sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

DdUdH: Que outros gêneros poderiam ser explorados?

2014 foi um ano excelente para Zelda, pois superou vários limites e colocou o herói mais verde do mundo em vários estilos diferentes (três, mas, eh, efeito).

Com essa "abertura" que a série vem sentindo nos últimos meses, acabamos querendo saber onde mais ela pode ir, o que pode ser feito com ela e coisas e tal.

Então, que tal analisarmos alguns gêneros e ver se Zelda caberia neles, de alguma forma? O que? Você não está a fim? Então não lê a postagem, ora bolas!

Ah, sim, antes que alguém apareça querendo me decapitar, eu ressalto que esses são gêneros que poderiam ser explorados em spin-offs, tipo os jogos do Tingle ou o Hyrule Warriors, mesmo. Agora, com vocês, a postagem.

- Tiro
Falando em tiro, eu já vi a mira do rifle na minha cabeça! Pode baixar isso aí!
Em termos de "jogo de tiro", Zelda já teve isso antes, como um dos tipos de fase do Link's Crossbow Training (jogo lindjo s2)... Mas, eu estou falando de algo que pegue o jogo inteiro mesmo.
Existem várias armas de longa distância em Zelda. O número é grande, tão grande que a série poderia fazer essa transição sem medo de não ter o que usar.

Ainda dá pra inventar novas armas também! Que nem fizeram nessa glória aqui.

Mas aí, você vai e me pergunta se isso é uma boa ideia. Aí fica difícil de saber...

Temos que levar em consideração que jogos de tiro não vão sair exatamente como um Call of Duty da vida; na verdade, esse é um gênero que consegue se expandir muito bem (se ele é expandido apropriadamente nos dias de hoje é outra história). O melhor exemplo que eu consigo pensar é o maravilhoso Metroid Prime. Se você conhece a série Metroid, com certeza sabe que a transição tardia da série pro 3D se deu, inicialmente, num formato em primeiro pessoa (que é um grande "aliado" do gênero de tiro em geral).

Dá pra aplicar muitas ideias nesse gênero, assim como é possível manter as ideias mais essenciais de Zelda, que nem Metroid fez. Conseguir diversos itens para prosseguir no mundo e tudo mais.
Apesar de o Link SER cabível dentro dessa ideia, eu acho que poderíamos explorar personagens diferentes, seja já criados dentro do Zeldaverso ou não...
Mas, esse tema por si só vai requisitar um artigo inteiro só pra ele. Para o próximo gênero (depois da quebra)!


- Simulação (Animal Crossing - Tomodachi Life)
Opa, olha um gênero que nem o Mario tocou! Imagina só você poder passear por Hyrule... Falando com as pessoas do lugar, conhecendo mais sobre a vida de Hyrule em geral... É, falando assim não parece muito divertido...
Eu acho que esse método poderia ser experimentado sim, mas a aproximação seria difícil... Talvez, quem sabe, se usando de um jogo grátis? Não sei... Há potencial, mas nem sei como chegar perto dele... Então... É... PRÓXIMO!

- Esportes
Não.

- Plataforma
Espera aí, já não vimos isso antes? Eu tenho a impressão que sim. A série Zelda já se aventurou nesse ramo, não menos do que três vezes. Sim, duas dessas três vezes foram "ilegítimas", mas ninguém pode negar a existência de Zelda II. Nem mesmo a Nintendo pode.

Eu admito que já me peguei ~fantasiando~ sobre um remake de Zelda II, e admito que gostaria de ver algo do tipo; não exatamente um remake de Zelda II, mas sim um retorno a esse estilo.
Antes que você desconsidere essa ideia completamente, eu recomendo que você dê uma olhada no excelente jogo fã Legend of Princess (que, inclusive, já teve uma mini-análise nossa), que imagina como seria a série Zelda se o estilo de Zelda II tivesse colado. Esse é o trabalho do Konjak, um criador de jogos com um site cheinho deles. Vale a pena checar!


O jogo é fantástico, e mostra que pelo menos essa ideia não é tão ruim. E o melhor é que, assim como o gênero de "tiro", vários outros elementos poderiam ser implementados sem medo de perder personalidade!

- Corrida
É, eu sei que o Link deu as caras em Mario Kart 8 no ano passado (putz, era até nisso que eu tava pensando enquanto escrevia aquela introduçãozinha ali). Mas minha mente não deixa de se perguntar como as coisas sairiam se tivéssemos um tipo de Zelda Kart, ou Zelda GP Racers, sei lá, algo assim.
Imagina só! Ao invés de pegar as Skultullas com sua espada, você vai e ATROPELA a nojenta! Caraca, imagina só sair na pista procurando por elas, ou por outros itens...!



Mas, falemos sério por um momento... Por mais que essa ideia pareça engraçadinha e digna de uma tentativa, todos sabemos que, na execução seria uma dor de cabeça, além de que ficaria confuso e uma bagunça só na tela.

Isso e é difícil imaginar os personagens dirigindo veículos parecidos com karts, motos ou carros, no geral. Funciona em Mario Kart, porque é Mario Kart, mas em um jogo com o tema predominante de Zelda... Seria estúpido... E todo mundo de cavalos e carruagens seria tão estúpido quanto...

- RPG
Uma coisa que muita gente acha é que Zelda é um RPG... Apesar de a série ter explorado esse "reino" antes, não consigo imaginar coisa boa saindo de uma aproximação do RPG mais tradicional. Um spin-off talvez fosse interessante, mas teria que arranjar uma forma de convencer, visto a enorme liberdade que os jogadores sempre têm no combate dos jogos. Além disso, aumentar de nível, experiência e coisas do tipo não são tão atrativas quanto conseguir itens através da exploração, por exemplo.

- MMO
Já tivemos uma ideia de como seria um Zelda focado em multiplayer. Four Swords até que é legalzinho e tudo... E Hyrule Warriors também possui um multiplayer local. Mas, será que um no estilo de MMO funcionaria?
Por algum motivo, eu não consigo imaginar isso... Zelda sempre trabalha muito com lendas e heróis... Se fosse MMO quantos milhares, talvez milhões, de heróis iriam existir de uma vez só? Não sei vocês, mas isso não me parece muito promissor...

E esses são alguns gêneros... Claro que existem vários outros, mas eu não consegui lembrar de todos, então tá valendo!
Mas, o que vocês acham? Será que eu fui injusto com algum gênero? Existe outro que merece ser destacado? Digam o que vocês acham!

Nenhum comentário:

Postar um comentário