quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Segredos de Hyrule: O mistério de Ikana #1



Ah... O dia das bruxas... Mesmo sendo algo mais significativo na cultura norte-americana do que aqui em território tupiniquim, sempre é legal parar para olhar as tradições do dia. Como é de praxe, é normal que muitos aproveitem essa época para falar de coisas assustadoras, ou que ao menos toquem nos temas de terror, mistério e suspense. Na verdade, quanto mais sobrenatural, melhor.
Por conta disso, decidi que seria bacana trazer um artigo falando sobre um mistério bem interessante e não muito bem explicado, de uma parte de um certo jogo que é bem assustadora em seu próprio mérito.

Diferente do que muita gente acredita, eu não acho Majora's Mask um jogo assustador. Sim, tem uma lua feia, um monte de temas bem deprimentes (como o fato de que todo mundo vai morrer), e um pouco de drama, mas o jogo só dá medo se você for parar para analisar todo pequeno detalhe. Retirando toda a interpretação filosófica e histórica que muita gente tem dele, não há nada de terrível.
No entanto, seguindo a tradição que os jogos 3D tem desde a sua chegada, é inegável que existem alguns momentos bem tenebrosos.
Eu sei que todo mundo tem uma escolha pessoal, mas, de longe, eu diria que o lugar mais horripilante do jogo é o temido e morto Ikana Valley.

Mas, eu não comecei a escrever isso só pra dizer que Ikana Valley já foi motivo para eu ficar sem dormir no passado.

Ikana Valley, na verdade, é também um dos lugares mais interessantes da série Zelda, justamente por também ser um daqueles que parece não ter uma história de fundo bem explicada. Por conta disso, e considerando a ocasião, eu decidi abrir algumas teorias do passado de Ikana. Eu só gostaria de lembrar que estou BEM enferrujado em fazer teorias, então peço desculpas adiantado caso alguma delas esteja ruim...

Então, sem perder tempo, vamos a Ikana!


Quando nós entramos naquele cânion maldito pela primeira vez, tudo o que encontramos é uma montanha abandonada, cercada de fantasmas, múmias e zumbis. Um dos primeiros pensamentos que alguém pode ter é "O que aconteceu aqui?".
Eu admito que, na minha primeira vez jogando, eu apenas pensei em "um lugar com mortos-vivos? Sério mesmo?".

Fazendo uma análise mais delicada, não é nada difícil perceber que algum desastre grande aconteceu ali. Na verdade, várias teorias tentam remontar esse desastre, e, inclusive, se aproveitam dele para explicar coisas que vemos em outros jogos. Uma das mais fascinantes delas é a teoria que eu gosto de chamar de Stone Tower of Babel, especulada por um dos autores lá do Zelda Universe.
Mas, eu não pretendo tirar uma ideia filosófica ou simbólica do desastre pré-jogo de Ikana (embora seja quase impossível criar uma teoria sem nem ao menos encostar nesses detalhes). O que eu quero fazer é tentar recriar o que vemos em Ikana.

Todo mundo que jogou Majora's Mask sabe que o jogo conta com quatro notáveis grandes civilizações: o Reino dos Dekus, a Irmandade dos Gorons, o grupo de Zoras e, é claro, a democracia de Clock Town. No entanto, existem cinco áreas de interesse em Termina (seis, se você considerar Romani Ranch).
A quinta grande civilização do jogo é justamente a monarquia de Ikana, mas ela difere bastante dos outros grupos, e tudo por causa de um simples motivo: não há civilização. Quando nós chegamos em Ikana, tudo o que encontramos são os restos dela. Os habitantes da terra não estão em lugar algum, pelo menos não os vivos, e aqueles que, de fato, se revelam para nós, já estavam mortos há muito tempo, e eram vítimas de uma onda de ódio que havia saído da Torre de Pedra (Stone Tower), mas já entramos nesse assunto...
Esses detalhes que acabei de mostrar abrem espaço para muitas especulações, e é difícil dizer quais são mais certas do que outras.
Algo que eu tenho em mente é a ideia de que alguma coisa obrigou os habitantes de Ikana a evacuar as terras para outros lugares. Mas aí, eu me pergunto: "mas, o que?".

Para falar disso, temos de analisar outros detalhes. Primeiramente, é a sensação geral de morte e perturbação que cerca o cânion. Seja lá o que fez o povo fugir, foi responsável por uma quantidade imensa de destruição. Não era qualquer coisa que poderia ser capaz de matar uma terra e deixá-la morta por muito tempo. Claro que, para chegar a essa conclusão, eu terei de supor que, seja lá o que foi, fez isso muito tempo antes de Link chegar lá.
Há quem possa supor que o responsável por todo o caos foi o Skull Kid, abusando do poder da máscara de Majora, quando ele abriu as portas da Torre de Pedra. No passado, eu teria concordado com essa possibilidade, mas, após passar um tempinho pensando, percebi que esse seria um caso um tanto difícil.
Para explicar melhor (e, depois mostrar qual o papel que o Skull Kid teve na Ikana que conhecemos), eu gostaria de apontar, mais uma vez, para a Torre de Pedra. É fato que o garoto da floresta foi quem abriu os portões da Torre (lembrando que, aqui, me refiro à torre mesmo, não ao calabouço). O efeito disso? Uma onda maléfica cobriu o cânion e trouxe os mortos de volta à vida, mas da maneira ruim...
Isso faz você pensar. Porque os portões estavam fechados, pra começar? Por acaso tinha alguém fazendo o ENEM ali? Ou alguma coisa tinha sido trancafiada lá, de propósito? Provavelmente a segunda...
A minha suposição é que alguma criatura maléfica tinha sido presa lá, e essa mesma criatura foi a responsável por todo o sofrimento e destruição que recaiu sobre Ikana. A resposta para qual é essa criatura, surgiu para mim enquanto eu escrevia esse artigo.
Como eu acho que já foi dito por outra pessoa no passado, é bem provável que o que estava lá dentro era a Majora's Mask. Só que, essa ideia é batida quando você leva em consideração que... Bem... Eis aí o primeiro buraco que eu encontrei... Nunca é especificado o nome da pessoa que abriu as portas da torre.
Dependendo do responsável pela abertura dos portões, facilitaria dizer exatamente o que foi trancado lá.

O primeiro nome que me vem à cabeça é justamente o do Vendedor de máscaras. Isso mesmo, eu estou colocando ele como o suspeito de um desastre. Mas, fiquem sabendo, que isso pode ter sido acidental... Enfim, caso tenha sido ele quem abriu os portões, o que ele pode ter encontrado não foi nada menos do que a máscara de Majora, trancada pelos mesmos motivos que ele explica logo no começo do jogo. Então, ele roubou a máscara e a levou consigo.
Apesar de eu adorar a ideia de considerar o Skull Kid como o que abriu os portões, pra começar, o que teria sido a fonte do mal de Ikana? Não poderiam ser os Twinmolds, já que os mesmos são justamente um dos Guardiões preso em uma máscara amaldiçoada...
Infelizmente, o único culpado que poderia realmente fazer algum tipo de estrago aqui é o Vendedor, que atrapalhou a vida de Ikana e, eventualmente, quebrou Termina inteira também...
NO ENTANTO! Levando em consideração algo que me veio agora, é possível que o Skull Kid tenha feito grande estrago, e que o Vendedor não conseguiu a máscara em Ikana.
Ao abrir os portões da torre, o Skull Kid colocou o último guardião amaldiçoado, na forma de duas serpentes/centopeias gigantes chamadas Twinmold, no templo. A presença do monstro, junto com seus gritos agonizantes, pode ter sido o suficiente para que os mortos voltassem à vida e assombrassem os vivos.
Mas, ainda não temos uma possível resposta do que poderia ter sido a causa dos desastres em Ikana.

Um dos personagens mais relevantes do lugar, o chamado Capitão Keeta, era líder de um exército que morreu durante uma guerra em Ikana. Já percebeu onde quero chegar? A causa do mal de Ikana, que fez quase todos a abandonarem, criou uma guerra, na qual muitos soldados e, possivelmente, civis, morreram. A guerra deve ter durado tanto tempo que, quando acabou, todos que ficaram tinham morrido, o que explicaria o fato de que o exército de Keeta ainda estava à espera de ordens do capitão, e uma das últimas frases do próprio:

"Diga a eles que a guerra acabou"

É difícil analisar o que poderia ter causado essa guerra. Parte de mim quer achar que ela foi causada pela própria máscara Majora, de forma semelhante à Triforce ter causado uma guerra (ou, no caso, várias delas) em outras ocasiões. Mas, isso quebraria tudo o que eu acabei de dizer, e isso é inaceitável.
Meu ponto de vista é que podemos ter em mãos aqui a relíquia de uma guerra civil. Digo isso levando em consideração as palavras do próprio rei de Ikana, Igos du Ikana, ao ser derrotado por Link.


Ele diz que, em algum momento, Ikana esqueceu a ideia de perdão, assim como a ideia de acreditar em seus amigos, assim como pequenas brigas começaram desastres horrendos.
Essa ideia de guerra civil é bem interessante, e eu acho que merece uma postagem própria no futuro.

Outra possível análise é de que há algo mais dentro da Torre de Pedra. Algo relacionado ao fato de que você precisa de um "exército sem alma" para entrar no templo ao topo da torre. Esse pensamento também deve ser levado em consideração.


Por mais que ainda existam tantas possibilidades, faz um bom tempo desde a última vez que teorizei alguma coisa com sucesso, e analisar tudo seria BEM cansativo pra mim agora. Por causa disso, estarei dando algumas sequências a esse artigo no futuro, quando eu tiver provas mais concretas.
Coisas como a relação de Ikana com os Garo, o terror da Torre de Pedra, e outras, serão exploradas mais à frente.

A reação do Vendedor ao saber que terá de esperar para ver mais teorias a respeito disso... E de que eu apontei o dedo pra ele nesse artigo...

5 comentários:

  1. Olá, tudo bom?

    Eu gosto muito do site de vocês e gostaria de apontar uma teoria.

    Como sabem, a história de Zelda sempre falou sobre realidades alternativas. O futuro, após Ocarina of Time, se divide em três linhas possíveis e, além disso, Termina é considerada uma "terra alternativa".

    Minha teoria então é a seguinte: Termina seria um mundo onde nem a Triforce, nem a família real de Hyrule, chegaram a existir ou, por algum motivo, foram apagados/ignorados com o tempo. Por isso não a menções a relíquia dourada na cultura terminiana, ao contrário dos outros jogos da série.

    Nesse caso, Termina seria a "Lyrule" de Ocarina of time, com a diferença de que a única monarquia que existiu nesse mundo fadou ao desastre (no caso, Ikana).

    Enfim, é só uma ideia simples e talvez até meio elementar, mas eu gostaria de dividi-la com vocês. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua teoria é interessante, mas eu encontrei apenas um errinho. É de pouco conhecimento, mas existe uma referência em particular da Triforce em Ikana. Você pode encontrar o símbolo da Triforce censurando as genitálias das imagens daqueles blocos com aquelas imagens horrendas. É bem fácil de não notar, então não é grande problema.

      Mas, fora isso, sua teoria faz muito sentido. Eu nunca tinha parado para ver Termina como uma dimensão alternativa desse gênero. Bem pensado!

      Excluir
  2. Uma teoria veio do manga ORIGEM MASCARA MAJORA existia um monstro que morreu apos DANÇAR TRES dias ele vivia como quardiao das ruinas nesses 3 dias o mundo acabou esse monstro era majora nao lembor o nome das ruinas mas acho que tem haver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de esse capítulo do mangá fazer bastante sentido, e ser bem interessante, eu não creio que ele possa ser tratado como canônico... Por conta disso, eu preferi não utilizá-lo como fonte aqui nesse artigo. Mas, é, pode ser que a Máscara tenha sido feita em Ikana.

      Excluir
    2. a teoria do manga pode estar correta mais quando falamos da majora's mask com o vendendor de mascara ele fala que uma tribo usou ela em rituais entao por isso

      Excluir