domingo, 31 de julho de 2016

Top Zelda - Os cinco melhores trailers de Zelda


 Considerando sua longevidade e qualidade, a série The Legend of Zelda causa inquietude nas pessoas de forma que poucos conseguem. Apesar de a fórmula do sucesso para a série ser um verdadeiro mistério (até mesmo para os desenvolvedores, que, notadamente, erram com certa consistência), é inegável que as pessoas praticamente perdem o controle quando se anuncia um novo título, e o mesmo vem acompanhado de um trailer.
Foi com isso em mente que percebi que a série tem alguns trailers fantásticos, seja do tipo que deixa audiências gritando de empolgação, ou daqueles que deixam o público boquiaberto, sem reação aparente, completamente absorvido e intrigado com o que se apresenta.
Por bem ou por mal, Zelda é uma série maravilhosa, de apresentações espetaculares.

Para homenagear esse fato, decidi fazer aqui uma breve lista dos cinco melhores trailers de Zelda, em minha humilde opinião, claro.
Como sempre, antes de começarmos, gostaria de estabelecer, claro, alguns critérios:

  • Não importa se é mais de um trailer por jogo (o que inclui remasterizações)
  • O trailer deve ter jogabilidade

Uma coisinha que irei fazer diferente é deixar as menções honrosas ANTES da lista final. Farei isso para que vocês possam ir de uma parte a outra sem interrupções, para sentir melhor a diferença entre os trailers da lista.
Bom, confira tudo depois da quebra!



Menções honrosas:
  • The Legend of Zelda (comercial) - Nice graphics! The Legend of Zelda is really rad!Este comercial está aqui nas menções mais por seu status histórico do que por seu efeito. Há alguma coisa interessante e charmosa em comerciais antigos, ver o garoto dizendo “Whoa! Nice graphics!”, e aquele rap abusivo ao final é, simplesmente, tão ruim, que é bom.
  • A Link Between Worlds - Trailer de anúncio
    Para alguns, A Link Between Worlds foi mais um divisor de águas dentro da franquia, e seu trailer de anúncio, também disponibilizado como vídeo 3D na eShop do 3DS, é um bom motivo para se acreditar nisso. Por mais simples que o jogo parecesse, sua premissa era interessante, e, como vários outros, deixou a comunidade intrigada e nervosa com o que viria. Infelizmente, não consegui encontrá-lo pela internet para colocá-lo aqui, mas, creio eu, ainda deve ser possível encontrá-lo na eShop do 3DS.
  • The Wind Waker - Trailer E3 2001
    Chame de “boa surpresa” ou “tapa na cara”, o trailer inicial de The Wind Waker certamente não ligou para nada quando foi mostrado ao público. E era um trailer fantástico, bem honesto quanto ao que queria mostrar, e foi a primeira vista que muitos tiveram de uma grande viagem marítima. Houve controvérsia, mas, neste mercado, isso é de se esperar.

5. Ocarina of Time 3D - Trailer retrô
Ocarina of Time veio de um tempo em que vídeos de jogos eram mais comuns em comerciais  de TV, mesmo já existindo várias conferências de jogos quando o mesmo entrou em fase final de produção.
Por conta disso, não é surpresa que um dos trailers mais influentes e populares do jogo era, na verdade, um ótimo comercial com uma ótima trilha sonora (vinda de ninguém menos do que Basil Poledouris e sua trilha sonora para o filme Conan, o Bárbaro, de 1984).

No entanto, o que está em nossa lista não é o vídeo original e, sim, uma versão muito semelhante usada como trailer para o remake de Ocarina of Time para o 3DS.
A razão disso é que a nova versão não é só muito fiel à primeira, como dá a perfeita sensação de uma aventura épica, entregando bem os detalhes e pontos principais de Ocarina of Time 3D, ao mesmo tempo em que tem aquela sensação de ser um vídeo perdido no tempo, pertencendo a anos já passados. Para muitos, isso seria péssimo, mas, para esse vídeo, é a melhor coisa que poderia acontecer.



4. Skyward Sword - Trailer E3 2011
Agora, vamos andar um pouco para o lado dos consoles, dessa vez falando do então vindouro Skyward Sword. Apesar de seu trailer de anúncio, lá da E3 2010, ter sido bem interessante, foi a E3 de 2011 que deu ao jogo brilho e destaque da forma que ele merecia.

O trailer da E3 2011 não só contou com uma versão superior da música tema, Ballad of the Goddess, como foi um verdadeiro auê, trazendo inúmeras perguntas quanto ao que viria a acontecer no jogo. Vimos história, drama, ação, tudo isso no mesmo pacote, bem amarrado, e delicioso de assistir.



3. Twilight Princess - Trailer E3 2004
Por mais que Zelda seja uma franquia popular, até mesmo entre aqueles que não se dedicam tanto à ela, ver o trailer de anúncio de Twilight Princess praticamente derrubar a E3 2004 certamente foi uma baita visão. Até hoje, esse é um dos trailers mais memoráveis da franquia, e um dos mais efetivos que a Nintendo já lançou, com os próprios desenvolvedores admitindo que veem o vídeo de reação da época quando precisam se sentir motivados para continuar o trabalho.

Mesmo que Twilight Princess não tenha sido a grande pérola e melhor título dos anos 2000, é inegável que seu trailer de anúncio é épico, efetivo e um exemplo de como você pode fazer toda uma plateia gritar de empolgação ao ver um carinha de verde montado em um cavalo.
O curioso é que este trailer teve duas versões: uma lançada para a E3 2004, com a trilha sonora do filme Conan, o Bárbaro (1984), e outra com uma trilha sonora original, mas, devido ao seu impacto, a versão da E3 é quem ganha o bolo desta vez. 
Por essas razões, deixo aqui o vídeo que melhor mostra todo esse efeito e capacidade da franquia de nos deixar boquiabertos.




2. Twilight Princess - Trailer E3 2005
Como você pode ter notado, analisei vários conceitos para escolher os finalistas desta listinha, e, por mais que efeito geral e estilo de produção tenham sido fatores importantes, não posso negar que minha opinião pessoal fala mais alto no segundo e primeiro lugar da lista.

O trailer da E3 2005 de Twilight Princess ainda hoje tem grande efeito sobre mim. É, simplesmente, uma produção fantástica, que mistura a promessa de batalhas épicas com a de um mundo grandioso e absolutamente mágico. Some isso à música “Don’t want you no more”, uma das primeiras composições orquestradas para a série Zelda, e você ganha um trailer bem executado e que vende bem seu produto.



 
1. Breath of the Wild - Trailer E3 2016
Em menos de um segundo, o trailer da E3 2016 do ainda vindouro Breath of the Wild já chegou derrubando antigos padrões que se mantinham sagrados para a série Zelda desde os anos do Nintendo 64.
À medida em que vai passando, o trailer passa, então, a mostrar sua versão de Hyrule, um reino em ruínas, de maneira vagarosa, mas satisfatória, como que se preparando para algo. Somente depois que a misteriosa voz do começo fala novamente, é que somos introduzidos ao novo Herói, e descobrimos o grande novo mundo.

Apesar de simples, o trailer é quase drástico de tão diferente de tudo o mais que foi apresentado até então. Não existe aparente destruição nem trevas no mundo até pouco mais de um minuto depois. O foco é o mundo, aberto e livre, e a liberdade.

Mas, apesar de serem detalhes interessantes, quando se analisa cuidadosamente (e se tem os outros 30 anos de vídeos para compará-lo), o que realmente carrega o trailer é sua trilha sonora: suave, doce, cheia de presságios, e absolutamente fantástica.
Se você ainda não teve a chance de ver, eu recomendo, acima de todos os outros, que você o veja agora.



 

E estes são, em minha opinião pessoal, os cinco melhores trailers de Zelda. Mas, e quanto a você? Tem algum trailer que você prefira a esses? Talvez tenha algum que você achou tão ruim que mereça uma olhada. De todo jeito, espero que tenha gostado deste pequeno Top Zelda. Agradeço sua atenção e paciência! Até a próxima, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário