sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Segredos de Hyrule - Teorias sobre a Guerra do Selamento

Se você parar para observar, The Legend of Zelda, mesmo sendo uma história de fantasia medieval, nunca nos apresentou uma única cena de guerra sequer. Em todas as aventuras de Link, tudo o que eu pude notar é um herói solitário caminhando pelos campos de Hyrule, buscando cumprir seu destino.
A única guerra da qual eu tenho conhecimento que teve um impacto considerável em algum jogo da série foi a "Guerra do Selamento".

Para quem não sabe, a Guerra do Selamento é um dos três possíveis finais de Ocarina of Time. No caso, ela é a que aconteceria com a derrota do Herói do Tempo.



Essa história é contada na introdução de A Link to the Past, mas, apesar de ser chamada de "Guerra" não é assim que ela é retratada. A introdução do jogo (que, ao menos nos jogos, é a única fonte que temos) a mostra mais como uma intermediação, sem nada de "Guerra" nele.

Agora, existem algumas inconsistências... A primeira que eu gostaria de relatar é uma questão simples: segundo a história contada através do jogo, sabemos que uma das razões da guerra foi por causa do impiedoso Ganondorf, que tinha conseguido pôr suas mãos na Triforce e iria usá-la para dominar o mundo, ou algo assim. Mas, teria sido esse o único motivo? Não teve outra coisa por trás?
Para bater essas inconsistências, eu vou levantar algumas teorias simples, ligando essa guerra e o Ocarina of Time, baseado em dois possíveis motivos para o início dela.
Vale lembrar, eu estarei usando a Linha de Tempo oficial (apresentada na imagem acima) para minhas bases aqui.
A primeira coisa que vem à minha cabeça é simples: qual foi o real motivo da guerra do selamento? A Link to the Past apresenta duas possíveis soluções, e vou usá-las para apresentar minhas teorias.

  • Motivo 1: O portão para o Sacred Realm abriu e todos ficaram loucos para pegar o Poder Dourado
Esqueçamos ALttP por um minuto e nos foquemos em Ocarina of Time. Se, segundo a linha do tempo, o herói do tempo deve cair para que a guerra ocorra, imaginemos o seguinte: O Herói do Tempo jamais conseguiu pegar a Master Sword. Ele foi derrotado enquanto ainda era uma criança, ou morreu junto de sua mãe. 
Sem ninguém para detê-lo, Ganondorf usa a Ocarina do Tempo para destrancar os portões para o Sacred Realm. As notícias se espalham, e logo todos ficam loucos atrás do Poder Dourado (iniciando aquela Guerra Civil também apresentada na introdução de A Link to the Past). Para acabar com toda aquela confusão, e impedir que mais pessoas morram e sumam atrás de um poder onipotente, o rei de Hyrule manda sete sábios para que eles selem o portão, impedindo assim que o Sacred Realm seja acessado. No entanto, Ganon estava lá dentro, e ficou preso.
  • Motivo 2: Ganondorf pega a Triforce, e o rei de Hyrule quer impedi-lo de retornar
OK, essa aqui é um pouco mais simples. Link pega a Master Sword, mas ele é derrotado por Ganondorf ou seus súditos. Para fortificar aqui, vou considerar que ele caiu durante a batalha final, quando todos os sábios de Hyrule já foram acordados e estão prontos. Como uma medida desesperada, os sete sábios tentam selar Ganon e, por algum milagre, conseguem. 

Eu gostaria de ressaltar alguns pequenos detalhes a respeito de possíveis furos que vocês talvez tenham encontrado:

- Na primeira teoria, por que necessariamente o herói teria de morrer como uma criança? Ganondorf entrou no Sacred Realm quando Link puxou a espada, não foi? Bom, veja bem:
Se a guerra pelo Poder Dourado tivesse acontecido enquanto Link dormia por 7 anos, A Link to the Past poderia acontecer de todo jeito, em qualquer uma das três ramificações da Linha do Tempo. 

- Segundo, em ambas as teorias, eu gostaria de ressaltar que os Sábios foram escoltados por soldados ou mercenários de Hyrule (é mais possível que tenham sido soldados, estou apenas abrindo possibilidades aqui). Isso é um fato importante, já que um deles vai ser ancestral do Link de A Link to the Past.

Outra questão inconsistente é o nome... "GUERRA" do Selamento. Como eu já falei antes, existem poucos motivos para dizer que isso foi, de fato, uma guerra. Esteve mais para uma pequena intermediação do reino. Independente de qual foi dos motivos acima que a ocasionaram, sabemos que os sábios precisaram de proteção para selar o Sacred Realm, o que obviamente indica que existiu um conflito. Um conflito tão violento, que praticamente todos os soldados que protegeram os sábios morreram. 

Isso me faz notar uma nova ideia. Para chegar a essa parte, o que aconteceu? Tenho certeza que não foi todo mundo que aprovou a ideia de selar a passagem para o poder onipotente. Daí, eu acho que vem a ideia de Guerra. 
Eu imagino que Hyrule entrou em guerra civil por causa disso. O ápice e momento final da guerra foi justamente no selamento propriamente dito. 
Além disso, o jogo não explica quem foram os que lutaram contra os soldados. Pode ter sido o povo revoltado de Hyrule, um grupo de resistência, os frequentadores do bar do xiquim... Eu não cheguei a ler o manual do jogo (acredito que nele há a explicação mais correta), mas eu lembro de algo relacionado com monstros. Talvez seja esse o caso, mas eu não gostaria de descartar a possibilidade dos soldados terem enfrentado aqueles que ansiavam pelo Poder Dourado.

MAS ESPERE, TEM MAIS! Acabei de perceber outro detalhe...
Levando em consideração o segundo motivo da guerra, e minha teoria sobre ele: Ganondorf sofre a resistência do povo de Hyrule e alguns poucos soldados que sobreviveram ao massacre causado por ele vão à luta para proteger os sábios dos súditos de Ganondorf. 
Eu sei que tudo não passa de especulação, mas são teorias viáveis, não é mesmo?

Basicamente, é isso que eu tenho pra falar sobre a guerra do selamento. Eu bem que gostaria prosseguir aqui de alguma forma, mas temo que minhas teorias nesse assunto acabaram. E as suas, caro leitor? O que você acha da Guerra do Selamento? Não deixe de comentar, e até a próxima!


Davi Mendes Freitas (Tiranofarl) - É redator, colunista e dono do Hyrule Map. Ele também é o responsável pelos detonados de A Link to the Past e Link's Awakening. Atualmente, está escrevendo o detonado de Ocarina of Time, e fazendo os Guias de Itens para o The Minish Cap. Ele é o responsável pelas colunas Criações Fã, Curiosidades e Referências, Segredos de Hyrule, Pior de Hyrule e Discussões.

2 comentários: