domingo, 8 de janeiro de 2017

O Pior de Hyrule - A Baneful Zone na Den of Trials (Tri Force Heroes)

Eu não sei o que é mais triste: você jogar um jogo multiplayer quase que completamente no modo solo, ou se achar no direito de reclamar quando você, sozinho, não é capaz de derrubar um desafio que havia sido feito para três pessoas resolverem juntas. Não importa, no entanto, pois estou me achando no direito de fazer justamente isso, e ninguém poderá me impedir. Nem mesmo você, Marcos!

Como vocês já devem saber, Tri Force Heroes é um Zelda multiplayer bastante divertido, cheio de coisas loucas, uma pirada aqui e ali, e uma trilha sonora absolutamente maravilhosa de escutar. O jogo é composto por nove áreas divididas em quatro atos cada, todas sendo relativamente desafiadoras dependendo da capacidade da sua equipe e de suas próprias habilidades.

Se você for corajoso o suficiente, poderá até seguir pelo jogo inteiro sozinho, embora você deva estar preparado para momentos quase impossíveis que poderão surgir na sua jornada solitária.

Entra a Den of Trials, uma área que surgiu em uma grande atualização. Se você era do tipo que tinha dificuldades só por pensar um pouquinho demais, esta é uma área que vai lhe fazer suar frio e tremer só por estar em sua porta de entrada.

Se você também não gosta de palhaços, aí a entrada vai ficar ainda mais assustadora!!

A Den of Trials, no entanto, não se trata de uma grande maratona de desafios variados e saudáveis, não senhor! Seu único objetivo nela é o de matar tudo o que se move e seguir para a sala seguinte, fazendo isso por umas 30 salas até que você consiga sair vitorioso.

“Parece fácil!”, eu ouço você dizer, seus olhos brilhando de alegria e empolgação por ter encontrado um desafio que parece estar à sua altura, terrivelmente iludido pela descrição simples que acabei de fazer.

Deixe-me esclarecer: a Den of Trials é difícil… Horrivelmente difícil… Níveis de Great Palace do Zelda II difícil… OK, talvez nem tão difícil, mas, continua difícil.

Especificamente, as duas últimas salas da Den of Trials  são o que eu carinhosamente apelidei de “PORTÕES DO INFERNO GUARDADOS POR CÉRBERO”. O inferno em si seria o Great Palace do Zelda II.

Tantos inimigos... Mais difíceis... Urgh... Não é à toa que chamam esse lugar de "Baneful Zone"!

Se você está jogando Tri Force Heroes e pretende ir de cara para derrubar os obstáculos em seu caminho sozinho, eu digo que você até que tem chance até chegar nas duas áreas finais, que é onde o bicho começa a pegar e a ficar terrivelmente agressivo, mais na área final do que na penúltima, na verdade.

Mas, aí, você se pergunta: “Mas, Davi, meu caro exagerado, por que você diz que isso é tão difícil assim?”, e eu responderei “CUUUUUUURSE!!!!! CURSE! CURSE! CURSE!”, que se trata de um tipo de status que existia desde o primeiro Zelda. Não lembra? Pois bem! Deixe-me explicar.

No primeiro Zelda, aquele para o NES, existia um inimigo chamado “Bubble”, uma criatura que, ao ser tocada, impedia o jogador de puxar a espada durante um determinado período de tempo. Esse mesmo inimigo apareceu de diferentes formas, assim como essa habilidade chatinha, mas, nunca era nada que fizesse você perder a cabeça.

Foi em The Wind Waker, se não me engano, que o status de “CURSE!!!” evoluiu um pouco, fazendo com que o controle de direções ficasse invertido durante um pequeno período de tempo, sem nenhum efeito negativo a mais. Creio que, se não foi em Spirit Tracks, foi em Skyward Sword que o status ganhou a forma que impedia você não só de usar sua espada como também seus itens.

A diferença é que isso era coisa de apenas alguns poucos inimigos e, mesmo que isso tenha se repetido em Zeldas posteriores, nunca era um problema por ser tão restrito…

Aí, chega Tri Force Heroes com a maldita Den of Trials e SHAZAM!! Nas duas últimas áreas, praticamente TODOS os inimigos são capazes de causar CURSE!!! em você, e é, justamente, a pior versão de todas, a qual remove tanto sua capacidade de usar a espada como a de usar seus itens!

Parece ruim? É porque é!

Como se não bastasse, isso não é algo que você sofre se tocar nos inimigos, como o que acontecia com os Bubbles! Nada disso! O CURSE!!! é algo que eles podem causar em você com um ATAQUE COMUM, o que significa que você deve sempre ficar afastado e tentar lutar à distância!

TÁ VENDO ESSA TURMA FELIZ?! TODOS ELES ATIRAM CURSE!!!

“Mas, espera, isso afeta todos os seus heróis AO MESMO TEMPO?!”, você pergunta, incrédulo dos horrores que acaba de ouvir, e eu respondo que, devido a um breve momento em que um dos desenvolvedores foi envolto por uma luz celestial de piedade, não isso não acontece, sendo possível trocar seu personagem logo de cara para tentar com outro, enquanto o que você estava usando fica com o CURSE!!! até se curar sozinho.

Pois bem, o status CURSE!!! é uma droga e tudo, mas, adivinha só, tem mais!

Os inimigos das partes finais do jogo são muito difíceis de derrubar e precisam levar várias pancadas para entender que você não os quer por perto. Aliás, eu, por acaso, já disse que eles fizeram questão de meter nessas duas últimas salas os dois PIORES INIMIGOS do jogo todo?!

Achava eles difíceis em Twilight Princess? PELO MENOS VOCÊ TINHA UM ESCUDO NAQUELE JOGO!!
Estamos falando de duas criações do capeta: os Aeralfos (que já eram uma dor de cabeça para enfrentar em um jogo completamente 3D, imagine agora) e TRÊS DARK LINKS!! TODOS ELES COM A CAPACIDADE DE DEIXAR VOCÊ COM CURSE!!!

Sendo honesto, derrubar os dois Aeralfos com CURSE!!! é uma tarefa frustrante, mas, é possível se você for paciente. Já os Dark Links?! Não são nada disso! Estamos falando de um embate de três contra um, sendo que os três dão CURSE!!! só por tocar em você, além de se mexerem muito e serem capazes de bloquear seus ataques de espada, praticamente deixando você completamente dependente dos itens, que requerem que você esteja em um momento confortável se quiser mirar e atirar DIREITO!!

E sabe o que é mais louco?! EU TENHO CERTEZA QUE NO MULTIPLAYER DEVE SER TÃO RUIM QUANTO! Mas, eu não vi ainda… Não sei! Se for, eu aviso, se não for… Eu aviso do mesmo jeito! Eu acho…

Nenhum comentário:

Postar um comentário