terça-feira, 1 de agosto de 2017

SOBRE O BLOG: O Hyrule Map vai fazer um Patreon!

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?
Espero que esse mês de férias tenha sido bem relaxante e divertido pra maioria de vocês.

Bem, eu gostaria de começar essa postagem com um pedido de desculpas.  Desculpas pela imensa demora que venho tendo em criar conteúdo novo, e relevante, para o blog.

No entanto, estou aqui para falar um pouco sobre como pretendo gerenciar o blog daqui pra frente.  Antes de mais nada, vou só esclarecer que, não, não pretendo levar o blog em nenhuma direção completamente louca ou diferente daquela que viemos fazendo nos últimos oito anos. Pelo contrário, o que eu quero fazer é voltar um pouco às origens, em termos de produção e de criatividade. Os leitores veteranos, por exemplo, ou até mesmo os mais curiosos, certamente se lembram da época, agora bem distante, em que fazíamos mapas de alguns dos jogos, sendo o Link's Awakening o jogo que mais recebeu mapas nossos. Outros devem lembrar de colunas de discussão, enquetes, os nossos guias em vídeo, e, é claro, os nossos guias, que certamente chamaram muita atenção durante algum tempo.
Foi pensando em tudo isso que eu resolvi que queria dar ao blog essa energia que, há muito, está pendente.

Passei o último mês, praticamente, refletindo sobre como poderia trazer isso tudo de volta, mas em um escopo consideravelmente mais interessante. Ideias de como deixar alguns guias mais interessantes, como montar novos conteúdos, e tudo mais. Eu pensei muito sobre isso e, após deliberar, e hesitar, infinitamente, acabei chegando a uma conclusão.
Para manter o Hyrule Map atualizado, com atualizações mais frequentes e mais empolgantes, para garantir que essas novidades cheguem a todos os que nos acompanham pelas redes sociais no momento em que são postadas, e para aumentar o nosso repertório, acabei percebendo que seriam necessários recursos financeiros.

Como conseguir tais recursos, eu ouço você perguntar. Bom... Admito que pensei muito sobre isso e, analisando as alternativas que se apresentaram para mim, acabei concluindo que uma conta no Patreon seria a melhor opção a se seguir.

Para quem não sabe, o Patreon é uma plataforma muito utilizada por artistas e criadores de conteúdo em geral (músicos, pintores, escritores de quadrinhos, youtubers, por aí vai), na qual eles recebem doações monetárias de seus seguidores e fãs para que possam continuar seus trabalhos.
De um lado, o artista e criador de conteúdo consegue seguir trabalhando de seu jeito, de maneira independente, enquanto que os voluntários que fazem as doações podem receber compensações de várias formas, como receber os conteúdos criados antes de todo mundo, conteúdo exclusivo, até, além de outros tipos de prêmios (tudo dentro dos limites daquilo que o artista/criador de conteúdo é capaz de fazer, e que está disposto a fazer).

Eu imagino que todos esses pontos tenham deixados vocês um tanto confusos, então, listei a seguir algumas das possíveis perguntas que podem ter surgido, seguidas de minhas respostas para elas.

1. Doações? Dinheiro? Isso significa que o conteúdo do blog passará a ser pago?
Não! Nada disso! O blog vai se manter público e acessível a todos os que o acessarem, como sempre foi! A única diferença deverá ser um boost no conteúdo em geral, que deverá acontecer de forma mais frequente. Basicamente, ninguém tem nada a perder aqui. Na verdade, e isso é algo que deve ser ressaltado o maior número possível de vezes, as doações são completa e absolutamente voluntárias!

2. Por que você está fazendo isso?
Aqueles que me seguem há mais tempo devem saber que estou escrevendo em blogs há exatamente dez anos. Nos anos iniciais, especialmente de, digamos, 2011 a 2014, dei grande foco aqui no blog por conta de meu tempo livre fora da faculdade. No entanto, foram passando os anos, outras responsabilidades vieram, algumas mais urgentes, como a necessidade de um emprego fixo (que toma muito tempo e energia), a outra necessidade de manter a faculdade rolando (estudos, e tudo mais), além de outros projetos. No entanto, ao fazer o que estou fazendo agora, torna-se possível dar mais atenção ao blog, fazer postagens como detonados e outros como prioridade, e de maneira que eu tenha certeza que tudo fique nos trinques.

Resumindo: será possível deixar o blog, e seu conteúdo, como prioridade.

OK, eis a verdade: estou devendo até meus potes ao Tio Rupee...!

3. No caso de uma doação, qual é o valor mínimo, ou máximo?
Qualquer valor que for doado já é um grande incentivo por si só, e já será o suficiente para dar alguns passos na direção certa! Tudo depende de quanto cada um quer doar. E, mais uma vez, as doações são completamente voluntárias.

4. Se eu doar, o que eu posso ganhar com isso?
Prêmios iniciais serão coisas como o recebimento do conteúdo criado antes de todos os  outros, ou, até mesmo, uma espécie de making of de cada guia, mostrando como faço os guias, ou aquele guia em particular. Esses são apenas exemplos do que pode aparecer de primeira. Uma coisa certa, no entanto, serão os créditos dados a quaisquer doadores nas publicações de cada postagem, deixando claro quem ajudou a tornar aquele conteúdo uma realidade. Um tipo de "créditos finais" ao final de cada guia, por exemplo (ou no começo de cada guia).
Dependendo de como as coisas forem indo, obviamente, ouso dizer que os prêmios podem ficar mais interessantes. Mas, isso é algo que apenas o tempo dirá. Não vou inventar de fazer promessas que não posso cumprir.

Doações serão recompensadas com alguns bônus!


5. Se eu não quiser doar? O que acontece?
Absolutamente nada. Você continuará tendo acesso ao conteúdo do blog da mesma maneira que sempre teve!

Quem não tiver interesse em fazer doações não terá nenhum prejuízo! Doações são completamente voluntárias!


6. Que conteúdos novos podemos esperar, assumindo que isso dê certo?
Como o blog vai se tornar uma prioridade maior, será possível prosseguir com os guias/detonados em um fluxo melhor. Inclusive, estou trabalhando em um guia do Oracle of Seasons, e a sua próxima parte será feita levando em consideração tudo o que estou falando aqui. Além disso, a chance de tirar imagens dos jogos (ainda mais agora, com o fim do Miiverse chegando perto) FINALMENTE poderá ser feita por meios 100% legais (o que significa que guias como o do Skyward Sword podem começar a ser publicados com maior frequência). E isso é só o começo!

Com o passar do tempo, e dependendo do que for possível, quero criar mais vídeos em nosso canal, como guias visuais (mais ou menos parecidos com o Oracle of Seasons - A Saga), análises, listas de 10 melhores (que ficam bem melhores em formato de vídeo), e por aí vai.
Alguém lembra dos nossos mapas? Eles podem voltar! O tempo extra pode até me permitir finalmente fazer aqueles mapas do Ocarina of Time que eu havia mencionado anos atrás!

Maior prioridade indica maior produção!

7. E se essa ideia não dar certo? O que acontece ao blog?
Mesmo que não dê certo, o blog ainda estará sujeito a receber novos conteúdos, mesmo que não seja em um ritmo maior.

Espero que minhas respostas acima tenham sido esclarecedoras. Mais uma vez, ressalto que doações, apesar de bem-vindas e apreciadas, são completamente voluntárias.
Agradeço imensamente a todos que leram até aqui, e agradeço também a todos os leitores por terem nos acompanhado e terem esperado tão pacientemente por atualizações! Vocês são os melhores leitores do mundo, e eu, junto com o resto da equipe, somos imensamente gratos a todos vocês por terem nos permitido chegar tão longe!

Para os interessados em dar uma olhada no nosso Patreon, será feita uma postagem, tanto aqui quanto na nossa página do Facebook, notificando quando ela estiver online.
Se você tiver quaisquer outras dúvidas, fique à vontade para perguntá-las nos comentários! Estaremos ouvindo, e estamos abertos a diferentes ideias!
Muito obrigado pela sua atenção, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário