quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Discussões: Como seria um Zelda Mobile?

Durante a reunião de investidores que aconteceu ontem à noite, a Nintendo soltou algumas notícias bem bombásticas, incluindo não só um mês de lançamento para o muito esperado serviço online do Nintendo Switch, como também notícias de um Mario Kart feito para plataformas mobile, celulares, em outras palavras.
Apesar de não ser a primeira vez que veremos uma franquia da Nintendo aparecendo na App Store / Google Play, o anúncio de Mario Kart Tour (como essa versão do jogo será chamada) certamente chamou atenção, em especial depois da performance relativamente forte de Pokémon GO, Super Mario Run, Animal Crossing: Pocket Camp e Fire Emblem Heroes (e um pouquinho do Miitomo).

Com todas essas franquias aparecendo no mercado mobile, e, ainda por cima, sendo bem recebidas tanto por críticos quanto por consumidores (ao menos de acordo com o que pude ver), e lembrando daquele rumor que circulou meses atrás sobre um possível jogo de Zelda para esse mercado, não pude deixar de me perguntar se a série Zelda realmente teria potencial para ser lançada a este mercado, e, se ela tivesse, quais seriam as possibilidades aqui.



Primeiro, vamos analisar os jogos que já se tornaram mobile: um jogo de plataforma, dois simuladores de vida, um semi-VR (é assim que vou chamar o Pokémon GO! por enquanto) e um jogo de estratégia. No geral, cada um desses títulos são relativamente comuns no mercado mobile. A pergunta que precisamos fazer, em um primeiro momento, é quanto a Zelda como um todo.
Como nós sabemos, Zelda é uma franquia com bem mais foco em aventura e exploração, e, no geral, é um jogo no qual você pode, e deve, dedicar bem mais tempo.
A fase de um jogo de plataforma pode ser terminada em uma simples viagem de ônibus, em tese, e, se for simples o suficiente, o mesmo se aplica para um jogo de estratégia. Jogos de simulação são mais para você checar durante o dia, ao menos no estilo que a Nintendo apresentou. Jogos de corrida, acho que não preciso nem dizer: uma pista demora até quatro minutos para ser terminada.

Agora, imagine Zelda: um jogo em que você tem de ir de um ponto A até o ponto B, mas, nesse percurso, você pode achar um mundo de coisas para fazer e coletar antes mesmo de chegar na metade do caminho. Eu diria que o estilo de Zelda é algo que exige muito tempo e, porque não dizer, complexidade para ser simplesmente feito para celulares sem nenhum cuidado extra.
Dito isso, ainda acredito que a franquia, como um todo, continua tendo potencial suficiente para ser explorada de diferentes maneiras, embora não do jeito que estejamos acostumados.

Se formos analisar a série como um todo, ela certamente tomou diversos desvios durante seus quase 32 anos, em especial durante os anos 2000, com jogos como Four Swords, os títulos do Tingle e, porque não dizer, Link's Crossbow Training. Todos esses títulos poderiam ser considerados como base para um Zelda mobile. Talvez o foco em uma ação, ou série de ações específicas e mais simples, como mini-games baseados no que a série já fez antes, em tiro ao alvo, galeria de bombas, coisas assim, seria uma boa pedida.

Ao mesmo tempo, também, e isso acabou de me vir em mente, acredito que, se Zelda fosse levada ao mercado mobile, a melhor alternativa, ao menos para começar, seria algo parecido com Tri Force Heroes: gráficos obviamente estilizados, um estilo de jogo dividido em fases/missões que podem ser terminadas apenas em alguns minutos, mas, que entregam uma boa dose de desafio e diversão enquanto duram.

O jogo nem precisaria ser multiplayer: bastaria ter uma estrutura semelhante à do Tri Force Heroes.

Claro que precisaria ser algo mais simples, para que pudesse se acomodar às limitações dos sistemas mobile, como a falta de botões físicos, e até mesmo o tempo de carga surpreendentemente limitado das baterias que nossos celulares têm hoje em dia. Mas, creio que esses são detalhes que poderiam ser resolvidos com um pouco de reflexão.

E, falando em reflexão, deixo aqui esse assunto para que possamos conversar sobre ele! Você acha que Zelda deveria ter jogos para os celulares? Como esses jogos seriam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário