezes... Ah, tanto faz!


A CAMINHO DE SPECTACLE ROCK

O esconderijo de Ganon, como você deve ter deduzido, fica em uma área relativamente bem guardada. Mais do que isso, o lugar não só é IMENSO, como tem basicamente todos os inimigos que você enfrentou no jogo e, sim, isso inclui Darknuts e... *gulp* Wizzrobes...
Por isso, é uma boa ideia comprar uma Poção se a sua já acabou. Que bom que tem uma no caminho para a Montanha da Morte - o lugar onde Ganon se esconde.
Demonstrando aqui onde você pode encontrar Poções.

Vou assumir que você está na entrada do último templo. Então, basta seguir as instruções:
  1. Norte x4
  2. Oeste x6 (há uma parede na última tela que esconde uma vendedora de poções)
  3. Norte x2
  4. Oeste x2
O lugar onde você vai parar, além dos óbvios Lynels e Leevers, contém uma passagem secreta não muito sutil. Ponha uma bomba na grande pedra da esquerda, e você abrirá o caminho para o gran finale.





NÍVEL 9 - A MONTANHA DA MORTE 

Você se divertiu enquanto jogava até aqui? Que legal! Espero que sim... Porque sua diversão acabou. Essa é, de longe, a parte mais difícil do jogo todo, pelo simples motivo de que esse lugar é inacreditavelmente imenso. Na verdade, ele é quase tão grande quanto o mundo acima.
Honestamente, seria um PESADELO explorar todas as salas daqui, especialmente por conta do número absurdo de Wizzrobes.

Foi mais ou menos por conta de todos esses fatores que eu recomendei FORTEMENTE que você pegasse a Chave Mágica no último templo, já que, com ela, você não precisa caçar por chaves e, portanto, pode gozar de um caminho muito mais rápido do que o que você precisaria tomar se tivesse de buscar chaves.
Em outras palavras, com a Chave Mágica, precisamos nos preocupar apenas em pegar os tesouros do lugar e ir enfrentar Ganon. E sim, eu disse "TesouroS" de novo.
São dois, como antes, mas, um deles é irremediavelmente OBRIGATÓRIO se você quiser terminar o jogo.

Para manter consistência com o que fizemos antes, eu vou guiar seu caminho para pegar, também, o Mapa e a Bússola do lugar, mas, se você perceber que o caminho citado é muito difícil, e você realmente só quer saber do essencial para terminar esse lugar, e o jogo, basta ignorar as salas.
Dito isso, eu também recomendo que, mesmo que você ignore Mapa e Bússola, você pegue AMBOS os tesouros, já que, mesmo um deles apenas sendo obrigatório, ter os dois será de GRANDE ajuda para sobreviver a esse lugar. Para garantir que estamos com todas as opções no lugar, vou marcar o texto desta forma quando for falar sobre algo que pode ser ignorado. Leia-se, Bússola ou Mapa.

Tudo pronto? Então... Prossigamos...

Logo da entrada, você tem uma só opção, que é ir para o norte. Fazendo isso, você encontrará a sala que lhe bloquearia se você não tivesse a Triforce com você. Caso você não tivesse a Triforce inteira consigo, aquele homem de sempre ia lhe impedir passagem. Mas, como você a tem, não haverá nada em seu caminho.

De novo, se você ainda não tem a Chave Mágica, eu altamente recomendo que você vá atrás dela! Não ter de sair caçando chaves é sua melhor opção.

Vamos começar indo atrás dos tesouros menores, antes de cairmos de boca nos grandes.
Comece indo pela esquerda e, logo de cara, você já vai encontrar um grupinho de Wizzrobes. Por sorte, não é preciso combater esses aqui. Ponha uma bomba na parede ao norte, e prossiga por ela. Seu destino vai conter um inimigo que é, ao mesmo tempo, novo e familiar: as Lanmolas.


Esses caras se comportam do mesmo jeito dos Moldorms, embora eles tenham um rosto. Despache-os do jeito que despacharia os Moldorms, empurre o bloco mais à esquerda e desça as escadas.

O atalho que você pegou vai lhe fazer surgir em uma sala cheia de Like-Likes. Se você está com o Escudo Mágico, essa deve ser uma das salas mais perigosas. Caso você não esteja (que nem eu...!), meh...
Derrote-os, se quiser, e prossiga para a sala à direita.

Três Wizzrobes azuis estarão à sua espera. Ainda bem que não precisamos perder tempo com esses babacas.

Ponha uma bomba na parede ao sul, e prossiga pelo pequeno corredor (cuidando dos Zols e Like-Likes dele), explodindo o outro lado do mesmo. 




Você chegará em uma sala escura, onde cinco Wizzrobes estarão lhe esperando. Você precisará despachar todos os nojentos (dois vermelhos, três azuis) se quiser pegar a Bússola. Volte duas salas quando pegar seu prêmio.

Siga pela direita, e você encontrará um Patra, um NOVO inimigo. Sim, completamente novo: você ainda não viu nada como esse bicho até agora.


O truque para abatê-lo é acertar o corpo principal. Para isso, no entanto, você vai precisar despachar os corpos menores, que ficam em rotação, esporadicamente aumentando seu raio (e lhe machucando se tocarem em você). É um tantinho perigoso, mas, em minha opinião, não chega nem perto da dor de cabeça que os Wizzrobes e os Darknuts azuis conseguem causar.
Você pode ignorar essa besta por enquanto, já que não é necessário matá-la. Dito isso, eu recomendo que você lute com ela mesmo assim, para já ir praticando: você VAI precisar enfrentar outros desse mais tarde.

Siga pelo sul. Você entrará em uma sala que não tem virtualmente nenhum tipo de ameaça: estamos falando apenas de Gels, afinal. Despache-os, se quiser, e siga para a direita (explodindo a parede que lhe impede). Você encontrará outro Patra aqui e, pra piorar, você PRECISA despachar esse cara se quiser pôr suas mãos no Mapa.




Faça isso para ver o quão absurdamente grande esse lugar é (e suar frio pensando em invadir isso tudo e se perder no meio da confusão). 
Ponha uma bomba na parede do norte, e siga por lá. 
Wizzrobes, Like-Likes e uma Bubble estarão lhe esperando do outro lado. Ignore-os para explodir uma bomba na parede do norte, e seguir em frente.
É, estamos ignorando Wizzrobes a torto e a direito; infelizmente, será preciso despachar os quatro que lhe esperam do outro lado, ao mesmo tempo que você precisa desviar das Bubbles. 




Seja cuidadoso aqui, usando o espaço apertado para sua vantagem (leia-se, para prever onde os Wizzrobes vão parar), e, quando eles forem abatidos, empurre o bloco da esquerda, e desça as escadas. Ao fazer isso, você encontrará um dos itens mais úteis do jogo inteiro: o Anel Vermelho!




Com esta maravilha, você reduzirá ainda mais o dano que sofre: para metade do que ele já valia com o Anel Azul, ou um quarto do que ele valia quando você ainda estava de verde. Agora você entende porque ter esse carinha é tão importante!
Depois disso tudo, retorne para a sala onde você encontrou o primeiro Patra.

Siga para o norte, e você encontrará o homem idoso falando para ir para a próxima sala. Huh, isso é bem mais direto do que "Dodongo desgosta de fumaça". Ponha uma bomba na parede da esquerda para continuarmos nossa jornada por essa bagunça de lugar.
Cinco Wizzrobes estarão lhe esperando na próxima sala, e você precisará derrotar todos eles se quiser avançar. Empurre o bloco do meio da sala quando terminar, para descobrir uma escada secreta.

Partimos agora em busca ao tesouro realmente obrigatório desse lugar. Ainda bem que as próximas duas salas são maravilhosamente simples. Na primeira em que você vai aparecer, apenas Zols estarão em seu caminho. Derrotando-os e seguindo pela esquerda, você encontrará um grupo ainda mais simples de Keese!


Depois deles, de novo à esquerda, no entanto, será um Patra que estará lhe esperando. Diferente dos outros que você já viu, os corpos menores desse aqui se movem em um padrão de elipse, o que pode ser um pouquinho confuso. Mesmo assim, não é impossível. Na verdade, como eles não AUMENTAM o raio (mais parece que eles o diminuem), essa é uma variação que bem mais fácil de enfrentar, ao menos em minha opinião... Despache o nojento, empurre o bloco mais à esquerda, e desça as escadas.

Você surgirá em uma sala cheia de Wizzrobes que, sim, você pode ignorar por enquanto, e colocar uma bomba na parede ao norte. No entanto, derrotá-los SERÁ necessário para que você volte, então, eu recomendo fazer logo isso.

Tenha em mente que você VAI precisar enfrentar esses caras.

Na sala ao norte, olha só que legal, MAIS WIZZROBES E BUBBLES! QUE ALEGRIA! Melhor ainda é que você precisa derrubar esses caras agora! Depois de fazer isso (e soltar toda a sua fúria em um grito ensurdecedor), empurre o terceiro bloco da fila da direita, e desça as escadas.
Aqui em baixo, você vai encontrar o seu maior prêmio, e o item obrigatório, as Flechas de Prata.


Além de deixar suas flechas um tantinho mais poderosas, elas também são o único item capaz de quebrar as defesas de Ganon. É... Você PRECISA delas para enfrentar o chefe final. Que bom que viemos pegá-las antes, hã?

Com tudo isso feito, retorne para a sala onde o Patra espiral ficava.

Vamos agora pelo norte, lidando com os Like-Likes da próxima sala, e prosseguindo para o norte, onde ainda MAIS Like-Likes (mais umas armadilhas) estão à espera.
Indo para o norte, você encontrará ainda mais Like-Likes, além de alguns Wizzrobes e uma MALDITA Bubble. Mantenha-se distante deles enquanto explode a parede da esquerda.

Quatro Wizzrobes esperam você em meio a quatro armadilhas. Use o espaço mais aberto para despachar os nojentos, e, então, empurre o bloco da esquerda para revelar uma escada.


Vale dizer que ela vai aparecer logo abaixo de uma armadilha, então você precisará ativar a armadilha (leia-se andar na frente dela, e sair do meio imediatamente - para não levar dano) para descer por ela.

Está ficando cansativo? Nada tema! Estamos quase lá!
Você ressurgirá em uma sala com alguns Wizzrobes, que, AINDA BEM, você pode ignorar.
Exploda a parede da esquerda enquanto você IGNORA esses babacas, e se alivie ao ver dois Zols e dois Like-Likes na outra sala. Despache-os, tomando cuidado com as Bubbles, empurre o bloco da esquerda quando terminar, e desça as escadas.


Essa é, literalmente, a reta final. A única coisa que lhe bloqueia é essa última Patra espiral. Despache-a bem e abra a porta para enfrentar o último desafio do jogo!



CHEFE FINAL: GANON





Logo que entrar na sala, e essa é uma sala bem escura, nosso herói vai levantar a Triforce da Sabedoria e, ao fazer isso, vai revelar a forma de Ganon. É hora do confronto final!
E por "confronto", eu quero dizer que ele vai se fazer de esperto e ficar atirando em você enquanto está invisível.

Por algum motivo, antes de sequer enfrentar esse cara, eu ouvia muito falar de que ele é um chefe difícil por não ter nenhum padrão e, portanto, ser um dos maiores desafios de todos os tempos. Não me leve a mal: Ganon é um desafio, mas... Certamente não é nada de tão horrível assim.
Logo de cara, Ganon vai ficar invisível e vai ficar disparando projéteis em você. Aqui, é bom começar na defensiva enquanto você observa o padrão: de onde ele atira e QUANDO ele atira. Uma boa ideia é escolher um lugar para ficar e, quando ver que ele vai atacar daquela posição a seguir, atacá-lo com sua espada. Ele muda a ordem dos ataques quando leva um golpe, então, é uma boa ideia se manter atento e evitar perder a cabeça agora. Seja paciente.
Por outro lado, uma estratégia igualmente eficaz é ficar atacando a esmo nas proximidades de onde os tiros estão vindo. Você VAI acertar alguma coisa, eventualmente; dito isso, é bom mencionar que as chances de você se machucar são grandes. Que bom que pegamos o Anel Vermelho!
Depois de uns quatro golpes, com a Espada Mágica (que eu ESPERO que você tenha pego), Ganon vai ficar paralisado, e terá mudado de cor. Isso significa que chegou a hora do golpe final! Puxe seu arco e dispare uma Flecha de Prata na fuça dele! Veja, em choque, o nojento EXPLODIR e ser reduzido a uma pilha de cinzas no chão... Uau...


No meio dessas cinzas, estará a Triforce do Poder. Pegue-a e prossiga para a próxima sala.

Agora, seja MUITO cuidadoso aqui. Eu sei que tem uma moça bem simpática do outro lado dessa parede de fogo, mas, NÃO, eu repito, NÃO ande para ela. Ao invés disso, ataque a barreira de fogo com sua espada para dissipá-la. Você ainda pode levar dano aqui e, se a batalha contra o Ganon lhe deixou com poucos corações, morrer agora seria HORRIVELMENTE HUMILHANTE. ... Pois bem.


Derrube a barreira de fogo com sua espada e se aproxime da Princesa. Ela e o nosso herói vão levantar ambas as Triforces, finalmente acabando com a maldade que Ganon estabeleceu na terra de Hyrule e, com isso, terminando o primeiríssimo The Legend of Zelda.


Uma segunda busca ficará disponível para quando você for reiniciar o jogo (ela sendo marcada com um avatar do nosso herói segurando uma espada). Apesar do jogo em si não mudar (seus objetivos são exatamente os mesmos), a estrutura dos templos é bem diferente, assim como os lugares onde você encontraria os itens no mundo. É tipo uma Master Quest antes da Master Quest. Bonitinho, de fato, e é algo que você talvez queira fazer se ama tanto esse jogo. Mas... Eh... Quem sabe depois...


E isso completa The Legend of Zelda! Espero que este guia tenha sido de ajuda, e nos vemos na próxima! Até mais!

MUITOS agradecimentos ao guia do Zelda Dungeon, por ter estabelecido essa rota maravilhosa da Chave Mágica. Se não fosse por ela, eu juro que eu ainda estaria preso sem ter terminado esse jogo. Você pode conferir uma rota para quem não tem a Chave Mágica pode ser encontrada no site deles (bem aqui, pra ser específico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário