quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O pior de Hyrule - Inimigos chatos

Zelda é, no geral, um jogo bem fácil. Todos nós sabemos disso, né? Quer dizer, não se trata de um jogo que você vai achar super difícil porque ele é super difícil... Não. Os inimigos, por exemplo, são bem simples de lidar!
...
...
Mas, aí, existem AQUELES inimigos... Aqueles que, por mais que você tente, você simplesmente não consegue gostar. E não consegue gostar por motivos sempre muito parecidos e simples: eles são um porre!
Na verdade, eles são TÃO chatos, que merecem um artigo inteiro dedicado a eles! Vamos falar, hoje, de alguns inimigos super-chatos!

Fokkas
Zelda II é um dos jogos mais injustiçados de todos os tempos. É verdade que não tem muito "ZELDA" no jogo, e que ele segue uma direção bem diferente daquela a qual estamos acostumados e tudo mais, mas ainda assim é um bom jogo! Não é perfeito, nem ÓTIMO, mas é bom!
É perfeitamente possível amar Zelda II... Até você chegar no Great Palace, porque olha... Se você jogou até essa parte, com certeza lembra que aquele é um dos lugares mais difíceis e mais injustos de toda a série. Mesmo com um guia, você vai se perder, e vai morrer incontáveis vezes; e quem vai arrancar mais das suas preciosas vidas são esses CORNOS chamados Fokkas. Eles são como os Darknuts do jogo (que, apesar de difíceis de derrubar, dava pra tentar com um truquezinho especial), só que bem piores. Acho que o principal traço deles, quando comparados com os Darknuts, é o fato de que eles sabem pular. PULAR, EU DISSE!


Não há como fugir com sucesso de um inimigo tão exagerado como esse, e ficar para lutar com eles é praticamente garantir que você vai cair para o outro. A única forma de lidar com esses bundões é decorar onde fica cada um e traçar uma estratégia de como FUGIR deles. Nem preciso dizer, você vai gritar, falar palavras impróprias, bater em alguma coisa, jogar o controle na parede,  e destruir o país vizinho, tamanho é o seu ódio.

SAI DE PERTO DE MIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIM! - Yzma (2000)

E, pôxa vida, os Fokkas são apenas representantes do mundo de inimigos chatos que Zelda II tem. Embora não sejam tão difíceis de matar, os demais inimigos CHATOS do jogo tem uma característica que já é o suficiente pra você nunca querer jogar Zelda II: eles roubam experiência.

Veja sobre outros inimigos chatos depois da quebra!


A Link to the Past e companhia
Depois do Zelda II, vários inimigos chatos foram dando as caras no Zeldaverso. A Link to the Past, por exemplo, já tem dois ÓTIMOS exemplos, logo de cara!
O primeiro deles é o Eyegore, aquele filho duma OSKJNFAIOUNFSAUIDFNASIUDLNASDIUNASINADSN. O que, você não sabe o que raios é um Eyegore? Eis ele aqui

Olha a cara desse corno! Os vermelhos são igualmente irritantes, também, senão PIORES!

A razão para os Eyegore serem tão chatos não está na dificuldade em derruba-los; na verdade, é até bem fácil! O chato é que eles são muito inconvenientes. Apesar de eles terem sido bem melhorados pro A Link Between Worlds, a versão original deles é terrível. Acho que a pior parte é quando ele fecha o olho quando você está preste a derrubá-lo, e ele fica lá, parado, com aquela cara de pastel... Urgh...

O segundo inimigo que merece destaque, dessa vez, tanto no A Link to the Past quanto no A Link Between Worlds, é o Wallmaster.
Sim, eu sei que ele é um monstro icônico dentro da série Zelda e tudo... Aliás, ele é muito bem implementado em vários jogos de Zelda. Eu dou destaque especial aos Zeldas 64, justamente por ele conseguir dar um quê de suspense e até terror nos jogos. Aquela sombra descendo, aquele som sombrio... Caramba, como é genial!
Mas, nos outros dois... Argh... É um caso em que um inimigo acaba sendo efetivo até demais, e passa a ser, de novo, uma inconveniência, e bem chata, diga-se de passagem. Os monstros, em ambos os jogos, aparecem com MUITA frequência, deixando uma tarefa simples como explorar uma sala algo praticamente impossível... É muito difícil se concentrar quando você ouve um *fiiiiu* e tem de sair correndo para qualquer lugar. Ah, e se você correr pra cima, o Wallmaster te pega... Limitações dos jogos 2D... Como eu NÃO sinto a sua falta...

Eu ODEIO essa mão!
No momento, não estou conseguindo pensar em nenhum inimigo chato entre o A Link to the Past e o Wind Waker, então vamos falar do Wind Waker e, eu aviso logo, esse jogo está lotado de inimigos irritantes.

The Wind Waker
Vamos falar em ordem, sim? O primeiro que vem à minha mente são os Armos Knight. Não só eles estão dentre os mais resistentes (a forma pra acabar com eles é relativamente complexa), como eles também são MUITO rápidos, especialmente para estátuas de pedra gigante. Quando estão sozinhos não é nenhum problema, mas quando eles vêm em pares e ficam muito próximos um do outro, aí sim você tem motivos de sobra pra se irritar. Isso porque é necessário que você espere eles abrirem a boca para que você possa atirar uma bomba lá. MAS É DIFÍCIL ATIRAR A DROGA DA BOMBA QUANDO TEM OUTRO, PRATICAMENTE DO SEU LADO, TE EMPURRANDO E ARRANCANDO SEUS CORAÇÕES!



Outro porre de inimigo são os Poes do jogo. Acho que foi a primeira vez que eu tive que consultar um guia pra saber como raios matava aqueles bichos. Qual o problema dos Poes do Wind Waker? Bem simples: você só pode machucá-los se expô-los à luz. O problema é que eles aparecem em lugares com relativamente pouca luz, o que obriga o uso do Mirror Shield ou de outro objeto refletor.

*YÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂN*

Mas, também, tem o fato de que eles adoram aparecer em lugares com vários outros inimigos, impedindo que você consiga ficar em um lugar por algum tempo sem ter de sair desviando das porradas que pode levar. Mas, também (de novo), tem o fato de que, se você demorar muito pra expô-los à luz, eles vão direto pra você vão possuir o seu corpo. Isso não causa dano nem nada, é só uma inconveniência braba mesmo, especialmente porque os controles se invertem. E a máscara dele ainda fica flutuando na sua cabeça, como se estivesse caçoando de você (putz, acho que ela até ri!!).

Mas, apesar de tudo o que eu falei, eu acho que *DE-LEN*. Que foi isso? Bem, como eu estava *DE-LEN*.
...
URRRRGHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH...


Os Miniblins, apesar de não serem tão chatos quanto os demais inimigos dessa lista em termos de luta (um golpe e eles já eram) ganham o prêmio de super-chatos por dois motivos simples.

O primeiro é o DE-LEN que eles ficam gritando. Por que isso é ruim, você pergunta? Porque é um presságio do que vem a seguir.

O segundo é de que eles NUNCA PARAM DE APARECER.

Existem várias seções em The Wind Waker onde você vai ter que encontrar e até enfrentar os Miniblins. Existem efeitos cômicos quando você luta com eles (especialmente com o martelo), mas a parte chata é que eles aparecem em bandos de uns dez mil de uma vez. Se você for parar pra lidar com eles, você vai passar um bom tempo lutando.
OK, talvez eu esteja já esticando a baladeira, mas eu achei que eles mereciam, pelo menos, uma menção honrosa... Ao menos são alguns dos inimigos que eu amo odiar.

Mesmo com todas essas menções, eu acho que quem ganha o bolo de mais chato do Wind Waker são os Wizzrobes... EU ODEIO AQUELES TUCANOS! O grande problema é que eles soltam um ataque bem vasto e aí desaparecem. Eles também desaparecem com apenas um golpe seu, e você tem que ficar olhando pros lados feito um idiota pra descobrir onde eles vão aparecer.


A única forma de derrubar um de uma vez RÁPIDO é usando as flechas de gelo! E ainda assim é um nó na cabeça! URGH! De Zeldas 3D, eu acho que eles são os piores! Esses NÃO tem como amar! É mais fácil eu virar amiguinho do GANON do que desses caras! CARAMBA!

Existem vários outros inimigos chatos pelo mundo de Zelda afora, mas para não deixar esse artigo muito longo, vamos parar por aqui.
Que outros inimigos chatos nós poderíamos estar deixando de falar aqui? Diga o que você acha, e nós, talvez, só talvez, possamos inclui-los numa segunda parte, hã?

Imagens: Zelda Wiki, Nintendojo, Zelda Wikia

Nenhum comentário:

Postar um comentário