terça-feira, 7 de janeiro de 2014

DdUdH: Porque Hyrule Warriors é importante para a série Zelda?

O anúncio de Hyrule Warriors fez várias pessoas virarem o pescoço, e várias delas completaram a tarefa torcendo o nariz.

Como (quase) todo anúncio de jogo, muita gente já saiu por aí condenando, dizendo que a série está perdida, que a Nintendo não sabe mais o que está fazendo, que o estilo artístico é horrível, que os controles serão péssimos e que nunca vai se equiparar a [insira Zelda da moda aqui].
Ainda não conhece o jogo? Confira o trailer logo abaixo, então!



Pois é... Mas isso aqui já aconteceu tantas vezes que, pra mim ao menos, é praxe e perdeu a graça há muito tempo.
O negócio é que eu vejo o porque de tantas pessoas estarem preocupadas com Hyrule Warriors, e porque acham perigoso trilhar esse caminho. Então, para acalmar os ânimos, eu decidi escrever essa pequena lista de motivos, explicando porque esse NÃO é o fim do mundo, e porque vocês deveriam aceitar que o jogo existe (não necessariamente gostar dele), ao invés de amarrá-lo em um barco e executar um funeral viking antes mesmo dele lançar.




Eu só gostaria de ressaltar que o artigo a seguir retrata apenas a minha opinião! A opinião de Davi Mendes/Tiranofarl, e não de toda a equipe do blog. Na verdade, creio que alguns membros não gostaram da ideia do jogo. Então, por favor, não condenem todo mundo daqui por causa desse artigo, ok? É só minha opinião pessoal. 

1. É um spin off.


Essa é uma razão óbvia, e é algo que muita gente precisa entender. Esse aqui NÃO é o Zelda U. Na verdade, se trata de um projeto fruto da colaboração entre a Nintendo e a Tecmo Koei (mais pelo lado da Koei, na verdade). O que isso significa? Que o grupo responsável pelos jogos principais da série Zelda NÃO está completamente envolvido nisso. Pode até estar rolando uma supervisão, mas é certeza que o foco principal do time Zelda está sendo o Zelda U, que poderá ser anunciado ainda esse ano, não sei.

Ainda batendo na porta de ser um spin-off, isso permite ao grupo que tenha bem mais liberdade! Essa, na verdade, é uma oportunidade perfeita para tentar alçar horizontes que a franquia não pode alçar normalmente. E, quando eu me refiro a isso, eu quero dizer além da ação (que, pelo que vimos no trailer, está em primeiro plano). A adição de outros personagens jogáveis e multiplayer um pouco mais ativo são apenas algumas das possibilidades.

2. A série "Warriors" é boa
Bom, eu sei que isso aqui é mais opinião do que qualquer outra coisa, mas essa série de Hack 'n Slash da Koei é bem divertida. Claro, é monótona pra burro, e um pouco repetitiva, mas eu não me esqueci ainda dos dias que eu fiquei jogando Samurai Warriors 2 até umas duas da madrugada com meu irmão.
É um tipo de coisa que Zelda nunca experimentou antes (esse foco exacerbado na ação), e que deveria sentir um pouquinho.

É uma série louca, mas divertida!
Mas não é só isso! A série Warriors conta com histórias bem interessantes para seus personagens, além de contar com alguma estratégia (saber colocar suas tropas nos lugares certos, mandar generais de um lado para o outro do campo, auxiliar quem precisa de ajuda, etc.). Então, não acho saudável crer que Hyrule Warriors terá 100% de foco na ação, como muitos teimam em assumir.

3. Zelda é "sempre a mesma coisa"
Não é estranho ouvir essa frase. Na verdade, de certa forma, ela está certa. Mesmo com várias mudanças de um jogo para outro, Zelda continua com a mesma ideia que a originou quase 28 anos atrás: vai pra calabouço, consegue determinado item, repita 4~9x, enfrente chefe final.
Eis aí a razão de um spin off como esse ter de ser bem-vindo! É uma carga de novos ares para uma franquia tradicional, e uma carga muito precisada.


Eu sou fã de Zelda, acho que já deixei isso claro, mas sempre achei que seria bacana que a série explorasse novos territórios. É um dos motivos de eu nunca ter condenado os jogos do Tingle, nem mesmo de odiar completamente a ideia da trilogia do CD-i (que tecnicamente é bem ruim, mas tinha um potencial enorme). Faz bem à série ter um pouco de variedade, ainda mais nessa forma. É um território novo a ser explorado!

4. É uma coisa "nova"
Poxa, eu estou batendo o martelo com força nesse tópico, não é mesmo? A ideia de ser algo novo, por algum motivo, assusta os fãs de Zelda. O que é estranho, visto que esse grupo enorme de fãs, nos últimos anos, vem começando a idolatrar aquele que foi, por muito tempo, considerado como um dos piores jogos de Zelda. Não, não Zelda II, e sim Majora's Mask.
Pra quem não tem muita ideia de porque o jogo foi tão criticado, basta lembrar da maior característica dele: a cronometragem de três dias.
Apesar de não ser tão impactante que mudou o estilo geral do jogo, admito, o cronômetro de Majora's Mask ainda foi altamente criticado, especialmente por ser "diferente" (e hoje, todo mundo ama). Então, não dá pra não sentir o gosto de Dejà Vú.
Não há motivo para temer a mudança (mesmo que de gênero, praticamente), se a mesma não vai ter nenhum real impacto na série principal de Zelda.

5. Aquilo era um teaser


Há coisas que eu não posso discutir, como os gráficos do jogo (que também foram bem criticados). Não há como negar que eles ainda precisam melhorar bastante esse aspecto (e que o Link ESTÁ parecendo uma garota); mas, até parece que vão deixar o jogo naquele estado. Só lembrem, pessoal, que os gráficos do jogo serão melhorados, sim. Assim como muitos detalhes que vemos no trailer. Este era um teaser trailer, só pra dar uma ideia do que vem por aí, não é pra ser idêntico ao produto final (se for, podem acender as tochas, que eu trago os garfos). A ideia é só deixar o expectador empolgado para ver mais, ficar ansioso, curioso!

6. Expansão de universo pode ser uma boa
Eu sou escritor (de certa forma), e, por várias vezes eu já me vi expandindo os universos nos quais as histórias acontecem. Na verdade, isso é algo bem recorrente, tanto nos livros como nos filmes. Até os videogames fazem isso (acho que posso citar o mundo do Wario, que, querendo ou não, faz parte do universo do Super Mario). A parte boa da ideia de expansão é que não é necessário se manter nas mesmas regras o tempo todo. Você não precisa se preocupar em usar os mesmos personagens, não precisa utilizar elementos das histórias "originais"; isso tudo é opcional.
Digo tudo isso porque o universo de Hyrule é bem extenso, e perfeitamente aberto para uma expansão. E é isso que Hyrule Warriors pode realmente ser. Acontece no mesmo mundo, mas com eventos bem diferentes do que costumamos ver. Muita gente já começou teorias interessantes a respeito de Hyrule Warriors, todas elas insinuando que o jogo pode ocorrer dentro da linha do tempo oficial de Zelda. Mas, eu ao menos, gosto de pensar que aquilo tudo pode ser algo não contado, um evento novo, que ficou escondido da história de Hyrule, ou, é algo que acontece depois dos jogos principais, isso SE nós considerarmos como parte da cronologia oficial. São muitas as possibilidades!

7. O tema tem potencial, e já foi desejado várias vezes
Várias vezes eu já vi por aí pessoas desejando um jogo de Zelda que mostrasse o que rola no meio de uma guerra. Existe até mesmo um projeto fã chamado "Hyrule Total War", ou algo assim, que é um mod com todas as raças da série degladiando umas com as outras no meio de uma guerra.
Esse tema é um velho desejo de muitos fãs de Zelda, então eu não vejo porque tantas pessoas ficaram decepcionadas. O quê? Você esperava que iria resolver quebra-cabeças empurrando blocos enquanto todo mundo se mata ao seu redor? Meio improvável, não acha?


O tema de guerra imediatamente entra em contato com o gênero de ação. No meio da batalha, não há muita abertura para dialogar sobre como as deusas criaram Hyrule, como deixaram a Triforce para que o povo tivesse uma chance de melhorar o mundo nem nada disso. Talvez sirva como abertura, mas é meio difícil você querer um jogo que acontece no meio da guerra e que seja de ritmo lento. Se fosse o caso, talvez estaríamos desejando fazer parte da batalha, fazer uma diferença lá, ajudando as tropas a derrotar os inimigos!

Eu tenho ideia que muitos de vocês ainda não gostam da ideia do jogo, e, bom, opinião é opinião. Só espero que agora aqueles que estavam jogando pedras pelo menos olhem com um novo olhar. Não quero que vocês gostem do jogo nem nada disso, não estou aqui para obrigar vocês. Mas, eu espero que vocês entendam que é uma boa ter algo assim na série.
Se for um fracasso, bom, ao menos teremos um experimento a mais no catálogo. Mas, quem sabe, o jogo não vai ser ruim, e poderá muito bem ser a pérola que muitos de nós estávamos esperando!

Mas, ei, esse é um artigo para discussões, então não deixem de comentar para dizer o que vocês acham! Gostou da ideia de Hyrule Warriors? Quais os seus argumentos para defender o jogo? Ou para atacá-lo? Comentem, e até mais pessoal!

Escrito por Davi Mendes (Tiranofarl)

8 comentários:

  1. Está ótimo! Só tenho uma pergunta: Que Link é esse? Me parece com o Link de Twilight Princess, com os objetos de Skyward Sword, bela mistura... Alguém, pode me responder quem é esse Link?! POR FAVOR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma boa pergunta. Acho que esse aqui é um Link novo, mesmo. Considerando a falta de informações, é mais fácil ele ser uma nova incarnação do que uma que já conhecemos antes. Mas, é o que eu ACHO, não tenho certeza.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito de jogos Hack 'n' Slash , muito mesmo , gosto muito da série Warriors tbm por sinal , agora juntaram oque eu amo Warriors e Zelda em um só jogo é fantástico , acho que se Hyrule Warriors manter o estilo RPG de Dungeons e Bosses tipo OOT que eu amo muito , junto com o estilo Hack 'n' Slash fora de Dungeons poxa seria um jogo espetacular , mesmo se não fosse do jeito que eu citei agora , vai ser um jogo fabuloso :D estou ansioso...

    ResponderExcluir
  4. Na primeira vez que vi o jogo pensei "Que fodaaaaa algo que eu queria ver faz um tempo" hoje em dia penso nele como um Zelda mais voltado a ação como por exemplo o Oraculo das eras e a franquia original como o Oraculo das estações (acho que troquei a ordem) enfim acho que o jogo vai ser legal e principalmente bastante agitado espero o uso do Wii Motion Plus que deixaria o jogo mttttt mais Dinamico vendo seu uso no Skyward Sword.
    Ótima Matéria está de parabéns (um pouco atrasado eu sei)

    ResponderExcluir
  5. Enquanto isso... eu precisando de um Wii U

    ResponderExcluir