quinta-feira, 8 de março de 2018

Detonando! The Legend of Zelda: Skyward Sword - A Harpa da Deusa

Este guia em particular está sujeito a atualização. 
Última mudança em 08/03/18 

Cara, por onde eu começo...? Acho que falando que essa parte que iremos detalhar a seguir será relativamente curta, e que iremos visitar lugares que já visitamos antes.
A boa notícia, no entanto, é que iremos dar um grande progresso na história, e, além de finalmente vermos o retorno triunfal de um personagem, vamos enfrentar um inimigo bastante poderoso.

Então, eu pensei bastante sobre isso tudo... Originalmente, essa parte seria um guia até o próximo calabouço, mas, considerando que você terá muita coisa para fazer, foi melhor dividir tudo em duas partes, para que possamos explorar tudo sem deixar as postagens grandes demais. OK? OK.

Comecemos saindo de Lanayru e retornando para o céu.

O APRISIONADO

Se você quiser, pode aproveitar a oportunidade para passar por Skyloft e comprar algumas coisinhas, além de adquirir e falar com alguns personagens, e tudo, mas, vamos deixar isso para um pouco depois, visto que iremos passar um bom tempo por lá ainda nessa parte.

Então, vamos ganhar tempo e ir direto para a região de Faron, que é onde nós queremos ir.
Sem perder tempo, siga para a coluna de luz verde e se prepare para pousar perto dos Sealed Grounds- ei, que barulho é esse?

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Como o mais gracioso e maravilhoso dos mísseis, Groose, aquele valentão do começo do jogo que nós nunca mais nem vimos, vai aparecer do nada, e vai pular direto em você.

É uma cena divertida, na verdade...

Resumindo tudo o que vai rolar, Groose vai cair na superfície com você e, depois de passar um tempo chocado com as suas novas descobertas, ele vai se recompor, e dar ao lugar um nome digno e absolutamente perfeito: Grooseland.
Ele também vai liberar você de seu serviço e vai aceitar o fardo de ser o grande herói lendário de Grooseland... MAS, como você deve estar imaginando, não é bem assim que a coisa funciona...
Independente do que Groose tiver a dizer, retorne para o Sealed Temple, que foi onde conhecemos aquela adorável senhora lá no começo do jogo.
Você também pode falar com Gorko, que vai estar por aqui, mas, simplesmente siga para o templo.

Logo quando você entrar, uma outra cena vai mostrar Groose sendo posto no seu devido lugar, e boa velhinha falando que sabe como encontrar Zelda e Impa (que, você deve lembrar, desapareceram em um portal na última parte). Para chegar a isso, no entanto, ela explica que você terá de passar por vários desafios e uma nova jornada, e tudo vai começar com você usando aquela linda Harpa que Zelda lhe entregou logo antes de sair de cena.


Usar a harpa é uma tarefa relativamente fácil, embora você precise de um pouco de ritmo para usá-la de maneira adequada. A senhora do templo vai lhe ensinar a usá-la de maneira bem simples. Tudo o que você precisa fazer nesse breve tutorial é balançar levemente o Wiimote de um lado para o outro, indo na mesma velocidade que a trança em forma de pêndulo da velhinha está indo. Para ser efetivo, você deve fazer um movimento amplo e suave, mexendo seu braço todo, de preferência.

Quando você tocar a Harpa da maneira certa, a velhinha vai lhe colocar em outro desafio.
Mais uma vez, será necessário tocar a Harpa, mas, você deve fazer no ritmo em que o anel de luz (que foi criado logo aos seus pés) está indo. Mantenha a mesma velocidade nele e, dessa vez, além da velhinha fazer um coro bem bacana, você ouvirá uma nova versão da Ballad of the Goddess, e essa é muito boa, na verdade. Oh, e um grande tablete de pedra vai se formar atrás de você, mas, shmi, detalhes.
Antes que a velhinha explique exatamente o que raios esse bicho é, um tremor violento vai ocorrer lá fora.

Siga na direção dos Sealed Grounds (pelo portão duplo) e a velhinha apontará aquele pilar lá no fundo da espiral como a causa disso tudo.

Desça até lá, e se prepare para ver uma das introduções de chefes mais ÉPICAS da franquia inteira.

CHEFE: THE IMPRISONED



Vamos começar devagar... O Aprisionado é um dos chefes menos divertidos de Zelda, e isso se dá por uma série de fatores que explicaremos nas partes que se seguem.
O que acontece aqui, no entanto, é algo bem único. Diferente dos outros chefes até agora, você tem um limite de tempo para deter o Aprisionado; se ele subir a espiral inteira e chegar até o Sealed Temple, o jogo acaba.

Para detê-lo, no entanto, nós temos algumas opções interessantes. A primeira delas, e, honestamente, a mais simples, é atacar os dedos macios que o monstrão tem. Atacando e destruindo todos eles (e desviando da pisoteada "elétrica" que ele vai fazer se você ficar parado feito um mané) fará com que ele perca seu equilíbrio e vá ao chão.
O outro método é simplesmente subir a espiral mais rápido do que ele (usando as correntes de ar que estarão disponíveis a todo lugar) e pular na cabeça dele.

Essas duas opções servem para que você tenha acesso ao pilar que está preso na cabeça dele. Chegando perto, use um ataque vertical que empurre o pilar para dentro do Aprisionado (ou seja, ataques para baixo caso você tenha subido na cabeça - ataques para cima se você tiver derrubado-o). Com três golpes, o Aprisionado vai se recuperar, forçar o pilar para fora e fará uma pequena investida (bastante perigosa, também), na qual ele ficará completamente intocável. Aproveite essa oportunidade para ir subindo a espiral e ficar na frente dele a todo instante.

Quando ele parar sua investida, no entanto, a luta vai recomeçar normalmente, então, repita a operação de antes para acertar o pilar mais três vezes.
O problema vai começar na próxima parte, mais para quem está atacando ele pelos pés, no entanto. Ao invés de simplesmente deixar você acertar os dedos dele, o Aprisionado vai estar soltando descargas elétricas o tempo todo nos pés, o que forçará você a atacar e desviar bem rápido, alternando entre os pés para não se machucar. Mesmo assim, a ideia é a mesma: derrube-o/suba na cabeça dele e force o pilar pra dentro.

Depois dessas três tentativas, o Aprisionado será selado, e você precisará retornar para o fundo da espiral de novo.

Aproxime-se do pilar, que estará flutuando, e use um Skyward Strike; finalmente, mexa o Wiimote nas direções que o jogo vai mostrar (diagonal direita para baixo, diagonal direita para cima e esquerda) e essa batalha estará concluída.

Mais uma cena, e uma bem longa, também, vai começar. A velhinha vai lhe explicar que o tablete de pedra que você ergueu é chamado de um "Portão do Tempo", e que, para sequer acessá-lo, será preciso fortalecer a nossa espada, que ainda está muito fraca para fazer alguma coisa.
Ela também vai sugerir que você converse com alguém para descobrir qual o próximo passo (coisa que Fi aprova, adicionando que esse alguém pode muito bem estar em Skyloft).

Ah, o Groose está no meio também, e ele está um pouco chateado por não ter conseguido fazer nada.

Se você quiser, quando a cena acabar, pode retornar para os Sealed Grounds, onde você verá Groose abertamente frustrado, correndo para uma parede e esmurrando-a enquanto se sente um inútil. Não se preocupe muito com ele, Groose é um rapaz grandinho, e ele vai se recuperar logo, logo.

Outra coisa que você pode fazer é seguir para o caminho de Faron, e falar com Gorko, que vai acabar introduzindo uma nova mecânica. Conforme ele vai dizer (e eu vou explicar logo para ganhar tempo), em alguns lugares de Grooseland (sim, vou me referir à superfície como Grooseland daqui em diante, deal with it), será possível ver algumas borboletas voando em conjunto. Se você puxar a Harpa (o que você faz usando o botão superior dos direcionais) e tocar brevemente uma nota, uma Gossip Stone vai surgir do chão, e lhe presenteará com um tesouro comum. Tenha isso em mente enquanto estiver viajando por Grooseland.



Seja como for, retorne para o céu. Temos bastante coisas a fazer em Skyloft...


OS DOIS MOINHOS DE VENTO

UMA PARADA NO BAR

Você ainda lembra que estamos devendo algum trabalho lá pela Lumpy Pumpkin, aquele bar tematizado de abóbora próximo à entrada para Faron? Pois é. Chegou a hora de lidar com o segundo trabalho.

Entre no bar e fale com Plumm, que ainda estará bem irritado com o fato de nós termos derrubado o lustre fino dele. Pois bem, ele vai lhe dar o segundo trabalho: falar com a Kina, que está na parte de trás da ilha deles, e ajudá-la a levar as abóboras para uma reserva próxima.
Vá lá pra fora e fale com a sempre adorável Kina para começar esse pequeno mini-game.


OK, tudo o que você precisa fazer é seguir o caminho demarcado por uma trilha no chão e levar um total de cinco abóboras, de uma só vez, para aquela reserva do outro lado.
Seria uma tarefa simples, se você não tivesse de equilibrar cinco abóboras bem grandes de uma só vez.
Para isso, você deve andar bem devagar e ficar de olho na pilha que está carregando. À medida em que você for andando, as abóboras vão ceder ou para a esquerda ou para a direita. Quando notar isso, imediatamente equilibre-as andando na direção para a qual elas estão cedendo.
Esse mini-game é, essencialmente, um teste de paciência, então, vá indo devagar e com tranquilidade.

[Creio que, a essa altura, já é possível fazer o terceiro, e último, trabalho em Lumpy Pumpkin. Manterei esta parte do guia, em particular, em aberto, para ser atualizada caso esse seja mesmo o caso. Não se preocupem! Essa atualização chegará logo.]

UMA PARADA NO BAZAR

Agora, voe para Skyloft propriamente dita.
Como sempre, é uma boa ideia dar uma volta no Bazar para conferir o que há de novo. Há algumas coisas que seria bom você comprar aqui, mas, muito provavelmente, você não terá dinheiro para tudo. Dito isso, dessas coisas, uma delas é bem importante de se pegar logo.

Nas lojas do Bazar (e estarei incluindo aqui a loja aérea do Beedle), você precisa comprar os seguintes itens:

  • Uma Stamina Potion, por 50 rupees (e essa eu ALTAMENTE recomendo que você pegue, para uma busca opcional que vamos começar logo logo);
  • Um Sacred Shield*, que estará por 500 rupees;
  • Uma expansão para a sua bolsa, por 600 rupees.
*: O Sacred Shield, além de não ser altamente necessário agora, tem uma durabilidade consideravelmente baixa, mas, em troca, ele é capaz de se reparar sozinho dado algum tempo; se você não é lá muito bom com o uso do escudo, minha recomendação é que se ignore esse aqui, ao menos por enquanto.


Você também pode falar com Peatrice, a garota do Item Check, se quiser, e eu recomendo que você o faça, mesmo que não tenha nada para trocar ainda; digo isso porque vai servir, também, para outra busca opcional.

Enfim, feitas essas pequenas transações, poderemos seguir em frente... Ao menos para fazer duas coisinhas primeiro.

O FAXINEIRO DA DEUSA

Existem duas buscas opcionais que podemos fazer logo agora, uma das quais vai dar frutos quase que imediatamente (então, vamos direto para ela).

Siga para a parte residencial de Skyloft (a mesma onde o cemitério está localizado). Logo quando você cruzar a ponte, vire para a direita e entre na primeira casa que você ver (que, creio eu, deverá estar no mesmo nível que você, e deverá ser rosa).
Esta, caso você não saiba, é a casa onde mora Mallara, a mãe de Pipit (que, caso você não lembre, é aquele cavaleiro que usa uma roupa amarela). Essa também é a casa mais suja de toda Skyloft, e isso se dá, basicamente, porque Mallara não se dá ao trabalho de varrer (ela nem sabe se eles têm uma vassoura). Por sorte, você chegou.
Fale com Mallara para ter uma noção do que ela quer, e aceite limpar a casa dela. Não se preocupe, vai ser fácil.

O que você precisa fazer aqui dentro é usar o Gust Bellows para, literalmente, soprar toda a poeira com o vento. Você deve limpar a casa toda e, sim, você vai quebrar alguma coisa no processo (várias, na verdade, mas, eh, ela não se importa). Limpando toda a casa, Mallara vai chamar a sua atenção. Fale com ela e você ganhará 5 Cristais de Gratidão. Pra completar a coisa, ela lhe dará 20 rupees, também, e, surpresa, ela vai lhe dar 20 rupees toda vez que você limpar a casa dela daqui em diante.

OK, com isso fora do caminho, vamos para o segundo desafio (que, adivinha só, fica bem perto do nosso próximo objetivo de fato).

QUESTÕES ACADÊMICAS


Siga para a Academia. Esse será o pano de fundo para dois objetivos nossos. Vamos começar logo com a parte opcional.

Quando chegar na Academia, vá para o seu quarto e durma até a noite. Logo na mesa de cabeceira, haverá um Cristal de Gratidão (o qual eu me esqueci completamente de cobrir quando fomos atrás deles antes... Oops?).
Com esse cristal, saia do seu quarto e entre no que está imediatamente à esquerda.

Este será o quarto de Fledge, aquele rapaz que nos deu a Adventure Pouch lá no começo do jogo.
Entrando aqui, você verá a cena um tanto triste de ele tentando fazer algumas flexões de frente (e não tendo muito sucesso). Fale com ele para entender porque diachos ele está tentando fazer isso.

Basicamente, Fledge quer se tornar mais forte, mas, como podemos ver, ele não tem a energia necessária para treinar e se fortalecer. É aqui que entra aquela adorável Stamina Potion que eu recomendei que você comprasse mais cedo. Se você a tiver no seu inventário, você poderá dá-la a Fledge, que vai tomá-la imediatamente e ficará pronto para continuar seu exercício!


Essa busca vai continuar daqui umas partes, então, vamos simplesmente deixar o Fledge de lado por enquanto.

Durma até o dia seguinte, e, dessa vez, siga para a sala do diretor Gaebora (é a primeira sala à direita, logo depois das escadas).
Lá dentro, fale com ele sobre os versos da música da deusa (a mesma que Zelda cantou no festival e que a velhinha cantou em Grooseland).
Resumindo tudo o que vai rolar, Gaebora vai falar de dois moinhos de vento que podem ser encontrados em Skyloft, e nosso objetivo é encontrá-los e ativá-los.
Vamos fazer isso.

O PRIMEIRO MOINHO

Para alegria geral da nação, o primeiro moinho de vento é bem fácil de encontrar, visto que ele está no caminho entre a Academia e a Praça Branca (o mesmo lugar onde fica a Light Tower, que visitaremos com cuidado já já).

O moinho em questão é relativamente grande, e conta com um pequeno cata-vento vermelho e azul na base.
Basta andar olhando na direção do céu (à direita, se você estiver vindo pela Academia), e você vai encontrá-lo bem no meio do caminho.

Use o Gust Bellows no cata-vento para girar o moinho, e faça-o apontar para a Light Tower (um símbolo atrás do moinho vai brilhar quando ele estiver na posição certa).

O SEGUNDO MOINHO

Então, o próximo moinho será um tanto difícil...
Siga para a parte residencial de Skyloft, e vá para a parte mais alta dessa região (há uma trilha no chão que indica o caminho).

Lá em cima, você irá se reencontrar com Jakamar, o pai de Kukiel, e também o único mecânico/carpinteiro de Skyloft. Aproxime-se do moinho para perceber que ele está sem o cata-vento. Jakamar vai explicar que o tal cata-vento caiu de Skyloft há anos, e que o mesmo atravessou a barreira de nuvens. Ele também menciona que o avô de Gondo, o dono do Scrap Shop (que é onde você pode atualizar os seus itens) tinha um robô capaz de pegar itens da superfície (ou seja, Grooseland) e trazê-los de volta.


Sem demora, retorne para o Bazar, e fale com Gondo. Converse com ele (respondendo "Yes" para a pergunta dele) e, eventualmente, ele vai falar do robô, chamado Scrapper. Infelizmente, Gondo vai revelar que Scrapper não funciona mais, embora ele acredite que seja possível consertá-lo com a ajuda de um tesouro chamado Ancient Flower (lembra quando eu falei que você precisaria desse item?).

Entregue uma Ancient Flower a ele ("Take mine!"), ou pegue uma em Lanayru Mine e volte para entregar a ele, e Gondo vai ressuscitar Scrapper.

O robô, que se parece como qualquer outro Robô antigo, com a exceção das hélices na cabeça, estará grato por voltar a funcionar, embora ele não dê o crédito a Link (na verdade, ele é bem hostil e mal-educado quando vai falar com Link, o que é algo bem hilário, se me perguntar).


É somente quando ele vê Fi que Scrapper finalmente aceita ajudar (e, de novo, de uma maneira um tanto cômica - até parece que ele se apaixona por ela).
Enfim, Fi vai aparecer agora justamente para afirmar que você pode usar a técnica de dowsing para encontrar o cata-vento perdido. Use isso, se quiser, mas, acredite, encontrá-lo vai ser bem fácil.

Voe para a região de Eldin, e pouse na estátua que estava próxima ao Templo da Terra (Temple Entrance).
O cata-vento estará logo ao lado de onde nós adquirimos a segunda parte da chave do templo (lembra dessa?).
No caso, do Templo, siga para a esquerda e vá para aquela área onde havia uma grande ladeira de areia levando para um pilar isolado (pilar este que foi derrubado por você antes).
Ao lado da ladeira arruinada, estará o cata-vento só esperando que alguém o pegue.

Examine-o com a Fi e aceite o pedido dela para chamar Scrapper.
Num piscar de olhos, o robô grosseiro vai aparecer e carregar o item (não antes de ser um puxa-saco da Fi e um hater seu).

Então... Missão cumprida! Saia de Grooseland e retorne para Skyloft.

Bastará se aproximar da ilha principal para que você já pouse perto de Jakamar e do moinho. Depois de duvidar um pouco, ele irá consertar o moinho pra você e vai sair de cena.
Agora, sim, basta girar este moinho de maneira que ele aponte para a Light Tower na praça.

Quando ambos os moinhos estiverem em posição, algo acontecerá na Light Tower, que terá uma seção em seu topo revelada.

A MÚSICA DA DEUSA NO TOPO DA TORRE

Suba até o topo da Light Tower e fique em uma posição na qual você estará logo de frente para um pequeno feixe de luz que está se formando (ou, basta ficar um pouco por fora do círculo formado no chão). Quando estiver em posição, toque a Harpa para que um círculo de luz, bem parecido com aquele que vimos no Sealed Temple, tomar forma.
Como no Sealed Temple, toque a Harpa no mesmo ritmo do círculo de luz e, logo, Fi vai se juntar a você com sua voz. Quando você tocar o número correto de vezes, você será agraciado com a linda voz de Fi e a pior animação de cantoria de todos os tempos (veja essa animação e trema!).

Até parece que ela tá levando um choque, ou viu um rato, ou sei lá...
A música irá dar forma a mais uma mudança na torre, que vai gerar um feixe de luz, que vai penetrar na enorme nuvem logo ali atrás.

Que surpresas estarão lá dentro? Que coisas iremos ver ou descobrir?
Adivinha só, veremos tudo isso, e um pouquinho mais, na próxima parte!

Vejo vocês lá!

Fonte das imagens: Zeldapedia, Zelda Wiki, alguns gifs aqui presentes não pareceram ter dono, com a exceção do último (cuja fonte está no título do mesmo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário