quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Detonando! The Legend of Zelda: Skyward Sword - O Deserto Lanayru

Vou só soltar o aviso de que esta próxima parte acontece em uma região bem grande, talvez a maior e mais aberta região do jogo inteiro.
Por sorte, tudo o que você precisará fazer de muito importante será destacado no seu mapa.

E, sim, isso significa que poderemos ir direto para a próxima região da superfície. Só precisamos quebrar a barreira do céu uma terceira vez primeiro...

A LUZ DE ÂMBAR

Vamos começar nossa viagem de hoje retornando para os Céus. Não há mais nada que possamos fazer por aqui, então, use a estátua a sua esquerda para voar.

Quando chegar no céu, siga logo para Skyloft (assumindo que você ainda não tenha pego os baús que liberamos da última vez) e vá direto para a câmara escondida na estátua da deusa.
Colocando o tablete âmbar, você vai abrir outro buraco na barreira de nuvens, dessa vez nos céus ao sul.

Como eu disse antes, já poderíamos ir direto para o próximo destino, mas, antes de fazer isso, minha recomendação é que você passe no bazar primeiro!
O que queremos fazer é trocar o escudo de metal que você com certeza ainda tem pelo escudo de madeira que você deve ter deixado por aqui. Essa troca é importante justamente porque você precisará de um material resistente ao elemento mais comum dessa próxima região, e o escudo de madeira é a melhor opção para isso.
Compre também algumas poções, se você estiver precisando.

Melhor ainda, na loja de "variedades", vamos chamar assim, agora é possível comprar um saco de bombas extra, capaz de aumentar o número de bombas que você pode carregar por 5. Precisaremos de muitas bombas, então, se você tiver o valor de 150 rupees consigo, vai em frente e compre.

Uma coisa a mais que você pode fazer, e que eu até recomendo, é falar com Gondo, o dono de uma loja aqui no bazar. Pelos materiais certos (ou tesouros) e mais alguns rupees, ele poderá atualizar um de seus itens, deixando-o mais poderoso, mais efetivo, ou mais resistente. Seria por isso que você pega tantos tesouros em tantos lugares distintos.
A essa altura, é altamente provável que você já possa atualizar o escudo de madeira, deixando-o não só com um design diferente, como também mais resistente (o que será útil para o que teremos de lidar mais à frente). Os materiais que você precisa são duas Amber Relics, uma Monster Claw e uma Jelly Blob, todos os quais puderam ser coletados algumas vezes em nossa jornada, mais uma taxa de 30 rupees. Se você tem os materiais e o dinheiro, eu recomendo fortemente que você faça essa atualização!

Quando estiver com seu equipamento pronto, siga para aquele feixe de luz amarelo (ou de âmbar, eu acho) que se formou nos céus do sul.


A MINA DE LANAYRU

A PEDRA QUE CONTROLA O TEMPO

O seu destino da vez é um lugar bem misterioso: a região de Lanayru. Essa também é a maior região de toda a superfície, e teremos uma quantidade enorme de espaço para viajar aqui.

Logo quando você descer na superfície (e depois de Fi explicar que todo o lugar mudou muito no passar de vários séculos), eu quero que você dê meia-volta e pule para a área que está atrás de você. Ao fazer isso, você vai cair bem perto de um Goddess Cube, o qual você pode ativar agora.

Feito esse pequeno desvio, vire-se novamente e siga para o caminho que lhe havia sido apontado antes. Apesar de ter muito espaço mais à frente, essa primeira seção de Lanayru, a Mina, é bem linear, mais até do que o vulcão ou a floresta.

Logo quando você chegar na primeira caverna, que é simplesmente inevitável, você encontrará alguns Keeses e um carrinho de mina parado, abandonado e aparentemente quebrado.
Como ele será importante para o que queremos fazer, empurre-o até que ele caia em um buraco. Acompanhe-o, tomando cuidado com os inimigos que estarão dispostos a emboscar você. Esses inimigos são outra variação de ChuChu, os ChuChu elétricos. Como você já sabe, metal é um condutor de eletricidade efetivo até demais, e usar sua espada no momento em que esses carinhas estão criando faíscas para se defender é altamente contraprodutivo. Por isso, preste atenção e só ataque quando eles não estão brilhando.Você pode atirar bombas para explodi-los de longe, mas, tome cuidado para não se machucar no processo.

Enfim, continue empurrando o carrinho até o outro lado do buraco. Quando fizer isso, use o carrinho como plataforma para sair do buraco.

Seguindo mais à frente, você perceberá uma bifurcação. Para o lado direito, você encontrará outro carrinho (que eu recomendo que você empurre até o final de seu trilho), assim como várias Bomb Flowers (que podem ser úteis caso você esteja ficando sem munição) e alguns ChuChus elétricos; para o lado esquerdo, você achará uma grande clareira, com uma pedra misteriosa, e azul, bem no meio.
Vamos direto ao ponto: corra até essa pedra e acerte-a com sua espada.
Com o impacto, uma área ao redor da pedra vai mudar de estado, passando de um deserto sem vida para uma região verde e bastante ativa, o que inclui diversas flores, e até mesmo uma série de pequenos robôs. Nessa região passada, também, você poderá encontrar um tesouro chamado Ancient Flower, o qual será importantíssimo mais à frente (então, recomendo que você fique atento a essa flor, e pegue o máximo que puder).



Como Fi vai explicar a você, a pedra que você acertou (chamada de Timeshift Stone; ou Pedra do Tempo, que é como vamos nos referir a ela) criou um tipo de lapso, fazendo com que a área ao seu redor fosse revertida a um tempo há muito passado. É meio complicado de explicar, então vamos apenas dizer que essa área ao redor da pedra alterna entre passado e presente dependendo de a pedra estar ativa ou não.

Os robôs que falei, a propósito, são os habitantes dessa região, e, apesar de a maioria simplesmente mandar você embora por motivos diversos, eles não passam de um bando workaholics absolutamente adoráveis.
Bem, próximo à Pedra do Tempo há um carrinho de mina. Se você quiser, você pode subir nele e deixar ele lhe levar para uma sala à parte, onde mais alguns robôs estarão trabalhando, além de haver um baú com 20 rupees só esperando por você. Para sair da sala, basta entrar no carrinho de novo.

Pois bem, se você seguiu a minha recomendação e empurrou aquele último carrinho, você perceberá que ele estará dentro da área ativa da pedra, e estará funcionando perfeitamente.. Suba nele e deixe-o levar a uma caverna mais à frente, com mais coisinhas de nosso interesse. À esquerda de onde o carrinho vai parar (e bem no limite da área da pedra), há algumas pedras um tanto suspeitas, que podem ser explodidas com uma bomba. Fazendo isso vai revelar a existência de uma outra Pedra do Tempo, e, acertando-a vai fazer essa caverna onde você está retornar ao estado passado, além de chamar atenção para uma estátua dos robôs mais à frente. Você pode fazer isso se estiver à procura de Ancient Flowers.

A CAVERNA DE AREIA MOVEDIÇA


Siga para a estátua que mencionei antes, e você vai perceber que ela parece ter uma cesta bem no meio, certo? Puxe uma bomba e atire-a dentro dessa cesta para derrubar a estátua (o que vai acontecer quando ela explodir lá dentro).
Passando pela entrada que vai ser aberta, você vai encontrar um grande túnel com mais estátuas, e, estranhamente, areia. Nem ao menos pense em andar ali. Essa areia movediça não só impede o seu movimento (deixando você bem mais lento do que o normal) como ela também vai engolir você todo se você tentar passar sem ser correndo. Você precisará passar brevemente pela areia movediça para chegar a uma plataforma firme. Dela, iremos ver o que é preciso fazer.
OK, então vamos analisar isso com cuidado.

Primeiro, observe que as estátuas aqui estão dispostas uma na frente da outra, e que todas elas estão a uma distância curta o suficiente para que uma bomba seja jogada em cada uma. Primeiro, atire uma bomba na estátua que estará imediatamente à sua frente. Quando ela cair, suba nela e atire uma bomba na estátua à frente da qual você acabou de papocar. Fazendo isso, você ganhará acesso a uma passagem secreta, que levará até um baú com 20 rupees.
Exploda agora a estátua que está ao lado dessa com a passagem secreta e, finalmente, você poderá seguir para o outro lado do túnel, obviamente correndo para não afundar na areia movediça.
Só tome cuidado com os Keeses que estarão por aqui (eles realmente podem acabar com o seu jogo se lhe pegarem em uma situação complicada).

Enfim, saia desse túnel com a areia movediça, e você chegará a uma região maior da caverna, onde ainda mais areia movediça estará esperando você, além de várias plataformas, alguns Spumes (também elétricos, porque a vida não é justa), e uma Stamina fruit aqui e ali.
O que você quer fazer é seguir para aquela saída do outro lado da caverna, ao nordeste. Para chegar lá, você precisará ir de uma plataforma a outra, esperando um tempo para recuperar a sua energia (e derrotando os Spumes, se for necessário, seja por meio de um Skyward Strike ou de uma bomba bem atirada), até chegar do outro lado. Por sorte, não é um processo nada complicado, e o mínimo de atenção vai garantir que você chegue ao outro lado. Só tenha cuidado quanto às distâncias entre plataformas: algumas estão bem mais longe do que parecem (em alguns casos, inclusive, você precisará parar de correr por alguns instantes ainda na areia, mas, continuar se movendo até ficar muito fundo, e correr de novo, de forma que economize energia para chegar em um lugar são e salvo).

Com paciência, você chegará lá, e vai encontrar um carrinho de mina próximo a uma grande passagem (que é o nosso objetivo). Antes de mais nada, no entanto, empurre esse carrinho um pouco para a frente. Queremos ele a postos logo.

Entre nessa grande passagem, e você chegará a uma área com uma pedra enorme bloqueando o trilho do carrinho que vimos antes, além, é claro, de algumas outras pedras soltas, e uma passagem à esquerda da pedra gigante.

Seguindo para essa passagem, você verá um longo caminho de areia movediça (longo demais para atravessar) e algumas pedras soltas do outro lado. Aproveite as Bomb Flowers que estão aqui perto e role uma bomba na direção das pedras. A primeira bomba irá destruir as pedras que estão bem no meio do túnel de areia movediça, a segunda bomba irá revelar uma Pedra do Tempo, e a terceira bomba vai ativar a Pedra do Tempo.
Toda essa área da entrada voltará no tempo, e isso significa que a areia movediça será substituída por um caminho firme e maravilhoso de grama.

Você pode seguir por esse caminho (evitando as Quadro Babas que vivem por aqui) para chegar ao outro lado. Isso levará você a um pequeno túnel que dá a volta para a área maior da caverna, com um baú contendo um tesouro raro no final. O seu foco, no entanto, é aquele carrinho que vimos antes (se você foi para o baú, basta pular da plataforma onde ele está e seguir de volta para a entrada dessa área; a pedra ativada vai remover uma parte considerável da areia movediça da sala maior, e você poderá passar com muito mais tranquilidade).

Siga para aquele carrinho e suba nele, caso ele esteja dentro da área de passado e tenha sido ativado (caso não, basta empurrá-lo pra dentro).

Fazendo isso, você será guiado direto para a próxima área da região de Lanayru, e é aqui que as coisas ficam bem maiores.

O DESERTO LANAYRU

Em busca do Templo 



Chegaremos a uma das maiores áreas do jogo. O Deserto Lanayru pode parecer grande e hostil, mas, isso é porque ele é grande e hostil, não apenas porque tem areia movediça em diversos lugares, como também encontraremos aqui alguns dos inimigos mais complicados do jogo, vários dos quais utilizam eletricidade como elemento principal (entendeu agora porque trazer o escudo de madeira era tão importante?).

Apesar de ser uma área grande, você não vai precisar se preocupar muito em se perder, visto que muitos dos caminhos presentes aqui estão bloqueados. Também não precisa se preocupar em deixar algo para trás, visto que, assim como as outras áreas, nós vamos ter tempo suficiente para explorar o deserto com mais detalhes em outras oportunidades.

Bem, se você quiser um tesouro raro, me siga.
Use uma bomba para explodir as pedras soltas que estarão entre o carrinho e a saída de onde você veio, e você vai achar uma outra Pedra do Tempo.
Acerte-a para fazer algumas vinhas se formarem em uma parede próxima. Suba essas vinhas e, cuidadosamente, prossiga pelo caminho que será mostrado a você.
Andando um pouco, você vai dar de cara com um pequeno penhasco e uma porção de terra estreita na qual poderá se pendurar. Faça isso e vá seguindo em frente nesse caminho (que, caso não seja muito óbvio é bastante linear). Depois dessa parte, quando você estiver em terra firme, prossiga cuidadosamente por esse penhasco, e prestando atenção para o que parece ser um disco colorido enterrado na areia. Tenha ele em mente: vai ser importante.
Ao final do percurso, você encontrará uma passagem para a sua esquerda (assumindo que você desceu de maneira cuidadosa) com um baú isolado, contendo um tesouro raro.

Bom, saia daqui e pule para o deserto em si.

Antes de começarmos, permita-me explicar como esse lugar todo é estruturado. O Deserto Lanayru tem a forma do que é, basicamente, uma grande engrenagem, com vários muros separando todo o lugar em diferentes "seções".
É importante pensar no deserto desse jeito justamente por facilitar na hora de explicar onde você deve ir e tal.

Também é importante comentar que esse lugar é habitado por um inimigo chamado Ampilus, um tipo de crustáceo que tem como principal habilidade rolar em sua "concha" elétrica. Essas criaturas vivem no deserto aos montes, e derrotar uma pode ser um tanto chato se você não souber como reagir. Basicamente, Ampilus só estão vulneráveis quando estão fora da concha, o que significa que atacá-los enquanto eles estão protegidos não é apenas inefetivo, como também vai terminar com você levando um senhor choque. O que é preciso fazer (caso você não consiga atacar um de fininho) é esperar que ele entre na concha e comece a rolar feito louco. Daqui, você tem duas opções: desviar e esperar ele ficar tonto ou bater em uma parede (o que vai deixá-lo tonto) ou bater nele com seu escudo assim que ele se aproximar de você. Em ambos os casos, o Ampilus vai ficar tonto e vulnerável, e bastarão alguns golpes comuns para derrotá-lo.
É uma questão de observar padrões. ... Você também pode simplesmente fugir dele. Não é como se fosse difícil despistar um bicho desses.

O baú do tesouro raro fica na mesma "seção" da entrada do deserto, então, basta ir em direção ao centro do lugar (que é, no mapa, o que parece ser uma PISCINA de areia movediça), e você encontrará algo curioso: algumas jaulas, e o que parecem ser esqueletos de Bokoblins no chão. Uma das jaulas, inclusive, tem daquelas pedras que viemos explodindo praticamente o caminho todo até aqui...! Que tal fazermos a mesma coisa aqui?
Infelizmente, você não terá a altura necessária pra acertar o buraco no topo da jaula, mas, é aí que entra esse muro arruinado, que tem um baú (contendo um tesouro chamado Tumbleweed* dentro), bem perto das jaulas.
Desse muro, pule para a jaula menor que estará bem à frente e, dela, atire uma bomba (depois de mirar cuidadosamente) para que ela caia dentro da jaula maior (com um buraco no topo) e exploda a pedra. Atire outra bomba para ativar a Pedra do Tempo que vai aparecer (ou desça e acerte-a com um Spin Attack), e essa pequena área ao redor da Pedra voltará ao passado, recuperando tanto um robô quanto dois membros de uma nova variação de Bokoblin.
*: O curioso desse tesouro é que ele pode ser encontrado completamente solto e em qualquer lugar do Deserto; para pegá-lo no entanto, você precisará da Bug Net e de velocidade (já que o bicho vai passar rolando de vez em quando). Precisaremos de Tumbleweed se quisermos nos aproveitar de uma mecânica do jogo (assim como de qualquer outro tesouro, na verdade), então, sempre tente pegar um quando vê-lo.

Enfim, vamos falar da cena que se materializou bem na nossa frente antes. Essa nova variação de Bokoblin é o chamado Technoblin e, diferente de tudo o que vimos até agora (não só no jogo como em Zelda, no geral), esse nojento tem um BASTÃO FUTURISTA DE ELETRICIDADE. Eu não estou exagerando!



A estratégia para derrotá-lo é a mesma de todos os outros Bokoblins; o problema é que sua espada é de metal e, se ela bater no bastão do monstro, você será eletrocutado e vai levar dano. Por isso, minha recomendação é rebater um golpe dele com o seu escudo de madeira e só atacar aí. Você também pode tentar emboscar o bicho com um ataque giratório, seguido imediatamente por um golpe fatal.
Derrotando os Technoblins vai fazer com que as grades das jaulas desçam, e o robô que estava preso em uma delas fique livre.
Fale com ele e, como agradecimento por ter lhe salvado, ele vai atualizar o seu Beetle, adicionando a ele uma Garra.



Como você deve imaginar, essa atualização é MUITO importante, e vai ser bem útil para nós quase que imediatamente. Com essa garra, o Beetle se torna capaz de carregar certas coisas, mais especificamente Bomb Flowers, e isso vai servir para que possamos abrir diversos caminhos por boa parte do jogo.
Se você ainda não fez nenhuma outra atualização, essa deve servir para dar uma ideia de como seus itens podem melhorar.

Pois bem, olhando para o centro do deserto, siga para a esquerda do lugar onde as jaulas estão, e você encontrará uma outra "piscina" de areia movediça, com mais daquelas estátuas com cestas. Diferente das que vimos até agora, no entanto, essas aqui estão distantes demais para que atiremos uma bomba normalmente. É aqui que entra o Beetle e aquela árvore com uma bomba em cima.
Puxe o Beetle e atire-o. O que você quer fazer é pegar aquela bomba (coisa que o item fará automaticamente, agora que tem a garra) e atirá-la dentro das cestas (pressione o botão Z para olhar para baixo com o Beetle e mirar onde a bomba vai cair, e pressione o botão para soltá-la). A bomba não vai explodir enquanto está sendo segurada pelo Beetle, então, aproveite para se acostumar com os controles do item.

Quando você explodir as cestas e fazer das estátuas plataformas (aproveite também para derrotar aquele Spume chato que tá só esperando você cometer uma gafe), siga para o outro lado da areia movediça, e mais uma bifurcação se apresentará a você. Para ganharmos tempo, siga pelo caminho da esquerda, onde mais uma grande onda de areia movediça estará a sua espera, assim como alguns Ampilus. Isso será a introdução a uma nova mecânica de jogo: você precisará usar as conchas dos Ampilus para atravessar essa parte da areia.
Para fazer isso, você precisará derrotar um deles (de preferência usando as Bomb Flowers que ficam no topo das árvores aqui perto, e o Beetle). Quando é derrotado, o Ampilus sempre deixa sua concha para trás por algum tempo, e você pode aproveitá-la como plataforma para se mover por aqui.

Será esse o caso com o primeiro Ampilus da areia movediça, e você fará algo parecido com o segundo, que estará mais à frente.
O negócio do segundo Ampilus, no entanto, é que ele conectará você a dois caminhos. O caminho da esquerda levará direto a um Goddess Cube, que, como você sabe, é bem importante, enquanto que o caminho da direita é onde queremos ir. Bem, ative o Goddess Cube e, depois, use o Beetle e uma Bomb Flower próxima para derrotar o Ampilus de novo e seguir viagem.

Quando você parar em terra firme novamente, salve o jogo, se quiser, e vire logo para a esquerda, onde você poderá subir em uma elevação de terra (a mesma que circulava a área pela qual acabamos de cruzar). Faça isso e, no final do percurso, você encontrará um carrinho de mina parado. Empurre-o para criar um atalho para a área inicial, e não ter mais de se preocupar em cruzar a areia movediça com os Ampilus de novo.

Enfim, retorne para o lugar onde você salvou seu jogo, e preste atenção no outro mar de areia movediça que espera você.
Aqui, além de cruzar com os Ampilus, você precisará também se atentar ao movimento da areia. As conchas dos Ampilus servirão como plataformas móveis, e você precisará se aproveitar disso para passar por aqui. Por sorte, não é nada de muito difícil!
Use a Bomb Flower próxima para explodir o primeiro inimigo (você  não precisa que eu fique citando o Beetle o tempo todo, certo?) e suba na concha dele.  Quando estiver a uma boa distância, corra para a terra firme logo em frente, e faça a mesma coisa com o outro Ampilus. A diferença agora é que você vai precisar passar um pouco mais de tempo na concha, para chegar mais para o outro lado da areia movediça. Quando estiver próximo da plataforma com arbustos secos mais à frente, saia e corra para ela.
De lá, basta seguir para um arco que tem cara de quem diz "AQUI É IMPORTANTE". Passando por esse arco, você entrará em uma passagem que levará ao nosso destino, o Templo do Tempo.

Agora, não se empolgue muito! Esse aqui não é o mesmo templo de Ocarina of Time. Na verdade, ele tem um propósito completamente diferente, conforme veremos no futuro.

Aqui há outra estátua de pássaro para você salvar o seu jogo, além de um caminho bem linear que envolve carrinhos de mina e Pedras do Tempo.
Comece indo para a direita, que é onde você vai encontrar seu primeiro carrinho e uma Pedra do Tempo isolada no topo de um pequeno monte; usando o Beetle ou o Estilingue, ative essa Pedra para reativar o carrinho e criar duas pontes (a mais próxima sendo a que vamos aproveitar).
Você também vai ressuscitar um Technoblin, então, tome cuidado.
Suba no carrinho e deixe ele lhe levar até a plataforma próxima, onde mais um carrinho espera.

Precisaremos ativar outra Pedra do Tempo aqui, mas, essa vai requerer um pouco mais de cuidado.
Está vendo aquele tronco de árvore gigante? Pois é: a Pedra estará dentro dele. A melhor forma de ativá-la é por meio do Beetle, então, vamos começar.
Logo ao lado do carrinho não usado, há uma Bomb Flower acima de um cacto. Use o Beetle para pegar essa Bomb Flower e leve-a até o topo do tronco gigante. Quando estiver lá em cima (e estiver vendo a Pedra), solte a bomba para fazer essa região toda voltar no tempo.
Não suba no carrinho ainda! Primeiro, puxe o Beetle novamente e faça-o seguir pelo percurso que o carrinho vai tomar (que é nessa outra ponte que vai se formar.
Quando estiver dentro do pequeno túnel abaixo do tronco gigante, há duas coisas que você precisa fazer: primeiro, derrotar a Deku Baba que estará aqui esperando em emboscada, e, segundo, ativar a alavanca que estará à esquerda (o que vai fazer com que a grade que iria bloquear o seu caminho saia).
Depois disso tudo, agora você pode subir no carrinho e seguir para o outro lado do penhasco, que é onde o Templo nos aguarda.

No percurso, você vai reencontrar os Octoroks, agora disfarçados com pedras, só esperando para terem seus projéteis rebatidos. Seja como for, siga para o Templo.

Só há um pequeno problema... A entrada do Templo está bloqueada por pedras grandes demais até para as nossas bombas... Oops?
Aqui, você pode reencontrar Gorko, que vai explicar o óbvio, mas, chamará a atenção para um possível caminho alternativo.

Siga para o caminho à direita do templo, e você encontrará várias rochas no topo de pilares de pedra. Mais uma vez, use o Beetle em combinação com uma Bomb Flower próxima para explodi-las (de preferência as que estão no meio). Isso vai revelar mais uma Pedra do Tempo que poderá ser ativada.
Faça isso para ressuscitar mais dois Technoblins e um robô que está bem na frente de um carrinho de mina. Derrote os dois inimigos e fale com o robô para ouvir sobre um caminho alternativo para o Templo do Tempo. 


De acordo com ele, há uma conexão subterrânea entre o Templo e uma tal Instalação de mineração. Ele vai apontar no seu mapa onde essa instalação fica, e, além disso, também vai causar uma mudança bem drástica no mapa, fazendo com que ele mostre como o território era no passado. Pode parecer um problema a primeira vista, andando com um mapa literalmente desatualizado, mas, isso será mais um ponto positivo, conforme veremos logo.

Do robô, siga na direção do penhasco, acompanhando o trilho do carrinho, e você deverá ver um cubo no topo de uma plataforma logo à frente, assim como uma Pedra do Tempo mais ou menos na mesma altura que você.
Ative essa Pedra para que uma ponte conectando o lugar onde estamos com o que está do outro lado do penhasco apareça.
Isso também significa que poderemos tentar pegar aquele Goddess' Cube que está no caminho; pode ser um tanto difícil, no entanto, visto que você estará em movimento constante. A melhor coisa a fazer é, assim que entrar no carrinho, você já ir carregando um Skyward Strike, e executá-lo assim que passar pelo cubo. Fazendo isso, ou não, siga até o final do trilho.

Você chegará em uma área estreita, na qual basta seguir em frente até aquela caverna que você vê à distância. No caminho, mais Octoroks estarão esperando para lhe emboscar, então, faça-lhes um favor e ataque de volta!

Passando pelo túnel, estaremos de volta na área principal do deserto, só que em uma área diferente daquela que visitamos antes.
Corra pela areia movediça para a pequena plataforma mais à frente e, logo aqui, vire-se para a esquerda e corra para a segunda plataforma que você ver.
Conforme Fi vai explicar dentro de alguns instantes, você não será lentamente engolido pela areia em alguns lugares específicos; e ela vai puxar o mapa para explicar porque.
Você vai perceber no mapa as diversas linhas (referenciando muros) cinzas, certo? As linhas mais escuras representam passagens seguras pela areia movediça, o que significa que, em certas áreas, você poderá passar tranquilamente, sem medo de correr e gastar muita energia.
Para garantir que você tenha uma maneira mais interessante de ver por onde você pode ir na areia, Fi vai fazer com que você possa criar, agora 5 feixes de luz ao invés de apenas um. Use isso nas linhas escuras do mapa para marcar os lugares seguros por onde você pode passar (eu recomendo que você se limite aos lugares mais próximos de você, para colocar o máximo possível de maneira que seja fácil de ver onde você está indo).
Use esse conhecimento para seguir direto para aquele muro à distância, onde uma máquina estranha está localizada.

É nessa região do deserto, também, que você vai encontrar novos inimigos chamados Hroks. Esses pássaros atiram pedras gigantes em quem ousar invadir seu território e, como estaremos explorando o deserto mais do que nunca, agora, bem, seremos alvos deles com relativa frequência. A única forma que você tem derrotá-los é com o Beetle e bombas, mas, como não teremos chance de preparar isso, sua melhor opção é simplesmente correr deles (você pode fazer isso prestando atenção à sombra deles).

Subindo no muro onde a máquina de que falei está, exploda as pedras que estão imediatamente à frente dela.
Mais uma Pedra do Tempo vai se revelar e, adivinha só, você precisa ativá-la.

Dois Technoblins vão estar próximos, e, como sempre, sua melhor tática é simplesmente derrotá-los logo. Quando fizer isso, fale com o robô que está ao lado da máquina (que, na verdade, é um tipo de Gerador), e você vai entender que esse tal gerador é importante para ativar a Instalação que estamos procurando. Para isso, no entanto, precisamos encontrar os três nódulos localizados em diferentes lugares do deserto e ativá-los primeiro.

ATIVANDO O GERADOR

Por sorte, não só Fi vai atualizar a mecânica de dowsing para procurar os nódulos, como eles são relativamente fáceis de se localizar. Então, vamos direto a isso, sim?
Aliás, antes disso, não esqueça de salvar o seu jogo (usando aquela estátua próxima do gerador)!

O NÓDULO TROVÃO

Vamos logo para o nódulo mais próximo. Siga para a parede ao norte do mapa (que fica bem na frente do gerador, na verdade), e, logo você vai encontrar uma rachadura na mesma. Se você olhar no mapa, verá que esse é o lugar onde um prédio ficava no passado.
Exploda essa parede e entre.

Você chegará no interior do que parece ser um armazém arruinado (e cheio de areia movediça, porque sim). Aqui também conta com alguns Ampilus e tudo, mas, não nos preocupemos com eles agora (a não ser que eles realmente se aproximem para combate).
Logo quando você entrar, minha recomendação é que se aproxime do caminho acima da areia movediça que está se formando à direita. A ideia é que você cruze, do final desse caminho, a areia movediça, explodindo as pedras que estarão na plataforma mais próxima, e ir fazendo isso até a última delas, onde uma Pedra do Tempo está soterrada. Ative-a depois que explodir as pedras acima dela, para que todo o armazém volte ao passado. Isso não só vai eliminar a areia movediça, como também vai transformar os Ampilus da sala em pequenas esferas elétricas. Acredite ou não, o que queremos fazer envolve essa nova forma deles.



A área coberta pela areia vai dar espaço, também, ao chão do armazém, efetivamente cheio de caixas e Technoblins, além de possuir dois baús contendo um total de 25 rupees para você (se você quiser ir atrás deles, isto é).
Procure pelos baús e derrote os Technoblins, se quiser, mas, o seu objetivo é levar uma das esferas elétricas para um gerador que fica do outro lado do armazém.
Dependendo da posição dos Ampilus antes de eles se transformarem, é provável que uma das esferas já esteja bem próxima ao gerador, então, procure se aproximar dessa.
É importante mencionar que essas esferas constantemente soltam eletricidade, o que significa que você não poderá carregar uma por muito tempo sem levar choque. Para esse caso, a melhor opção, na verdade, é o Beetle. Carregue a esfera com ele até o tal gerador e, finalmente, se aproxime.

Fi vai aparecer e mencionar que você precisa de uma fonte de energia (leia-se, a esfera) para ativar o gerador. Para fazer isso, você precisa pressionar esse botão gigante, e vermelho, no gerador para que a pequena grade nele seja aberta. Então, você deve pegar a esfera (de preferência enquanto ela não está eletrocutada) e fazê-la rolar para dentro do gerador. É um processo simples, mas, de novo, fique atento à eletricidade.

Quando o gerador for ativado, você poderá passar pela área que estava trancada antes e, lá dentro, vai encontrar o nódulo que estamos procurando. Para ativá-lo, tudo o que você precisa fazer é enfiar sua espada nele e girá-la para a esquerda (no caso, gire seu pulso para a esquerda). Isso ativará o nódulo trovão, e poderemos sair daqui.

Aproveite para pegar os baús desse lugar se ainda não o fez.

O NÓDULO ÁGUA

O próximo nódulo está guardado do lado de fora do deserto, e precisaremos usar o nosso conhecimento da areia movediça para chegar até ele.
Para melhor referência, fique próximo do gerador, e atente para o lado oeste do mapa. Você deverá ver, à distância, duas estátuas com cestas bem no meio da areia movediça, certo? Vá para perto delas (estando atento a que lugares da areia você pode prosseguir sem afundar) e, quando chegar lá, perceba como as estátuas estão distribuídas. Uma delas já está no chão, e está conectada a uma parede rachada. Exploda essa parede e, lá dentro, você encontrará outra Pedra do Tempo, que será incrivelmente útil para nós agora. Ative-a para lidar com as duas outras estátuas com maior facilidade (e também porque precisaremos estar no passado para interagir com o nódulo).

Derrube a estátua do meio e, logo atrás dela, estará o nódulo que estávamos procurando. Interaja com ele do mesmo jeito que fez com o outro, e o nódulo água estará ativo.

Com isso feito, retorne para a entrada do prédio onde o nódulo trovão estava; iremos usar aquele ponto como referência.

O NÓDULO FOGO

Para referência, esteja na frente do nódulo trovão, e mova-se para o lado leste do mapa. Esse é o melhor lugar para tal por conta de um grande caminho na areia movediça que permite essa passagem.
Use o seu mapa para ter uma melhor referência de onde está indo; o seu objetivo é aquele prédio localizado no lado leste no mapa (e que tem o mesmo formato do prédio onde nós ativamos o nódulo trovão). Preste atenção ao seu mapa, e você chegará lá bem rápido.

Na entrada do prédio, há dois pontos de interesse: o primeiro é uma estátua de pássaro para salvar seu jogo, e o segundo é uma grade com uma alavanca do lado. Baixe a alavanca (correndo na direção dela para agarrá-la) para destrancar a grade e liberar um atalho para a área inicial do deserto.
Feito isso tudo, entre no prédio (no caso, é só abrir a porta dele).

Você chegará em outro armazém, e, ouso dizer, esse será mais complicado de atravessar do que o outro... A boa notícia é que alguns dos barris daqui contém bombas dentro, que você pode, e deve, coletar, caso sua munição esteja baixa.
Comece mais uma vez indo para o lado direito do armazém e siga pelas plataformas daqui (tomando cuidado tanto com os Ampilus quanto com os ChuChus elétricos), passando pela areia movediça e tudo mais. Para facilitar a explicação, mire naquela pedra próxima a uma caixa grande, já no território da areia movediça. Graças ao nosso posicionamento, no entanto, os Ampilus dessa área serão bem agressivos, e você será obrigado a brigar com eles (seja por meio de bombas, ou pelo Skyward Strike).
Estando perto da pedra que falei há pouco, corra para a área firme do outro lado.
Dessa área, você estará de frente para outra plataforma com pedras que podemos explodir. Debaixo delas há uma Pedra do Tempo; deixe-a para fora, se quiser, mas, NÃO ATIVE-A agora.
Ao invés disso, corra para as plataformas mais altas mais à frente. Elas estarão logo acima de uma parte móvel da areia movediça.
Estando aqui, enfrente o Ampilus até ele ser derrotado e a concha dele estar completamente solta, indo para o interior do armazém. Suba nela e vá até o final (ou até onde ela aguentar; você corre o resto do caminho).

Do outro lado do armazém, você já deverá estar vendo o pequeno gerador para colocar os Ampilus quando eles se tornarem esferas; você também deverá ver uma caixa à sua esquerda, que vai permitir que você suba nessa área maior do armazém. Siga por esse caminho (bem estreito, na verdade), e abra o baú no final para adquirir um pouco de Eldin Ore. Não foi pra isso que viemos, no entanto. Empurre a caixa que está logo atrás do baú até que ela caia; isso vai formar um atalho muito importante para o que queremos fazer agora.

Com esse atalho formado, desça para onde a caixa caiu, e ative a Pedra do Tempo agora.

No armazém do passado, veremos que a parte onde a areia se movia foi substituída por um grande abismo (sendo por isso que precisávamos daquele atalho bacanudo). Na parte anterior ao abismo, você pode procurar por dois baú contendo um total de apenas 10 rupees. O que você precisa fazer mesmo, no entanto, é usar o Beetle para levar uma das esferas elétricas para o outro lado do abismo, onde o gerador espera. Só tome cuidado com os Technoblins (que você já deveria esperar, a esta altura).

Use o atalho que você acabou de criar para ir ao outro lado do abismo, e insira a esfera no gerador, da mesma maneira que você fez antes.
Siga pela passagem que vai se abrir, e você chegará na sala do nódulo, onde mais dois baús lhe aguardam, um deles contendo o tesouro Monster Horn e o outro tendo um valor de 5 rupees.

Ative o nódulo do mesmo jeito de antes, e Fi vai confirmar que todos os três nódulos foram ativados. É hora de voltarmos ao gerador no lado de fora.

Siga pelo mesmo caminho pelo qual você veio, para chegar lá sem muitas surpresas desagradáveis.

LIGANDO O GERADOR


Quando você estiver no gerador, um último quebra-cabeça (e um bem bacana, ouso dizer) vai tomar forma.
Se você for analisar o seu mapa, vai ver que os símbolos dos três nódulos estarão visíveis. Perceba o posicionamento deles.

Para ativar o gerador (lembre-se que você precisa ativar a Pedra do Tempo próxima a ele, antes), você vai precisar enfiar sua espada nele, e deixar os três ponteiros representando cada um dos nódulos nas mesmas posições nas quais eles se encontram no mapa (lembra-se da ideia de engrenagem? Ajuda bastante aqui!).

Resumindo, você precisa deixar os nódulos nas seguintes posições:

O nódulo água vai para a penúltima linha da esquerda;

O nódulo fogo ficará na última linha da direita;

O nódulo trovão ficará na linha bem no meio do gerador.

Para fazer isso, você precisará girar seu pulso do mesmo jeito que fez para ativar os nódulos.

Mas, pois bem, com esse último quebra-cabeça realizado, a Instalação de Mineração será ativada e vai sair do fundo da areia movediça, ficando perfeitamente acessível.

Você poderia ir direto para esse lugar, e tal, mas, primeiro, vamos retornar ao Céu para que possamos abrir os baús que os cubos ativaram, assim como gastar um pouco do nosso dinheiro e, se você precisar, recuperar munição.

UMA BREVE PAUSA NO CÉU

Os três baús que você pode acessar agora no Céu são todos fáceis de adquirir, com a única exceção sendo o que fica mais ao leste (você precisará explodir uma parede para chegar até ele).

Dos baús, você vai adquirir uma Heart Medal (que aumenta a possibilidade de corações aparecerem no mundo - use se você estiver tendo dificuldades com o jogo), 100 rupees e um novo Pedaço de Coração.

Com todos esses itens adquiridos, retorne para Skyloft, e aproveite para comprar logo a última expansão da carteira com o Beedle (custando 100 rupees, como sempre), assim como a nova expansão da sua bolsa (custando 600 rupees; não se preocupe se não tiver o dinheiro).
Aproveite também para comprar algumas poções se estiver precisando.

Fora isso, não há muito mais o que fazer por aqui, dessa vez.

Depois de recuperar sua munição e poções, retorne para a região de Lanayru e pule direto para a estátua mais próxima da Instalação (que seria a "North Desert").
Salve seu jogo mais uma vez, se preferir, e suba as escadas da Instalação que é, agora, a coisa mais alta de todo o deserto.

Esse será o terceiro calabouço do jogo, e iremos explorá-lo em detalhes na próxima parte! Nos vemos lá!

Fonte das imagens: Zeldapedia, Zelda Wiki, Zelda Dungeon Wiki

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