segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Guia de chefes - Breath of the Wild #1

Este guia está sujetio a atualizações.
Última atualização feita em 14/09/2019 


Se tem uma coisa pior do que Lynels mandando em pequenos lugares de Hyrule, são enormes máquinas ironicamente chamadas de Bestas Divinas sendo controladas por pragas malignas.
Por isso, neste guia, vamos sentar e falar sobre como derrotar cada uma dessas abominações da natureza da única maneira possível: com armas em mãos e acertando elas até morrerem!

Como muita coisa em Breath of the Wild, não existe uma ordem específica para derrotar os chefes do jogo. Por conta disso, eu listarei os chefes na mesma ordem em que eu os enfrentei, com algumas pequenas alterações.
Só um pequeno aviso, antes de começarmos: é altamente recomendado que você atualize o seu Sheikah Slate, a fim de que ele tenha acesso às runas +. Elas serão bem úteis para enfrentar os chefes, conforme veremos. Eu também não fiz menção aos poderes que lhe são dados ao final de cada calabouço, mas, fique sabendo que cada um deles, assim como as Flechas Antigas, são extremamente efetivos, e podem fazer esses chefes ficarem bem mais simples de derrotar, especialmente a habilidade dada a você na região Gerudo. Seja como for, vamos falar sobre como derrotar as Pragas de Hyrule, mais alguns outros oponentes essenciais.

A luta contra as Bestas Divinas será explorada em outro guia.



Scourge of Divine Beast Vah Ruta

WATERBLIGHT GANON



A praga que dominou a Besta Divina Vah Rut, é provavelmente uma das duas mais desafiadoras, justamente por requerer velocidade e muitas ferramentas de sua parte. 
A primeira parte da batalha ocorrerá da mesma maneira que você enfrentou praticamente todos os seus oponentes até agora. A diferença, no entanto, é que Waterblight está armado com um Tridente Antigo de alcance bem grande, sem falar, é claro, de sua alta resistência. Boa parte dos ataques de Waterblight terão como fonte o tridente, o que significa que você pode ficar bem comprometido se ficar no alcance dele. Para completar, ele também é capaz de atirar os lasers dos Guardiões (já que ele é aparentemente feito de uma mistura da energia de malícia e partes da tecnologia dos guardiões), e ainda de se teleportar, o que significa que você não ficará longe dele por muito tempo.
Por isso, minha recomendação é que você se aproxime dele. Isso aí: fique perto do monstrão. Dessa maneira, você poderá escapar da maioria dos ataques dele apenas circulando ao redor de Waterblight e atacando ocasionalmente. Não ache que você estará completamente seguro, no entanto: o chefe ainda tem um ataque no qual ele cobre uma área circular ao seu redor, e, se você estiver dentro dela, você vai levar um dano selvagem. Por isso, é ideal que você se mantenha atento, também, aos movimentos dele.
Vale ressaltar que, no caso desse ataque que acabei de falar, você estará completamente seguro se estiver um pouquinho acima do nível do chão; então, basta você se esconder na entrada da arena quando Waterblight começar a carregar seu ataque.

Honestamente, a primeira fase, apesar de um tanto insistente, não é necessariamente difícil. 
A honra disso vai para a segunda fase.

Depois que se machucar o suficiente, Waterblight vai inundar a sala, e obrigará você a ficar em uma de quatro plataformas no meio da arena. Essa é a parte mais difícil do jogo justamente por conta disso. 
Como se não bastasse, Waterblight também vai começar a disparar blocos de gelo em sua direção (que podem ser desfeitos com suas flechas, um ataque executado na hora certa, ou usando a runa Cryonis), que ceifam MUITOS corações, se você não estiver equipado com uma roupa de boa defesa. 
Existem algumas maneiras de contra-atacar, a melhor opção sendo criar blocos de gelo próximos ao lugar onde Waterblight está, esperar ele terminar o seu golpe de gelo para se aproximar, subir no bloco que você criou, e atacá-lo diretamente com uma arma de bom alcance (como uma lança ou um tridente). Você também pode usar suas flechas, disparando bem no olho dele, para deixá-lo paralisado por alguns (poucos) instantes, e aproveitar para fazer sua investida.

Apesar de toda essa explicação, no entnato, Waterblight continua sendo um inimigo formidável, e a melhor forma de enfrentá-lo é simplesmente fazendo-o, aproveitando a oportunidade para analisar os movimentos e padrões de seu inimigo, e usá-los a seu favor.

Leader of the Yiga Clan

MASTER KOHGA




Apesar de o caminho até Mestre Kohga ser um tantinho difícil, ainda mais se você for impaciente, a batalha contra o próprio líder do clã Yiga não é exatamente desafiadora: na verdade, está mais para uma piada bem contada.
Para essa luta, você vai precisar de muitas flechas.
Como os outros chefes de Breath of the Wild, o Mestre Kohga vai dividir o confronto em três fases, mas, de novo, não é nada de muito difícil.
Em cada fase, tudo o que ele vai fazer é se proteger por trás de uma barreira enquanto ele conjura uma esfera que pode ser usada como ataque. 
Na primeira fase, logo quando ele criar a tal esfera, a barreira que o protegia vai se desfazer, e você poderá acertá-lo com uma flecha. Faça isso antes de Kohga usar a esfera, e a mesma vai cair na cabeça dele, machucando-o pra valer e deixando-o imobilizado por alguns instantes, uma oportunidade perfeita para que você entre na ofensiva.

Na segunda fase, Kohga ficará acima do grande buraco da arena, e vai conjurar duas esferas, dessa vez. Quando as duas forem criadas, ele vai começar a girá-las lentamente, no sentido anti-horário. Tudo o que você precisa fazer é atirar uma flecha na hora certa para que uma das esferas o acerte bem na cabeça, deixando-o paralisado, e machucando-o pra valer, de novo. Aproveite para atacá-lo, e repita tudo até ele começar a última fase.

Nessa terceira fase, ele vai conjurar uma esfera única, e bem maior; ele também vai ser mais esperto e vai manter a barreira ativa, dessa vez. Por isso, vamos nos focar na esfera em si. Percebeu que ela é feita de metal? Use a runa de Magnesis na esfera e force-a contra Kohga para fazê-la explodir na cara dele. Faça isso mais uma vez, e o chefe terá sido derrotado.

Ele vai preparar um ataque final, ainda mais poderoso, que envolve mais uma esfera gigante. No entanto, devido a uma completa falta de atenção da parte dele, a esfera vai rolar em sua direção, e vai atirá-lo no buraco sem fundo da arena, terminando a batalha, e dando ao líder do clã Yiga um final bem... deprimente.

Scourge of Divine Beast Vah Naboris

THUNDERBLIGHT GANON


Thunderblight Ganon é um daqueles chefes que faz você questionar a sua própria existência e o motivo de você jogar videogames pra começo de conversa.
Thunderblight Ganon também é a própria morte programada em jogo. 
O que quero dizer é que Thunderblight Ganon é um chefe bem difícil.

Os fatores que vão decidir quem sairá vitorioso deste combate são reflexos e velocidade. Não só Thunderblight é a praga de Ganon mais rápida, como ele também vai sair diversas vezes de sua vista para surgir depois de alguns flashes de luz com um golpe bem no seu peito (assumindo que você não esteja se defendendo ou desviando a tempo). Ele também conta com um escudo antigo que não é tão efetivo quanto um que você pode adquirir, mas, que certamente vai servir para bloquear seus ataques até ele eventualmente quebrar (e se ajustar de novo depois de um tempo; não se empolgue). Para piorar as coisas, como o próprio nome dele indica, o desgraçado tem ataques elétricos que serão um absoluto inferno para você, se você ousar deixar que eles lhe toquem (assumindo, é claro, que você não tenha a Armadura de borracha, o que pode deixar essa luta bem mais fácil). 

O principal truque para enfrentar Thunderblight é se manter vigilante e ter seu equipamento pronto. Mantenha-o sob contato visual, prestando atenção para onde ele está, e sempre com seu escudo levantado. Quando Thunderblight chegar até você, ou desvie na hora certa (para ativar um Flurry Rush) ou mantenha seu escudo levantando ou para defender-se ou para fazer um parry (o que é bem mais efetivo, mas, definitivamente bem mais perigoso de fazer). Qualquer uma dessas coisas vai manter o chefe paralisado por tempo suficiente para realizar alguns ataques. Depois de apanhar o bastante, Thunderblight vai se afastar e atirar as bolas de eletricidade de que falei antes. Desvie delas, pelamor...!

Quando você finalmente chegar a metade da vida dele, Thunderblight vai invocar diversas estacas de metal, e ele começará a conduzir eletricidade por elas, o que poderá, potencialmente, lhe causar a mãe das dores de cabeça. O que você precisa fazer aqui é algo surpreendentemente óbvio, mas, ainda bem fácil de esquecer: você precisará usar a runa Magnesis em uma das estacas e deixá-la próxima de Thunderblight (que estará bem acima da arena), e esperar a mágica de tiro pela culatra acontecer (obviamente, você ainda precisa tomar cuidado com as outras estacas: fique longe delas para não levar um choque).

O resto do combate se repete do mesmo jeito, então, aproveite as chances que tiver para explorar os movimentos do chefe, e saber quando e onde atacar.

Scourge of Divine Beast Vah Medoh

WINDBLIGHT GANON




Pode relaxar a sua alma, Windblight Ganon só parece intimidador. Na verdade absoluta, ele não é tão difícil quanto os outros dois, contanto que você tenha boa mira com seu arco. Inclusive, se você tiver um bom número de flechas (tanto comuns quanto Bomb Arrows), essa luta dificilmente será complicada para você.

Os principais ataques de Windblight envolvem tornados e diferentes tipos de disparos. Seus melhores amigos aqui serão seu arco, flechas e o planador. 
Em diferentes partes da arena, você poderá encontrar alguns ventiladores criando correntes de ar para o alto, que serão muito úteis para esta luta. 

Para este combate, você precisará prestar atenção nos movimentos do chefe, e precisará se manter em movimento. Com bastante atenção, você não só conseguirá desviar de quase todos os ataques dele, como também poderá aproveitar diferentes brechas para fazer a sua própria ofensiva. 
Durante boa parte da luta, também, Windblight vai se manter em diferentes altitudes, o que vai requisitar que você aproveite diferentes oportunidades para se aproximar e atacar; armas brancas terão seu efeito, mas, o que você precisará usar com toda paixão serão seus arcos.

Minha recomendação é que você utilize essas correntes de ar para ganhar altitude e, enquanto você está no ar, puxar seu arco e mirar bem na cara de Windblight, na tentativa de acertá-lo com um golpe crítico (que é bem fácil de executar: basta mirar bem no "rosto" dele). Se você acertar o ponto crítico dele três vezes, Windblight vai cair no chão, e ficará vulnerável a ataques mais diretos. Por isso, aproveite a chance para se aproximar rápido e acertá-lo o maior número de vezes com sua arma mais forte.

Agora, por mais que Windblight seja um chefe relativamente fácil de enfrentar, ele terá uma boa gama de ataques para deixar você em maus lençóis. Primeiro, um ataque de tornado que ele pode fazer de maneira bem rápida, e, segundo, uma série de pequenos disparos de seu braço canhão: por sorte, ambos os ataques são bem fáceis de desviar, contanto que você mantenha sua distância (ou fique bem perto, no caso dos disparos) e se mantenha em movimento.
Muitas vezes, inclusive, Windblight se manterá a uma altitude relativamente baixa, permitindo que você possa atacá-lo diretamente, mas, lembrando de seus ataques.

Depois de levar dano o suficiente, Windblight vai começar a segunda fase do combate, na qual ele se manterá quase o tempo todo bem alto, e com mais quatro pequenos atiradores o acompanhando.
O próprio chefe não fica muito mais difícil com isso; na verdade, se você ficar usando as correntes de ar da arena para ganhar altitude, e ficar acertando o seu ponto crítico vezes o suficiente, ele continuará indo ao chão, e continuará tão vulnerável quanto antes. O problema dessa segunda fase são os atiradores. Apesar de eles serem relativamente inofensivos quando estão desativados (eles nem ficarão em seu caminho, afinal), os tiros que eles podem gerar são absolutamente devastadores, não em termos de dano, mas, em termos de alcance: se você perceber que eles começaram a brilhar e estão carregando um ataque, fique distante, e mantenha-se em movimento; caso contrário, você vai voar LONGE.

Scourge of Divine Beast Vah Rudania

FIREBLIGHT GANON



Não se deixe intimidar pelo tamanho do machado antigo que Fireblight tem em mãos: se você for rápido, boa parte dessa luta não será um problema. O maior desafio é que você não pode usar armas de madeira, devido à temperatura intensa da Montanha da Morte.

Diferente dos outros inimigos até agora, Fireblight é curiosamente direto em termos de ataque: como ele não tem nada de grande alcance, e certamente não vai correr com um tamanho daqueles, o seu único método é usar o machado que tem fundido ao braço direito para causar dano, e, aviso logo, esse aqui acerta como um tanque.
Por isso mesmo, minha recomendação é que você já equipe a sua arma mais forte e saia atacando ele com toda a sua ferocidade. Fireblight não é muito resistente, e ele vai acumular muito dano de uma vez; se você estiver usando uma arma pesada, como uma espada gigante, ou uma daquelas espadas de pedra dos gorons, o ataque giratório dela é excelente aqui, justamente porque você pode se manter em movimento enquanto ataca. Fica o aviso, no entanto, para certos ataques que cobrem uma certa área que o Fireblight pode, e deve, executar. Mesmo assim, não é nada para se temer, visto que essa primeira fase da luta pode acabar bem rápido.

É na segunda fase que as coisas ficam mais interessantes. Fireblight vai deixar seu machado com o elemento de fogo, e vai iniciar uma nova tática, dessa vez usando uma técnica conhecida como a Proteção de Daruk, na qual ele fica encapsulado por um escudo mágico que, surpresa, nenhuma de suas armas poderá penetrar. Nada tema, no entanto; é surpreendentemente fácil quebrá-lo usando a runa certa.

O truque dessa segunda fase é o seguinte: enquanto está protegido, Fireblight vai materializar uma bola de fogo, gerando uma corrente de ar forte no processo. Quando ele terminar, ele vai atirar essa bola que, se acertar você, mesmo com a armadura Flamebreaker completa, vai causar um bocado de dor; sua melhor opção, nesse caso, é se esconder por trás de uma das várias colunas da arena, ou, até mesmo, se manter em movimento e pular na hora certa (o que eu não necessariamente recomendo). Na verdade, o que você quer mesmo fazer é se aproximar dele ENQUANTO ele carrega o seu ataque, e atirar uma runa de bomba nele. Faça ela explodir quando estiver bem perto dele, e isso irá desfazer o escudo do bicho. Complete o truque acertando-o com uma flecha para paralisá-lo, e se aproxime para dar a mãe de todas as surras nele. Afaste-se e espere ele voltar ao normal para refazer a operação.

MONK MAZ KOSHIA (DLC)


O último chefe da Balada dos Campeões é, surpreendentemente, o chefe mais empolgante do jogo. Não só Maz Koshia é bem menor do que os Blights, ele também parece uma versão super-poderosa dos membros do clã Yiga, os quais você, sem dúvida, teve de enfrentar durante a sua jornada em sua primeira fase; isso significa que ele não começa tão difícil, apesar de ser bastante forte.
Assim como Thunderblight, minha recomendação é que você mantenha seu escudo levantado, e preste atenção aos movimentos do chefe, defendendo, ou desviando, quando necessário. Um truque que pode ser útil caso você esteja tendo dificuldades tem relação às Mighty Bananas: deixe uma no chão e Maz Koshia vai parar o que está fazendo para ir até elas e comê-las (dito isso, ele VAI recuperar um pouco de vida se ele comer); aproveite a distração para atacá-lo, se usar esse método.

Na sua segunda fase, Maz vai criar diversos clones dele mesmo (nos lembrando que ele É um Sheikah ninja), e vai usá-los a seu favor para enganar você. Por sorte, é possível descobrir bem rápido qual deles é a múmia ninja que você quer. Use a runa de Câmera para identificá-lo (o original é o único que ela vai considerar). 
Mesmo só tendo um monge de verdade aqui, não ache que os clones não são perigosos! Eles também atacam, em sequência, ainda por cima, e vão machucar você. 

Os ataques de Maz Koshia nessas duas fases, por sorte, são relativamente fáceis de bloquear e/ou desviar. Basta manter-se em movimento, e com seu escudo levantado para não levar golpes surpresa. É quando ele chamar os clones que a situação fica um pouco mais difícil, mas, ainda assim, perfeitamente possível de lidar.

A terceira fase de Maz Koshia, no entanto, será um pouquinho mais difícil. Não só ele assumirá o tamanho de um gigante, como também vai começar a atirar o mesmo laser dos Guardiões, sem falar que seus golpes ficam mais difíceis de desviar e bloquear (justamente por causa do tamanho). 
Não se preocupe, no entanto, já que fazer um Parry no laser, ou até mesmo acertar o ponto fraco dele, no rosto, algumas vezes com flechas, será o suficiente para fazê-lo ficar paralisado e 100% vulnerável.
Vale ressaltar que, mesmo enquanto está ativo, Maz Koshia não possuirá nenhuma defesa, e pode ser atacado a qualquer momento; mesmo assim, é bom evitar ataques gratuitos, visto que ele pode causar uma onda de força que vai machucar você bem severamente se você não parar e fugir a tempo. 

Após essa terceira fase, ele vai reconhecer o seu valor como um novo Herói, e dará o seu prêmio.

Scourge of Hyrule Castle

CALAMITY GANON






Você está de frente para o que é, possivelmente, a fonte de todo o mal e ódio de Hyrule. A batalha contra Calamity Ganon será bem parecida com aquelas dos Blights, a principal diferença sendo que não há nenhum truque escondido. Será apenas você e Ganon.

A longevidade dessa batalha será determinada, inclusive, pelas Bestas Divinas que você salvou. Se você conseguiu recuperar todas as quatro, derrotando os quatro Blights, Calamity Ganon será acertado por um poderoso raio que vai drenar 50% de sua energia, deixando com você apenas metade da luta. Não se empolgue, no entanto: ele continua bem resistente, e essa luta pode demorar um pouco. Vale ressaltar, também, que a melhor arma para usar contra ele será a Master Sword, visto que ela é a arma mais resistente do jogo, e a candidata ideal a lidar com o que é, a essa altura, uma encarnação pura de maldade.

Como você pôde ver pela forma absolutamente bestial e grotesca, Calamity Ganon não é apenas feio, como ele também tem acesso a alguns tipos de armas, especificamente um canhão antigo e uma espada/lança, isso sem contar com algumas outras pequenas surpresas, como uma lâmina de fogo (a qual vai gerar uma corrente de ar quente na qual você pode planar para ganhar altitude e conseguir espaço para mirar e atirar algumas flechas nele).
O truque na primeira fase desta luta é se manter atento aos movimentos da Calamidade, e atacar sempre que houver a chance. Na verdade, nesta primeira fase, não há momentos de invencibilidade para Calamity Ganon; você pode atacar a qualquer momento, mas, com a ciência de que ele pode fazer o mesmo com você.
A parte mais complicada da luta, no entanto, ocorre sempre que Ganon tentar ganhar distância de você, e ficar nas paredes da arena. Não só acertar ele fica um tanto difícil, já que ele se move com muita frequência, e muita velocidade, como é aqui que ele vai usar aquele canhão antigo dele, com um daqueles lasers de Guardiões que todos nós amamos. Sua melhor chance aqui, honestamente, é usar o Parry de seu escudo para rebater o tiro e deixar Ganon imóvel no chão por alguns instantes.

Quando você arrancar metade da vida que ele tiver, Ganon vai entrar na segunda fase do combate, na qual ele vai criar uma barreira aparentemente impenetrável ao seu redor, e estará virtualmente invencível. Parece horrível, mas, não entre em pânico!
A melhor forma de derrotar o monstro do jeito que ele se encontra ou é usando os Poderes dos Campeões, em especial a Fúria de Urbosa, ou fazendo um Parry bem executado no tiro de laser guardião.
Qualquer uma dessas opções deixará Ganon paralisado e sem acesso a sua preciosa barreira, então, use essas habilidades sem dó.
Enquanto a barreira está ativa, e caso você não tenha acesso nem ao Parry nem aos poderes dos Campeões, bem, sua melhor opção é simplesmente desviar dos ataques dele e esperar sua chance brilhar.

DARK BEAST GANON 






Vamos só deixar claro que, se você chegou a essa luta, você já praticamente terminou o jogo. A batalha contra Dark Beast Ganon é mais uma cena interativa, na qual você deve ajudar Zelda a selar Ganon mais uma vez. 
Cena interativa ou não, no entanto, esse aqui também é um dos muitos pontos altos de Breath of the Wild, justamente por ser uma das partes mais épicas e gloriosas do jogo, como um todo. 

O que você precisa fazer neste combate, primeiro, é se manter firme no cavalo que será entregue a você (e que será, na verdade, o primeiro companheiro que você adquiriu em sua jornada; se não isso, será aquele que estava disponível já no campo) e pegar o Bow of Light que será entregue por Zelda no começo do confronto.
Então, minha recomendação é que você não fique parado, e comece a circular Ganon, à espera que Zelda revele os vários pontos fracos da besta, em forma de grandes e brilhantes círculos de luz. Com esses círculos à mostra, puxe o Bow of Light e dispare em cada um deles. 
Ganon, enquanto isso, se manterá disparando grandes raios para a frente, então, faça o que fizer, evite ficar diretamente na frente dele. 

À medida em que você for destruindo esses círculos, mais e mais irão se formar, com a música da batalha fazendo um bom acompanhamento. 
Eventualmente, Zelda vai chamar atenção para um último alvo, que vai se formar bem na cabeça da besta. Espere o sinal dela para atirar neste último e, finalmente, selar Ganon pela primeira vez em 100 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário