domingo, 3 de fevereiro de 2013

Top Zelda: O Melhor Zelda portátil de todos!



E para fechar o nosso período de aniversário, nada melhor do que ler um bom e velho Top-10, não é mesmo? Nesse caso, um Top-5! Hoje veremos aqui quais são os melhores jogos portáteis da série Zelda que já foram lançados! Além disso, eu também irei adicionar aqui o resultado da nossa enquete, que tratou do mesmo tema!



Lista dos leitores:
Link's Awakening - 5 votos (16%)
Oracle of Seasons - 2 votos (6%)
Oracle of Ages - 2 votos (6%)
Four Swords - 2 votos (6%)
The Minish Cap - 21 votos (70%)
Phantom Hourglass - 2 votos (6%)
Spirit Tracks - 3 votos (10%)
Total de 30 votos
Os leitores podiam votar em mais de uma opção
________________________________________________________
Minha lista:
Antes de começarmos, eu gostaria de deixar dois pontos claros quanto à minha lista:

  1. Eu não considerei o Four Swords, simplesmente pelo mesmo não ter como ser jogado por apenas um jogador... Obviamente, eu não o joguei, então não poderia dar nenhuma opinião sobre ele também...
  2. Eu deixei os dois Oracle como uma só entidade aqui, para fins de melhor explicação.
  3. Ocarina of Time 3D não está nessa lista por um simples motivo: ele é um remake de um jogo de console. Não estarei considerando-o por este simples motivo. 
  4. Todos os Zeldas dessa lista foram feitos originalmente para um portátil.
E agora, vamos à lista!

5. Phantom Hourglass

Simplesmente não existe outro lugar para Phantom Hourglass nessa lista. Apesar de ter uma ótima temática, e apesar de ser um jogo muito divertido, ele falha em diversos quesitos quando comparado aos outros jogos. Se não fosse pela música pouco inspirada e pelo constante retorno ao Ocean King Temple, certamente ele estaria mais acima nessa lista.
Ora, mas que outro jogo permite que você navegue por um vasto oceano, descobrindo ilhas fora do mapa, navios e barcos escondidos por entre as ondas e tesouros submarinos? No DS, Phantom Hourglass é claro! Além disso, ele possui personagens muito divertidos, como a Ciela e, é claro, o Linebeck! Sim, este joguinho consegue ser ótimo quando você usa o máximo dele, e se deixa levar pela diversão e o senso de aventura que ele e suas ilhas misteriosas conseguem lhe passar. 

4. Spirit Tracks

Spirit Tracks é um jogo memorável. Ele pegou tudo o que seu antecessor fez e deu uma boa melhorada! Desde os controles, que se tornaram mais confortáveis à sua maneira, quanto à trilha sonora, que se mostra nova e linda logo na abertura do jogo. 
Alguém pode reclamar da mecânica dos trilhos, que limita os movimentos do jogador, mas veja isso como um bom lado! Agora você tem de ficar prestando atenção no que está acontecendo, a não ser que você queira bater em uma outra locomotiva, ou chatear os seus passageiros no trem! Tudo no jogo é bem bolado e, vendo sua semelhança com o antecessor, Spirit Tracks errou bem menos do que acertou.
E antes que alguém fale algo como "Ei, mas ele também tem um templo do jeito do Ocean King Temple!", a Tower of Spirits, além de ter uma ótima música, ela também conta com um desafio mais variado e bem menos bárbaro do que o visto no jogo anterior.

3. Link's Awakening

O primeiro Zelda de todos a ser lançado em um portátil. Link's Awakening é um jogo extremamente divertido e, pra mim, é a escolha perfeita pra quem está indo para uma casa de praia nas férias. Ora, explorar uma ilha misteriosa, desvendar seus segredos e acordar um peixe que não é peixe são detalhes para ninguém botar defeito! 
Até jogando nos dias de hoje, o jogo não perdeu muito de seu brilho, e continua divertido do mesmo jeito! 
O jogo ainda conta com a edição DX, para o Game Boy Color, que adiciona cores aos cenários, tem um calabouço secreto e a capacidade de escolher entre mais força ou mais defesa! Certamente um prato cheio para os amantes de Zelda old-school!

2. Oracle of Seasons/Ages

De todos os Zeldas já lançados, a série Oracle é uma espécie exótica. Nenhum jogo de Zelda, antes ou depois, utilizou a ideia de ligar dois jogos para adquirir mais conteúdo e uma batalha final destrancável. Isso por si só já faz deste um dos melhores títulos da série. 
A melhor parte é que ambos os Oracles tem suas respectivas características, o que os torna bem diferentes um do outro. Se você curte desafio nas lutas, você vai de Seasons; se você curte desafio para sua mente, vai de Ages! Se você curte desafio nas lutas E na mente, vai de Seasons e Ages! Simples assim... 
Além disso, os dois são jogos bem diferentes, e, quando você joga os dois linkados, você tem a maior aventura de Link em suas mãos... literalmente!

1. The Minish Cap

E eis o vencedor unânime, tanto na minha lista como na lista dos leitores! The Minish Cap é, em todos os casos, uma obra-prima. Tudo nele é especial, desde os calabouços muito bem bolados, até os cenários inesquecíveis e uma trilha sonora de tirar o chapéu! alerta de trocadilho!
Quem nunca passou muito tempo procurando por pessoas para fundir as Kinstones? Quem não ficou surpreso quando viu Ezlo transformando Link ao tamanho Minish? QUEM NÃO FICOU SURPRESO COM O EZLO?! É UM CHAPÉU FALANTE, PELO AMOR DO MILHO!
Acho que todos vão concordar: desde o começo até o último minuto, The Minish Cap não se torna cansativo. Muito pelo contrário! Cada ação que você faz apenas aumenta a curiosidade em saber o que mais está à espreita!
The Minish Cap é, até este dia, o melhor The Legend of Zelda já lançado para um portátil.

E é isso pessoal! Temos aqui o final de mais um Top Zelda! Vocês gostaram? Não deixem de comentar a respeito dos seus Zelda's portáteis favoritos! Quais são eles? Você tem alguma lista em particular? Obrigado pela atenção pessoal, e até a próxima!


Davi Mendes Freitas (Tiranofarl) - É redator, colunista e dono do Hyrule Map. Ele também é o responsável pelos detonados de A Link to the Past e Link's Awakening. Atualmente, está escrevendo o detonado de Ocarina of Time, e fazendo os Guias de Itens para o The Minish Cap. Ele é o responsável pelas colunas Criações Fã, Curiosidades e Referências, Segredos de Hyrule, Pior de Hyrule e Discussões.

8 comentários:

  1. NA MINHA OPINIÃO:


    Os zelda de Game Boy e Game Boy color são os melhores.

    ResponderExcluir
  2. gosto tanto do minish cap que eu baixei pro virtual console do 3DS!!!alguem já conseguiu completar ele 100%??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero The Minish Cap pro VC de quem não é embaixador no 3DS D:
      E ainda estou tentando terminá-lo 100%, embora eu ache que esteja bem perto :D

      Excluir
  3. :'( Eu pensava que sem dúvidas Link's Awakening iria ganhar de lavada, mas quem ganhou de lavada foi Minish Cap... Okay#

    ResponderExcluir
  4. quando joguei o minish joguei muito rapido e sem faze as fusoes de kingstones nem nada assim que tiver um tempo vou investi nisso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo, por mais que muitos achem Minish Cap curto, há muito o que fazer: Desde pessoas para fundir as Kinstones até procurar Upgrades... Mas eu ainda sou mais LA. :P

      Excluir
  5. eu zerei o the minish cap e foi o melhor zelda até agora que eu já zerei

    ResponderExcluir